Fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos da educação resumo

Fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos da educação resumo

O que são fundamentos históricos e filosóficos da educação?

Os fundamentos históricos e filosóficos da educação podem nos oferecer a compreensão do fenômeno educacional na sociedade moderna capitalista, mas precisamente a escola como espaço formal. ... Do contrário, este fenômeno se manifesta em quase todos os ambientes sociais existentes, desde a família até as instituições.

O que é Fundamentos filosóficos e Sociológicos da Educação?

A disciplina Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação I, do Curso de Licenciatura em Educação Especial, visa promover um exercício de reflexão crítica sobre os pressupostos que embasam o campo educacional.

Por que é importante estudar os fundamentos filosóficos e sociológicos da educação?

6) o conhecimento filosófico e sociológico nos ajuda a pensar no educador e sua postura como profissional. É preciso refletir sobre a pessoa do educador e sua ação na escola e na sociedade. ... Um profissional que deve aprender e ensinar a pensar, a fim de refletir e decifrar a realidade na qual se esta inserida.

Quais são os fundamentos da filosofia?

A filosofia sempre foi uma interrogação das coisas essenciais da vida: quem somos, para onde vamos, de onde viemos e qual o caminho e a chave da felicidade humana. Os gregos, buscaram responder estas questões, a partir da vida vivida, sem recorrer aos mitos e aos deuses.

O que são os fundamentos da educação?

Voltada para os cursos de Licenciatura, a disciplina Fundamentos da Educação busca promover uma introdução à análise e discussão do fenômeno educativo, considerando as relações entre educação e sociedade a partir de uma reflexão teórica, instrumentando o aluno para a compreensão de sua formação prática como educador e ...

Quais são os fundamentos históricos da educação?

Fundamentos históricos da Educação e tridimensionalidade no processo de Ensino em Sociedade. Estudo dos conceitos estruturadores da educação sob o enfoque simbólico, sociológico, filosófico, histórico e psicológico, relacionados às tendências pedagógicas. ... O fenômeno educativo e suas dimensões teórico práticas.

Quais os fundamentos históricos ou teológicos da educação patrística?

A educação patrística constituiu e definiu o pensamento cristão, assim como consolidou as doutrinas da Igreja. Consistia na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e na sua defesa contra as heresias e ataques dos “pagãos”.

O que são fundamentos sociológicos?

É uma disciplina que estuda a realidade dos processos de aprendizagem que envolve a realidade socioeducativa, procurando relacionar a educação e os fatos sociais na formação e desenvolvimento dos indivíduos no contexto da sociedade onde vivem.

Para que servem os fundamentos sociológicos da educação?

A disciplina – Sociologia da Educação ou Fundamentos Sociológicos da Educação, como também é nomeada - ajuda a construir explicações sobre os fenômenos que ocorrem no espaço escolar e na sala de aula e a partir dos seus enfoques teórico-metodológicos os professores dispõem de ferramentas para intervir e melhorar as ...

Quais os fundamentos filosóficos da Educação?

  • Fundamentos Filosóficos da Educação 26 Os movimentos principais que marcaram essa época foram: o estoicismo, o epicurismo e o ceticismo. Existe um fio condutor que marcou esses movimentos, qual seja, a preocupação com as questões relacionadas aos aspectos morais dos atores sociais5.

Quais são os fundamentos da filosofia?

  • Fundamentos Filosóficos da Educação. A Filosofia é um estudo relacionado à existência, ao conhecimento, a verdade, aos valores morais e estéticos, a mente e a linguagem. Seus métodos estão caracterizados pela argumentação.

Como fazer o que os filósofos pensam?

  • Filosofar não é fazer relatórios sobre o que os filósofos pensam, e sim, fazer o que os filósofos fazem. A educação no século XXI tem como objetivo a transformação social, onde o educador provocará no educando o busca pela descoberta, pela pesquisa, por solucionar problemas.

O que são os aspectos filosóficos e históricos dentro da Educação?

O caráter filosófico serve para que alimentar e desenvolver o caráter cognitivo das crianças dentro do ensino. Assim, elas podem entrar em contato com o seu potencial nato já que possuem controle sobre suas funções naturais. Não somente em casa, mas isso também pode e deve ser feito na escola.

Qual a importância dos fundamentos históricos Filosóficos e Sociológicos da Educação para a formação do professor?

A partir da compreensão das grandes linhas teóricas da sociologia e da filosofia, pretendemos proporcionar ao aluno um entendimento acerca das relações escola- sociedade e de que modo a formação de professores está vinculada à inserção da escola dentro de um amplo contexto (histórico, político e econômico).

Quais são os fundamentos filosóficos da Educação?

O curso de Fundamentos Filosóficos da Educação tem a proposta de apresentar uma postura diferente no que se refere aos fundamentos educacionais, mostrando que o comportamento filosófico frente o mundo é preciso para buscar o conhecimento como um ato de prazer.

Por que é importante estudar os fundamentos filosóficos e sociológicos da Educação?

6) o conhecimento filosófico e sociológico nos ajuda a pensar no educador e sua postura como profissional. É preciso refletir sobre a pessoa do educador e sua ação na escola e na sociedade.