É normal a menstruação desregular depois de parar de tomar anticoncepcional?

Ficar com a menstruação desregulada após parar o anticoncepcional é normal, pois o organismo pode levar um tempo para se readaptar sem a influência da pílula, sendo necessário voltar à produção hormonal padrão. Para quem está habituada a ter ciclos regulares, o atraso menstrual ou a ausência do sangramento pode causar estranhamento, mas não é necessário se preocupar, pois, em poucos meses a produção hormonal tende a estabilizar. Conversamos com o ginecologista Alexandre Zabeu Rossi para entender porque isso acontece e em quanto tempo o ciclo menstrual voltará ao normal.

Menstruação desregulada após suspender o anticoncepcional

A pílula anticoncepcional é composta por hormônios que inibem a ovulação, alterando o funcionamento natural do ciclo menstrual. De acordo com doutor Alexandre, uma vez que a mulher para de fazer uso da medicação, o corpo demora um tempo para para regularizar seu seu eixo hormonal e, consequentemente, voltar a ovular. “Qualquer tipo de alteração menstrual pode ocorrer em até 4 meses pós parada de anticoncepcional hormonal, pois neste período, a mulher volta aos poucos a ter estímulo hormonal da hipófise sobre os ovários com restabelecimento da fertilidade”, explica. 

A hipófise é uma glândula localizada no cérebro que tem como função regular o trabalho dos ovários na produção e liberação dos óvulos. Como a menstruação está diretamente ligada à ovulação, qualquer mudança ou alteração no processo ovulatório acaba interferindo na descida do fluxo. 

Por isso, algumas mulheres podem ser surpreendidas por ciclos irregulares logo após interromper o uso da pílula anticoncepcional, mas a tendência é que ele normalize com o tempo: “Em média de 3 a 4 meses”, afirma o médico. Se a irregularidade menstrual persistir por mais tempo, a recomendação é procurar um ginecologista para checar se há outro fator desregulando o ciclo menstrual da paciente. 

Suspensão do anticoncepcional pode agravar sintomas da TPM

A pílula anticoncepcional, em especial a que é composta por progesterona e estrogênio, ajuda a melhorar os sintomas da TPM, a cólica menstrual, a acne e oleosidade da pele. Com a ausência do recurso, estes sintomas podem voltar a aparecer. 

O retorno da ovulação faz com que o endométrio se desenvolva normalmente. Assim, a parede interna do útero fica mais espessa e, como consequência, o fluxo menstrual volta a apresentar o volume anterior a pílula ou aumenta. O mesmo acontece com os efeitos da Tensão Pré-Menstrual causados pelas oscilações hormonais. Como a pílula mantém o nível hormonal constante, a interrupção da medicação faz com que os sintomas voltem a se manifestar dias antes da chegada da menstruação.

O anticoncepcional pode ser interrompido a qualquer momento 

Para mulheres que desejam parar o anticoncepcional, a interrupção pode ser feita em qualquer momento, mesmo que não tenha finalizado a cartela. Para quem usa a medicação como tratamento para problemas como endometriose, Síndrome do Ovário Policístico e cistos, o ideal é consultar o médico antes de parar o medicamento hormonal.  

Além da vontade própria, a pausa do anticoncepcional também pode ser feita por indicação médica. É o caso das mulheres que não se adaptam ao tipo de pílula utilizado ou sofrem com os efeitos colaterais, como aumento da retenção de líquido, enxaqueca, náuseas, baixa libido e risco de trombose. Por isso, fique sempre atenta a como seu corpo reage ao uso da pílula e só tome a medicação receitada pelo médico. Para quem acredita que dar uma pausa é bom para o organismo descansar, não existe essa necessidade. Aliás, interromper a medicação de tempos em tempos pode confundir o eixo hormonal e aumentar as chances de falhas e irregularidade menstrual nos próximos ciclos.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Alexandre Zabeu Rossi - Especialista em Ginecologia e Obstetrícia e Diretor da Clínica Rossi
CRM: 79963
http://www.alexandrezabeurossi.com.br/

É normal a menstruação desregulada depois de parar o anticoncepcional?

É normal que com a interrupção da pílula anticoncepcional a menstruação fique irregular. A situação pode ocorrer por até dez meses, normalizando após esse período.

Quanto tempo demora para regular a menstruação depois de parar o anticoncepcional?

Quando sua primeira menstruação virá após parar de tomar a pílula anticoncepcional? A maioria das mulheres terá seu primeiro período menstrual em torno de duas a quatro semanas depois caso suspenda o uso no meio de uma cartela. No entanto, isso pode variar de acordo com o seu ciclo mensal.

Quanto tempo dura o efeito do anticoncepcional depois que parar de tomar?

Essa é uma dúvida que muitas mulheres podem ter durante a vida, principalmente quando começam a considerar a ideia de engravidar. Aqui está sua resposta em poucas palavras: geralmente dentro de três meses as funções reprodutivas voltam ao normal.