Quantas vezes Nossa Senhora de Fátima apareceu para os pastorinhos?

Quantas vezes Nossa Senhora de Fátima apareceu para os pastorinhos?

As Aparições de Fátima

Outros

Todos os dias 13, dos meses de maio a outubro , o Santuário de Fátima recebe milhares de peregrinos e turistas para celebrar as datas das aparições de Nossa Senhora aos três videntes e para visitar todos os locais relacionados com este culto.

Para além do Santuário, construído onde se verificou a primeira aparição, existe uma Via Sacra em Aljustrel, a cerca de 2 quilómetros, que percorre os locais onde Lúcia de Jesus (10 anos) e seus primos Francisco e Jacinta Marto (9 e 7 anos respetivamente ) viram o Anjo e Nossa Senhora.

Em 1916, entre abril e outubro , o Anjo apareceu por 3 vezes às crianças convidando-os à oração e à penitência.
A 13 de maio de 1917, quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria e depois de rezarem o terço por volta do meio-dia, de repente viram uma luz e uma «Senhora mais brilhante que o Sol» em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições).
A Senhora disse aos três pastorinhos que deviam rezar muito e convidou-os a voltarem à Cova da Iria durante os cinco meses seguintes, sempre no dia 13 e àquela hora.
As crianças assim fizeram e nos dias 13 de junho , julho , setembro e outubro , a Senhora voltou a aparecer e a falar-lhes.
A 19 de agosto , a aparição deu-se no sítio dos Valinhos, a uns 500 metros do lugar de Aljustrel, pois no dia 13 as crianças tinham sido levadas pelo Administrador do Concelho para Vila Nova de Ourém.

Na última aparição, a 13 de outubro , perante cerca de 70.000 pessoas, a Senhora disse-lhes que era a «Senhora do Rosário» e pediu que fizessem ali uma capela em Sua honra.
Depois da aparição, todos os presentes observaram o milagre: o Sol, assemelhando-se a um disco de prata, podia fitar-se sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se na terra.

Posteriormente, Lúcia (convertida a religiosa de Santa Doroteia) teve ainda três visões de Nossa Senhora em Espanha (a 10 de dezembro de 1925, a 15 de fevereiro de 1926 e na noite de 13/14 de junho de 1929), pedindo a devoção dos cinco primeiros sábados e a Consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria. Este último pedido fazia parte do chamado «Segredo de Fátima» - um conjunto de revelações que Lúcia terá escrito para dar conhecimento ao Papa Pio XII.

A 13 de outubro de 1930, o Bispo de Leiria declarou dignas de crédito as aparições e autorizou oficialmente o culto de Nossa Senhora de Fátima, pela provisão «A Divina Providência».

A 13 de maio de 2000, o papa João Paulo II beatificou, em Fátima, os videntes Francisco e Jacinta Marto.


  • Horários
  • Outras Informações

postado em 25/04/2019 10:00 / atualizado em 19/10/2020 15:24

Quantas vezes Nossa Senhora de Fátima apareceu para os pastorinhos?

Era o ano de 1917, na cidade de Fátima, Francisco e Jacinta Marto eram irmãos e primos de Lúcia de Jesus. Os três pastorinhos, crianças de 7 e 10 anos de idade, contaram à sua comunidade terem visto Nossa Senhora  seis vezes, no período de 13 de maio a 13 de outubro. A santa pedia que rezassem o terço e fizessem penitências.

Na sexta e última aparição aos meninos, em 13 de outubro de 1917, ocorreu o milagre de Nossa Senhora, nomeado “milagre do Sol”. Estima-se que 50 mil pessoas estavam presentes, prontos a presenciar a aparição na Cova da Iria. Alguns afirmaram ter visto o sol em formato de disco que girava no céu, acompanhado de luzes multicoloridas. Lúcia contou que viu a Sagrada Família, São José, o menino Jesus e Nossa Senhora, abençoar  o mundo.

Quantas vezes Nossa Senhora de Fátima apareceu para os pastorinhos?

Dois anos depois, Jacinta e Francisco morreram vítimas da gripe espanhola, e Lúcia se tornou freira. Além dos milagres, a presença da santa foi marcada por declarações que serviram como um alerta à população. Lúcia escreveu, em livros, os três segredos que Nossa Senhora havia lhes contado, como o fim da Primeira Guerra Mundial e o início da Segunda Guerra Mundial e a ascensão e queda do comunismo soviético.

Programe-se

Visite
» O centenário da construção da Capelinha das Aparições é marcado por uma exposição temporária, composta por nove núcleos sobre todos estes anos de manifestações religiosas, no Museu do Santuário. A intenção é contar a história aos fiéis com réplicas e destacar os valores católicos em pinturas como a Assunção da Virgem Maria.
» Na pequena igreja é possível participar de visitas guiadas gratuitas, às 11h30 e às 15h30. Visitas temáticas entram na programação na primeira quarta-feira dos meses de maio e outubro.
» Local: Museu do Santuário, Fátima, Portugal
» Data: até 15 de outubro
» Horário: 9h e 18h

Atividades do Santuário em maio

Domingo III da Páscoa - 5/5/2019
» Concerto do Santuário
» Ciclo de Órgão - Concerto III. Wayne Marshall

Domingo IV da Páscoa - 12/5/2019
» Peregrinação Internacional Aniversária

Segunda-feira - 13/5/2019
» Nossa Senhora de Fátima
» 2.º aniversário da canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto
» Memorial Mariano no Carrilhão do Santuário

Sábado - 18/5/2019
» Missa Votiva dos Santos Francisco e Jacinta Marto

Domingo - 19/5/2019
» V da Páscoa

Sábado - 25/5/2019
» Missa Votiva da Virgem Maria, Fonte da Luz e da Vida

Como chegar
» A cidade, que tem nome de origem árabe, vindo de uma das filhas do profeta Maomé, é facilmente acessível de Lisboa ou Porto. De carro, a principal estrada que liga as duas cidades é a rodovia A1. Também há saídas de ônibus, com tíquetes que podem custar R$ 184 ida e volta.

Onde ficar

Hotel Santa Isabel

Quantas vezes Nossa Senhora de Fátima apareceu para os pastorinhos?

  • Além de ter uma vista privilegiada, com distância de 50 metros do Santuário de Fátima, o hotel é equipado para quem precisa de conforto e comodidade, com facilidades para os visitantes idosos. 
  • Rua São José, nº 1,2495-434
  • www.hotelsantaisabel.pt/index.php/

Hotel Avenida de Fátima

Quantas vezes Nossa Senhora de Fátima apareceu para os pastorinhos?

  • A distância do hotel até o Santuário é de 100 metros. Ele fica na principal avenida da cidade. Aproveite para se refrescar e conhecer as praias de Nazaré, famosas pelas grandes ondas que atrem turistas de todo o mundo, que ficam a menos de 1 hora de carro.
  • Avenida Dom Jose Alves Correia Da Silva 116, 2495-402
  • www.hotelavenidadefatima.com/pt

Hotel Aleluia

Quantas vezes Nossa Senhora de Fátima apareceu para os pastorinhos?

 

  • O hotel tem vista privilegiada, em frente ao Santuário. Da varanda o turista se encanta com a visão da Igreja da Santíssima Trindade. Em dois minutos é possível chegar à Estação Rodoviária mais próxima.
  • Avenida D. Jose A. C. Silva, Número 120, 2495-402
  • www.hotelaleluia.pt/em-fatima


Consolata Hotel

Quantas vezes Nossa Senhora de Fátima apareceu para os pastorinhos?

 

  • A 70 metros do Santuário, a estadia emana tranquilidade e paz. O espaço abriga em seu complexo o Museu de Arte Sacra e Etnologia, com visitas abertas aos hóspedes.
  • Rua Francisco Marto, 52, 2496-908
  • www.hotel.consolata.pt/

Quantas vezes Nossa Senhora de Fátima apareceu aos pastorinhos?

Em 1917, três pastorinhos — os irmãos Francisco e Jacinta Marto e a prima deles, Lúcia dos Santos, todos entre 7 e 10 anos à época — disseram ter visto seis vezes Nossa Senhora: no dia 13 de cada mês, de maio até outubro. Naquele ano, eles contaram que a santa pediu para rezarem o terço e fazer penitências.

Quais são as três aparições de Nossa Senhora de Fátima?

As aparições de Fátima..
O Anjo de Portugal..
Primeira aparição do Anjo..
Segunda aparição do Anjo..
Terceira aparição do Anjo:.
Quinta aparição: 13 de setembro..
A promessa da sétima vinda de Nossa Senhora..

Quais as datas das aparições de Fátima?

Aparições de Nossa Senhora.
13 de maio de 1917..
13 de junho de 1917..
13 de julho de 1917..
19 de agosto de 1917..
13 de setembro de 1917..
13 de outubro de 1917..

Quantas foram as aparições de Nossa Senhora?

Entre as aparições aprovadas mais conhecidas estão a de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, a Virgem da Medalha Milagrosa e Nossa Senhora de Lourdes, ambas na França, e Nossa Senhora de Fátima, em Portugal.