Marque com x a dupla de figuras geométricas não planas que têm mais características em comum

Leia o plano inteiro, preste atenção nas orientações dos encaminhamentos que você precisa garantir a fim de que a aula seja produtiva. Busque antecipar algumas questões que poderão surgir durante a aula. Verifique se há necessidade de adequação para o nível de sua turma.

Contextualize com a turma qual o objetivo dessa aula antes de desenvolvê-la.

Para realização desta proposta, no primeiro ano, os alunos já exploraram as figuras planas de não planas, então é importante que eles saibam reconhecer as figuras planas em diferentes posições em comparação com figuras não planas..

Se você quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides. Você também pode imprimi-lo.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie a aula contextualizando que no ano passado eles estudaram sobre figuras geométricas como: quadrado, retângulo, triângulo e círculo. A professora com um cubo em mãos pode perguntar aos alunos qual dessas figuras que eles enxergam no cubo. Neste momento eles poderão relatar o quadrado.

Propósito: Realizar um levantamento dos conhecimentos adquiridos no ano anterior e que serão abordados durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Quais figuras vocês se lembram de ter estudado?
  • Na classe, temos algumas dessas figuras?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia a atividade para a turma.

Propósito: Orientar o início da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham que iremos fazer com os sólidos geométricos?

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Contextualize com os alunos a atividade que eles irão realizar. Informe que a atividade será em duplas no primeiro momento. A professora poderá utilizar o conjunto de sólidos geométricos como: prismas, pirâmides, corpos redondos.

Providencie dois sólidos geométricos para cada dupla.Escolha um sólido e mostre como eles devem realizar o contorno das faces na sulfite. Solicite que após desenhar a face na sulfite, observem as diferenças, como: se rolam, não rolam, se possuem pontas ou não (vértices), se as figuras conhecidas (quadrado, triângulo, retângulo e outras) aparecem nos desenhos. Após essa explicação, distribua dois sólidos e uma sulfite em branco e peça aos alunos que façam o contorno das faces na sulfite. Depois oriente que analisem os sólidos e as faces desenhadas e respondam as três questões citadas acima. Enquanto eles realizam a atividade, circule pela classe e verifique como eles estão registrando o que eles perceberam. Esse momento é importante para que o professor perceba as dificuldades encontradas pelos alunos a fim de realizar as comparações durante as discussões das resoluções.

Propósito: Fazer com que eles saibam reconhecer, comparar e identificar as figuras planas das não planas por meio do manuseio de sólidos geométricos.

Discurta com a turma:

  • Observem o registro na sulfite e os sólidos e responda: são iguais?
  • O que vocês perceberam de diferente?
  • Há peças com pontas, sem pontas?
  • Quais peças rolam?
  • O que podemos perceber com a face do sólido chamado de cilindro, esse igual uma lata?
  • Na sulfite, que figura ficou desenhada?
  • Qual figura geométrica daquelas que você conhece apareceu na sulfite?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações para o professor:Após o término da atividade principal, a professora deverá escolher algumas duplas para explicarem como realizaram a atividade.

O ideal é que enquanto a professora circulou e foi realizando as problematizações, ela perceba duplas com conhecimentos diferentes para irem ao quadro e surgir boas discussões.

Propósito: Fazer com que eles através das socializações consigam reconhecer, comparar e identificar as figuras planas das não planas por meio do manuseio de sólidos geométricos.

Discuta com a turma:

  • Quais sólidos vocês estão realizando os contornos?
  • Que face vocês contornaram?

Materiais Complementares:

Resolução da atividade “aqui”.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Essa discussão deverá ser realizada coletivamente. Neste momento, é importante a professora não perder o objetivo da aula, ou seja, que os alunos consigam saber reconhecer e identificar as figuras planas (retângulo, círculo, quadrado e triângulo) das não planas como sólidos geométricos.

Importante esse exemplo, para que os alunos percebam que algumas duplas contornaram o quadrado e outras o triângulo. A professora poderá questionar que uma dessas faces é chamada de base e verificar se eles perceberam qual delas é a base.

Ao descrever como ficou o contorno, algumas duplas poderão relatar que ficaria desenhado os lados das figuras, outras que apareceriam formas geométricas.

Ao verificarem as diferenças entre os sólidos e os desenhos na folha, os alunos poderão relatar as comparações como: alguns podemos “pegar” outros não. Têm sólidos que possuem pontas outros não. As figuras que estão desenhadas no papel aparecem, em alguns casos, mais de uma vez. Os sólidos são “cheios”, ou seja, maciços e as figuras desenhadas, não. Importante a professora dar espaço para que os alunos relatem o que perceberam, para que ela consiga investigar o que eles estão aprendendo sobre o conteúdo.

A professora poderá também, de acordo com as descobertas, mostrar que as figuras desenhadas possuem lados e que nos sólidos são chamadas de faces.

Ela poderá também, explorar mais alguns exemplos dos contornos que eles realizaram e enfatizar a comparação das figuras geométricas que aparecem no contorno das folhas a fim de que eles percebam a presença de círculos, quadrados, retângulos, triângulos e outras figuras que também são planas. E que essas figuras são chamadas de polígonos.

Propósito: Fazer com que eles através das socializações e discussões consigam reconhecer, comparar e identificar as figuras planas das não planas por meio do manuseio de sólidos geométricos.

Discuta com a turma:

  • Qual forma geométrica apareceu no seu contorno? Que figura é essa?
  • Qual a diferença entre o sólido e o desenho no papel?
  • Qual dos grupos são as figuras planas? A figuras desenhadas no papel ou as peças dos sólidos sobre a mesa?

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Este momento deverá ser realizado coletivamente. A professora, juntamente com a colaboração das informações dos alunos, irá apresentar no quadro as características dos dois grupos, ou seja, figuras planas e não planas. Ela deverá ir conduzindo o registro de forma a mostrar os conceitos e linguagens matemática que eles deverão assimilar.

Para as figuras planas:

Possuem lados, e o que os alunos chamam de “pontas” são os vértices.

As figuras não possuem altura, estão planas no papel.

Algumas possuem lados com a mesma medida. Exemplo: o quadrado do cubo, o triângulo do tetraedro, etc...

O número de lados é o mesmo que o número de vértices.

Para as figuras não planas:

Alguns rolam e outros não rolam.

Alguns possuem vértices (prismas e pirâmides) e outros não possuem (esfera, cilindro).

A esfera não possui figura plana na sua constituição.

O cilindro e cone possui faces curvas

Propósito: Fazer com que depois de toda exploração, fique claro para os alunos o reconhecimento das diferenças entre as figuras planas e não planas por meio do manuseio de sólidos geométricos.

Discuta com a turma:

  • Após toda essa aula vocês conseguem relatar as diferenças entre figuras planas e não planas?

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a comparação entre figura plana e não planas.

Propósito: Fazer com que depois de toda exploração, fique claro para os alunos o reconhecimento das diferenças entre as figuras planas e não planas por meio do manuseio de sólidos geométricos.

Discuta com a turma:

  • Ficou claro a presença de figuras planas nos sólidos geométricos?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação para o professor:Leia o enunciado para os alunos e distribua a folha. Disponibilize tesoura e cola. Oriente que a atividade será realizada individualmente. Enquanto eles realizam, circule pela classe para verificar se eles estão conseguindo diferenciar as figuras planas das não planas. Esse momento é importante para o professor verificar se eles compreenderam o conteúdo. Separe um momento para colocar as imagens na lousa e discutir com a classe após eles terem terminado a atividade.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma atividade semelhante a realizada durante a aula.

Discuta com os alunos:

  • Como vocês separaram as figuras?
  • Quais diferenças vocês perceberam entre elas?
  • Podemos discutir como vocês realizaram a separação?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar


Page 2

Sequências de planos mais acessadas

Veja as sequências didáticas de Matemática para 2º ano mais acessadas pelas educadoras.

Planos de aula mais acessados

Veja os planos mais acessados pelos professores de Matemática para 2º ano .

Todos os planos de Matemática para 2º ano do Ensino Fundamental

Encontre planos por componente curricular

Temos planos de aula para a maioria das disciplinas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Encontre planos por ano

Temos sugestões para a Educação Infantil e para todos os anos do Ensino Fundamental

Quais são as figuras geométricas não planas que tem mais características em comum?

Formas Geométricas Não Planas ou Espacial.
Esfera..
Pirâmide..
Cilindro..

Qual é a figura geométrica que não é plana?

Figuras geométricas não planas (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera): reconhecimento e características. Figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo): reconhecimento e características.

O que é figura plana ou não plana?

Qualquer figura que pode ser construída dentro de um plano, mas não pode ser construída em uma reta, é uma figura plana. Por essa razão, figuras bidimensionais são denominadas de figuras planas.

Não são exemplos de figuras planas?

d) São exemplos de figuras planas: círculo, circunferência, setor circular e arco. e) Não são exemplos de figuras planas: cubo, paralelepípedo e paralelogramo.