Hérnia de disco lombar pode causar paralisia

Hérnia de disco: o que causa o problema + tipos diferentes de dor e tratamento

07/02/2019 às 02:00SaúdeNotíciasBem-estarHospital

A hérnia de disco é causada pelo envelhecimento, desgaste ou deslocamento do disco intervertebral, que é uma espécie de sistema que absorve o impacto da movimentação do corpo, localizado entre as vértebras.

De acordo com Dr. William Gemio Jacobsen Teixeira, ortopedista no Hospital Sírio-Libanês, a formação da hérnia de disco provoca um processo inflamatório agudo, que geralmente causa dor no nervo ciático, iniciado na região da coluna lombar, passa pelas nádegas e vai até a parte mais baixa de uma ou das duas pernas.

Tipos de hérnia de disco

Os tipos de hérnias de disco mais comuns são as nas colunas lombar e cervical, devido à maior amplitude de movimentos desses dois segmentos.

Hérnia de disco cervical

A hérnia de disco cervical pode atingir tanto um nervo quanto a medula espinhal, explica Dr. Mario Augusto Taricco, neurocirurgião do Hospital Sírio-Libanês. Pessoas com hérnia de disco cervical costumam apresentar dores nos braços, pescoço, ombros e a parte superior das costas. De acordo com o médico, a dor ocorre quando há compressão do nervo, que fica mais sensível aos estímulos dolorosos.

Hérnia de disco lombar

A hérnia de disco lombar é provocada também pela compressão e inflamação de nervos e afeta a região mais baixa das costas, podendo ainda causar dores nas nádegas e nas pernas.

Sintomas de hérnia de disco

Segundo informações do Hospital Israelita Albert Einstein, o principal sintoma da hérnia de disco lombar é dor intensa forte na parte da perna onde a raiz nervosa afetada. Em compressões mais significativas poderá haver perda de força nos músculos afetados e dores na região lombar e nas nádegas.

No caso da hérnia de disco cervical, as dores normalmente são concentradas nas regiões do pescoço e da nuca. O paciente ainda pode ter dificuldade para movimentar pescoço e braços e experimentar fraqueza e formigamento nos braços, mãos e dedos.

Causas de hérnia de disco

A hérnia de disco pode afetar pessoas dos 30 aos 60 anos de idade, sendo a predisposição genética a principal causa do problema. No entanto, fatores ambientais também podem aumentar as chances de um indivíduo sofrer com a condição.

Segundo dados do Hospital Sírio-Libanês, sedentarismo, tabagismo, excesso de peso corporal e hábito de carregar muito peso sem preparo da coluna são fatores que podem acelerar o desgaste do disco e, consequentemente, causar as hérnias, que raramente são provocadas diretamente por traumatismo.

Hérnia de disco tem cura?

A realização correta do tratamento resulta em melhora completa do problema na grande maioria dos casos. Apenas uma pequena parcela dos pacientes pode apresentar dores após a terapia e o acompanhamento médico.

Tratamento da hérnia de cura

Não-invasivo

Na maioria dos casos o tratamento da hérnia de disco não é invasivo, uma vez que é realizado por meio de fisioterapia e uso de medicamentos, como analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e remédios para dor neuropática.

Fisioterapia

A fisioterapia costuma ser analgésica, ou seja, por meio de técnicas que ajudam a aliviar a dor. Também pode ser adotada a fisioterapia motora, com exercícios para estabilizar a coluna, com o condicionamento e fortalecimento dos músculos.

Endoscopia

Com anestesia local, sedação e incisão de 1 cm, a endoscopia também pode ser usada como tratamento contra a hérnia de disco. Neste caso, o paciente passa um dia em internação.

Cirurgia

Apenas em casos mais raros, em que o paciente não experimenta melhora com medicamentos e fisioterapia, a cirurgia para a hérnia de disco é indicada. A operação, minimamente invasiva, tem o objetivo remover o pedaço do disco que está comprimindo e inflamando a raiz nervosa. Em situações de exceção, são necessárias cirurgias maiores, com uso de parafusos ou outros implantes.

Fonte: Vix

Uma em cada seis pessoas no mundo sofre de algum tipo de problema causado pela hérnia discal, lombar, cervical e dorsal. Existem várias causas para a hérnia, que pode ser evolutiva, e envolver fatores genético, mecânico, degenerativo, nervoso, vascular, imunológico, infeccioso e biológico.

Para o ortopedista, Maurício Marteleto Filho, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), alguns casos de hérnia discal podem causar adormecimento e perda de função motora do membro e, em situações extremas, até a paralisia. "Os sintomas variam entre dor lombar, cervical e dorsal, além da ciática, da braquialgia e da dor intercostal, que se transmitem no trajeto da raiz nervosa inflamada na coluna até a extremidade do membro", destaca.

Segundo o especialista, repouso e uso de analgésicos são os tratamentos iniciais para quem tem hérnia de disco. Exames mais detalhados vão auxiliar no diagnóstico. "Uma análise cuidadosa e regular da saúde em geral e um tratamento adequado da causa da hérnia discal podem ajudar bastante a minimizar ou sanar as dores, que causam inúmeros transtornos para a vida do paciente", afirma o médico que comenta o que é mito e o que é verdade sobre a doença:

Toda hérnia de disco precisa ser operada?

MITO

Hérnia de disco pode causar formigamento ou dormência nos membros superiores e inferiores?

VERDADE: Com o desgaste do disco intervertebral, o nervo pode ficar comprimido e ser lesado pela fricção, causando o formigamento ou dormência.

Só pessoas acima do peso ou obesas têm hérnia de disco?

MITO: Pessoas magras também podem sofrer o desgaste do disco intervertebral.

Fazer exercício físico de forma errada pode causar hérnia de disco?

VERDADE: Procure um especialista para auxiliá-lo na prática esportiva. Repetir movimentos de forma errada pode lesar a cartilagem que existe entre as vértebras e acarretar em uma lesão.

Apenas pessoas idosas podem ter hérnia de disco?

MITO: Adultos e jovens também podem sofrer deste mal.

Tratamentos alternativos podem aliviar a dor e até tratar o problema?

VERDADE: Sessões de fisioterapia, acupuntura, compressas quentes ou frias e ozonioterapia podem aliviar o desconforto.

Hérnia de disco pode causar dor de cabeça?

VERDADE: Se a hérnia for cervical, a dor pode irradiar para a região craniana.

Website: http://www.mauriciomarteleto.com.br

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Hérnia de disco lombar pode causar paralisia
Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

Quem tem hérnia de disco lombar pode ficar paralítico?

Sim, uma hérnia de disco pode levar a uma paralisia. Isso pode acontecer em casos em que a hérnia cause uma severa compressão medular ou de um nervo por um tempo prolongado. Esses casos merecem cirurgia.

Quando a hérnia de disco é grave?

Hérnia de disco extrusa Este caso é grave, pois o núcleo do disco já se encontra deformado, fragmentado ao ponto do núcleo pulposo perder completamente seu formato original e ficar parecendo uma “gota”.

Quem tem hérnia de disco pode perder o movimento das pernas?

Hérnia de disco pode causar fraqueza nos músculos das pernas.

O que uma hérnia de disco na lombar pode causar?

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.