Cuidados de enfermagem trombose venosa profunda

Comissão Organizadora

Guilherme Benjamin Brandão Pitta
Aldemar Araújo de Castro

Renata da silva Miranda
ARUSKA KELLY GONDIM MAGALHÃES

Comissão Científica

Evanio da Silva
Renata da silva Miranda
ARUSKA KELLY GONDIM MAGALHÃES
renata da silva miranda
Douglas Melo Rocha
Manoel Pereira da Silva Junior
Luciana de Melo Mota
Fernanda Silva Monteiro
MADSON DOUGLAS FRANCELINO DA SILVA
Dannyell Manoel Jacintho Júnior
Fabiano Limeira da Silva
Emilly Souza Marques
Maria Gabriella Silva Araujo
Faculdade Cesmac do Sertão Faculdade Cesmac do Ser
Manuele
Alayde Ricardo da Silva

A Trombose Venosa Profunda é uma doença grave que causa a morte de uma a cada quatro pessoas no mundo, segundo a Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia. No Brasil, a cada ano surgem cerca de 180 mil novos casos dessa doença que também pode causar embolia pulmonar.

A trombose venosa profunda é causada pela formação de coágulos (trombos) no interior das veias profundas, bloqueando ou prejudicando o fluxo de sangue, podendo soltar-se e mover-se para um órgão. Dessa forma, ela pode trazer complicações a curto ou a longo prazo. 

Apesar disso, muitas pessoas ainda desconhecem a gravidade da doença, seus principais sintomas e como ela pode ser prevenida. No dia 16 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose e por isso preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. 

O que é a trombose venosa profunda?

A Trombose Venosa Profunda (TVP), mais conhecida como flebite ou tromboflebite profunda, ocorre quando há a formação de um coágulo sanguíneo no interior das veias. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue, causando inchaço e dor na região.

É mais comum que essa doença se desenvolva nos membros inferiores ou pelve. No entanto, em 4 a 13% dos casos, ela também pode ocorrer nas veias profundas dos membros superiores.

Em sua fase aguda, a trombose venosa profunda pode causar embolia pulmonar, levando o paciente até mesmo ao óbito. A embolia ocorre quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, podendo ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outros órgãos.

Na fase crônica, após dois a quatro anos, as paredes inflamadas das veias tendem a cicatrizar e levar a um mal funcionamento destes vasos sanguíneos.

A trombose muitas vezes pode ser assintomática e de diagnóstico clínico difícil. Além disso, ela pode levar a grandes problemas socioeconômicos, uma vez que seu tratamento é caro, prolongado e penoso.

Sinais e sintomas da Trombose Venosa Profunda

Em muitos casos, a trombose venosa profunda não apresenta sintomas. Apesar disso, se o paciente prestar atenção aos sinais, conseguirá identificá-la. Os principais sinais e sintomas incluem:

  • Dor ou sensação de peso;
  • Rigidez na musculatura;
  • Alteração da cor da pele;
  • Edema.

As lesões que ficam após trombose venosa profunda (pigmentação escura da pele, grandes varizes, eczemas e úlceras de perna) são chamadas de síndrome pós-flebítica. 

É muito importante estar atento aos possíveis sinais e sintomas e buscar ajuda médica o mais rápido possível. Quanto antes o diagnóstico for feito e o tratamento iniciado, melhor será o prognóstico do paciente. 

Causas e Fatores de Risco da Trombose Venosa profunda

A trombose venosa profunda é uma doença mais frequente em pessoas portadoras de certas condições predisponentes, como:

  • predisposição genética;
  • uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal;
  • gravidez e puerpério (pós-parto);
  • tabagismo;
  • obesidade;
  • imobilidade provocada por prolongadas internações hospitalares;
  • viagens longas em aviões e ônibus;
  • veias varicosas;
  • cirurgias de longa duração;
  • insuficiência cardíaca;
  • diabetes.

Outras situações que também podem desencadear a trombose venosa profunda, são infecções graves, câncer,  traumatismo, idade avançada, pacientes com anormalidade genética do sistema de coagulação e qualquer outra situação que obrigue a uma imobilização prolongada (paralisias, infarto agudo do miocárdio, etc). 

Prevenção é sempre o melhor remédio!

Muito embora não seja possível evitar alguns dos fatores de risco, pequenos cuidados como adotar um estilo de vida saudável podem prevenir a trombose. A seguir, estão alguns cuidados fundamentais:

  • prática frequente de exercícios físicos;
  • alimentação equilibrada;
  • não fumar;
  • evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • manter o peso ideal;
  • ingerir bastante água;
  • usar meias elásticas no caso de insuficiência venosa, sempre com orientação médica;
  • durante viagens longas, usar roupas e calçados confortáveis e movimentar as pernas mesmo sentado;
  • para quem trabalha por muito tempo na mesma posição é importante se movimentar ou usar meias de compressão.
  • caso tenha histórico de trombose na família ou apresente algum sintoma, agende uma consulta médica!

Se o paciente já foi diagnosticado com trombose, precisa ainda mais aderir a esses hábitos para evitar o aparecimento de novos trombos.

Tratamento para a Trombose Venosa Profunda

Assim que o diagnóstico for confirmado, o tratamento deve começar imediatamente.

Quanto mais rápido for tratada, maior a possibilidade de reverter o quadro e evitar complicações e sequelas.

Os principais objetivos do tratamento são impedir o crescimento do coágulo sanguíneo, impedir que ele avance para outras regiões do corpo, quando eles já se instalaram, promover sua reabsorção pelo organismo e reduzir as chances de recorrência. 

Para isso, são usadas substâncias anticoagulantes (impedem a formação do trombo e a evolução da trombose) ou fibrinolíticos (destroem o trombo). Em situações selecionadas, o tratamento pode ser feito na residência do paciente.

Outras formas de complementar o tratamento incluem a inserção de filtros na maior veia do abdômen para impedir que os coágulos sanguíneos se desloquem para os pulmões e meias de compressão para melhorar o edema causado pela trombose.

Alguns casos requerem intervenção cirúrgica.

Mude os seus hábitos de vida e mantenha o check-up vascular em dia. Agende agora mesmo uma avaliação com um de nossos médicos especialistas.

Escrito por Dra. Danielle Corrêa de Andrade – CRM/PR 28117, médica cirurgiã vascular e endovascular.

Quais os cuidados de enfermagem na trombose venosa profunda?

Conclusão: o Enfermeiro intervém na prevenção de TVP através da realização de ensinos sobre mobilização precoce, de exercícios respiratórios profundos e de estimulação da tosse, de massagem dos membros inferiores, da aplicação de meias de compressão e da administração de terapia anti trombótica.

O que é trombose e quais são os cuidados de enfermagem?

Conceitua-se como trombose a formação de um complexo plaquetário-coágulo em qualquer parte do sistema cardiovascular por ativação do sistema de coagulação. Os trombos são compostos por fibrinas e elementos figurados do sangue e podem se formar no sistema arterial, venoso ou na microcirculação.

Quais são os principais cuidados de enfermagem?

Quais são os principais cuidados de enfermagem?.
Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ... .
Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ... .
Promover a segurança do paciente. ... .
Prevenir complicações de doenças. ... .
Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ... .
Prevenção de lesões por pressão..

O que é TVP em enfermagem?

A trombose venosa profunda (TVP) é uma entidade clínica grave, identificada pelo desenvolvimento de trombos no interior de veias profundas, normalmente nos membros inferiores (80 a 95% dos casos)1. A TVP evidência a terceira causa mais comum de doença cardiovascular, em torno de 200.000 novos casos por ano2.