Conjunto de todos os indivíduos de uma mesma espécie vivendo em uma mesma área geográfica

Imagine que você está observando o comportamento de um grupo de leões que vivem na Savana africana. Você saberia responder se esse grupo trata-se de uma população ou de uma comunidade? A seguir, descreveremos a diferença entre esses dois importantes conceitos da Ecologia.

→ O que é uma população?

Uma população pode ser definida como um grupo de organismos de uma mesma espécie que vive em uma determinada área, em um dado período de tempo. Sendo assim, voltando ao nosso exemplo inicial, um determinado grupo de leões vivendo em uma área da Savana africana forma uma população.

Em uma população, encontramos organismos que apresentam maior chance de cruzamento entre si. Utilizando ainda o exemplo dos leões, podemos dizer que os indivíduos daquele grupo possuem mais chance de reproduzirem-se com leões do mesmo grupo que com indivíduos da mesma espécie, mas pertencentes a uma população diferente.

Apesar da maior chance de reprodução entre indivíduos de uma mesma população, o crescimento de maneira exagerada desse grupo não ocorre. Caso a reprodução acontecesse de maneira descontrolada, teríamos um aumento significativo de organismos, o que poderia levar à competição. Por causa disso, cada população apresenta uma capacidade limite de reprodução, e isso permite que os organismos desenvolvam-se em equilíbrio.

Uma população cresce quando ocorrem nascimentos e imigrações, ou seja, quando novos indivíduos são adicionados por meio da reprodução ou por meio de movimentos migratórios, que trazem novos indivíduos para o grupo. A população diminui, por sua vez, quando ocorrem mortes e emigrações. Nesse último caso, relaciona-se com um movimento migratório em que os indivíduos saem de uma população.

→ O que são comunidades?


Todas as populações de uma área da Savana formam uma comunidade

As comunidades podem ser definidas como conjuntos de populações, ou seja, uma comunidade é formada por organismos que vivem em uma área determinada em um dado período de tempo. Assim, a comunidade difere-se da população por ser constituída por conjuntos de organismos de mais de uma espécie.

Em uma comunidade, existem vários tipos de relações ecológicas, tanto intraespecíficas, que ocorrem entre indivíduos de uma mesma espécie, quanto interespecíficas, as quais são as relações entre indivíduos de espécies diferentes. Os leões africanos, por exemplo, apresentam relação de predação com as zebras e de competição com as hienas. Essas relações, mesmo que não sejam benéficas para todos, devem ocorrer de modo a garantir o equilíbrio do ecossistema.

Os termos população e comunidade dizem respeito, respectivamente, ao conjunto de seres vivos da mesma espécie e ao conjunto de populações que vive em uma área.

Conjunto de todos os indivíduos de uma mesma espécie vivendo em uma mesma área geográfica
Um conjunto de organismos da mesma espécie vivendo em uma área forma uma população

A Ecologia é a ciência que estuda as relações existentes entre os seres vivos e destes com o ambiente em que vivem. Para compreender essa ciência, alguns conceitos devem ser aprendidos. Entre eles, dois são extremamente importantes: população e comunidade.

Uma população, em Ecologia, pode ser definida como um conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vive em uma determinada área em um determinado momento. Essa área pode ser a distribuição normal desses organismos ou então um limite escolhido por um pesquisador que estuda aquele grupo de seres. Sendo assim, uma população pode ser também um grupo de indivíduos da mesma espécie que está sendo estudado.

Uma população tem seu tamanho alterado constantemente em decorrência de diversos fatores. Ela pode diminuir, por exemplo, em consequência de mortes e migrações e aumentar em decorrência de nascimentos e imigrações. As mortes, nascimentos, migrações e imigrações estão intimamente ligados a fatores como a disponibilidade de alimento, condições ambientais, predadores e a reprodução.

Apesar de teoricamente uma população poder crescer infinitamente, isso não acontece na prática. O meio onde um grupo de indivíduos vive não suporta um aumento exagerado de organismos, existindo assim uma capacidade limite. Imagine, por exemplo, uma área com grande quantidade de herbívoros que vivem sem predadores no local. O aumento exagerado de indivíduos logo provocará a escassez de alimento, fazendo com que alguns morram de fome, retornando assim a população ao seu tamanho ideal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As comunidades, por sua vez, podem ser definidas como um conjunto de populações em um determinado lugar e em um determinado espaço de tempo. Essas diferentes populações, no entanto, não se distribuem de igual maneira, sendo algumas espécies abundantes e outras raras.

Nas comunidades, as diferentes populações interagem das mais variadas maneiras. Essas interações, também chamadas de relações ecológicas, podem beneficiar todos os indivíduos envolvidos ou então beneficiar apenas um grupo. Quando as interações ocorrem entre espécies diferentes, são chamadas de interespecíficas; mas quando ocorrem entre seres da mesma espécie, trata-se de relações intraespecíficas.

Essas diferentes relações ecológicas existentes entre os seres vivos são responsáveis por controlar, juntamente aos fatores abióticos, as populações que fazem parte de uma comunidade. A competição, por exemplo, pode extinguir completamente uma espécie de uma comunidade.

O que é o conjunto de todos os indivíduos de uma mesma espécie vivendo em uma mesma área em um mesmo intervalo de tempo?

Dá-se o nome de população ao conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vive em uma determinada área, em um determinado período de tempo.

Como se chama o conjunto de indivíduos de uma espécie que vive numa mesma área geográfica?

Uma população pode ser definida como um grupo de organismos pertencentes à mesma espécie e que vivem em uma mesma área geográfica.

Qual nome se dá para um grupo de indivíduos de uma mesma espécie vivendo em uma área específica em um mesmo período de tempo *?

O conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vivem numa mesma área em uma determinado período de tempo é chamado de população. Já comunidade é o nome dado ao conjunto de todas as populações de uma área em um determinado período de tempo.

É o conjunto de todas as populações de uma região?

A comunidade é o conjunto de todas as populações de uma área. Alternativa “c”. As populações são definidas como o conjunto de organismos de uma mesma espécie que vive em uma área.