Dicas sustentáveis para o dia a dia

Economizar energia, reutilizar materiais, reaproveitar a água da máquina de lavar roupa e até da chuva. Pequenas atitudes que podem trazer grandes diferenças para o planeta. Esses são alguns dos objetivos do projeto Escola Sustentável, do Centro Educacional Marista São José (SC), que atende gratuitamente crianças e adolescentes de 6 aos 17 anos no bairro Serraria.

A ideia é conscientizar por meio de ações pedagógicas em sala de aula. “A educação tem a missão de conscientizar crianças e jovens, pois trabalhar a sustentabilidade vai muito além das questões ambientais, é ensinar as práticas diárias que auxiliam na preservação, na utilização dos recursos e até na diminuição dos custos”, explica Marilene Vieira, uma das responsáveis do projeto da unidade. Com a educação ambiental como um dos pilares, o Centro se tornou um ponto de referência de coletas de tampinhas, lacres de alumínio, óleos e gorduras – ações que colocam em prática o conhecimento dos alunos sobre sustentabilidade.

Práticas sustentáveis

O incentivo também vem dos projetos especiais criados por professores e colaboradores, como é o caso de Gentil Fernandes Vieira, de 65 anos, responsável pela manutenção da escola. Ele trabalha há 19 anos no Centro, onde criou um sistema de captação de água de chuva com calhas que reduziu o consumo de água e hoje é utilizado para a limpeza do Centro. “Eu sempre tive essa ideia, porque a água da chuva cai da calha e vai embora, então aprovaram a iniciativa na hora. É muito importante para o ecossistema reaproveitar algo que está indo fora”, observa.

O exemplo de Vieira despertou a curiosidade das crianças e até dos moradores da região. “Muitos pais me procuraram para saber como fazer isso em casa, pois a água sai limpa e pode ser totalmente utilizada para limpeza, além de ajudar o meio ambiente e reduzir custos”, comenta. Mas ele não quer parar por aí: agora pretende ampliar ainda mais o sistema e contribuir para as futuras gerações.

Além da participação de Vieira, os alunos aprendem em sala de aula práticas sustentáveis que podem ser utilizadas no dia a dia. Confira cinco dicas.

Separação do lixo orgânico e reciclável

Uma atitude que parece simples pode ser inserida na rotina: conservar os materiais que podem ser reciclados. Uma boa dica é separar em sacolas o lixo que for orgânico, papel, metal, plástico e vidro, caso você não tenha espaço para lixeiras. “Se você mora em prédio ou condomínio pode deixar alguns cartazes de conscientização, propagando ainda mais as boas ações”, sugere Marilene Vieira.

Reaproveitamento da água

A reutilização da água promove muitos benefícios ao planeta. Da máquina de lavar roupas, por exemplo, a água despejada pode ser utilizada para a limpeza de calçadas, gerando economia e preservação do meio ambiente.

Utilização do alimento

Aquela fruta que fica na geladeira pode ser levada ao congelador e depois usada para fazer shakes e smothies. Os restos de vegetais como cebola, batata e cenoura podem ser utilizados para caldos. As cascas de frutas, como banana, podem se transformar em um esfoliante natural para a pele. Uma maneira de aproveitar o alimento de maneira integral e ainda conservar o meio ambiente.

Reutilização de roupas

A reutilização de roupas representa menos recursos naturais extraídos e processados, que diminui os processos de poluição. Isso significa que a redução do consumo impacta diretamente a natureza. Uma ideia é customizar as peças de roupas, reutilizar e até doar para bazares e instituições que necessitam.

Separação do óleo de cozinha

A destinação correta do óleo de cozinha evita a poluição do meio ambiente. O indicado é guardar o óleo em uma garrafa PET e não jogar nos ralos e pias. Procure os postos de coleta da sua região, pois os óleos podem ser reciclados e até reutilizados para fazer materiais diversos, como o sabão.

Siga nossa fanpage no Facebook e saiba mais sobre sustentabilidade

Atitudes sustentáveis não são mais consideradas um grande diferencial para quem as aplica. Há tempo, já são consideradas uma necessidade, uma questão de responsabilidade social.

Para indústrias e empresas, por exemplo, existe uma série de legislações que foram implementadas a fim de evitar colapsos ambientais.

Em âmbito internacional, existem diversas organizações e eventos que reúnem líderes mundiais com o propósito de discutir sobre questões ambientais, como emissões de gás carbônico e poluentes no planeta Terra – assunto que é levado bastante a sério devido à sua gravidade.

Muitas pessoas já compreenderam que algumas atitudes sustentáveis, por mais simples que sejam, fazem grande diferença para que o planeta Terra não entre em colapso. Afinal, o aquecimento global está, cada vez mais, provocando sérios danos ao redor do mundo.

E caso você ainda não saiba, cuidar do planeta através de atitudes sustentáveis não é nem um pouco difícil. Além de ser bastante simples, essas atitudes ainda proporcionam uma incrível sensação de prazer, pois você saberá que estará fazendo a sua parte para um mundo melhor.

Siga a leitura para conferir algumas atitudes sustentáveis que você pode aplicar no seu dia a dia.

Primeiramente, você deve entender que essas atitudes são muito mais uma questão de hábito do que ações para serem realizadas de vez em quando. A reeducação é o que leva à real transformação.

1 – Separe o lixo corretamente

Na sua casa, tenha uma lixeira menor para os resíduos orgânicos (restos de comida, cascas de ovos, papéis usados e sacos de chá, por exemplo) e outra maior para lixos secos (caixas de papelão, plásticos, garrafas pet e latas de refrigerante, por exemplo). 

É importante que no lixo seco não fiquem resíduos de comidas. Essa simples atitude de separação correta do lixo ajuda muito as empresas responsáveis pela reciclagem de materiais. Faça a sua parte!

2 – Economize luz

Essa é fácil! Deixe as luzes ligadas apenas quando necessário, quando você estiver no ambiente. Na hora de comprar as lâmpadas, prefira sempre as de LED e evite ao máximo as incandescentes.

Além disso, você pode tirar da tomada os aparelhos elétricos que não estão sendo utilizados no momento, como cafeteiras, torradeiras, até mesmo a televisão e o computador. Na hora de comprar os eletrodomésticos, escolha os que apresentam melhores índices de eficiência, pois eles economizam bastante energia a longo prazo. 

Adquirindo esses simples hábitos, além de ajudar o planeta, você ainda economiza nas contas mensais de luz.

3 – Economize água

Para economizar água, você pode começar a prestar mais atenção no tempo dos banhos, na água que corre das pias do banheiro ou da cozinha sem necessidade (na hora de escovar os dentes, lavar o rosto ou a louça, por exemplo) e na quantidade de água que a sua descarga necessita para fazer o seu trabalho. 

Você sabia que existe um sistema que proporciona economia de mais de 50% de água da descarga? Conheça o Banheiro de Meio Litro, um sanitário que usa, literalmente, apenas 500ml de água na descarga! Uma solução altamente ecológica e sustentável para você implementar na sua casa, apartamento ou escritório.

4 – Evite o desperdício de alimentos

O desperdício de alimentos é uma das principais origens dos danos ambientais. Você sabe quanto custa, em termos de tempo, dinheiro e energia para que os alimentos cheguem até a sua casa? 

Se pudéssemos visualizar esses números, ninguém mais teria coragem de jogar alimentos fora. A solução para isso é: compre apenas o que você realmente vai consumir, cuide o prazo de validade dos alimentos e evite ao máximo o desperdício.

5 – Prefira alimentos orgânicos

A produção dos alimentos orgânicos respeita muito mais o ciclo de vida do meio ambiente e dos animais, além de evitar a contaminação do solo, da água e das vegetações com agrotóxicos e produtos químicos. 

Ao comprar diretamente com os produtores locais da sua cidade ou região, você ainda gasta menos dinheiro e contribui para a economia local.

Dicas sustentáveis para o dia a dia
Ter uma horta em casa para cultivar alimentos orgânicos é uma excelente atitude sustentável.

6 – Consuma menos carne

Você sabia que a produção de carne é responsável pelo uso de incontáveis litros de água e pela emissão de muitos gases poluentes, acelerando radicalmente os efeitos do aquecimento global? 

Ao manter uma dieta equilibrada, ingerindo outros alimentos que são ótimas fontes de proteínas como feijão, castanhas, sementes e vegetais como espinafre, couve e brócolis, por exemplo, e reduzindo o consumo de carne e outros alimentos de origem animal, você estará contribuindo para a redução de impactos ambientais.

7 – Aprenda a reutilizar

Embalagens, potes de vidro, escovas de dentes, sacolas, etc. Inúmeros itens do nosso dia a dia, que normalmente são jogados fora, podem facilmente ser reaproveitados, ou até mesmo doados, para que sejam utilizados para fins diversos. 

Caixas de leite ou de suco, por exemplo, podem servir como isolante térmico para casas de madeira, sem forração interna, cujos moradores sofrem nos dias mais frios. 

Se, ao invés de você jogar caixas de leite ou de suco fora, você separá-las e doá-las para instituições que fazem o destino correto desses materiais, você estará praticando uma atitude sustentável e fazendo uma grande diferença na vida de muitas pessoas.

8 – Reduza o consumo de plástico

Não é novidade que o plástico é um dos maiores vilões do meio ambiente. 

Além do plástico levar mais de 400 anos para se decompor, anualmente, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico são descartadas nos oceanos do nosso planeta, causando a morte de mais de 100 mil animais marinhos a cada ano. 

Estudos indicam que, se continuarmos nesse ritmo, em 2050 teremos mais plástico do que peixes nos oceanos. Ao reduzir o consumo de sacolas plásticas, garrafas, canudos, copos e talheres de plástico, você estará contribuindo para um planeta mais limpo.

9 – Consuma de forma consciente 

O consumo consciente consiste em comprar e consumir apenas o que é realmente necessário. 

Ao consumir alimentos, luz, água, gasolina, roupas e diversos outros bens materiais de forma consciente, você estará cooperando com o uso racional dos recursos naturais, minimizando o desperdício, a poluição e os impactos negativos no meio ambiente. 

É possível suprirmos as nossas necessidades sem causar maiores danos ao nosso planeta.

10 – Reutilize água da chuva

A água da chuva pode ser aproveitada de diversas formas. Rega de jardins e plantas, lavagem de carros e calçadas, combate a incêndios e na descarga de vasos sanitários, por exemplo. 

Aproveitando esse recurso natural, além de economizarmos nas contas mensais, contribuímos para evitar a escassez de água, que atinge diversas regiões do Brasil. 

Uma das melhores formas de reaproveitar a água da chuva é com a implementação de Telhados Verdes nos projetos de construção, especialmente com o Sistema Azul e Verde, que é uma inovadora e sustentável bacia de detenção e amortecimento pluvial.

Agora que você compreendeu a importância de incluir atitudes sustentáveis no seu dia a dia, que tal começar a colocar em prática ainda hoje?

Aproveite e leia o artigo que publicamos recentemente sobre como aplicar sustentabilidade na arquitetura escolar infantil.

A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico, Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável.

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!