Deus tem prazer na morte do justo

Deus tem prazer na morte do justo
“Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos.” Salmos 116:15

Em tempos de fim de mundo, onde a existência de santos é mais que necessária, o salmista afirma tacitamente que a morte dos santos é algo precioso para Deus.

Em princípio pode-se até questionar a sanidade desta afirmação. Mas ela se explica em si mesma se lermos com atenção. A morte que é preciosa ao Senhor, não é a morte de qualquer santo, mas sim a morte dos SEUS santos. Deus só se agrada da morte daqueles santos que lhes pertencem.

Mas por quê?

Um dos significados de “santo” é útil. Isso mesmo, útil. Sabendo disso, mais estranha fica a afirmação de que Deus se agrada com a morte daqueles que lhe são úteis. Mas é assim mesmo, e isso parece ter uma explicação lógica.

Jesus Cristo, o maior de todos os santos, o filho de Deus, o salvador, o mediador, o único, morreu em uma cruz. Além de ser filho de Deus, santo por natureza, conquistou a santidade por meio da obediência ao seu Deus – “E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” Filipenses 2:8.

Obedecer ao “… ide ensinai…” ou “… pregar o evangelho ensinando …” é sem dúvida o ministério que Ruth de Oliveira Rocha abraçou. Ela e papai, pastor Geraldo Dias da Rocha, são educadores por natureza, por vocação e por excelência. Ninguém que cruzou sua vida com a deles pode negar este fato. Eles SÃO ensinadores.

Ai a alegria do Senhor em ver seus ÚTEIS filhos morrerem: quando se ensina, se ensina a ensinar; ensina-se a ser professor de vida, ensina-se a viver e acima de tudo, ensina-se que o trabalho de ensinar não pode ser interrompido com a “morte” do ensinador. Aprendemos isso com Jesus, o mestre dos mestres, o ensinador de ensinadores. Ele “morreu” mas deixou um ensino a ser ensinado por seu seguidores.

Deus sentiu um imenso prazer na morte de mamãe Ruth. SEU prazer foi o de ver, que logo após o falecimento de seu corpo, aquilo que ela nos ensinara já estava sendo posto em prática. Cânticos, adoração a Deus, a visita ao hospital que não parou – e não vai parar – , os projetos com madeira da Moriarte, entre tantos outros ensinos… tudo vai continuar.

Deus sente prazer na morte de seus santos por que no caminho de ensinar eles se esvaziam de si mesmos, se oferecem como néctar a ser bebido pelos que apreciam seus ensinos. E depois de serem sorvidos como um néctar eterno por nós, alunos, discípulos e filhos, eles nos deixam e seguem com Jesus e ficam ao lado do Senhor nos observando.

Paulo diz que “E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós.” Filipenses 2:17.

Que este seja nosso entendimento quanto a morte física de mamãe Ruth: Ela se esvaziou e nos ofereceu tudo que tinha, TUDO, até o último dia de vida aqui na terra.

AGORA, TEMOS DE POR EM PRÁTICA O QUE ELA NOS ENSINOU.

Mais de Deus para todos que crêem na VIDA eterna.

Alexandre, filho de Ruth.

Recentemente, faleceu na Igreja uma preciosa irmã, que já havia mais de 20 anos sofria com enfermidades crônicas. Ela morreu no Senhor, cheia de paz e de graça de Deus. Sua fé e ânimo me levaram a refletir a respeito da morte. Buscando alguns textos, encontrei algumas preciosas palavras trazidas pelo Profeta Ezequiel a respeito do que pensa o Senhor a respeito da morte do Ímpio. Daquele que morre sem PAZ e sem Ele.  Vejamos:

Ezequiel 18:23 – “Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? — Diz o SENHOR Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva? “.

Ezequiel 18:32 – “Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o SENHOR Deus. Portanto, convertei-vos e vivei! “.

Ezequiel 33:11 – “Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel? “.

 Percebam que Deus é ENFÁTICO a respeito da morte do ímpio. Ele, não tem prazer na morte de ninguém, mas, tem uma grande expectativa, que o homem se arrependa e mude a sua atitude diante D’Ele.

Semana passada, no período do carnaval, falava sobre esse assunto com um amigo muito querido, e ele me questionou: “Mas, e aquele que passou a vida toda praticando toda a sorte de perversidade e nos momentos finais da sua vida, se arrepende e suplica o perdão de Deus. Como fica essa pessoa? “. Imediatamente respondi a ele dizendo que não daria minha própria opinião sobre o assunto, mas que iria mostrar pra ele o que Deus fala a respeito disso.

Peguei minha bíblia e li para ele o texto que se encontra em Ezequiel 18:20-24 que diz:

20A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho, A justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.  

21Mas se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e preceder com retidão e justiça, certamente viverá; não morrerá.  

22De todas as suas transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela sua justiça que praticou viverá.    

23Tenho eu algum prazer na morte do ímpio? Diz o Senhor Deus. Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?  

24Mas, desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo a iniquidade, fazendo conforme todas as abominações que faz o ímpio, porventura viverá? De todas as suas justiças que tiver feito não se fará memória; pois pela traição que praticou, e pelo pecado que cometeu ele morrerá.  

Temos que andar vigilantes em todo o TEMPO! O Senhor está às portas. Não adianta vivermos em retidão e depois de um longo tempo vivendo e agradando ao Senhor, nos afastarmos D’Ele, pensando que pelos atos de justiça que praticamos, nossa salvação está garantida.

Jesus ensinou em Mateus 11:12 o seguinte:

“Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado por esforço, e todos os que se esforçam se apoderam dele. “

Os homens rejeitaram a Jesus, e, fazer parte de um Reino rejeitado por este mundo não é fácil. Jesus também falou que “a PORTA é ESTREITA”. Temos que nos esforçar para entrar por essa porta. 

Não podemos nos garantir pelo que de bom praticamos no passado, mas devemos buscar a cada dia a semelhança de Cristo para que quando o nosso NOIVO JESUS venha, nos encontre preparados e com as nossas candeias acesas.

Efésios 4:13 – “Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao PLENO conhecimento do Filho de Deus, a sermos homem perfeito, à medida da estatura da plenitude de Cristo”.

Jesus é nosso ALVO.

DEUS NÃO TEM PRAZER NA MORTE DO ÍMPIO, MAS QUE SE CONVERTA E VIVA!

Eric Lins

12 de Fevereiro de 2016.

O que a Bíblia diz sobre a morte do justo?

5- João 11:25-26. “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isso?”.

Onde está escrito na Bíblia que Deus tem prazer na morte dos seus santos?

Salmos 116:15 ARA.

O que quer dizer o Salmo 116 15?

Esse salmo de gratidão relata a luta do salmista com a morte (1-4), declara a bondade e a misericórdia do SENHOR (5-7), comprovada pela forma como ele escapou da morte (8-11). Muito feliz, o salmista oferece o sacrifício prometido (12-14) e expressa sua dedicação a Deus, convocando o povo ao louvor do SENHOR (15-19).

Qual salmo para hora da morte?

Sei que o Senhor enviou Jesus na minha frente para que a morte se tranforme em vida eterna. Até lá, busco sua orientação e ouço sua voz para me guiar pelo vale sombrio da morte, e me trazer para a sua presença santa e gloriosa, em vitória e alegria.