Vitamina para idoso com fraqueza

Chegar à terceira idade com saúde e qualidade de vida é o que todos desejam. Para isso, é importante ter hábitos saudáveis, uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente. Mas nem sempre isso é o suficiente, podendo ser necessário suprir algumas vitaminas para idosos para garantir a saúde nessa fase da vida.

Por isso, listamos as vitaminas mais importantes para idosos e os principais minerais para a terceira idade. Qual a importância de cada nutriente, onde encontrar e a maneira ideal de ingerir. Confira!

Qual a importância das vitaminas para idosos?

Nos últimos anos, vários fatores contribuíram para aumentar a expectativa de vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a população na terceira idade deverá duplicar até 2050, ultrapassando 1,5 bilhão de idosos em todo o mundo. 

O processo de envelhecimento acarreta algumas mudanças no funcionamento do organismo. Entre os principais efeitos, a imunidade fica mais baixa e o metabolismo mais lento, além de alterações no sistema digestivo e menor absorção de nutrientes. Também há considerável perda de massa magra, responsável pela força e contração muscular, e podem ocorrer problemas bucais, como a perda de dentes, que prejudicam o consumo de carnes, frutas e legumes ricos em nutrientes. Por isso, é tão importante suprir certas vitaminas para idosos.

Quais as principais vitaminas recomendadas para idosos?

Vitamina A

A vitamina A geralmente é conhecida pelo papel fundamental na visão e na proteção das córneas, já que sua deficiência pode provocar problemas graves de acuidade visual. Entretanto, ela também fortalece o sistema imunológico, diminuindo o risco de infecções, e atua no desenvolvimento ósseo e na manutenção dos tecidos da pele. Os alimentos ricos em Vitamina A são principalmente fígado, gema de ovo e óleos de peixes. Vegetais como cenoura, espinafre, manga e mamão também são boas fontes desse nutriente devido aos carotenoides, substância que é transformada em vitamina A no nosso organismo.

Vitamina C

Você já deve ter ouvido a recomendação para tomar Vitamina C em casos de gripe ou resfriado, não é mesmo? Isso porque esse nutriente tem ligação direta com a nossa saúde, atuando no fortalecimento do nosso sistema imunológico e dos capilares sanguíneos. Além disso, a Vitamina C é um ótimo antioxidante e auxilia na absorção do ferro, o que ajuda na prevenção da anemia na terceira idade. Por isso, a Vitamina C é uma das principais vitaminas para idosos. Suas principais fontes são as frutas cítricas, como laranja, acerola, caju e kiwi, além de alguns vegetais, como brócolis e pimentão.

Vitamina D

Esse nutriente é uma das vitaminas mais importantes para idosos. Isso porque, ao envelhecermos, há uma diminuição natural na absorção de vitamina D pelo intestino. No entanto, esse nutriente é fundamental para nosso organismo, pois auxilia na absorção do cálcio e atua no fortalecimento de ossos e dentes. Sua principal fonte é a luz solar. Também é possível encontrar Vitamina D em alguns alimentos, como leite e seus derivados, ovos e alguns peixes de água salgada.

Vitamina E

A vitamina E é um poderoso antioxidante e ajuda a proteger as células atuando no combate aos radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento precoce. Os efeitos antioxidantes também auxiliam na prevenção a doenças vasculares e degenerativas e fortalecem a imunidade, evitando infecções como a gripe. Por isso, esse nutriente também pode ser considerado uma das mais essenciais vitaminas para idosos. A Vitamina E pode ser encontrada principalmente nos frutos secos e em óleos vegetais, como o azeite ou o óleo de girassol.

Vitaminas do Complexo B

As vitaminas do Complexo B, especialmente a B1, B6, B12 e B9 (ácido fólico), também são muito importantes para os idosos. Elas contribuem, sobretudo, para a saúde do cérebro, já que são fundamentais para a produção de neurotransmissores, isolamento das células nervosas, proteção dos tecidos contra oxidação e é boa para a memória. Além disso, esses nutrientes também fortalecem o sistema imunológico e ajudam no metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos. Esses nutrientes podem ser encontrados principalmente em carnes, ovos, leite, sementes, leguminosas, oleaginosas e cereais integrais.

Os minerais também são importantes para idosos?

Cálcio

Alguns minerais como o cálcio, por exemplo, também são essenciais para pessoas na terceira idade, pois nessa fase da vida são bastante comuns o desgaste ósseo e problemas como a osteoporose. Por isso, o consumo de cálcio é importante para manter os ossos saudáveis e resistentes. Além disso, o mineral regula as funções nervosas e os batimentos cardíacos, contribuindo para a saúde do cérebro e do coração. Suas principais fontes são o leite e seus derivados, mas também pode ser encontrado em alimentos como gergelim, quinoa e verduras de folhas verde-escuras.

Zinco

O zinco é outro mineral fundamental para a saúde do idoso, pois é responsável pela síntese de células que fortalecem o sistema imunológico e auxiliam na defesa do nosso organismo contra fungos, vírus e bactérias. O mineral também auxilia no aumento de energia, no combate ao cansaço, ajuda a memória, a retardar o envelhecimento, a regular a produção de proteínas e hormônios, entre outras funções. O zinco pode ser encontrado na carne vermelha, em ostras e camarão, em leguminosas, como amendoim, feijão e grão-de-bico, e oleaginosas, como castanhas e amêndoas.

Potássio

O potássio também é muito importante para pessoas na terceira idade. Esse mineral atua na redução dos níveis de sódio no organismo e também auxilia no combate à prisão de ventre. Além disso, age na contração dos músculos e regula a pressão sanguínea. Idosos que fazem uso de medicamentos contra hipertensão, que normalmente têm função diurética, geralmente sofrem com a perda desse nutriente. As fontes naturais do potássio são frutas, como banana e abacate, e grãos, como feijão e ervilha.

Ferro

O ferro também é essencial para a saúde do idoso e tem como principal função auxiliar o sangue no transporte do oxigênio pelo corpo. A ausência desse mineral pode acarretar sintomas como cansaço, queda de cabelo, palidez, dificuldade de concentração e baixos níveis de oxigênio, inclusive podendo levar à anemia. O ferro pode ser encontrado em alimentos como legumes, carne vermelha e vegetais verde-escuros.

Magnésio

O magnésio é outro mineral fundamental para quem já passou dos 60. Esse nutriente diminui a resistência à insulina no diabetes mellitus, ajuda no controle da pressão arterial, auxilia no combate ao mal de Alzheimer, contra a fadiga muscular e a sensação de cansaço no corpo, além de contribuir no combate à insônia. Abacate, leguminosas e oleaginosas, como nozes e amêndoas, são alimentos ricos em magnésio.

Outros nutrientes importantes para idosos

Além das vitaminas citadas acima, existe uma série de outros nutrientes recomendados para idosos, que contribuem para uma boa saúde e qualidade de vida na terceira idade. Confira algumas delas:

  • Ômega-3 e DHA
  • Colágenos tipo I e II
  • Fibras
  • Proteínas e aminoácidos
  • Coenzima Q10
  • Glutamina

Qual a melhor vitamina indicada para idosos?

Agora que você já conhece quais são as principais vitaminas para idosos e em quais alimentos encontrá-las, deve estar se perguntando qual é a mais recomendada para a terceira idade, não é mesmo? 

Pois saiba que não há apenas uma resposta para essa questão. Isso porque cada idoso possui carências específicas. No entanto, é possível suplementar a alimentação com multivitamínicos manipulados conforme às necessidades fisiológicas de cada um. 

Mas antes de optar pela reposição suplementar na terceira idade é necessário procurar um médico ou nutricionista para avaliar os nutrientes que precisam ser repostos em cada idoso, além de recomendar uma dieta equilibrada. Seguir esses passos, certamente, contribuirá para uma longevidade saudável e maior qualidade de vida.

Qual melhor vitamina para idoso com fraqueza?

Vitaminas para idosos: saiba quais são as 7 mais importantes.
Vitamina C. Essa vitamina proporciona vários benefícios para o corpo, como o fortalecimento dos capilares sanguíneos e do sistema imunológico. ... .
Vitaminas do complexo B. ... .
Vitamina D. ... .
Cálcio. ... .
Ferro. ... .
Potássio. ... .
Ômega 3..

O que dar para idoso com fraqueza?

Para ajudar a fortalecer os músculos dos idosos, existem alguns alimentos ricos em proteínas que não podem faltar: carnes magras, aves, peixes, ovos, vegetais, frutas, gorduras saudáveis, leite e derivados. Além de fontes de nutrientes como vitaminas, cálcio, potássio e ferro.

Qual a melhor vitamina indicada para idosos?

5 opções de suplemento para idosos que valem a pena.
Nutren Senior Nestlé Health Science. Nutren Senior sem sabor 740g - Nestlé Health Science. ... .
Suplemento Nutricia Fortifit Pro. Suplemento Alimentar em Pó Nutricia Fortifit Pro Vitamina de Frutas com 470g 470g. ... .
Suplemento Sustagen Adultos+ ... .
Nutren Just Protein. ... .
Lavitan Sênior..

Qual a melhor vitamina para tomar para fraqueza?

Vejamos então alguns exemplos e informações adicionais acerca dos benefícios adquiridos ao consumir com frequência as melhores vitaminas para dar energia:.
Vitamina B1. ... .
Vitamina B2. ... .
Vitamina B3. ... .
Vitamina B5. ... .
Vitamina B6. ... .
Vitamina B12. ... .
Vitamina C. ... .
Ferro, zinco e magnésio..