Como tirar boas fotos de roupas para vender?

Você sabe como tirar fotos de roupas para vender? Esta é uma das dúvidas mais comuns de quem está iniciando no ramo de vendas através da internet.

Seja por loja virtual ou mesmo nas redes sociais, as fotos são um diferencial enorme para a percepção de valor do seu produto.

E hoje eu quero te mostrar algumas dicas práticas de como você pode tirar boas fotos. E eu não vou dificultar sua vida com dicas técnicas sobre equipamentos. Eu vou te dar algumas dicas objetivas do que realmente importa para que suas fotos saiam incríveis e façam sucesso entre os clientes ou mesmo seguidores.

E não se preocupe: mesmo que você não tenha uma excelente câmera profissional, saiba que o seu celular pode ser uma ótima ferramenta de trabalho. Ou seja, você não precisará necessariamente gastar com equipamentos caros agora.

O importante de uma boa foto não é a marca da câmera ou da lente. Mas sim, a criatividade. E eu vou falar disso a partir de agora.


Como tirar boas fotos de roupas para vender?

Bom, para entender como tirar fotos de roupas para vender você precisa, antes de mais nada, entender o que é uma foto. Eu vou te explicar rapidamente o significa da fotografia.

Basicamente, uma foto é luz. Ou seja, é a captação de uma imagem através do reflexo da luz. O que estiver iluminado, aparecerá. O que não estiver, não.

Eu falei que não iria falar de termos técnicos difíceis e não vou. Mas esta introdução é fundamental para entendermos e irmos diretamente para a primeira dica prática, que é justamente sobre a iluminação. Veja abaixo:

#1- A iluminação é o primeiro passo

Foto é luz. Fotografia, é uma grafia da luz. E a partir deste entendimento, podemos compreender a real importância de ter uma boa iluminação. Por isso, o primeiro passo para entender como tirar fotos de roupas para vender, é também prestar atenção na luz que você está usando.

Pense que uma foto escura, sem incidência de uma boa claridade ou mesmo em um lugar que aparenta escuridão, não será bom para seus seguidores ou clientes. A escuridão causa sensações de angústia. E isto não é bom para quem tem o objetivo de vender algo. Pois o potencial cliente precisa sentir-se bem com o que está vendo.

Por isso, fotografe sempre em um local iluminado. Seja por alguma lâmpada de led, seja pela luz natural em si. E uma dica extra: nunca fotografe contra a luz. Sempre a favor dela. Isto fará com que sua foto fique muito melhor.

#2- Tenha um modelo(a) para fazer suas fotos

O segundo passo para entender como tirar fotos de roupas para vender, é ter um modelo(a) para “estrelar” suas peças. Isto é fundamental para humanizar as peças. Afinal, as pessoas precisam ver como a roupa fica em uma pessoa de verdade, não é mesmo?

E aqui, uma dica importante: o modelo ou a modelo, precisam ser semelhantes ao seu público-alvo. Ou seja, você precisa necessariamente ter alguém que tenha qualquer tipo de empatia com as pessoas que você irá vender. Deixa eu te dar um exemplo para ficar mais fácil.

Imagine que suas peças sejam para mulheres adultas a partir de 30 anos. Agora, imagine que suas fotos sejam estreladas por modelos de 18 anos. Há algo no meio deste processo que não irá causar empatia e, automaticamente, suas peças não serão vendidas para quem deveriam ser. Por isso, muita atenção nisso!

#3- Faça um tratamento de acordo com a sua identidade

Outro ponto para entender como tirar fotos de roupas para vender é levar em consideração um bom tratamento de imagem. Depois das fotos feitas, é importante que elas passem por um processo de seleção, análise e tratamento. Somente isto poderá fazer com que as fotos sejam de fato utilizadas.

E quando eu falo em tratamento, não estou dizendo para você fazer fusões ou edições extremamente exageradas, ok? Um bom tratamento pode ser uma simples análise da imagem para ver se tudo está correto e um alinhamento para deixar a foto mais alinhada.

Isto será importante para demonstrar aquele “cuidado a mais” e, consequentemente, demonstrar profissionalismo.

#4- Abuse da criatividade – você encontrará um diferencial nisto

Muitas vezes você vai encontrar pela internet dicas genéricas no sentido de “encontrar um diferencial”. Mas, isto nem sempre é fácil! Eu garanto pra você que encontrar o diferencial no caso de fotografias, não necessariamente precisa ser algo difícil.

Uma dica prática de como conseguir fazer isso, é tentar transmitir ao máximo a mensagem que você quer passar, mesmo sendo uma foto comercial.

Para isso, você poderá usar a criatividade criar cenários diferentes, fundos personalizados, poses que falem sobre seu público, etc. Estas são pequenas ações que farão a sua foto se valorizar muito mais, desde que tudo esteja dentro do que seu público-alvo entende.

#5- Tenha empatia para entender como o cliente enxerga você

Você já ouviu falar da empatia para vender? Pois bem, no caso das fotos, isto é fundamental. Esta talvez seja uma das técnicas mais interessantes de como tirar fotos de roupas para vender. Pois com a empatia, você conseguirá pensar do jeito que o cliente está pensando. Ou seja, esta é uma forma de conquistar alguém através de ações semelhantes.

Eu vou dar um exemplo: imagine que você venda peças para adolescentes de 17 anos. Agora, imagine que estas adolescentes estão saindo do ensino médio e indo para a faculdade. Pois bem, você pode aproveitar este conhecimento e criar fotos que transmitam esta mensagem. A identificação será na hora e assim você conseguirá atrair a atenção com a empatia! Legal, não é?

Como tirar boas fotos de roupas para vender?

#6- O equipamento é importante – mas não determinante

E por último, vou falar um pouco sobre equipamentos. E já adianto: eles não são determinantes. É claro que ter um bom celular ou uma boa câmera ajuda, mas você consegue fazer tudo que eu indiquei neste texto, usando apenas uma câmera básica e com recursos suficientes para fazer a foto.

E isto é fantástico, pois muita gente deixa de tirar boas fotos por achar que precisa investir muito no início, o que não é verdade. Então, desde já eu espero que eu tenha te ajudado. Boas fotos!

Como fazer um fundo para fotos de roupas?

Monte um cenário Escolha uma parede branca, ou utilize panos de fundo claro, e posicione o manequim ou modelo alguns passos à frente. Se for usar tecidos, certifique-se de que o material é de qualidade, chega até o chão e não tem dobras.

Como tirar boas fotos de produtos para vender?

Como tirar fotos de produtos para vender mais.
Não use informações na imagem em e-commerce. ... .
Utilize fundos brancos para fotografar para e-commerce. ... .
Cuidado com o enquadramento. ... .
Atenção para a iluminação. ... .
Aproveite os ângulos. ... .
Cuide da estabilidade. ... .
Proporcione uma noção de escala para o cliente. ... .
Invista no natural..

Como fazer fotos para vender no Instagram?

Como tirar fotos incríveis para o Instagram da sua loja.
Pense na composição da foto..
Menos é mais..
Evite o meio..
Pense no cenário..
Aposte no contraste de cores..
Opte por tirar fotos sem o flash..
Utilize os filtros mais adequados..
Vá além dos recursos do Instagram para editar as suas fotos..