Dia da familia educação infantil

O Dia da Família é uma data comemorativa utilizada para celebrar a união familiar entre diversos membros, que podem ser pessoas que possuem um ancestral familiar em comum ou pessoas que, juntas, constituíram uma nova família.

É importante lembrar que as famílias são responsáveis por:

  • procurar promover a educação dos filhos;

  • ajudá-los a se desenvolver com saúde;

  • uma boa alimentação;

  • respeitar os direitos e deveres de todos.

Leia também: 12 de outubro – Dia das Crianças

Quando é comemorado o Dia da Família?

Essa data pode ser celebrada em diferentes momentos aqui no Brasil. Para isso, temos três comemorações.

  • Dia Internacional da Família

A primeira é o Dia Internacional da Família, que é celebrado anualmente no dia 15 de maio. Essa data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e reflete a importância que a comunidade internacional dá para as questões relacionadas à família, bem como sua importância para o desenvolvimento e estabelecimento de melhores condições de vida para todos.

Dia da familia educação infantil
Dia Internacional da Família

  • Dia Nacional da Família

A segunda comemoração que temos no Brasil é o Dia Nacional da Família, comemorado anualmente no dia 8 de dezembro.

Em nosso país essa data surgiu por meio de um decreto de 1968. Muitos relatam que essa data também foi escolhida por ser o Dia da Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Antigamente essa data era considerada uma comemoração religiosa, mas isso não acontece nos dias atuais, sendo considerado um ponto facultativo em diversas cidades.

Dia da familia educação infantil
Dia Nacional da Família

  • Dia Nacional da Família na Escola

A terceira comemoração no Brasil foi instituída oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC) como o Dia Nacional da Família na Escola,comemorado anualmente em todas as escolas do país no dia 24 de abril.

É um momento de a escola reforçar junto às famílias a importância das duas perante os filhos, lembrando-se da boa convivência familiar, relação com outras pessoas, atividades coletivas, respeito, diálogo e demais relações que são necessárias na constituição do vínculo familiar.

Dia da familia educação infantil
Famílias na escola

Leia também: 15 de março - Dia da Escola

Vamos pintar?

Para poder comemorar qualquer uma dessas importantes datas de uma forma mais legal, vamos pintar estes diferentes tipos de famílias? Use a criatividade para deixar bem bonito e poder presentear os seus familiares.

Dia da familia educação infantil

Para baixar a versão em PDF do desenho e imprimir, clique aqui

Dia da Família: como trabalhar a data com os alunos, por Susana OliveiraTempo de leitura estimado: 7 min.

14 de maio de 2021

Gestão Escolar Opinião dos Especialistas

Esta semana se comemora o Dia da Família. Como você vai trabalhar este tema com seus alunos? Veja algumas dicas de como abordá-lo nas aulas.

Por que é essencial trabalhar o Dia da Família?

Em 1993, na Assembleia Geral da ONU, foi proclamado o Dia Internacional da Família no dia 15 de maio. A ideia deste dia é demonstrar e incentivar a valorização da família na vida de todos.

Mas o que é família? Como podemos definir esse conceito? Quais pessoas fazem parte do grupo familiar? E a resposta para todas essas perguntas é bem simples e vai além do que é definido pelo dicionário: “Grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto”. Família, na verdade, são laços (sanguíneos ou não), pessoas que temos uma conexão afetiva, são os nossos vínculos mais profundos!

Esse conceito aproxima-se da definição de “Ohana”, um conceito da cultura havaiana que significa “pessoas do mesmo sangue ou aqueles que nossos sentimentos se conectam”. Quando a palavra Família ou Ohana ressoa, sabemos que estamos falando daquele grupo de pessoas pelo qual lutamos, defendemos, cuidamos, alimentamos, choramos e nos alegramos juntos.

Escola e família: a base!

A primeira base do ser humano que permite a convivência e a experimentação da sociedade é a família, e a segunda, a escola. Tudo o que aprendemos na infância decorre-se dos aprendizados adquiridos no grupo familiar e na escola. Já na adolescência, temos a oportunidade de expandir o repertório de aprendizados e pertencer a grupos com os quais nos identificamos.

Sabendo da responsabilidade que a família e escola têm na vida de um ser humano, quais seriam os aprendizados essenciais para o hoje e para o futuro? Vamos refletir juntos sobre qual é o nosso papel enquanto familiares e educadores:

1. Somos exemplos

Se você é integrante de uma família ou um educador, saiba que ambos os papéis trazem uma responsabilidade: ensinar comportamentos que vão além dos aprendizados cognitivos

Os adultos ensinam crianças e adolescentes sobre a vida como um todo, sobre os comportamentos saudáveis e muitas vezes, sem perceber, estamos ensinando os não saudáveis também. O cuidado que temos com a nossa saúde (física e mental) ensina às crianças/adolescentes sobre o que é autocuidado e autopreservação, por exemplo.

2. Somos agentes de motivação e transformação

Quando as crianças e os adolescentes nos veem e nos escutam, qual é a mensagem que estamos passando? Estamos incentivando-os e contribuindo para que se superem? Somos agentes de estímulo para que essas pessoas em desenvolvimento aprendam, evoluam, transformem-se.

Precisamos contribuir para a formação integral, ou seja, aspectos físicos, emocionais, cognitivos, sociais… Muitas palavras que ouvimos nessas faixas etárias ficam aprisionadas em nossas mentes e muitas dessas mensagens causaram limitações emocionais. 

Sendo assim, vamos ser aquele suporte e apoio que, muitas vezes, não tivemos em nossa história de vida. Frases como: “engole o choro, isso é besteira, não faz mais que a sua obrigação” perpetuam como armadilhas da mente e devemos evitá-las quando entendemos que somos agentes de motivação e transformação.

Neste artigo, vocês podem encontrar mais informações sobre a importância da família: Por que a família é importante?

3. Investir na saúde emocional, seja na família e/ou na escola, é indispensável

Como foi comentado anteriormente, se a estrutura familiar e escolar são a base de todo ser humano, então esses ambientes também propiciam os principais aprendizados. Um desses aprendizados é sobre a importância de se investir na saúde e educação socioemocional.

Atualmente, podemos observar, nas escolas, uma busca pelos programas ou projetos socioemocionais, não só pela orientação da BNCC, mas também pela necessidade de investirmos no cuidado com as emoções e com o que elas podem desencadear

Os dados de pesquisas sobre saúde mental podem corroborar essa urgência, basta colocar em seu navegador de busca “pesquisas sobre saúde mental” para encontrar resultados alarmantes.

Se a criança e o adolescente crescem sem esse investimento e o apoio para gerenciar suas emoções e pensamentos, quando chegar na vida adulta, quais comportamentos podem emergir a partir da emoção “raiva”, por exemplo?

Quando aprendemos, desde cedo, sobre como gerenciar nossas emoções/pensamentos e cuidamos dos seus efeitos, podemos nos tornar mais conscientes de nós mesmos, ou seja, a partir da saúde e da educação socioemocional temos muitos ganhos, em relação a nós mesmos e nas nossas relações

Pessoas que possuem autoconhecimento, buscam o autocuidado, investem em sua autoestima, analisam a si mesmos e buscam evolução estarão mais preparadas para os desafios da vida que certamente virão. Buscar saúde emocional nos torna mais resilientes.

Como, então, trabalhar o Dia da Família na escola?

Busque estimular que os alunos e seus familiares façam atividades simples do dia a dia, como por exemplo, uma refeição especial, assistir a um filme juntos, um jogo que envolva todos os familiares. Essas ações são esquecidas ou são substituídas por outras tarefas durante a enorme demanda do cotidiano

Sugestão 1: para estimular a participação, a escola pode criar um campeonato em família e, depois, fazer um sorteio entre os participantes, concorrendo a um brinde, por exemplo.

Sugestão 2: momento de apresentação da família. Os alunos apresentarão suas famílias, comentando sobre as características que fazem ela ser única e especial.  

Essa atividade, além de proporcionar descontração (pois os alunos poderão identificar coincidências entre as famílias), cria uma maior conexão entre professores e alunos, visto que, a partir do momento que conhecemos mais sobre o outro, nos aproximamos e cruzamos nossos mundos emocionais.

Essa apresentação pode ser por vídeo, foto ou como o aluno preferir…

É possível trabalhar o Dia da Família com os adolescentes?

Nas comemorações deste dia ou de outras datas comemorativas, o segmento do Fundamental anos finais e do Ensino Médio, muitas vezes, não participam. Talvez pela demanda que esses segmentos já possuem, ou por não sabermos como envolvê-los.

Para isso, a sugestão é: vamos dialogar com os adolescentes! Ter um momento de bate-papo com eles sobre essa data e envolvê-los na organização dessa comemoração (seja online ou presencial, quando possível) é extremamente importante.

Eles podem colaborar com ideias para atividades de comemoração deste dia, fazer um show de música ou dança, ajudar na organização, podem ser protagonistas! O adolescente precisa de escuta e envolvimento, só assim ele será atraído a participar e será cativado para dar o melhor de si.

Quando estivermos imunes ao Covid-19 e pudermos voltar aos eventos presenciais na escola, não deixem de produzir uma linda festa de comemoração deste dia com a presença de toda comunidade escolar (pais, alunos, colaboradores, professores, gestão e, claro, os familiares). 

O Dia da Família e das pessoas que amamos são, sim, todos os dias, mas o dia 15 de maio foi escolhido para celebrarmos a vida dessas pessoas especiais e precisamos aproveitar essa oportunidade enquanto ela ainda é nos dada.

Para ampliar a leitura sobre a BNCC, saiba quais são as  10 competências gerais para desenvolver na educação básica segundo o MEC e BNCC.

Dia da familia educação infantil

Susana Rodrigues de Oliveira
Consultora Educacional da EI e Psicóloga Especialista em Gestão de Pessoas e Comportamento Humano, transtornos psiquiátricos sob a abordagem da Análise do Comportamento, e competências Socioemocionais aplicadas à educação.

O que trabalhar no Dia da Família na educação infantil?

12 Atividades sobre o Dia da Família para educação infantil.
1 – Desenho para colorir. ... .
2 – Desenhando a própria família. ... .
3 – Criar álbum de família. ... .
4 – Identificar atividades em família. ... .
5 – Exercícios de escrita. ... .
6 – Impressão das mãos. ... .
7 – Painel da turma com colagem. ... .
8 – Cantigas e poemas sobre o tema..

Qual o Dia da Família educação infantil?

A segunda comemoração que temos no Brasil é o Dia Nacional da Família, comemorado anualmente no dia 8 de dezembro. Em nosso país essa data surgiu por meio de um decreto de 1968.

Qual o objetivo do Dia D da família na escola?

Evento promovido pelo Ministério da Educação, realizado duas vezes ao ano e que tem como objetivo sensibilizar a sociedade, pais, professores e diretores para a importância da integração e do acompanhamento dos pais e familiares nas atividades pedagógicas e socioeducativas desenvolvidas pela escola de seus filhos.

O que fazer para o Dia da Família?

Pensando nisso, trouxemos 15 dicas para comemorações em família na pandemia:.
Café-da-manhã especial. ... .
Almoço em família. ... .
Fazer atividades juntos. ... .
Brincadeiras da época dos seus pais ou avós. ... .
Mural de fotos para comemorações em família. ... .
Faça um vídeo de homenagem. ... .
Cápsula do tempo para comemorações em família..