Minha conta de luz veio muito alta onde reclamar

É possível pedir revisão quando a conta de luz ou de água vem muito alta. Segundo especialistas e órgãos de defesa do consumidor, a pessoa deve entrar em contato com a distribuidora da sua região para registrar uma reclamação e, assim, pedir que sua fatura seja revista.

Quando se trata de conta de luz, por exemplo, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) determina que o consumidor pode fazer sua reclamação até 30 dias após o recebimento da fatura. A partir daí, a distribuidora terá 15 dias para comunicar ao cliente o resultado da reclamação.

Em São Paulo, a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) estipula que a concessionária deve responder a uma contestação do valor da conta de água em até 15 dias. A ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) aponta o prazo de 30 dias para que sua Ouvidoria responda às reclamações com a possibilidade de prorrogação por mais 30 dias mediante justificativa.

Os especialistas dizem, no entanto, que diversos fatores podem causar esse aumento e que o consumidor deve tentar entender qual seu caso específico antes de entrar com a reclamação.

"Os consumidores devem verificar se existem pagamentos pendentes, se houve mudança no consumo ou no perfil da família, se houve a compra de um equipamento que provocou o aumento no gasto, como ar-condicionado, e, principalmente, se não há vazamento de água ou furto e escape de energia", afirma Mariana Rinaldi, especialista da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor).

Outra questão que deve ser observada e investigada é se o consumidor possuía algum benefício que concedia desconto em sua conta e que foi cancelado ou que não foi considerado naquele mês por algum motivo.​

Concluindo-se que nenhum desses fatores foi o causador do aumento no valor da conta, o consumidor pode, então, entrar com sua reclamação junto à distribuidora.

Neste caso, os especialistas aconselham que o cliente tente esgotar todas as possibilidades de negociação amigável com a empresa, utilizando os canais de atendimento e a ouvidoria, para só então partir para a próxima instância de reclamação.

"Se a empresa não resolveu o problema, pode falar com a autarquia que regula a área, que no caso da energia, por exemplo, é a Aneel. Elas também têm um canal de ouvidoria para auxiliar o consumidor", diz Gustavo Escher, membro da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/SP e Sócio do escritório Escher & Telhada Advogados Associados.

Se a intervenção da autarquia também não surtir efeito, a pessoa ainda pode recorrer aos órgãos de defesa do cidadão, como Procon e consumidor.gov, e apenas em último caso procurar a Justiça.

"O consumidor não deve saltar direto para as vias judiciais, sem esgotar todas as vias administrativas. Gosto de lembrar isso porque tem muito juiz que, ao receber um processo, verifica se o reclamante tentou resolver de fato a questão através das vias administrativas e, se ele chegar à conclusão de que isso não aconteceu, ele pode até extinguir o processo sem analisá-lo", afirma Escher.

Renata Reis, coordenadora de atendimento do Procon-SP, alega que o consumidor também deve ficar alerta com a resposta que será enviada a ele.

"A empresa tem o dever de informação, ela não pode simplesmente dizer para o consumidor que aquela cobrança está certa e ponto. Ela tem que esclarecer o que está sendo cobrado, quais as razões que levaram ao aumento. E isso tem que estar muito claro, não pode ser uma resposta evasiva", explica Renata.

Segundo a coordenadora, o órgão recebe diversas reclamações contra distribuidoras de água e energia, sendo a maioria delas relacionadas a cobranças, contestação de fatura e atendimento do SAC.

Dados cedidos ao Defesa do Cidadão pelo Procon-SP mostram que das 1.732 reclamações registradas contra a Enel Distribuição São Paulo em fevereiro de 2022, 1.383 tratavam de cobrança e contestação.

A Enel, no entanto, afirma que o número de reclamações registradas no Procon contra ela caiu 69%, entre 2020 e 2021, e 28%, entre 2021 e 2022, na comparação dos três primeiros meses do ano.

Cenários desfavoráveis

Os especialistas explicam que, de forma geral, as contas de luz e água estão de fato mais caras.

Em 2021, o país enfrentou a pior seca em mais de 90 anos e se viu obrigado, por exemplo, a instituir a bandeira tarifária "escassez hídrica" para cobrir os custos do acionamento das termelétricas para geração de energia.

"Todo esse custo foi repassado para os consumidores. A bandeira de escassez hídrica é superior à bandeira vermelha, que era a mais cara. Com ela, passamos a pagar R$ 14,20 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumido. Antes o valor cobrado era de R$ 9,49", diz Mariana Rinaldi, especialista da Proteste.

A bandeira "escassez hídrica" passou a valer em setembro de 2021 e deve deixar de vigorar em maio deste ano.

Além disso, outro fato que teve grande impacto nas cobranças dessas contas e que, em muitos momentos, provocou discrepâncias nas faturas foi a pandemia.

"Nós também tivemos os problemas gerados pela pandemia quando algumas distribuidoras tiveram que recorrer a recursos como suspensão de cobrança, cobrança calculada pela média de uso e a autoleitura. Os registros de reclamação aumentaram muito", relembra Renata Reis.

Serviço

Como saber se o consumo de energia está correto?

Como verificar se está funcionando da forma correta?.
Desligue o disjuntor ou chave geral e observe se o disco do medidor continua girando. ... .
Faça você mesmo a leitura do medidor no mesmo dia em que é feito pela concessionária..

Como contestar conta de luz Enel?

Fale com a Enel São Paulo.
Central de Relacionamento da Enel São Paulo. 0800 72 72 120..
Deficientes Auditivos. 0800 77 28 626..
Ouvidoria da Enel São Paulo. 0800 72 73 110..

Como pedir revisão da conta de luz Enel SP?

Onde solicitar: Facebook, Twitter, Site (Menu Canais > Fale Conosco > Envie uma mensagem), Lojas de Atendimento ou pela Central de Atendimento (0800 28 00 120). · Solicitante: CPF, RG ou outro documento oficial com foto. · Representante legal: CPF, RG e procuração com firma reconhecida em Cartório.