Como são chamados os aparelhos eletrônicos que transformam a energia elétrica em energia térmica?

Ferro elétrico, chuveiro e torradeira transformam energia elétrica em térmica. Esses aparelhos têm, como um dos seus componentes, o resistor, um fio de material especial (diferente dos fios de ligação), responsável pelo aquecimento. Por isso, são denominados resistivos.

Como se transforma energia elétrica em energia térmica?

Quando os elétrons começam a se mover, ocorre o atrito com “obstáculos” presente no interior do condutor e esse atrito é liberado para o meio na forma de calor. Diz se então que a energia elétrica fornecida a esse condutor foi transformada em energia térmica.

Quais aparelhos transforma energia elétrica em energia luminosa?

Neste caso a lâmpada é o dispositivo que transforma energia elétrica em energia luminosa. Aquecedores solares funcionam ao contrário, as células fotoelétricas dos painéis solares convertem energia luminosa proveniente do sol em energia elétrica.

O que transforma a energia elétrica em luz e calor?

A transformação da energia elétrica em luz e calor, ocorre pelo fato de filamentos e resistências serem capazes de aumentar a temperatura dos elétrons de forma muito elevada, a ponto de liberarem fótons.

Quais são os aparelhos elétricos?

Descubra quais são os aparelhos que mais consomem energia…

  • Ar-condicionado.
  • Geladeira.
  • Chuveiro elétrico.
  • Videogame.
  • Micro-ondas.
  • Televisão.
  • Carregador de celular.
  • Cooktop elétrico.

Como ocorre a transformação da energia térmica?

A transferência de energia na forma de calor, acontece unicamente pela diferença de temperatura entre dois corpos. Ela ocorre de forma espontânea do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura. Existem três formas de ocorrer a propagação do calor: condução, convecção e irradiação.

Que transformação de energia ocorre na lâmpada *?

Basicamente, quando nós colocamos a nossa lâmpada, nós temos energia elétrica e o resistor impede a fluidez da corrente e, com isso, gera um aumento da temperatura e esse aumento de temperatura faz emitir luz. E aí nós temos energia luminosa. Então, um processo de conversão de energia elétrica em energia luminosa.

Como se chama o efeito que transforma energia em calor?

O efeito Joule é um fenômeno físico no qual a passagem de corrente elétrica através de algum meio resulta em seu aquecimento. Esse aquecimento surge em razão das diversas colisões que ocorrem entre os elétrons e os átomos que constituem a estrutura cristalina do material.

O que transforma eletricidade?

Por exemplo, a energia da água do rio, do vento ou das marés. Essa energia pode ser transformada em energia elétrica, quando se direciona algum desses fluidos para girar um equipamento elétrico. Na Usina Hidrelétrica (hidro=água), a água do rio faz a turbina girar, transformando a energia cinética em eletricidade.

Quais são os aparelhos motores?

Por exemplo, liquidificadores, furadeiras, ventiladores e batedeiras possuem em seu interior um motor que transforma a maior parte da energia elétrica em mecânica, produzindo rotação em torno de um eixo.

O que é um equipamento elétrico?

O equipamento elétrico é um dispositivo que corrente elétrica passa por ele. Como é o caso do disjuntor, contator, reles, fios e cabos, inversores, motores. O disjuntor por exemplo, ele é um equipamento de segurança, ele desarma quando existe uma sobrecarga de energia.

O que é a energia térmica?

A energia térmica é a quantidade de energia contida em algum sistema exclusivamente pelo efeito de sua temperatura. No entanto, não se deve confundir esse conceito com o de energia interna.

O que é energia térmica exemplo?

A variação de energia térmica de um sistema ocorre através de trabalho ou de calor. Por exemplo, quando usamos uma bomba manual para encher o pneu de uma bicicleta, observamos que a bomba fica aquecida. Neste caso, o aumento da energia térmica ocorreu por transferência de energia mecânica (trabalho).

O que é feito a lâmpada?

A parede de vidro é coberta por uma camada de fósforo e nas extremidades do tubo há eletrodos. Quando a descarga elétrica flui entre as extremidades da lâmpada, o vapor de mercúrio emite radiação UV, que quando se depara com o fósforo, faz com que este passe a emitir luz visível.

Provavelmente, você já usou equipamentos que esquentavam com a passagem da corrente elétrica, mas, você sabe o porquê disso acontecer? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica vai te ajudar a entender o que transforma energia elétrica em calor, luz e o que é efeito joule. Então, vamos lá pessoal!

Todos nós já nos deparamos com equipamentos que utilizam a energia elétrica para funcionar, que pode ser transformada em diversas outras formas de energia, como movimento, luz e calor.

A transformação da energia elétrica em luz e calor, ocorre pelo fato de filamentos e resistências serem capazes de aumentar a temperatura dos elétrons de forma muito elevada, a ponto de liberarem fótons.

Leia também

  • Grandezas elétricas, o que são e quais são?
  • Eletricidade básica, tudo que precisa saber!

Apesar de em algumas aplicações, como em lâmpadas e motores, o calor gerado ser ruim, o aumento da temperatura é muito desejado em outras utilizações, e isso pode ser entendido com o conhecimento do efeito joule!

O que é efeito joule?

Quando a corrente elétrica atravessa um condutor, ocorre a transformação de energia elétrica em energia térmica, devido ao choque dos elétrons livres com os átomos do condutor. Esse fenômeno é denominado como efeito térmico ou efeito joule.

O aquecimento no condutor pode ser medido pela fórmula da Lei de Joule, uma vez que a energia elétrica dissipada num resistor, num dado intervalo de tempo, é diretamente proporcional ao quadrado da intensidade de corrente elétrica que o percorre.

Esse enunciado é matematicamente expresso na imagem abaixo.

Como são chamados os aparelhos eletrônicos que transformam a energia elétrica em energia térmica?

Imagem com a fórmula da Lei de Joule.

Essa relação é válida desde que a intensidade da corrente seja constante durante o intervalo de tempo de ocorrência.

Vale salientar que a energia elétrica absorvida pela resistência elétrica é transformada totalmente em calor, isto é, a produção de calor é inerente à passagem da corrente.

Aplicações

A descoberta da relação entre a eletricidade e o calor trouxe vários benefícios. Muitos aparelhos que utilizamos no nosso dia a dia têm seus funcionamentos baseados no Efeito Joule.

O Mundo da Elétrica separou as principais aplicações do efeito Joule para você!

Amperímetro térmico

O amperímetro é o aparelho que mede a corrente elétrica. Existem muitos modelos de amperímetros, fundamentados em diversos fenômenos físicos. Um deles, que se fundamenta no efeito Joule, é chamado de amperímetro térmico!

Ele funciona com a passagem de uma corrente elétrica pelo amperímetro, que faz o condutor interno esquentar e se expandir, ocasionando o deslocamento do ponteiro em uma escala e a indicação da medição.

Fornos elétricos

Em indústrias, em residências e, até mesmo, em laboratórios é comum a utilização de fornos elétricos para aquisição de temperaturas mais altas.

O forno possui uma resistência elétrica que libera calor com a passagem da corrente, graças ao efeito joule.

Lâmpadas incandescentes

As lâmpadas de filamento incandescente são conectadas em circuitos elétricos, o que transforma energia elétrica em luz e calor.

A luz irradiada pela lâmpada incandescente nada mais é do que uma parte da energia elétrica sendo transformada em energia luminosa, graças à elevação da temperatura.

Chuveiro

O funcionamento de um chuveiro também é baseado no efeito joule, visto que ele possui um resistor interno, comumente chamado de resistência, que aquece com a passagem da eletricidade!

Além das aplicações que já citamos, podemos aproveitar o efeito térmico em diversos equipamentos, como :

  • Ferros de passar roupas
  • Aquecedores elétricos
  • Soldadores elétricos
  • Secadores elétricos
  • Fusíveis e disjuntores elétricos

Todos esses equipamentos funcionam alterando a temperatura de um material com a aplicação da eletricidade.

Apesar dos benefícios, a principal desvantagem do efeito joule é a perda de energia que se transforma em calor e o superaquecimento dos sistemas elétricos. Na grande maioria das aplicações, o efeito Joule é indesejável!

Uma vez que parte da energia elétrica fornecida é convertida em energia térmica que é dissipada na forma de calor, causando uma diminuição da eficiência.

Por esse motivo, alguns dispositivos elétricos e eletrônicos precisam de dissipadores de calor para evitar o aquecimento excessivo.

Para minimizar as perdas de transmissão, existem várias soluções, como a minimização da resistência dos condutores e o uso de materiais menos resistivos.

No vídeo abaixo, você pode ver de forma prática o aquecimento de resistores baseado no efeito joule.

Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para acessar conteúdos exclusivos e compartilhar esse artigo com os seus amigos! Deixe nos comentários abaixo dúvidas e sugestões para que possamos te responder!

Como são chamados os aparelhos eletrônicos que transformam a energia elétrica em energia térmica?

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Assuntos

  • Efeito joule
  • Joules
  • Lei de joule
  • O que é efeito joule
  • O que transforma energia elétrica em luz e calor

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Como são chamados os aparelhos que transforma energia elétrica em energia térmica?

Ferro elétrico, chuveiro e torradeira transformam energia elétrica em térmica. Esses aparelhos têm, como um dos seus componentes, o resistor, um fio de material especial (diferente dos fios de ligação), responsável pelo aquecimento. Por isso, são denominados resistivos.

Como são chamados os aparelhos elétricos que transformam a maior parte da energia elétrica que recebem em energia mecânica?

Os receptores elétricos são dispositivos que transformam energia elétrica em outra forma de energia, seja ela mecânica, térmica, entre outras.

Qual o tipo de transformação de energia que ocorre em motores elétricos?

Ou seja, esses aparelhos aqui, eles transformam energia elétrica em energia mecânica. E isso acontece graças a um motor elétrico, que é uma máquina que transforma energia elétrica em mecânica.