Granola é bom para quê

Produzida a partir da mistura de cereais, grãos, frutas secas e oleaginosas, a granola é rica em fibras e nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo. Pode fornecer ferro, magnésio, zinco, cobre, selênio, vitaminas do complexo B e vitamina E.

Além de ser deliciosa, é também muito nutritiva, por isso passou a ser considerada por muitos, ingrediente essencial no café da manhã. Outros benefícios potenciais à saúde que ela oferece são:

Melhora na pressão sanguínea: Segundo algumas pesquisas, ingredientes ricos em fibras como aveia e sementes de linhaça, ajudam a reduzir a pressão arterial.

Redução dos níveis de colesterol: A aveia é uma boa fonte de beta-glucana, um tipo de fibra que trabalha para reduzir os níveis de colesterol total e LDL (ruim), dois fatores de risco para doenças cardíacas.

Redução do açúcar no sangue: Grãos integrais, frutas secas, nozes e sementes podem ajudar a reduzir e controlar os níveis de açúcar no sangue, principalmente em pessoas com obesidade ou pré-diabetes.

Melhora na saúde intestinal: Verificou-se que a granola aumenta os níveis de bactérias intestinais saudáveis, em comparação com os cereais de café da manhã refinados.

Contribui para a perda de peso: O consumo de aveia, nozes, castanhas e sementes ricas em fibras aumentam a sensação de saciedade. Portanto, reduz o apetite e inibe a liberação de grelina, que é o hormônio que faz o corpo sentir fome.

Melhora a aparência da pele: A granola é uma boa fonte de vitamina E, também conhecida como alfa-tocoferol, e uma única porção pode fornecer quase 20% de sua necessidade diária. A vitamina E afeta vários processos corporais, incluindo a proteção da pele contra o envelhecimento prematuro, queimaduras solares e rugas.

Cada variação de granola tem um valor nutricional ligeiramente diferente de acordo com os ingredientes utilizados. Algumas podem conter mais açúcar, gordura, calorias ou proteínas, por isso é sempre bom estar atento aos rótulos.

Não se esqueça que os primeiros ingredientes listados no rótulo são aqueles que possuem maior quantidade no produto. Já falamos sobre a importância de estar sempre atento a essas informações, então se você ainda não leu o texto que a nossa engenheira de alimentos Mariane Lani escreveu, clique aqui e confira, pois essa é uma leitura obrigatória para quem quer fazer escolhas mais saudáveis.

Aqui na Monama amamos tanto granolas que temos 3 doces e 1 salgada. São 4 sabores diferentes, mas elas possuem muito em comum, são todas sem glúten, sem lactose, sem conservantes e feitas apenas com ingredientes naturais, tem até versão orgânica! Sabe aqueles ingredientes químicos de nome complicado? Aqui não tem nada disso, só trabalhamos com comida de verdade. Na versão doce temos:

  • Granola Flocos e Mel Monama: Nossa granola orgânica que é feita com flocos de arroz e de milho, castanhas e sementes e é adoçada com mel.
  • Granola de Frutas Vermelhas sem Açúcar Monama: Que leva aveia sem glúten, mix de berriess, quinoa e nibs de cacau;
  • Granola Nuts e Nibs de Cacau Monama: Feita com castanha do pará, amêndoas, sementes, nibs de cacau e um toque de canela;

Já a versão salgada que fica incrível em sopas e saladas temos:

  • Granola Salgada Alecrim e Cúrcuma sem Glúten: Ela é feita com castanhas, sementes e flocos de quinoa, enriquecida com cúrcuma, alecrim e azeite de oliva extra virgem.

A Monama nasceu do desejo de transformar o mundo em um lugar ainda melhor, onde seja realmente possível nutrir o corpo com o que ele precisa e ser feliz! Para fazer isso da melhor forma, disseminamos aos quatro cantos o conceito de que comer é um ato de cuidado e amor com nós mesmos e com a natureza. Reunimos o nosso amor por esse  propósito aos melhores e mais selecionados ingredientes para fazer alimentos saudáveis, sem glúten, sem lactose, orgânicos e sem açúcar refinado. Temos opções para qualquer hora do dia, desde o lanche, com nossos deliciosos snacks, café da manhã com as melhores granolas e ingredientes para uma receita deliciosa e saudável.

Para conhecer todos os nossos produtos clique aqui

Uma combinação perfeita de cereais, grãos integrais, oleaginosas, frutas secas e, em alguns casos, até mesmo mel ou outros adoçantes. Estamos falando dela: a granola. Fonte de fibras e ideal para dar mais energia ao corpo, ela pode ser um excelente alimento para compor um cardápio diário saudável. Mas afinal, quais são os principais benefícios da granola para o organismo? E como fazer para acrescentá-la na rotina?
É isso – e muito mais! – que você vai conferir neste texto. Já prepare-se para ficar com água na boca!

1. Rica em nutrientes que fornecem mais energia para o corpo

Primeiramente, é essencial compreender que a granola é extremamente versátil e pode ter diversos ingredientes em sua composição. Por exemplo:

    • Grãos e cereais: aveia, cevada,  amaranto, centeio, farelo de trigo, flocos de milho,  quinoa, soja;
  • Oleaginosas variadas: castanhas (de caju e do Pará), amêndoas, nozes, amendoim, entre outros;
  • Frutas secas: açaí, banana, cranberry, coco, goji berry, maçã, morango, uva.
  • Outros ingredientes: coco seco ou ralado, gergelim, chocolate amargo, manteiga de amendoim, mel, especiarias.

Assim sendo, os nutrientes que ela oferece para o organismo mudam conforme a sua composição. Entretanto, é seguro dizer que a granola é riquíssima em fibras e costuma oferecer uma boa dose de ferro, magnésio, fósforo, zinco, cobre e selênio, bem como vitaminas B1, B2, B3, B6, B7.
Ou seja, um dos principais benefícios da granola para o organismo é que, em poucas colheradas, é possível obter uma enorme quantidade de fibras e nutrientes variados para o organismo.
Esses nutrientes são essenciais para manter o bom funcionamento do corpo, promovendo mais energia e disposição para a rotina.

2. Melhora do trânsito intestinal

Conforme citamos acima, a granola é riquíssima em fibras. E isso, por si só, faz com que ela seja uma excelente aliada para o sistema digestivo. Sempre, é claro, quando consumida com uma boa quantidade de água durante o dia.
A combinação de cereais integrais, grãos, sementes, oleaginosas e frutas desidratadas, além de ser extremamente saborosa, é ideal para ajudar a prevenir e a combater a prisão de ventre.
Além disso, a granola também atua na manutenção das bactérias boas que fazem parte da microbiota intestinal, favorecendo ainda mais a eliminação de resíduos tóxicos e mantendo a saúde do intestino mais forte.

3. Pode auxiliar no emagrecimento saudável

A granola não é exatamente um alimento com baixo valor calórico. Porém, quando consumida de forma equilibrada, pode favorecer a perda de peso. Mas… Como isso acontece? Pois bem:
A granola é rica em fibras solúveis. Estas fibras absorvem água, que formam uma espécie de gel e se expandem quando chegam ao estômago. Todo esse processo digestivo faz com que a sensação de saciedade seja prolongada ao longo do dia, afinal, é retardado o esvaziamento gástrico.
O resultado? São evitadas aquelas “beliscadas” entre refeições e isso pode favorecer a perda de peso saudável e equilibrada.

4. Ajuda na prevenção de diversas doenças

Outro dos principais benefícios da granola para o organismo é que ela pode atuar na proteção da saúde como um todo. Seus nutrientes e componentes diversos desempenham função importante na prevenção de:

    • Problemas e doenças cardiovasculares. Alguns componentes costumeiramente presentes na granola – como a aveia, por exemplo, – são ricos em beta-glucanos, uma espécie de fibra que ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL), diminuindo o risco cardiovascular.
  • Desenvolvimento de câncer. Essa propriedade da granola acontece devido à presença nutrientes, minerais e demais substâncias antioxidantes, como o manganês, o ômega 3, as vitaminas do complexo B e a vitamina E. Esses compostos são importantes para combater os danos celulares causados pelos radicais livres. Assim, podem ser importantes na prevenção do câncer.

Além de ajudar a prevenir essas condições, o consumo regular de granola pode ser favorável para evitar a diabetes e, também, doenças que afetam o sistema nervoso.

5. Auxilia a deixar a pele e os cabelos com um aspecto mais saudável

Assim como os nutrientes presentes na granola fazem maravilhas na parte “interna” do nosso organismo, eles também refletem no nosso exterior.
Dessa forma, as fibras, vitaminas, proteínas, minerais, compostos antioxidantes e demais elementos desse alimento podem ajudar na:

  • Conquista de uma pele com aspecto mais saudável e rejuvenescido. Isso se deve principalmente a vitamina E presente na granola. Conhecida como alfa-tocoferol, essa vitamina atua de maneira positiva em diversos processos do organismo. Dentre eles, a proteção da pele contra queimaduras solares, rugas e o envelhecimento precoce.
  • Melhora na saúde dos cabelos, deixando-os mais fortes e com um crescimento mais saudável. A junção de elementos como o zinco, o selênio e proteínas diversas é importante para garantir o aspecto mais iluminado para os cabelos. E, é claro, esses nutrientes todos estão presentes na granola.

6. É versátil, saborosa e ajuda a “enganar” a mente – de forma positiva, é claro!

Granola é bom para quê

Sabemos que esse não é exatamente um dos “benefícios da granola para o organismo”. Ainda assim, é um tópico que merece destaque. Afinal…
Ser versátil e poder ser acrescentada em diversas receitas e refeições é uma grande vantagem da granola. Isso porque basta acrescentar poucas colheradas do alimento que ela torna a refeição mais completa, saborosa e nutritiva.
Isso tudo, é claro, sem falar da “crocância”, que é ideal para substituir a vontade de comer snacks industrializados – e menos saudáveis.

Agora que você já sabe alguns benefícios da granola para o organismo… Que tal inseri-la na sua rotina?

Como você pôde ver, a granola é altamente versátil e pode trazer vários benefícios para o seu organismo. Porém, se você tem dúvidas sobre como acrescentá-la no seu cardápio, anote nossas dicas:

  • Em média, a dica é consumir cerca de 40g de granola por dia, o que equivale a quatro colheres de sopa. Ainda assim, o mais recomendado é seguir a orientação de um médico ou nutricionista antes de incluir esse e outros alimentos na sua dieta.
  • Por ser rica em fibras, lembre-se sempre de consumir a granola acompanhada por uma boa quantidade de líquidos ao longo do dia.
  • Como a granola fornece energia, uma boa dica é usá-la para substituir alimentos do café da manhã ou demais lanches ricos em carboidratos, como torradas, pães, bolachas e até mesmo a  tapioca. Também, pode ser uma ótima opção de refeição após o treino, pois auxilia a recuperar a energia após o esforço físico.

Gostou de saber um pouco mais sobre os benefícios da granola para o organismo? Já possui o hábito de consumir este alimento?
Se estiver em busca de uma inspiração para um próximo lanche saudável, aproveite para ver nossa deliciosa receita de Bolo de Granola delicie-se!

Pode comer granola todos os dias?

Dependerá principalmente do seu objetivo e do dia alimentar. Mas a indicação é consultar com um nutricionista primeiro antes de incluir esse e outros alimentos na sua dieta. E bom, não faz mal comer granola todos os dias, basta dosar a quantidade diária nas refeições.

Qual é a função da granola?

Além disso, as fibras presentes na granola promovem saciedade, auxiliam no controle da glicemia e redução do colesterol e junto com os antioxidantes, mantém o intestino saudável, por isso, capriche no consumo de água para a ajudar as fibras a fazerem o seu trabalho .

O que acontece se eu comer granola todos os dias?

Possui nutrientes que fornecem mais energia para o corpo Por ser criada a partir de alimentos naturais, a granola oferece minerais como ferro, vitaminas, como B1, B2, B3, B6, B7, bem como magnésio, fósforo, zinco, cobre e selênio. Esses nutrientes são necessários para o bom funcionamento do organismo.

Quais são os benefícios de comer granola?

Conhecendo 6 benefícios da granola para o organismo.
Rica em nutrientes que fornecem mais energia para o corpo. ... .
Melhora do trânsito intestinal. ... .
Pode auxiliar no emagrecimento saudável. ... .
Ajuda na prevenção de diversas doenças. ... .
Auxilia a deixar a pele e os cabelos com um aspecto mais saudável..