Quais as posições dos jogadores de futsal

Conheça nesse artigo quais são as posições dos jogadores de Futsal.

Posição Fixo de Futsal

O Fixo é o jogador mais recuado ou defensivo de uma equipe de Futsal. São características de um bom Fixo ser um bom marcador e ter um bom Passe. O Fixo também deve ser comunicativo para organizar a marcação e a saída de bola de sua equipe.

Posição Ala de Futsal

No Futsal há o ala direito e o ala esquerdo, os alas são os jogadores que ocupam as laterais da quadra. São características dos alas a velocidade e agilidade tanto para atacar quanto para defender.

Posição Pivô de Futsal

O Pivô no Futsal é o jogador mais adiantado ou ofensivo de uma equipe de Futsal. São características de um bom Pivô ter um bom controle de bola, um bom Passe e um bom Chute/Finalização.

O Pivô normalmente recebe a bola de costas para o goleiro adversário, a partir daí o Pivô pode passar a bola para um companheiro de equipe que se aproxima ou tentar girar e finalizar chutando ao gol.

O Pivô deve estar em constante movimentação, procurando espaços na defesa adversária para receber a bola.

Posição Goleiro de Futsal

O goleiro no Futsal é o jogador cujo principal objetivo é evitar que a bola entre em sua própria meta. O goleiro deve ser veloz e pode usar qualquer parte do corpo para realizar uma defesa. Um bom Goleiro deve ser ágil, ter um bom posicionamento e se comunicar bastante com seus companheiros para organizar o sistema defensivo.

Posição Goleiro Linha no Futsal

O Goleiro Linha no Futsal é o goleiro que assume a função de jogador de linha quando sua equipe está com a posse de bola. Isso normalmente acontece quando um equipe está perdendo uma partida e necessita aumentar suas opções ofensivas para conseguir reverter o resultado.

O Goleiro Linha pode ser o próprio goleiro que passa a jogar como um jogador de linha ou um jogador de linha que substitui o goleiro.

Mais sobre Futsal

  • VÍDEO: Funções e Posições no Futsal
  • Condução de Bola no Futsal
  • Passe no Futsal
  • Quantas Faltas podem ser cometidas no Futsal
  • Tiro Direto sem Barreira no Futsal
  • Leida Vantagem no Futsal
  • Falta no Futsal
  • Substituição no Futsal

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a experiência mais relevante, recordando as suas preferências. Ao clicar em "Aceitar", consente a utilização de todos os cookies.

Quais são as posições dos jogadores do futsal?

Atualmente uma equipe de futsal se compõe de 5 (cinco) posições; pivô, fixo, ala direita, ala esquerda e goleiro, cada qual com uma particularidade física para sua posição.

Quais são as posições de cada jogador?

Posições do meio-campo.
Médio Defensivo ou Trinco ou Volante ou Cabeça de área..
Médio Ala ou Alas (direitos/esquerdos).
Médio Atacante, Médio ou Médio-centro ou Meia-armador, Meia de ligação ou Apoiador..
Médio Centro..
Meio-campista Lateral, direito ou esquerdo (no Brasil).

Qual a função de cada jogador de futsal?

Existem 4 funções no Futsal: Guarda-Redes, Fixo, Ala e Pivot. Talvez seja o jogador mais importante da equipa, deve coordenar a equipa, pois joga de frente para o adversário. Hoje também, têm de saber usar os pés a fim de passar e rematar.