Diferença entre sanca e teto rebaixado

Diferença entre sanca e teto rebaixado

Forro: esse tipo de acabamento é uma cobertura de gesso que costuma ser rebaixada e com uma pequena distância da parede.

Sanca: o acabamento de mesmo material costuma ser mais trabalho e cria uma decoração no teto sem a necessidade de rebaixamento.

Tipos de SANCAS DE GESSO:

  1. ABERTA:

Aberto na parte central, e pode ganhar iluminação interna para criar um ponto de luz indireta e deixar o ambiente mais aconchegante.

Diferença entre sanca e teto rebaixado

2. FECHADA:

Este tipo de acabamento não tem aberturas e por isso a iluminação costuma ser embutida através de sposts que são instalados na moldura.

Diferença entre sanca e teto rebaixado

3. INVERTIDA:

O próprio nome já dá uma pista de como é este tipo de acabamento. O gesso é trabalhado como a versão aberta, mas ao invés de ter a iluminação no centro, a abertura é direcionada para as paredes, de modo a dar destaque a uma superfície vertical

Diferença entre sanca e teto rebaixado

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado do nosso post!! 🙂 🙂

Estamos aqui todos os dias com dicas de decoração, curta, compartilhe e comente!! Sua opinião é importante para nós!! 🙂

E se tiverem sugestões deixe nos comentários!! ❤

Fonte: casa e construção

Fotos: divulgação/ retiradas da internet


Diferença entre sanca e teto rebaixado

Na hora de decorar muitas dúvidas costumam surgir como: usar sanca ou forro de gesso? A pergunta muito comum sempre vai receber a resposta: depende. De acordo com a designer de interiores do Ateliê Revestimentos, Marcia Zelioli, as duas opções estão em alta, tudo vai depender do ambiente. “O forro de gesso usado para rebaixar o teto é o mais utilizado atualmente, mas se o pé direito não for muito alto a sanca é a melhor alternativa para ter uma iluminação diferenciada ou apenas decorar ”, explica.

Segundo a designer, para ter um pé direito confortável (distância entre o teto e o piso) a altura mínima é 2,50 cm. Para embutir a iluminação nas placas de gesso ao fazer o rebaixamento do teto, é preciso, no mínimo, 12 cm. “O rebaixamento do teto com forro de gesso permite trabalhar melhor com a iluminação e até esconder a tubulação. O acabamento com tabica, que deixa um vão entre o teto e a parede, é o mais utilizado”, destaca Marcia.

Quando o pé direito não é alto o suficiente para rebaixar, a solução são as sancas aplicadas entre o forro e a parede. “Existem diversas opções, porém a tendência é apostar num visual clean, de linhas retas. O resultado é um ambiente mais sofisticado”, diz Marcia.

Tanto o rebaixamento com forro de gesso quanto as sancas são feitos do mesmo material: gesso e perfis de aço. A aplicação de ambos os acabamentos costuma ser rápida e prática, com investimento acessível.

[+] Informações sobre o Ateliê Revestimentos
O Ateliê Revestimentos é referência em produtos de alto padrão para arquitetura de interiores. Com lojas em Campinas, Presidente Prudente e Bauru oferece um mix de materiais diferenciados e exclusivos para obras dos mais variados estilos.

As lojas contam com enorme gama de pisos laminados e vinílicos, cortinas, persianas, papéis de parede, carpetes, tapetes, forros, rodapés, drywall e soluções acústicas. A equipe de profissionais especializados está disponível para atender engenheiros, arquitetos, decoradores e o consumidor final é garantia de soluções inovadoras.

Qual a diferença de sanca e rebaixamento de teto?

O forro de gesso, também chamado de “rebaixamento” fica localizado a alguns centímetros da laje e da parede, como que “substituindo” o teto, e criando a sensação de que este está flutuando. As sancas, por sua vez, deixam o teto visível, e se utilizam dele como superfícies refletoras, que auxiliam na iluminação.

O que é um teto rebaixado?

O rebaixamento de teto é uma técnica para reduzir a altura entre teto e chão de um espaço. Nela, são instalados materiais no teto com o objetivo de valorizar o espaço e contribuir para o restante da decoração.

O que é sanca rebaixada?

É quando rebaixamos o forro apenas na parte da sanca (no encontro da parede com o teto) e não em toda área do teto. Nessa opção, o ponto de luz central continua na laje e, muitas vezes, na sanca fechada são distribuídos outros circuitos de luz com spots que valorizam as paredes com uma iluminação direcionável.

Como chama o teto rebaixado?

O rebaixamento de gesso tornou-se cada vez mais presente na decoração das casas. Mas, em primeiro lugar, o que é o rebaixamento de gesso? O rebaixamento de gesso, como o nome já diz, é uma forma de reduzir a altura do teto ao chão de um ambiente ou de uma casa.