Configurar dois roteadores mesma rede

Baixe em PDF

Baixe em PDF

O sinal de Wi-Fi fica mais fraco em algumas partes da sua casa ou do escritório? Ou seu objetivo é conectar mais dispositivos à internet de uma vez? Se você tem um segundo roteador com suporte a WDS, dá para "conectá-lo" ao primeiro para expandir o alcance da rede. Esse processo já foi mais comum no passado (em partes devido à popularização de sistemas de Wi-Fi em mesh), mas ainda pode ser uma boa estratégia para melhorar o acesso em espaços maiores. Leia este artigo para aprender a fazer a conexão!

  1. Configurar dois roteadores mesma rede

    1

    Descubra se o segundo roteador tem suporte ao modo WDS ou bridge. O modo bridge é um recurso que permite conectar dois roteadores sem fio para expandir o alcance de uma rede. Se o aparelho que você quer adicionar à rede (o que não está conectado diretamente à internet) não tem suporte a esse modo, não vai ser possível usá-lo para estender o Wi-Fi.[1]

    • Tente encontrar algo como "modo bridge", "WDS" ou algo do tipo no manual do roteador e veja se ele tem essa função.

  2. Configurar dois roteadores mesma rede

    2

    Determine qual roteador vai ser o "principal" ou "primário". O roteador principal ou primário é aquele que fica diretamente conectado à internet. Caso você tenha um aparelho que junta o modem e o roteador (como o que a operadora de internet forneceu), é ele que precisa ser o dispositivo principal.

  3. Configurar dois roteadores mesma rede

    3

    Pegue um cabo Ethernet longo o bastante para conectar os dois roteadores. No geral, você vai precisar de um cabo Ethernet que vá de um roteador para o outro, mesmo se o modo de conexão criar um novo ponto de acesso sem fio. Alguns roteadores sem fio têm suporte ao modo sem o cabo, mas isso só costuma acontecer quando os dois são do mesmo modelo ou fabricante.

    • Use um cabo Ethernet que não passe de 100 m. Isso pode acabar afetando a qualidade da rede.

  1. Configurar dois roteadores mesma rede

    1

    Conecte o roteador principal à internet. O roteador principal é aquele que você recebeu da operadora de internet (se for o caso) ou o que fica ligado diretamente ao modem. Faça o seguinte para conectar o aparelho à rede:

    • Se você tem um roteador e modem combinados em um dispositivo: conecte o aparelho à tomada de rede na parede usando o cabo coaxial ou de rede que veio com ele; depois, ative-o.
    • Se o modem e o roteador são dispositivos separados: conecte o modem à tomada de rede na parede usando o cabo coaxial ou de rede que veio com ele; depois, insira um cabo Ethernet na entrada WAN (ou INTERNET) do roteador e conecte a outra ponta ao modem.

  2. Configurar dois roteadores mesma rede

    2

    Conecte o computador ao roteador principal com um cabo Ethernet. É melhor usar um cabo Ethernet durante a configuração, ainda que seu roteador principal tenha Wi-Fi. Lembre-se de que o roteador principal é aquele que você recebeu da operadora de internet (se for o caso) ou o que fica diretamente ligado ao modem.

    • Você tem que conectar uma das pontas do cabo Ethernet às entradas LAN do roteador (que costumam ser indicadas por letras ou números) e a outra à entrada Ethernet do computador.

  3. Configurar dois roteadores mesma rede

    3

    Acesse o site de administrador do roteador. Abra um navegador de internet, como o Chrome ou o Safari, e digite o endereço IP do seu roteador na barra de endereço — como se fosse um site comum. No geral, o endereço IP é 10.0.0.1 ou 192.168.1.1, mas tudo depende do aparelho. Faça o seguinte para descobrir essa informação:

    • No Windows:
      • Abra o Iniciar e clique em Configurações.
      • Clique em Rede e Internet.
      • No painel da direita, clique em Exibir propriedades de hardware e conexão.
      • Encontre o endereço IP ao lado de "Gateway Padrão".
    • No macOS:
      • Clique no menu Apple e selecione Preferências do Sistema....[2]
      • Clique no ícone Rede.
      • Clique na sua conexão Ethernet no painel da esquerda.
      • Clique no botão Avançado... no rodapé da janela.
      • Clique na aba TCP/IP e encontre o endereço IP ao lado de "Roteador".

  4. Configurar dois roteadores mesma rede

    4

    Acesse o roteador como administrador. Se você não souber ao certo o nome de usuário ou a senha do administrador do roteador, leia o manual do aparelho ou veja se ele tem algum adesivo com essas informações. Também dá para fazer uma busca na internet pelo modelo do roteador e as palavras-chave "senha padrão administrador".

  5. Configurar dois roteadores mesma rede

    5

    Ative o DHCP. O DHCP é o protocolo que atribui endereços IP a dispositivos que se conectam à rede Wi-Fi. Por exemplo: se o endereço IP do seu roteador é 192.168.1.1, ele decerto vai atribuir endereços IP aleatoriamente em um intervalo de endereços que começa com 192.168.1.2 e termina com 192.168.1.254. Encontre as configurações de DHCP no roteador (que podem estar em uma seção chamada "LAN setup" ou algo do tipo) e ative o protocolo.

  6. Configurar dois roteadores mesma rede

    6

    Anote os detalhes do Wi-Fi. Você vai ter que ajustar alguns detalhes do roteador secundário até eles ficarem compatíveis com o que está no primário. Assim, vai ser possível acessar qualquer um deles usando a mesma senha de Wi-Fi, bem como conectar o segundo aparelho ao primeiro por uma rede sem fio (se houver suporte, no caso).[3]

    • Encontre a área Wireless ou Wi-Fi Security do site de administrador do roteador.
    • Anote o SSID (que também pode aparecer como Network Name) e a senha.
    • Anote o valor de "Security Mode", "Network Mode " ou "Encryption Mode".
    • Anote a frequência, como 5 ou 2.4 GHz.
    • Acesse a seção LAN ou Network do roteador e anote o endereço IP de internet (IPV4) e a máscara de sub-rede.
    • Anote o endereço MAC para inseri-lo no roteador secundário. Você pode pular este processo se seu roteador é da marca TP-Link ou Linksys.

  7. Configurar dois roteadores mesma rede

    7

    Salve as alterações e desconecte o cabo. Caso você não tenha feito nenhuma mudança, não precisa salvar nada. Caso tenha feito, clique na opção Save e desconecte o cabo Ethernet do computador. Pronto: agora você já pode configurar o novo roteador!

    • É uma boa ideia desligar o roteador principal por um tempo para evitar que o computador se conecte a ele via Wi-Fi por acidente quando você tentar configurar o roteador secundário.[4]

  1. Configurar dois roteadores mesma rede

    1

    Conecte o roteador secundário ao computador. Depois de se desconectar do roteador primário, você precisa conectar o aparelho que vai servir de ponte ao computador para fazer a configuração. Faça o seguinte:

    • Conecte uma ponta do mesmo cabo Ethernet de antes à entrada Ethernet do computador e a outra a uma das entradas LAN ou numeradas do segundo roteador.
    • Coloque o roteador na tomada e ligue-o.

  2. Configurar dois roteadores mesma rede

    2

    Acesse o site de administrador do roteador. Você vai passar pelo mesmo processo que fez com o roteador primário: encontre o endereço IP (que talvez seja o mesmo) e acesse a página usando o nome de usuário e a senha padrão.

  3. Configurar dois roteadores mesma rede

    3

    Ative o modo bridge do roteador. Os passos e a terminologia variam de acordo com o modelo do roteador, mas no geral é preciso acessar a seção "Connection Type" ou "Network Mode" e escolher Bridge Mode, Bridged, WDS ou Repeater no menu. Se necessário, leia o manual do usuário para descobrir a localização exata.[5]

    • Em modelos TP-Link, você vai ter que acessar Advanced > System Tools > System Parameters e clicar em Enable WDS Bridging.[6]
    • Em modelos Netgear, acesse Advanced > Advanced Setup > Router/AP/Bridge/Repeating Mode e selecione Enable Wireless Repeating Function. Em seguida, selecione Wireless Repeater.

  4. Configurar dois roteadores mesma rede

    4

    Configure o modo bridge. Depois de ativar o modo bridge, você vai ter que fornecer alguns detalhes ao roteador secundário para ele saber se comunicar com o primário. Os passos exatos variam um pouco de acordo com o modelo.

    • Em modelos TP-Link, você pode clicar em Survey, selecionar o SSID do roteador primário e clicar em Choose. Em seguida, insira a senha do Wi-Fi do aparelho principal (se necessário) e clique em Save para reunir os detalhes do roteador automaticamente.
    • Na maioria dos outros roteadores, você vai ter que especificar o gateway padrão, que é o endereço IP usado para acessar o roteador primário.
    • Você também deve ter que inserir a máscara de sub-rede, que precisa ser igual ao roteador principal.
    • Se o sistema pedir um endereço IP, insira qualquer endereço que esteja no mesmo intervalo que o roteador primário. Por exemplo: se o endereço IP do roteador principal é 192.168.0.1 e a máscara de sub-rede é 255.255.255.0, você pode usar como endereço de IP do roteador qualquer valor entre 192.168.0.2 e 192.168.0.254.
    • Se seus roteadores têm suporte a conexões sem fio, talvez você consiga vincular o segundo aparelho ao primeiro sem o cabo Ethernet. Os resultados vão ser melhores do que com esse cabo, mas você vai ter que inserir os detalhes do outro roteador nas configurações do Bridge Mode. Informe o SSID (nome da rede), a senha, o modo de segurança, o canal e a frequência de Wi-Fi (como 5 GHz) do roteador original.
    • Na maioria dos roteadores, ativar o modo bridge desativa o servidor do DHCP no roteador secundário — o que é bom. Se isso não acontecer, encontre as configurações do DHCP no segundo aparelho e faça a desativação manualmente.

  5. Configurar dois roteadores mesma rede

    5

    Atualize as configurações de Wi-Fi no roteador secundário. Se você pretende permitir que dispositivos se conectem ao roteador secundário via Wi-Fi, vai precisar de um SSID um pouco diferente do aparelho principal. Ele pode até ser parecido, desde que inclua pelo menos um descritor. Configure o modo de segurança e a senha do Wi-Fi de acordo com o primeiro roteador.

    • Por exemplo: se o nome do seu roteador primário é Netgear2021, você pode nomear o secundário como Netgear2021-quarto se ele fica em um quarto.

  1. Configurar dois roteadores mesma rede

    1

    Coloque os roteadores no lugar certo. Agora que você terminou a configuração, é hora de colocar os roteadores no lugar certo. Lembre-se de que é melhor usar um cabo Ethernet que não tenha mais de 100 m (a menos que os roteadores tenham suporte a WDS). Se você tiver um roteador Wi-Fi compatível e que tenha suporte ao modo bridge sem fio, minimize as obstruções físicas, como paredes de tijolos e objetos de metal, para otimizar o sinal.

    • Veja se o roteador primário está conectado ao modem (se eles são separados). Uma ponta do cabo Ethernet tem que ficar conectada à entrada WAN ou Internet do roteador principal, enquanto a outra se conecta ao modem ou à tomada de rede na parede.
    • Você pode passar o cabo Ethernet pela parede se o roteador estiver em outro cômodo da casa.

  2. Configurar dois roteadores mesma rede

    2

    Conecte os dois roteadores. Conecte uma ponta do cabo Ethernet a uma das entradas LAN (Ethernet) do roteador primário e a outra a qualquer entrada LAN disponível no aparelho secundário.

  3. Configurar dois roteadores mesma rede

    3

    Reinicie os dois roteadores depois da conexão. Você pode fazer isso desconectando o cabo de energia de cada roteador por alguns segundos e, em seguida, reconectando os dois. Eles vão voltar a funcionar dentro de cerca de um minuto, agora ambos acessíveis e conectados à internet.

    • Se você precisar se conectar ao site de administrador do roteador secundário, informe o novo endereço IP dele na barra de endereço do seu navegador de internet. A partir de agora, o endereço IP anterior só vai funcionar com o roteador primário.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 415 547 vezes.

É possível usar 2 roteadores na mesma rede?

Mas fique tranquilo que a resposta é sim! É possível ligar dois ou mais roteadores na mesma rede sem criar conflitos. Para isso devemos transformar os demais roteadores em pontos de acesso, desta forma o segundo roteador precisa ser compatível com essa função.

Como adicionar mais um roteador na rede?

Se optar por adicionar um terceiro roteador (Roteador 3), conecte a ponta de um cabo ethernet na sua porta "WAN" e a outra na porta "LAN" do Roteador 1 ou 2. Em seguida, habilite o servidor DHCP do Roteador 2 e atribua uma subrede diferente ao resto da sua rede.

Como usar um roteador para pegar sinal de outro roteador?

Procure as configurações básicas de Rede (geralmente identificada como Rede, LAN ou Network) e entre na opção LAN. Altere o IP do roteador secundário para um endereço diferente do usado pelo principal. Os dois roteadores não podem ter IPs iguais na mesma rede. Troque por um número na mesma faixa do roteador principal.