Quais foram as principais mudanças na vida do homem com a descoberta da agricultura?

Com o domínio da pedra polida e de novas técnicas de agricultura e domesticação de animais, o período Neolítico transformou a sociedade.

Quais foram as principais mudanças na vida do homem com a descoberta da agricultura?

Primeiramente, o período da Pré-história pode ser dividido em duas partes: Paleolítico e Neolítico. Neste último, o homem passou a tratar a pedra de forma diferenciada, além de dominar técnicas de agricultura. Por causa dessas mudanças, a era é marcada por grandes revoluções.

Também conhecido como Idade da Pedra Polida, o Neolítico marca o último período da Pré-história. Durou de 10.000 a.C. a cerca de 4.000 a.C. e terminou com o surgimento da escrita e o início do domínio dos metais. Entenda também o que foi o período Paleolítico.

Além disso, foi nesse período que o homem abandonou o nomadismo e acomodou-se em tribos e relacionou-se melhor com a natureza. Então, vamos conhecer um pouco mais do que marcou esse importante período da nossa evolução.

A pedra polida

Quais foram as principais mudanças na vida do homem com a descoberta da agricultura?
TN State

O nome Neolítico significa “nova pedra” e indica que, na época, os humanos passaram a lidar de forma diferente com suas ferramentas de pedra. Antes disso, armas, ferramentas e outros utensílios eram feitos de pedra lascada. Isso quer dizer que a pedra era utilizada em seu estado natural.

Com o tempo, a pedra passou a ser polida. Mas o que isso significa? Na prática, a pedra polida oferecia mais definição às ferramentas, melhorando sua eficácia. A maior dos utensílios de pedra utilizada minerais como sílex ou quartzo. Apesar disso, ossos de animais também eram utilizados com frequência.

Além da troca de ferramentas lascadas por polidas, o Neolítico foi palco de um importante marco: a Revolução Agrícola.

Revolução Agrícola

Quais foram as principais mudanças na vida do homem com a descoberta da agricultura?
Ancient Origins

Apesar do que o nome pode sugerir, a Revolução Agrícola não foi um evento rápido. Na verdade, foi um longo processo de evolução da agricultura que transformou a vida da época. Durante o Neolítico, a sociedade passou a observar melhor os fenômenos naturais, como a germinação de plantas.

Com o tempo, essa observação gerou uma sedentarização. Ou seja, as pessoas passaram a se assentar em locais fixos. Ali, podiam entender o solo e preparar momentos de semear e colher alimentos.

Por causa dessas observações, a mobilidade para caça e colheita deixou de ser uma prioridade. Se um local tivesse terra fértil, irrigação e poucos perigos, servia para viver. Com isso, o homem do Neolítico reestruturou a organização social. Assim, surgiram as primeiras aldeias e o desenvolvimento da agropecuária.

Sociedade do Neolítico

Quais foram as principais mudanças na vida do homem com a descoberta da agricultura?
Ancient Origins

Eventualmente, a nova forma de lidar com a natureza transformou a sociedade. Novas necessidades geravam novas funções, criando divisão social. Com essa organização, surgiram conceitos como governos ou propriedade privada, por exemplo. Um líder coordenava os interesses comuns do grupo, enquanto os outros serviam a esses interesses.

A divisão de trabalho era feita conforme o sexo. As funções envolviam cuidados com plantações, necessidade de guardar alimentos, domesticação de animais e até mesmo o desenvolvimento da cerâmica. Eventualmente, isso também levou a organização de famílias em clãs.

Para garantir a defesa da sociedade, moradias eram construídas próximas umas das outras. Dessa forma, grupos podiam construir muros e cercas de proteção, se isolando de animais ou comunidades rivais.

As condições de produção de alimento e segurança, então, propiciaram avanços agrícolas. Mas não foi só isso. Com mais proteção e mais comida, veio o aumento populacional, gerando ainda mais desenvolvimento para cada uma das comunidades.

Fim do Neolítico

Quais foram as principais mudanças na vida do homem com a descoberta da agricultura?
Ancient Origins

A partir de meados do ano 6.000 a.C., algumas aldeias já dominavam o uso do metal. A princípio, utilizavam só o cobre, mas com o passar dos anos chegaram a dominar também o ferro. O domínio dessa fabricação de ferramentas impulsionou transformou ainda mais a sociedade, impulsionando atividades de caça e também de agricultura.

Isso determinou o início do fim do Neolítico, apesar de não podermos apontar precisamente uma data precisa. Ao longo de séculos, sociedades passaram a lidar com metais em momentos distintos. Isso quer dizer que enquanto algumas civilizações já adentravam a Idade dos Metais, outras ainda viviam nos moldes do Neolítico.

E então, o que achou dessa matéria? Pois bem, se gostou, aproveita para entender como é feita a divisão da história em períodos.

Fontes: Brasil Escola, Estudo Prático

Bibliografia:

  • LEAKEY, Richard. A origem da espécie humana. Rio de Janeiro, Rocco, 1995
  • LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novos problemas. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1976.
  • SOFFER, Olga; PAGE, Jake; ADOVASIO, J.M. Sexo invisível: o verdadeiro papel da mulher na pré-história. Rio de Janeiro, Record, 2009.

Imagem de destaque: History.com

O que mudou na vida do homem com a descoberta da agricultura?

A revolução agrícola mudou nossa espécie e nosso planeta. À medida que grupos de caçadores-coletores começaram a domesticar plantas e animais, abandonaram a vida nômade, construindo vilas e cidades que duraram milhares de anos.

Quais foram as mudanças provocadas pela agricultura para a vida humana?

No neolítico, houve uma série de mudanças importantes com o surgimento da agricultura, tais como o aumento do número de pessoas em cada tribo ou grupo - resultando nas primeiras cidades-, uma maior complexidade política na organização social, o sedentarismo, uma maior preocupação com a propriedade, dentre outros ...

Quais mudanças a agricultura promoveu ao homem?

A agricultura e consequentemente o sedentarismo impactaram profundamente a vida humana. Foi por conta disso que houve um aumento significativo no número de seres humanos. As práticas anteriores, de caça e coleta, impediam o crescimento demográfico, enquanto o sedentarismo promoveu um aumento populacional.

Quais foram as mudanças que o desenvolvimento da agricultura promoveu?

Plantio em larga escala de novos produtos, entre eles a batata e o milho. Limitação de terras comuns para pequenos agricultores. Concentração de terras - latifúndio. Clima favorável às culturas de maior acesso.