Idoso está descascando por quê

Maria das Graças Reis, de 66 anos, diz que já fez 15 exames e não descobre qual doença tem para tratar. Sintomas já duram cinco meses, segundo ela. 

Pele ressaca e descasca, causando incômodo na idosa — Foto: Arquivo pessoal

Há cinco meses a aposentada Maria das Graças Reis, de 66 anos, sente coceira, quentura e ardor pelo corpo. Segundo ela, a pele começou a descascar e, como não consegue diagnosticar e tratar, tem recorrido até a óleo de cozinha. A idosa pede ajuda para descobrir qual a doença de pele que tem.

“Minha pele está rasgando toda. Para melhorar um pouco, estou passando óleo de cozinha na pele para não ressecar mais ainda”, relata a idosa.

Maria conta que já fez cerca de 15 exames e os médicos não descobrem a doença — Foto: Arquivo pessoal

Maria conta que já fez cerca de 15 exames e os médicos não descobrem a doença. “Apareceu uma doença em mim, uma coceira, quentura e ardor pelo corpo. Já fiz uns exames e os médicos não descobrem o que é. Tem três dias que estou de cama e só consigo tomar água, porque não consigo comer nada, estou sem apetite”, disse.

Acamada, dona Maria falou que precisa também de ajuda com alimentos e produtos de higiene. Ela lembrou que em junho do ano passado teve a casa incendiada e perdeu tudo.

“No ano passado minha casa foi incendiada, mas, com a ajuda dos vizinhos e amigos, consegui reconstruir. Porém, como vivo somente com minha aposentadoria, preciso de ajuda, principalmente com comida”, afirma Maria que mora em uma área de difícil acesso no bairro Belo Jardim, em Rio Branco.

Maria diz que já fez exames na rede pública, mas médicos não descobriram o que pode ocasionar a coceira — Foto: Arquivo pessoal

  • Rio Branco

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Porque a pele do idoso fica descamando?

Pele de idoso descamando É favorecida por fatores relacionados à baixa umidade do ar (em especial no inverno), banhos frequentes (muito quentes) e redução do uso de emolientes. O ideal é que o idoso tome, no máximo, dois banhos por dia, com sabonetes mais hidratantes e indicados para pele sensível.

Que tipo de doença causa descamação da pele?

Vermelhidão, uma coceira intensa e descamação são sintomas comuns de diversas doenças de pele. Mas, de acordo com a dermatologista Damaris Ortolan, especialista pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), 90% dos casos são provocados por dois tipos de problema: a psoríase e o eczema.

O que ajuda quando a pele está descascando?

O que passar na pele descascando Para isso, a dermatologista aconselha reforçar a hidratação: “Use hidratantes para peles sensíveis, que contenham ativos calmantes e que reduzam a sensação de desconforto e repuxamento. Borrifar água termal geladinha entre as aplicações de creme e deixá-la secando sozinha também ajuda”.

O que fazer para fortalecer a pele do idoso?

Tome banhos mais frios e curtos Ficar muito tempo no chuveiro quente piora o ressecamento da pele do idoso. O ideal é que a água esteja no máximo morna. Também tem que passar o sabão gentilmente, sem grandes esfoliações, já que isso altera a composição do manto hidrolipídico, camada hidratante natural do organismo.