Como se chama o tipo de esqueleto dos insetos Qual a vantagem desse tipo de esqueleto?

Os insetos são animais invertebrados pertencentes ao filo dos artrópodes. Eles constituem o maior grupo de animais existentes, com cerca de 900.000 espécies descritas até o momento. Estima-se que cerca de 80% de todas as espécies de animais do planeta sejam insetos.

Os insetos são encontrados em todo o mundo, nos mais variados ambientes. Mar aberto é o local onde são mais raramente encontrados. Acredita-se que a grande adaptação dos insetos deve-se, entre outros fatores, ao seu tamanho pequeno, ciclo de vida curto e reprodução em grande escala. Além disso, o voo foi fundamental para o sucesso de algumas espécies, uma vez que possibilitou a busca por alimento e a fuga de predadores.

O corpo dos insetos

Os insetos, assim como todos os artrópodes, possuem um exoesqueleto quitinoso que garante proteção ao corpo do animal, apêndices articulados, musculatura desenvolvida e simetria bilateral. Além dessas características comuns, observa-se a presença de algumas importantes peculiaridades. São elas:

1. Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome;

2. Presença de um par de antenas na cabeça;

3. Presença de um par de olhos compostos;

4. Presença de peças bucais formadas por mandíbula, maxila e lábio;

5. Presença de três pares de patas;

6. Presença de asas em algumas espécies.

Como se chama o tipo de esqueleto dos insetos Qual a vantagem desse tipo de esqueleto?

Observe as principais partes do corpo do inseto

Principais sistemas dos insetos

  • Sistema nervoso: Nos insetos, esse sistema é formado por um cérebro de onde parte um cordão nervoso com gânglios.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Sistema endócrino: Produz hormônios responsáveis, principalmente, pela reprodução e desenvolvimento.

  • Sistema digestório: Possuem sistema digestório completo, ou seja, com boca e ânus, e a digestão é extracelular.

  • Sistema respiratório: A respiração ocorre por meio de traqueias.

  • Sistema circulatório: O sistema circulatório é aberto, ou seja, o sangue não corre apenas no interior dos vasos.

  • Sistema excretório: Excreção ocorre por túbulos de Malpighi.

Desenvolvimento dos insetos

Os insetos são animais, em sua maioria, dioicos (apresentam sexos separados), mas existem representantes hermafroditas. O desenvolvimento pode ser direto (ametábolos) ou indireto (hemimetábolos e holometábolos). Os hemimetábolos sofrem metamorfose incompleta ou gradual, enquanto os holometábolos apresentam metamorfose completa, com grandes mudanças no organismo durante o desenvolvimento.

Podemos acabar com todos os insetos do planeta?

Apesar de muitas pessoas terem medo de insetos, eles são fundamentais para a vida no planeta. Assim como qualquer ser vivo, eles fazem parte de teias alimentares, servindo de alimento e alimentando-se de várias espécies. Além disso, realizam o processo de polinização, sendo essenciais para a reprodução de algumas angiospermas.

Economicamente, os insetos também são importantes. As abelhas, por exemplo, são responsáveis pela produção do mel e da cera, produtos que possuem alto valor econômico. O bicho-da-seda também é um importante inseto com valor econômico, sendo responsável pela produção de fios de seda.

Vale destacar, no entanto, que os insetos não trazem apenas benefícios. Existem espécies que atacam plantações, como as borboletas em fase de lagarta; outros que se alimentam de madeira, como o cupim, e outros que ainda são responsáveis por transmitir doenças, como é o caso do Aedes aegypti.

Exoesqueleto é uma estrutura de sustentação externa ou de revestimento, constituída por uma cutícula espessada e rígida presente em alguns animais, como insetos e crustáceos.

Como se chama o tipo de esqueleto dos insetos Qual a vantagem desse tipo de esqueleto?
Os crustáceos, como o caranguejo, apresentam um acréscimo de mineral à matriz orgânica de seu exoesqueleto

O exoesqueleto, ou cutícula, é uma estrutura rígida e espessada presente em alguns animais, como os artrópodes – característica que define esse grupo e seu sucesso – com a função de sustentação externa, ponto de apoio a músculos e revestimento. Essa estrutura, embora seja rígida, é fina e maleável nas articulações dos artrópodes, possibilitando, assim, seus movimentos.

O exoesqueleto pode também projetar estruturas, como é o caso das cerdas. Essas são estruturas quitinosas semelhantes a pelos circulares com grande variedade de formas e funções. Um exemplo disso são alguns receptores sensoriais de artrópodes.

Constituição

A constituição do exoesqueleto é variável, assim, alguns cnidários, como os corais, apresentam um exoesqueleto formado por substâncias orgânicas e calcário. Já em artrópodes, a constituição é semelhante nos diversos grupos, com algumas pequenas distinções. Além das proteínas e quitina, alguns crustáceos, por exemplo, apresentam também fosfato e carbonato de cálcio em seu exoesqueleto. Alguns artrópodes terrestres possuem ainda ceras que impermeabilizam o exoesqueleto, impedindo a perda de água e conferindo, dessa forma, uma importante adaptação à vida no ambiente terrestre.

Nos artrópodes, o exoesqueleto é secretado pela epiderme adjacente e apresenta duas camadas:

  • Epicutícula: constituída principalmente por proteínas, lipídios e lipoproteínas, é uma camada fina e resistente à água. Em alguns artrópodes terrestres, essa estrutura confere impermeabilidade à água;

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Proticutícula: constituída por proteína e quitina, essa parte é mais espessa que a epicutícula e confere maior resistência ao exoesqueleto.

Alguns artrópodes apresentam colorações em seus corpos que podem ocorrer por causa de pigmentos depositados em seu exoesqueleto enquanto ele é secretado, de colorações de tecidos e da hemoglobina, os quais podem ser vistos quando o exoesqueleto é fino e transparente ou por causa da refração da luz pela epicutícula.

Como se chama o tipo de esqueleto dos insetos Qual a vantagem desse tipo de esqueleto?

Durante o processo de muda, todo o exoesqueleto é substituído por um mais amplo

Muda ou ecdise

O exoesqueleto, depois de secretado, impede o crescimento do animal, pelo fato de envolver todo o seu corpo e apresentar uma constituição rígida. A muda, ou ecdise, é um processo com controle endócrino (hormônio da muda ou ecdisona), que consiste na troca do exoesqueleto do animal por um mais amplo. Isso permite que o animal cresça, pois, durante sua ocorrência, todo o exoesqueleto é eliminado e substituído por outro maior. Ao longo da vida, o animal pode passar por diversos processos de muda, dependendo da espécie.

Por Helivania Sardinha dos Santos

Qual é a vantagem do esqueleto dos insetos?

O exoesqueleto apresenta diversas vantagens no que diz respeito à sustentação, proteção contra perda de água e predadores e até mesmo movimentação.

Como é chamado o tipo de esqueleto dos insetos?

Os artrópodes possuem um esqueleto externo (exoesqueleto) de quitina.

Como é o esqueleto dos insetos?

Os artrópodes apresentam um esqueleto externo chamado de exoesqueleto, que é constituído por um carboidrato chamado de quitina. O exoesqueleto é muito duro e resistente e protege o corpo do animal como uma armadura.

Qual é qual é a importância do esqueleto para os insetos?

O esqueleto de insetos não é igual ao dos humanos, que é interno, ele é conhecido como exoesqueleto, por ser externo e é formado pelo polissacarídeo quitina. Sua importância se dá pois ele garante proteção contra choques mecânicos e impede a perda excessiva de água, além de conferir resistência e forma.