É a temperatura em que a substância passa do estado líquido para o estado gasoso?

Licenciatura Plena em Química (Universidade de Cruz Alta, 2004)
Mestrado em Química Inorgânica (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)

Ouça este artigo:

Entende-se por ponto de fusão a temperatura em que uma substância passa do estado sólido passa o estado líquido, e por ponto de ebulição a temperatura em que uma substância líquida passa para o estado gasoso, à determinada pressão. Por exemplo, a água pura passa do estado sólido para o estado líquido, sob pressão de 1 atm, à temperatura de 0 ºC. Diz-se assim que o Ponto de Fusão da água pura é 0 ºC. Já essa água pura passa do estado líquido para o estado gasoso, sob a mesma pressão, à temperatura de 100 ºC. Diz-se assim que o Ponto de Ebulição da água pura é 100 ºC.

O ponto de fusão de uma substância, a uma determinada pressão, é um valor constante, fator característico de uma substância pura, e por isso a sua determinação constitui um dos métodos pelo qual pode-se calcular o grau de pureza desta substância. Com isto, se ao determinamos o ponto de fusão de uma substância que pensamos ser pura e durante a sua fusão existirem variações de temperatura superiores a 1oC, essa substância não pode ser considerada uma substância pura.

Já o ponto de ebulição não tem a mesma importância para a caracterização ou como critério de pureza de uma substância, mas tal como no ponto de fusão quando se determina o ponto de ebulição de uma substância pura não é admissível que surjam variações na temperatura superiores a 1oC, caso ocorra, teremos então uma mistura.

Como pode-se observar na Figura 1, as temperaturas nas quais os elementos entram em fusão são, também, funções periódicas de seus números atômicos, ou seja, variam periodicamente a medida em que este número atômico aumenta.

É a temperatura em que a substância passa do estado líquido para o estado gasoso?

Figura 1 1. Pontos de fusão dos elementos (1)

Percebe-se nas famílias da tabela periódica um aumento nos pontos de fusão e ebulição de cima para baixo, exceto nas famílias 1A e 2A, que é de baixo para cima. Nos períodos, esse aumento se dá das laterais para o centro, o que pode ser visto na Figura 2.

É a temperatura em que a substância passa do estado líquido para o estado gasoso?

Figura 2. Variação dos pontos de fusão ebulição nas famílias e períodos na tabela periódica.

Pode-se notar na Figura 2 um destaque dado aos elementos tungstênio(W) e carbono(C). Isto se deve ao fato de “o elemento metálico de maior ponto de fusão ser o tungstênio, cujo valor é 3.410 ºC. O carbono, pela sua posição, deveria ter ponto de fusão baixo, entretanto, a variedade grafite, que é uma estrutura com átomos encadeados e fortemente ligados, apresenta ponto de fusão bastante alto, de 3.727 ºC”2.

Referências:
1. RUSSELL, John B.; Química Geral vol.1, São Paulo: Pearson Education do Brasil, Makron Books, 1994.
2. SARDELLA, Antônio; MATEUS, Edegar; Curso de Química: química geral, Ed. Ática, São Paulo/SP – 1995.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/fisico-quimica/pontos-de-fusao-e-ebulicao/

  • Temperatura e energia térmica - As escalas termométricas

Estado sólido

Uma substância no estado sólido possui seus grupamentos atômicos ligados. A ligação entre eles é muito forte e dificulta sua movimentação. Assim, esses grupamentos atômicos possuem apenas uma pequena vibração em torno de uma posição de equilíbrio.

Na fase sólida - é essa a forma de nos referirmos ao estado sólido -, a força de atração entre os grupamentos atômicos não só é grande, como também a distância entre eles é pequeníssima. Portanto, os grupamentos atômicos apenas vibram, como já se disse.

Ao receber energia térmica, um corpo no estado sólido sofre um aumento da temperatura. Seus grupamentos atômicos, então, passam a vibrar com maior intensidade. Esse aumento da vibração dos grupamentos atômicos ocorre até uma determinada temperatura, de acordo com a característica de cada substância.

Nessa temperatura, a energia de vibração dos grupamentos atômicos é tanta que as ligações entre eles começa a ser rompida. Então, pára o aumento da temperatura e o sólido entra em fusão, ou melhor, muda de estado físico, passando para a fase líquida.

Estado líquido

No estado líquido, os grupamentos atômicos de uma substância possuem pouco movimento, que é constante e desordenado. A força de atração entre eles é mediana e a distância é muito pequena.

Quando fornecemos energia térmica a um líquido, ocorre um aumento da temperatura, pois seus grupamentos atômicos passam a se movimentar cada vez, com maior intensidade. Da mesma maneira que nos sólidos, esse aumento da velocidade dos grupamentos atômicos ocorre até uma determinada temperatura, a qual é característica de cada substância. Nessa temperatura, a força de ligações entre eles passa de mediana a fraca.

Nesse momento ocorre a ebulição, uma rápida formação de vapor. Durante a mudança de estado físico, não ocorre aumento na temperatura, pois a energia está sendo utilizada para que os grupamentos atômicos desprendam-se uns dos outros e, assim, a substância passe para o estado gasoso.

Estado gasoso

Na fase gasosa, os grupamentos atômicos se movimentam com muita velocidade, a força de atração entre eles é fraca e a distância muito grande. Com o ganho de energia térmica a substância no estado gasoso tem sua temperatura aumentada. Seus grupamentos atômicos se movimentam com velocidade cada vez maior. Sendo assim, uma substância no estado gasoso não tem forma nem volume constante (definido). Ocupa o espaço que encontrar, pois os grupamentos atômicos movimentam-se livremente em todas as direções.

Na fase sólida as substâncias possuem forma e volume constante. Já na fase líquida as substâncias possuem volume constante, mas tomam a forma do recipiente que ocupam.

Nomenclatura

Ganho ou perda de energia térmica por um corpo modifica somente a quantidade de energia de movimento dos grupamentos atômicos. Podemos classificar esses fenômenos como fenômenos físicos. A transformação energética ocorrida nesses corpos possibilita as mudanças de estado físico das substâncias que o compõem. Na fase gasosa nem volume nem a forma são constantes para uma substância.

Essas transformações recebem nomes especiais:

  • A passagem do estado sólido para o estado líquido, que ocorre com o ganho de energia térmica, recebe o nome de fusão.
  • A passagem do estado líquido para o estado gasoso, que acontece com o ganho de energia térmica, recebe o nome de ebulição.
  • A passagem direta do estado sólido para o estado gasoso, que decorre do ganho rápido de grande quantidade de energia térmica, recebe o nome de sublimação.
  • A passagem do estado líquido para o estado sólido, que sucede com a perda de energia térmica, recebe o nome de solidificação.
  • A passagem do estado gasoso para o estado líquido, que ocorre com a perda de energia térmica, recebe o nome de condensação.
  • A passagem direta do estado gasoso para o estado sólido, a qual ocorre com a perda rápida de grande quantidade de energia térmica, recebe o nome de ressublimação.

Como se chama a passagem do estado líquido para o gasoso?

A vaporização corresponde à mudança de estado físico do líquido para o gasoso, e a condensação é o processo inverso, ou seja, do gasoso para o líquido.

Qual a transformação do estado líquido para o gasoso em temperatura ambiente?

Vaporização. Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento. Se for realizada lentamente chama-se evaporação, se for realizada com aquecimento rápido chama-se ebulição.

Como ocorre a passagem do estado líquido para o gasoso?

Vaporização: ocorre quando uma substância no estado líquido é aquecida. A energia recebida causa aumento na agitação molecular e as moléculas separam-se umas das outras, passando para o estado gasoso. Condensação: passagem do estado gasoso para o líquido.