Lojas americanas tipo de negócio

As Lojas Americanas foram fundadas em 1929 por John Lee, Glen Matson, James Marshall, Batson Borger (americanos) e Max Landesmann (austríaco) e é uma das principais redes varejistas do Brasil, contando com mais de 1.700 estabelecimentos. 

Em 2021, a companhia se fundiu com a B2W, empresa do comércio eletrônico que já operava diversas plataformas, incluindo o site Americanas.com, e deu origem ao conglomerado Americanas S.A. que abrange tanto o comércio físico quanto o virtual.

Atualmente, a holding também concentra as operações de lojas como Submarino, Shoptime e Soub! (Sou Barato), além da fintech Ame Digital, a plataforma de logística Let’s e a Mais Aqui, que opera com crédito, seguros, cartões de conteúdos, serviços e venda assistida. Em 2022, foi fundada a Americanas Entrega, com soluções para os comerciantes que operam nos marketplaces da companhia.

Sua primeira loja foi inaugurada em Niterói (RJ) e tinha o slogan "menos de 2 mil réis", inspirado no modelo de “tudo por cinco ou 10 centavos” que fazia sucesso nos Estados Unidos. Ao fim de 1929, a rede já contava com 4 lojas. 

Além da operação eletrônica, as Americanas continuam trabalhando com dois modelos de lojas físicas: o tradicional, com área média de 1.500 m² e um catálogo de 60 mil itens, e o Express, com 400 m² e 15 mil itens. 

Sua sede continua sendo no Rio de Janeiro. Com cerca de 43 mil empregados, as Americanas tinham, em julho de 2022, um valor de mercado estimado em R$ 12 bilhões, mas chegou a valer 10 vezes mais na metade de 2020, durante o pico das ações.

Que tipo de empresa e a Lojas Americanas?

Americanas S.A. (anteriormente Lojas Americanas S.A. e B2W Digital S.A.) (B3: AMER3) é uma holding brasileira que atua principalmente no segmento de varejo.

Qual o ramo de atividade das Lojas Americanas?

A Lojas Americanas S.A. é uma empresa brasileira que se dedica essencialmente à operação de lojas de departamento. As atividades da Empresa se dividem em dois segmentos comerciais: Lojas tradicionais e E-commerce.

Qual o objetivo da loja Americanas?

Com o objetivo de disponibilizar crédito, proteger o patrimônio e superar as expectativas dos clientes com um atendimento de excelência, a +AQUI busca parcerias com empresas especializadas que são destaque em seus setores de atuação, ampliando o portfólio de serviços e garantindo soluções para as diversas demandas.

O que as Lojas Americanas faz com o marketing?

Para Marchioni, a atual estratégia da americanas.com é ter itens que atendam às necessidades dos seus clientes, a preços melhores do que os da concorrência, tendo como ponto forte a forma de trabalho, onde tratam seus clientes como seu maior chefe. E o ponto fraco é o serviço de transporte que é terceirizado.