Desafios e dilemas do trabalho docente na atualidade

Estar atento aos principais desafios do professor na atualidade é fundamental para conseguir lidar com um público cada vez mais jovem e conectado no ambiente virtual. Isso porque, com o passar dos anos, as novas gerações têm se tornado cada vez mais exigentes, impacientes e dinâmicas. O que exige do educador novas habilidades para conseguir dinamizar o processo de aprendizagem em sala de aula, fazendo com que a classe fique cada vez mais interessada nos estudos. A partir disso, o professor conseguirá agir conforme as diferentes situações que acontecem no ambiente educacional.

Quer descobrir quais os 6 principais desafios do professor na atualidade e como superá-lo? Então, confira todos os tópicos que elaboramos ao longo do artigo!

Índice

  • 1 1. Diferentes tipos de alunos
  • 2 2. Novas tecnologias e metodologias
  • 3 3. Excesso de processos de gestão
  • 4 4. Necessidade de diversificação das atividades
  • 5 5. Discussão de temas
  • 6 6. Desvalorização da profissão

1. Diferentes tipos de alunos

No dia a dia da sala de aula, o professor precisa lidar com diferentes tipos de alunos, seja tímido, estudioso, irresponsável, despreocupado, impaciente, entre outros. Por isso, é preciso que o profissional tenha “jogo de cintura” para poder dialogar com estudantes dos mais variados perfis.

Para conseguir fazer com que os alunos consigam realmente se empenhar nos estudos, é preciso que ele instigue a curiosidade nessas pessoas. Dessa forma, é possível fazer com que entendam a importância de estudar para conseguir ser um profissional de destaque na área que deseja atuar.

Lembre-se que cada pessoa tem uma personalidade diferente, um jeito de encarar as situações, por isso é preciso saber respeitar as particularidades de cada indivíduo que faz parte da turma. Dessa forma, ficará mais fácil manter o engajamento da classe na realização das atividades que acontecem durante a aula. 

2. Novas tecnologias e metodologias

Em meados da década de 1990, a aprendizagem dependia quase que 100% da união entre aluno, professor e conteúdo. Entretanto, com o surgimento das novas tecnologias, as metodologias de aprendizagem precisaram se adaptar ao novo cenário, em que os alunos sabem das notícias e dos conteúdos de forma online e a qualquer momento, basta ter um smartphone na mão com acesso à internet.

Por isso, um dos principais desafios do professor na atualidade é conseguir inserir a tecnologia dentro do ambiente educacional. Para que o educador desperte o interesse do aluno nos estudos, ele precisa entender como funcionam algum software de comunicação, por exemplo, além de saber usar os equipamentos tecnológicos como aliado no processo de aprendizagem.

A partir disso, é possível fazer com que o smartphone do aluno não seja só utilizado para interesse próprio, mas como uma ferramenta fundamental para a educação. Assim, fica mais fácil despertar ainda mais interesse da turma pelos conteúdos das disciplinas. 

3. Excesso de processos de gestão

Sabemos que, com um grande número de estudantes, a unidade educacional acaba acumulando diversos dados em seus sistemas. O que pode levar a um excesso de processos de gestão e, consequentemente, a uma desorganização de informações dos alunos junto com a IE.

Portanto, para que as atividades sejam otimizadas corretamente, é preciso contar com bom sistema de gestão educacional, no qual permita não só seguir as novas exigências estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), mas também que ajude os professores, alunos e gestores a conseguirem melhorar a comunicação, seja com acesso facilitado a secretaria virtual, acervo acadêmico digital, diploma digital, sistema de pagamento facilitado, entre outros. 

4. Necessidade de diversificação das atividades

É perceptível que novas gerações tendem a perder o interesse muito rápido nos objetivos e com os estudos não é diferente. Então, para conseguir prender a atenção do aluno no conteúdo da disciplina, o ideal é tentar diversificar as formas de aprendizagem. 

Por exemplo, sabemos que a leitura e os textos são importantes no processo educacional. Contudo, tente não colocar apenas textos e livros para esse estudante ler, pois isso pode fazer com que ele perca o interesse rápido no conteúdo. O recomendado é mesclar a parte da leitura com vídeos, aplicativos educativos, dinâmicas em sala de aula, entre outras estratégias que ajudem a turma a assimilar melhor o conteúdo e a querer ampliar ainda mais os seus conhecimentos em sala de aula.

5. Discussão de temas

Com o mundo cada vez mais tecnológico, também surgem as fake News (notícias falsas), que costumam estar presente em diversas plataformas digitais, seja rede social, sites de notícias não confiáveis, entre outros. E, para que os estudantes não propaguem informações inverídicas para os seus colegas e familiares, é importante que haja a discussão dos mais diferentes temas em sala de aula.  

Ao fazer isso, poderá mostrar para turma quais notícias são verdadeiras e aquelas que são falsas, de acordo com o viés científico, econômico, histórico e social. Assim, além das pessoas ficarem mais bem informadas, elas conseguiram entender melhor sobre os direitos humanos, da mesma forma que será possível melhorar a sua inteligência emocional sobre os mais variados temas da sociedade.

6. Desvalorização da profissão

Mesmo com as constantes mudanças ao longo dos anos no ramo educacional, os professores ainda precisam encarar a desvalorização da profissão no seu dia a dia de trabalho. Isso acontece devido a diversos fatores, como baixos salários, jornadas exaustivas, além dos inúmeros desafios que acontecem na sala de aula com os alunos, por exemplo.

É nesse sentido que o profissional de educação precisa se reinventar para tentar manter o equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal. É preciso encarar os problemas como situações passageiras para que não tenha sua saúde física e emocional comprometida. Portanto, tente manter uma boa comunicação não só com os alunos, mas com a instituição de ensino, os pais e responsáveis dos estudantes. Assim, ficará mais fácil executar o seu trabalho sem tanto estresse. 

Agora que você já sabe quais os principais desafios do professor na atualidade, não esqueça de promover a capacitação desses educadores para que eles consigam lidar melhor com as situações do seu dia a dia de trabalho. Além disso, também é importante oferecer ferramentas que facilitem a execução das atividades diárias, como um software de gestão acadêmico. Por meio dele, poderá fazer a conexão com múltiplos fornecedores, a fim de otimizar os processos educacionais e inovar a gestão da IE. 

Quer ficar sabendo de mais informações, dicas e novidades relacionadas ao setor educacional? Então, não deixe de seguir nossas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn). Você vai adorar!

Quais os principais desafios da profissão docente na atualidade?

6 principais desafios do professor na atualidade e como superá-....
1 1. Diferentes tipos de alunos..
2 2. Novas tecnologias e metodologias..
3 3. Excesso de processos de gestão..
4 4. Necessidade de diversificação das atividades..
5 5. Discussão de temas..
6 6. Desvalorização da profissão..

Quais os desafios do trabalho do professor na contemporaneidade?

O fazer do professor, sua autonomia e a identidade docente, que também está intimamente atrelada à instituição escolar, vêm sofrendo com essas decisões políticas da educação. Arroyo (2000) apresenta um dos entraves que o professor enfrenta na contemporaneidade é a descaracterização e desprofissionalização do professor.

Quais são os principais desafios enfrentados pelos profissionais docentes no contexto tecnológico atual?

Entre as principais dificuldades apontadas pelos educadores está a formação docente insuficiente para a área. “As novas tecnologias ajudam no aprendizado a partir do momento em que o professor se apropria desse conhecimento”, avalia Diego Trujillo, professor de inglês e coordenador de tecnologia no Colégio Ítalo.

Quais os desafios presente na formação e atuação profissional docente?

Os desafios da profissão docente perpassam o aspecto da intensificação e da diversificação do trabalho docente, como abordada por Kuenzer e Caldas (2009), destacando os desafios de ordem mais extrínseca ao trabalho em sala de aula, como a desvalorização social e salarial, as condições de trabalho, a carga mental devido ...