Explique utilizando conceitos de dilatação térmica, uma lâmina bimetálica

Como funciona uma lâmina bimetálica?

No ferro elétrico, por exemplo, a lâmina bimetálica funciona como um termostato, isto é, um regulador de temperatura, que a mantém praticamente constante. Quando o ferro se aquece, a lâmina se curva, desligando o circuito. A temperatura então diminui e a lâmina retoma sua posição inicial e o circuito se fecha.

Quais são as aplicações práticas de lâminas bimetálicas?

Aplicações muito comuns dos contactos formados por lâminas bimetálicas encontram-se em ferros, tostadores, estufas eléctricas e outros electrodomésticos que levam um termostato, bem como em elementos de protecção eléctrica como os interruptores magnetotérmicos.

Como fazer uma lâmina bimetálica?

Você pode, de uma forma bastante simples, construir uma lâmina bimetálica, substituindo um dos metais por papel. Para isso, basta colar uma tira de papel sulfite sobre uma tira de papel alumínio. Se você tiver uma etiqueta autocolante, ficará ainda mais fácil construir a sua lâmina.

Onde são utilizados os termômetros de lâmina bimetálica explique seu funcionamento?

1 – Termômetro Bimetálico Quando elas são submetidas ao calor, dilatam-se diferentemente, fazendo com que a lâmina se curve. Esse tipo de termômetro é muito utilizado como termostato em ferros elétricos, controlando o aquecimento, e também na abertura e fechamento de circuitos elétricos (disjuntores, etc).