Qual é a vantagem de aplicar a inteligência artificial ao trabalho?

ainda não são bem divulgados. O termo começou a aparecer na década de 1950, com o surgimento dos primeiros computadores, mas evolui muito desde então. O objetivo da Inteligência Artificial, que chamamos de IA, é construir máquinas que simulem a performance humana em tarefas, especialmente as mais repetitivas. Ou seja, busca responder à pergunta: como criar máquinas capazes de realizar tarefas que antes poderiam ser feitas apenas pelos humanos?

Pode parecer uma realidade distante, mas hoje em dia os benefícios da Inteligência Artificial já estão presentes no cotidiano. Estamos vendo a popularização do universo muito abrangente do machine learning e do deep learning, abrindo novas possibilidades de automação. Alguns exemplos da aplicação de IA no dia a dia são o desenvolvimento de carros autônomos; as próprias tecnologias do Facebook e do Google de reconhecimento de rostos em imagens; e até o algoritmo da Netflix que sugere para o usuário conteúdos baseados em seu padrão de gosto. Esses sistemas aprendem constantemente com os dados que coletam e se tornam mais assertivos com o passar do tempo, visando simular o desempenho humano ou até mesmo ultrapassá-lo.

Já para as empresas, quando se fala de Inteligência Artificial, é comum que surja um receio sobre a substituição do humano por máquinas. Mas o que vemos hoje não é exatamente isso, e sim o uso de máquinas para tarefas que são automatizáveis, liberando as pessoas para realizarem atividades que dependem do seu potencial humano. Por isso, a Inteligência Artificial tem o poder de ajudar o ser humano a fazer o que ele tem de melhor: ser criativo, tomar decisões mais embasadas e gerar inovação.

A seguir, saiba mais sobre os principais benefícios da Inteligência Artificial para as empresas e veja exemplos de como essa tecnologia está impactando os mais diferentes mercados e negócios:  

Os benefícios da Inteligência Artificial para empresas

A Inteligência Artificial já vem sendo aplicada nas empresas há alguns anos e pode trazer diversos benefícios, para organizações de diferentes áreas e tamanhos.

1 – Automatização do trabalho burocrático

Um dos principais benefícios da Inteligência Artificial é a automação do trabalho burocrático, permitindo uma atuação mais estratégica e o melhor aproveitamento do capital humano da organização.

Por exemplo, no setor jurídico, um escritório de advocacia tem vários clientes e processos para acompanhar: é preciso acessar todo dia os mais de cem Diários de Justiça do Brasil, buscar os processos pelos quais são responsáveis, e analisar se houve alguma atualização. Uma Inteligência Artificial é capaz de buscar em todas essas bases de dados as informações que importam para aquele escritório, e notificar apenas sobre as publicações que precisam de ação. Isso dá mais tempo para o advogado analisar cada caso e preparar sua estratégia, ao invés de perder tempo com uma tarefa tão repetitiva.

Outro exemplo comum é a automação da análise de documentos. Se um funcionário precisa olhar vários documentos para extrair uma informação e alimentar um sistema interno de cadastros, uma IA pode fazer isso por ele: automaticamente, ela lê os contratos, extrai as informações importantes como Nome, RG, CPF, e já faz o cadastro em um documento ou sistema da empresa. O mesmo já é aplicado em relatórios de prestação de contas, calculando as despesas com base nos comprovantes de gastos.

Esses são exemplos de tarefas burocráticas e operacionais que não agregam valor aos negócios e que, com a tecnologia, podem ser automatizadas. Assim, os colaboradores têm tempo para analisar os relatórios gerados e criar estratégias de forma mais embasada, para atender melhor o cliente, e até criar projetos inovadores que gerem muito mais valor.

2- Benefícios da Inteligência Artificial para prevenção de fraudes

Segundo a KPMG, as empresas perdem cerca de 5% do faturamento anual bruto com fraudes. A rotina de procurement é complexa e crítica para as organizações, principalmente em empresas médias e grandes.

Isso acontece porque as instituições precisam atender os requisitos legais e também os de governança corporativa, regras que têm como objetivo garantir transações de confiança, evitando riscos tributários, financeiros, fiscais e reputacionais, mas acabam tornando a área de compliance muito engessada e lenta.

Outro problema é que os documentos analisados na rotina de compliance possuem, na maior parte das vezes, dados não estruturados, ou seja, são dados que não possuem um padrão. Um estudo da Mckinsey mostrou que 80% dos dados com os quais as empresas lidam no dia a dia são desse tipo, o que torna sua análise mais complexa. Considerando que o ser humano tem um limite de aproximadamente 30 minutos de trabalho concentrado, a análise desses documentos se torna, além de lenta, passível de erros. 

Usando Inteligência Artifcial como antifraude, a tecnologia vai analisar essa massa enorme de documentos, garantindo que os fornecedores e parceiros estejam de acordo com as regras legais e de governança da empresa, com um processo de compliance muito mais rápido e seguro. O ser humano fica responsável pela palavra final no processo, para verificar o conjunto de informações levantadas pela AI e decidir qual é o risco da contratação de acordo com as regras da empresa.

3 – Cruzamento inteligente e monitoramento de informações  

Outro benefício da Inteligência Artificial para as empresas é que, além de fazer análises de dados mais rápidas do que os humanos, essas análises também podem ser mais precisas, completas e aprofundadas. 

Soluções de IA são capazes de cruzar informações de diferentes origens, e encontrar padrões que um humano não conseguiria. Por exemplo, na homologação de um fornecedor, uma IA é capaz de reconhecer se a empresa atual foi criada por sócios que antes tinham outras empresas que passaram por problemas jurídicos. Com o cruzamento de informações passadas e considerando o histórico dos envolvidos, a IA pode calcular o risco de cada transação.  

A solução da Neuralmind para homologação de fornecedores é um exemplo dos benefícios da Inteligência Artificial para as empresas construírem relações de confiança: além de fazer essa análise inicial dos parceiros, também monitora o nível de compliance dos fornecedores ao longo de todo o contrato, calculando diariamente o nível de risco com algoritmos preditivos, e enviando alertas quando a empresa precisa tomar alguma ação.

4 – Estímulo ao desenvolvimento dos colaboradores

Não apenas a Inteligência Artificial, como também a própria transformação digital alavancada pela pandemia, trazem novos desafios para as lideranças, que terão que rever a forma como se relacionam e estimulam desenvolvimento dos seus colaboradores. 

Com automatização de tarefas repetitivas, ao invés de exigir uma eficiência operacional dos profissionais, será mais importante ajudar essas pessoas a desenvolverem novas habilidades. Por exemplo, em vez de o atendente ter que preencher fichas dos clientes, poderá poder atuar de forma mais estratégica para oferecer uma experiência melhor, antecipar demandas e necessidades, fazer follow up, ou seja, focar naquilo que a máquina não pode fazer pelos humanos.

A Inteligência Artificial demanda uma nova postura das empresas, para valorizar a capacidade humana e desenvolver os talentos com foco no que é essencialmente humano: a criatividade, a resolução de problemas e a capacidade de inovação.

Negócios mais competitivos, relações com mais confiança

Com responsabilidade e transparência, a Inteligência Artificial é capaz de estimular relações de confiança entre empresas, parceiros e clientes, ajudando as pessoas a focar naquilo que apenas o ser humano faz, que é a interação humana. 

E se engana quem pensa que essa tecnologia avançada é acessível apenas para grandes empresas. O que muitas startups da área estão tentando mostrar é que, sim, a Inteligência rtificial pode ser aplicada por pequenas e médias empresas também, inclusive ajudando-as a poupar recursos e enfrentar crises. 

Muitas soluções de IA funcionam no modelo de “software as service”, ou SAS, em que a empresa paga apenas pelo volume que usa da plataforma. Assim, a Inteligência Artificial consegue ajudar todos os tipos de negócio a serem mais competitivos, mais seguros e a estarem menos expostos, independentemente do porte deles.

A Neuralmind, considerada uma das 10 melhores startups de Inteligência Artificial do Brasil, usa as técnicas mais avançadas em Inteligência Artificial para criar soluções que automatizam a análise de documentos e imagens, melhorando a produtividade da equipe e protegendo as empresas de riscos e fraudes. A nossa plataforma traz agilidade para empresas dos mais diversos segmentos: garantindo o compliance de fornecedores, avaliando situações de veículos e imóveis, realizando auditorias e até fazendo o acompanhamento automático de processos jurídicos. 

Qual é o benefício de aplicar a inteligência artificial IA ao trabalho?

O uso de sistemas de IA nas empresas contribui no aumento da eficiência e performance. Tarefas burocráticas e repetitivas podem ser automatizadas, deixando colaboradores livres para se concentrar em atividades mais criativas e focadas no core business. Isso estimula a inovação.

Quais as vantagens do uso da inteligência artificial?

Otimização de processos Outra vantagem da inteligência artificial, é a possibilidade de otimizar os processos e a eficiência para solucionar problemas. Uma vez que ocorrem situações como os problemas na empresa, gerencial ou operacional, a IA auxilia a resolvê-los de modo rápido ao levantar dados precisos.

Como a inteligência artificial influência no mercado de trabalho?

Como temos observado, a Inteligência Artificial já atende a objetivos práticos, como redução de custos e otimização de processos e tarefas considerados essencialmente repetitivos. Consequentemente, algumas profissões tendem à supressão.

Quais as vantagens da aplicação da inteligência artificial na educação?

O uso da inteligência artificial na educação pode ajudar a remover as fronteiras do conhecimento. Tornou o aprendizado mais fácil, pois um aluno pode estudar mesmo de qualquer lugar do mundo a qualquer momento. Além disso, também aprimora as habilidades dos alunos, como a Alfabetização Digital.