Diferença banana prata e maça

Você sabia que nem todas as bananas são iguais?

Diferença banana prata e maça

Banana prata: Apresenta maior durabilidade, pode ser consumida até quatro dias após madura. Sua polpa é consistente e pouco doce, por isso, é consumida frita ou como bananada, além de ser saboreada in natura ou em vitaminas. Essa variedade de banana é rica em vitamina C e potássio (teor menor que a nanica).

Banana nanica: Chamada também de banana-d’água, seu nome é devido ao porte pequeno da bananeira que a produz. Como apresenta ação ligeiramente laxante, não prende o intestino como as demais bananas. É fonte de magnésio e potássio.

Banana maçã: Como prende o intestino, não é recomendada para pessoas com prisão de ventre. Essa variedade é perfeita para preparar doces e salada de frutas, pois não escurece (oxida) com facilidade. De todas as outras, é a que apresenta mais teor de proteínas. Além disso, apresenta fósforo e manganês.

Banana ouro: A banana-ouro é a menor dentre as demais, com cerca de 40 gramas e 45 Kcal. Como apresenta polpa bem doce e aromática, é consumida preferencialmente in natura. Além disso, essa variedade de banana é rica em magnésio.

Banana da terra: É a maior dentre as demais bananas, com tamanho de 26 centímetros de comprimento e peso de até 500 gramas. Rica em vitaminas A e C, é perfeita para ser cozida ou frita. Outra vitamina importante, presente nesta variedade de banana, é a vitamina B1, importante para tratar e prevenir doenças como a beribéri.

Diferença banana prata e maça

PUBLICIDADE

Sabor de Casa

Saiba qual tipo é melhor para usar em receitas e propriedades nutricionais.

Diferença banana prata e maça
iStock

Publicado em: 02/01/2021 Última atualização: 04/01/2022

Rica em variedades e nutrientes, a banana é uma fruta que faz parte da alimentação de muitos brasileiros. Amplamente cultivada no país, ela é saborosa pura, em doces, na farofa… Mas apesar do gosto parecido, há diversos tipos de banana, com diferentes valores calóricos. E, dependendo da receita, vale a pena apostar em um tipo específico para potencializar o seu sabor.

Leia mais: benefícios da banana: conheça as propriedades dessa fruta

Se o consumo de banana faz parte da sua rotina, saiba que a fruta ajuda muito a saúde. Além de saciar a fome, devido a presença de grande quantidade de fibras, ela ainda auxilia no controle da pressão arterial, estimula a sensação de bem-estar, ajudando na produção de serotonina, diminui câimbras e dá mais energia.

A seguir, conheça os tipos de banana mais consumidos no Brasil, suas principais características, valores nutricionais e aprenda receitas práticas para fazer com cada uma delas.

Tipos de banana: conheça as principais

Banana-da-terra

Diferença banana prata e maça
A banana-da-terra é mais dura do que as demais e deve ser consumida cozida. (banana da terra Luis Echeverri Urrea/iStock)

A banana-da-terra é um pouco mais consistente e nutricionistas recomendam que ela seja consumida cozida. Este tipo de banana auxilia no equilíbrio intestinal, possui ação antioxidante e altos teores de potássio, vitaminas do complexo B e vitamina C, que também ajudam a aumentar a energia. Ela tem 122 calorias para cada 100 gramas.

Se consumida crua, a fruta pode ter uma digestão complicada. Por isso, opte por usá-la em receitas. Chips, assada com pitadas de canela, na farofa, assada com queijo, em tortas e até mesmo em nhoque são opções super saborosas!

Banana nanica

Diferente do que muita gente pensa, a banana nanica não é pequena. Ela possui de 15 a 24 centímetros, mas tem esse nome porque a bananeira, originária da Ásia, é de baixa estatura.

Diferença banana prata e maça
Banana nanica também fica super saborosa com mel e granola. (katia muniz/iStock)

Uma fruta do tamanho médio tem cerca de 90 kcal e esse tipo de banana é recomendado, principalmente, para pessoas que praticam exercícios, devido a sua grande quantidade de potássio, que ajuda a prevenir câimbras. Além disso, é um alimento ótimo para quem precisa reduzir a pressão.

Leia mais: 5 formas simples de reduzir a pressão arterial

Ela melhora problemas de constipação, acalma o estômago e o sistema nervoso. Também combate anemia e a insônia e pode ser consumida verde para reduzir o colesterol. Conhecida como banana d’água, a banana nanica fica ainda mais saborosa em bolos, cuca e doces.

Banana prata

A banana prata é uma grande aliada de quem tenta seguir uma alimentação com menos calorias ou quer emagrecer. Ela tem apenas 89 Kcal por 100 gramas e é rica em potássio, mineral de grande importância para a saúde.

Diferença banana prata e maça
A banana prata é um dos tipos de banana mais consumidos pelos brasileiros. (cobanyildizifilm/iStock)

Assim, ela pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar a saúde mental, dores de cabeça, estresse e ansiedade, e ainda pode ajudar no ganho de massa muscular.

Uma das mais comuns no Brasil, a banana prata fica ótima amassada com aveia e mel, mas também em bananada, bolos e farofa.

Banana maçã

A banana maçã é pequena, mas tem um enorme potencial. Ela conta com grandes quantidades de vitaminas B e C e ajuda a combater problemas estomacais, inflamações no fígado e nos rins, gota e até tuberculose. Além disso, esse tipo de banana neutraliza a concentração de ácidos no organismo e regulariza o sistema nervoso.

Diferença banana prata e maça
A banana maçã é pouco calórica e pode ajudar quem quer perder peso. (Yusuke Ide/iStock)

A banana maçã é pouco calórica e recomendada para quem está de dieta, contendo apenas 87 Kcal para cada 100 gramas da fruta. Um bolo fit com ela acompanhado de um suquinho vai fazer sucesso no seu lanche.

Banana ouro

A banana ouro é conhecida por ser a menor entre todos os tipos da fruta e uma das mais doces também. Cada porção tem cerca de 112 Kcal, mas ela possui baixos índices de gordura e sódio, além de ser uma rica fonte de potássio, ferro, vitamina C, proteínas e carboidratos.

Diferença banana prata e maça
A banana ouro é recomendada para bebês e pode ajudá-los no desenvolvimento dos músculos, entre outros benefícios (AlessandraRC/iStock)

A banana ouro auxilia muito no crescimento dos bebês, atuando no desenvolvimento muscular, prevenção da anemia e da prisão de ventre. Por ser bem adocicada, este tipo de banana é ideal justamente para fazer doces, entre eles, banana flambada com sorvete.

Diferença banana prata e maça
Diferença banana prata e maça
Diferença banana prata e maça

Qual a diferença entre banana prata e banana maçã?

Se for para fornecer mais energia e potássio ao mesmo tempo, é a da terra. Se for para ter apenas mais potássio é a nanica. E se for a menos calórica são as do tipo prata ou maçã", revela a nutricionista Adriana Ávila.

Qual a diferença da banana maçã?

A banana-maçã tem menor teor calórico, com cada unidade de aproximadamente 55 gramas contendo 47,8 Kcal. Esse tipo é muito indicado para a preparação de doces ou para ser consumida em salada de frutas, já que ela demora a ficar marrom. "É a campeã de proteínas e fibra em comparação as demais.

O que é mais saudável maçã ou banana?

Maçã está entre as frutas mais saudáveis Quando se trata de ranking lanches saudáveis, a maçã está bem posicionada. Ela é abundante em vitaminas, tem uma vida útil muito longa em comparação com outras frutas, é fácil de carregar e, principalmente, deliciosa.

Porque a banana prata é melhor?

Entre as preferidas pelos brasileiros, a prata traz vários benefícios à saúde, como possuir menos calorias que os demais tipos de banana (cada 100 gramas tem 89 Kcal, enquanto as outras bananas possuem entre 98 Kcal e 115 calorias), além de ser rica em potássio, cerca de 358 mg por unidade.