Como se faz adição é subtração de frações com denominadores diferentes?

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se estiveres protegido por um filtro da Web, certifica-te de que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Como se faz adição é subtração de frações com denominadores diferentes?

Como fazer a subtração de frações com denominadores diferentes?

Subtração de frações: denominadores diferentes Método do Mínimo Múltiplo Comum. Sabemos agora que o novo denominador em comum é igual a 40. Sendo assim, se faz necessário o seguinte procedimento: dividir o termo resultante do MMC (40) pelos denominadores das frações (4, 8 e 10).

Como calcular soma de frações com denominadores diferentes?

Soma de frações com denominadores diferentes Se os denominadores forem números diferentes, existem duas formas de realizar a soma: descobrindo o Mínimo Múltiplo Comum (MMC) dos denominadores ou multiplicando os mesmos. Veja esse tipo de soma: 1/4+ 3/8 + 5/10 = ? O primeiro passo é determinar o MMC de 4, 8 e 10.

Qual o denominador de uma fração?

  • Lembre-se de que o número de partes em que um objeto foi dividido é representado pelo denominador de uma fração. Desse modo, os dois casos de adição de frações são: frações com denominadores iguais e frações com denominadores diferentes.

Qual a diferença entre adição e subtração de frações?

  • A adição e a subtração de frações podem ser divididas em dois casos: o primeiro para frações que possuem denominadores iguais e o segundo para aquelas que possuem denominadores diferentes. Dividimos esse último, mais complicado, em quatro passos com o intuito de ajudar os estudantes a organizarem seu pensamento.

Como calcular a subtração entre duas frações?

  • Para calcular a subtração entre duas frações com denominadores iguais, conservamos um denominador e subtraímos os numeradores. Determine . Para calcular a soma entre duas frações com denominadores diferentes, deve-se encontrar frações equivalentes às frações iniciais, porém com o mesmo denominador, e somar os numeradores.

Quais são os casos de adição de frações?

  • Desse modo, os dois casos de adição de frações são: frações com denominadores iguais e frações com denominadores diferentes. Quando for necessário somar ou subtrair frações com denominadores iguais, some (ou subtraia) apenas os numeradores e mantenha o denominador intacto.

O conjunto dos números racionais é aquele cujos elementos podem ser representados por frações, que, por sua vez, são divisões entre números inteiros. Dessa maneira, somar duas frações é o mesmo que somar os resultados de duas divisões. É por esse motivo que a adição ou a subtração de frações é a operação matemática básica mais difícil de ser realizada.

A adição e a subtração de frações podem ser divididas em dois casos: o primeiro para frações que possuem denominadores iguais e o segundo para aquelas que possuem denominadores diferentes. Dividimos esse último, mais complicado, em quatro passos com o intuito de ajudar os estudantes a organizarem seu pensamento.

Primeiro caso: Frações com denominadores iguais

Para somar ou subtrair frações que possuem denominadores iguais, faça o seguinte: Some (ou subtraia) os numeradores e mantenha o denominador das frações como denominador do resultado. Observe o exemplo abaixo:

4 + 3 = 4 + 3 = 7
2    2       2       2

Segundo caso: Frações com denominadores diferentes

Para somar (ou subtrair) frações com denominadores diferentes, é necessário substituí-las por outras que possuam denominadores iguais, mas que sejam equivalentes às primeiras. Para encontrar essas frações equivalentes, siga as instruções a seguir. Para melhor compreensão do leitor, usaremos o exemplo abaixo para ilustrar uma soma/subtração de frações por meio do passo a passo proposto.

2 + 10 –   2  
4    12     50 

Primeiro passo: Encontrar um denominador comum

Para encontrar o denominador comum, faça o mínimo múltiplo comum dos denominadores de todas as frações envolvidas na expressão numérica. A partir desse MMC, é possível encontrar todas as frações equivalentes necessárias para realizar a operação em questão.

Exemplo: Como as frações possuem denominadores diferentes, não é possível somá-las ou subtraí-las diretamente. O MMC entre seus denominadores será:

4, 12, 50| 2
  2, 6, 25| 2
  1, 3, 25| 3
  1, 1, 25| 5
    1, 1, 5| 5
        1, 1, 1| 300

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O número 300 será o denominador das frações equivalentes, por isso, podemos escrever:

2 +  10  –   2 =        +        –         
4     12     50   300   300   300 

Segundo passo: Encontrar o primeiro numerador

Para encontrar o primeiro numerador, utilize a primeira fração da soma original. Divida o MMC encontrado pelo denominador da primeira fração e multiplique o resultado pelo seu numerador. O número obtido será o numerador da primeira fração equivalente.

Exemplo: (300:4)·2 = 75·2 = 150. Então, basta colocar o numerador da primeira fração em seu lugar. Observe:

2 + 10 –  2 = 150 +        –        
4    12    50   300   300    300

Terceiro passo: Encontrar o restante dos numeradores

Repita o procedimento anterior para cada fração presente na operação. Ao final, terá encontrado todas as frações equivalentes.

Exemplo: Agora realizando o mesmo procedimento para as duas últimas frações, encontraremos os resultados (300:12)·10 = 25·10 = 250 e (300:50)·2 = 6·2 = 12.

2 + 10 –   2 = 150+ 250  12 
  4    12    50    300   300    300 

Quarto passo: Primeiro caso

Após encontrar todas as frações equivalentes, elas terão denominadores iguais e sua adição ou subtração poderá ser feita exatamente como no primeiro caso – de frações que possuem denominadores iguais. No exemplo utilizado, o resultado da primeira soma de frações é equivalente ao resultado da segunda, portanto:

2 + 10 –  2 = 150+ 250 12 = 150 + 250 – 12 = 400 – 12 = 388
 4    12    50   300   300   300            300                300       300

Dessa maneira, podemos escrever o seguinte:

2 + 10 –  2 = 388
4    12    50   300

Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática                                                                              

Como faz adição é subtração de frações com denominadores diferentes?

Nos casos de adição e subtração envolvendo frações com denominadores diferentes, devemos realizar a redução ao mesmo numerador. Para isso, devemos aplicar algumas técnicas como a utilização do MMC (mínimo múltiplo comum) entre os denominadores.

Como fazer conta de adição com fração com denominadores diferentes?

Soma de frações com denominadores diferentes Se os denominadores forem números diferentes, existem duas formas de realizar a soma: descobrindo o Mínimo Múltiplo Comum (MMC) dos denominadores ou multiplicando os mesmos. Veja esse tipo de soma: 1/4+ 3/8 + 5/10 = ? O primeiro passo é determinar o MMC de 4, 8 e 10.

Como fazer adição é subtração de frações com denominadores diferentes 5 ano?

Para somar frações com denominadores diferentes, uma solução é obter frações equivalentes, de denominadores iguais ao mmc dos denominadores das frações. Obtendo o mmc dos denominadores temos mmc (5,2) = 10.