Muitas células epiteliais no exame citológico

Células epiteliais raras na urina é um achado normal do exame de urina, não tendo nenhum significado em especial.

Já as bactérias raras na urina podem corresponder a contaminação da amostra da urina ou infecção urinária, se estiverem presentes outras alterações na urina como leucócitos ou nitrito positivo.

O que são células epiteliais?

As células epiteliais são células que revestem os órgãos do trato urinário internamente.

Também podem ser chamadas de células descamativas, já que são oriundas da descamação do revestimento interno dos canais e túbulos do sistema urinário.

As células epiteliais podem aparecer no exame de urina, na parte denominada de sedimentoscopia. Podem estar em pequena ou grande quantidade na urina.

Células epiteliais raras ou em pequena quantidade

Quando estão presentes em baixíssimas quantidades são descritas como células epiteliais raras. Também pode aparecer no exame o termo "algumas" células epiteliais, quando foram encontradas poucas células.

Células epiteliais raras na urina é considerado um achado normal e benigno, portanto, não correspondem a nenhuma doença.

Células epiteliais numerosas ou em grande quantidade

Já quando as células epiteliais estão em maior quantidade, apresentando um valor alto e formam estruturas chamadas cilindros, podem indicar diferentes doenças e condições como:

  • Infecções,
  • Insuficiência renal e
  • Disfunção tubular renal.

Principais tipos de células epiteliais

Existem três tipos de células epiteliais:

Células epiteliais tubulares

São células que revestem os túbulos renais, estruturas presentes dentro do rim, quando presentes na urina em forma de cilindros indicam doenças que causam lesão tubular, como:

  • Pielonefrites,
  • Reações tóxicas,
  • Infecções virais e
  • Rejeição a transplante.

Células epiteliais escamosas (ou pavimentosas)

São células provenientes das paredes vaginais ou do revestimento da uretra (canal por onde sai a urina).

Quando se apresentam em grande quantidade na urina sugerem que a amostra foi contaminada, devido a higienização inadequada antes da coleta da urina, não refletindo, portanto, nenhuma doença ou condição específica.

Células epiteliais transicionais

São originarias da bexiga, de uma parte do rim chamada de pelve renal e da porção superior da uretra. São mais frequentemente observadas no exame de urina de idosos.

Bactérias raras na urina

A presença de bactérias raras na urina também é um achado comum e pode indicar contaminação da amostra. Se não houver outras alterações no exame de urinário e a quantidade for mesmo muito pequena, dificilmente trata-se de uma infecção urinária.

Já a presença de grande quantidade de bactérias associada ao aumento dos leucócitos na urina ou nitrito positivo, podem indicar infecção urinária.

Lembre-se que todo exame deve ser sempre analisado pelo médico que o solicitou, que irá integrar o resultado com a história clínica de cada indivíduo. Por isso, para maiores orientações, leve o seu exame para ser visto pelo seu médico.

Também pode ser do seu interesse:

  • Muco na urina: o que pode ser?
  • Células epiteliais na urina: o que isso significa?
  • Bactérias na urina são sinal de infecção urinária?
  • Fiz exame de urina e o resultado dos leucócitos está elevado. O que pode ser?

Referências

SBN. Sociedade Brasileira de Nefrologia. Biomarcadores na Nefrologia.

A presença de células epiteliais na urina não é sinal de doença. Trata-se apenas de uma observação do resultado do exame de urina, sem relevância clínica. A presença na urina é considerada normal, sendo mais comum ocorrer em mulheres.

As células epiteliais são as células do trato urinário. O fato delas estarem presentes na urina significa apenas que essas células descamaram e foram levadas pela urina ao passar pelo canal urinário.

Portanto, células epiteliais na urina são apenas o resultado da descamação natural que ocorre no trato urinário, assim como acontece na pele, por exemplo. A presença delas só é relevante quando se agrupam em forma de cilindro (cilindros epiteliais).

As células epiteliais também podem vir acompanhadas por cristais e leucócitos acumulados, formando muco na urina.

A presença de cristais na urina também não têm importância clínica. Porém, em alguns casos, a presença de certos tipos de cristais pode ser sinal de alguma doença.

Já os leucócitos são glóbulos brancos, ou seja, são as células de defesa do organismo. A presença na urina normalmente indica alguma inflamação nas vias urinárias, geralmente infecção urinária, mas também podem estar presentes em diversas situações, como traumas, utilização de substâncias irritantes ou qualquer inflamação que não seja causada por um agente infeccioso.

Cabe ao médico que solicitou o exame de urina interpretá-lo, uma vez que os resultados devem ser analisados em conjunto com a história clínica, os sintomas e o exame físico do paciente.

Veja também:

  • Bactérias na urina é sinal de infecção urinária?
  • Leucócitos altos na urina, o que pode ser?
  • Muco na urina, o que pode ser?
  • Células epiteliais raras ou bactérias raras na urina: o que significam?

Referências

SBN. Sociedade Brasileira de Nefrologia. Biomarcadores na Nefrologia.

O que são células epiteliais no útero?

Anormalidades das células epiteliais Isso significa que as células que revestem o colo do útero ou a vagina apresentam alterações que podem ser câncer ou pré-câncer. Esta categoria é dividida em vários grupos para células espinocelular e células glandulares.

O que quer dizer células epiteliais positivo?

Células epiteliais sem bactérias, leucócitos ou cultura positiva pode significar contaminação da urina devido, por exemplo, limpeza excessiva do canal da urina durante o preparo para o exame.

Quando devo me preocupar com o resultado do preventivo?

Lesão Intraepitelial escamosa de alto grau (HSIL) É um achado que indica grande risco de existirem lesões pré-malignas moderadas/avançadas (NIC 2 ou 3) ou mesmo câncer já estabelecido. O risco de um resultado HSIL ser NIC 3 na biópsia é de 50%. O risco de um resultado HSIL ser um câncer é de 7%.

Qual resultado de papanicolau com câncer?

Papanicolau classe III – Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3). Papanicolau classe IV – Citologia sugestiva de malignidade. Papanicolau classe V – Citologia indicativa de câncer do colo uterino.