Como saber se o relacionamento ainda tem volta?

Baixe em PDF

Baixe em PDF

Um relacionamento muito importante pode ter acabado, mas e se você não superou o fim e acredita que a relação ainda tenha conserto? É muito comum as pessoas se arrependerem e decidirem ficar juntas depois de um término. Mesmo que isso pareça impossível agora, a relação pode ter volta. Você pode convencê-lo a lhe dar outra chance se conseguir refletir sobre o que deu errado e melhorar o que for necessário.

  1. Como saber se o relacionamento ainda tem volta?

    1

    Entenda os motivos do término. O que cada um fez para contribuir para esse rompimento? A maioria dos problemas de relacionamento não aparece do nada: eles são gerados ao longo do tempo. Existem chances de que o problema não tenha origem em apenas um de vocês e provavelmente já havia sinais de que isso aconteceria. Separe algum tempo e faça uma autoanálise antes de tentar voltar com o ex. Não perca tempo ou energia em algo que não vai rolar.

    • De acordo com algumas pesquisas, a causa número um dos términos de namoro é a falta de comunicação.[1] Em um relacionamento feliz, esse problema pode ser solucionado deixando as expectativas claras e discutindo francamente as frustrações antes que as coisas acabem em uma grande briga. Outros assuntos podem ser mais difíceis de lidar, como traição ou ciúmes, mas, com esforço e aconselhamento, até mesmo problemas como esses são possíveis de superar.

  2. Como saber se o relacionamento ainda tem volta?

    2

    Lembre-se de quem pediu para terminar. Foi você? Caso tenha sido, você fez isso depois de pensar muito ou foi no calor da raiva e agora se arrependeu? Foi sua ex-namorada? Ela tinha razões para isso? Foi uma decisão mútua?

    • Em primeiro lugar, é fundamental entender quem pediu o término do relacionamento e por que isso aconteceu. Caso você tenha terminado, e sua ex-namorada tenha sido contra, será mais fácil voltar do que se ela tivesse terminado o namoro.

  3. Como saber se o relacionamento ainda tem volta?

    3

    Compreenda suas emoções. Na dor e confusão geradas pelo fim de um relacionamento, é comum confundir as emoções, interpretando sentimentos de solidão e dor como sinais de que você precisa da volta do ex. Na realidade, quase todo mundo que já passou por um rompimento inicialmente sente remorso, acompanhado de sentimentos de ansiedade, culpa, depressão e solidão.[2] Geralmente, quem é casado ou mora junto com o parceiro tende a sofrer mais com o rompimento; já aqueles que estão só namorando tendem a lidar melhor com uma separação.[3] A intensidade de seus sentimentos não significa automaticamente que vocês devam reatar.

    • Tente responder a essas perguntas: você sente falta da pessoa ou sente falta de ter um namorado? Ele faz você se sentir melhor consigo mesma, mais segura a respeito do mundo, mais feliz? Você se imagina ao lado dessa pessoa em um futuro distante, mesmo depois que a chama da paixão tiver diminuído, e vocês forem pegos pela rotina da vida cotidiana? Se estiver apenas sentindo falta da segurança de ter alguém, ou da excitação de um amor intenso, você encontrará essas coisas em um novo relacionamento, mais saudável e estável.
    • É muito importante deixar passar um tempo após o término e, antes de tentar, examinar seus sentimentos e decidir se vocês realmente deveriam voltar. Relacionamentos reatados normalmente sofrem uma perda de confiança e tendem a passar por muitas idas e voltas; se não tiver 100% de certeza de que deseja ficar com aquela pessoa por muito, muito tempo, evite uma nova dor fazendo o melhor para superar, ao invés de correr atrás dela novamente. [4]

  1. Como saber se o relacionamento ainda tem volta?

    1

    Evite contato no primeiro mês. Ela ligará se quiser falar com você e, se não quiser, nada do que você diga ou vista mudará isso. Às vezes, ignorar faz com que a pessoa perceba que você está perfeitamente bem sem ela e seguindo em frente, exatamente o oposto do que ela quer.

    • Evitar contato com a ex-parceira não é apenas uma forma passivo-agressiva de fazê-la sentir sua falta, mas um meio de ter tempo para fazer as coisas que precisa e se preparar para um novo relacionamento (seja ele com a ex ou com uma nova pessoa!). Reserve um tempo durante esse mês para descobrir mais sobre você mesmo e trabalhar nas áreas que deixou para trás durante o último relacionamento. É hora de encarar as fraquezas da relação e trabalhar duro para aprimorar-se como ser humano, principalmente se você contribuiu para o término.
    • Esse tempo também servirá para ajudá-lo a distinguir a carência pós-término do real desejo de estar com sua ex novamente. Quase todo mundo se sente triste após um rompimento, mesmo que os dois sejam realmente incompatíveis e mesmo que a ex tenha feito alguma coisa. Só o tempo o ajudará com esses sentimentos.[5]

  2. Como saber se o relacionamento ainda tem volta?

    2

    Concentre-se em você. Saia com seus amigos, concentre-se no trabalho e em outras atividades extracurriculares. Você não quer parecer carente nem que está apenas esperando que ela o procure.

    • Alguns pesquisadores descobriram que as pessoas que conseguiram retomar a sensação de autonomia depois de um rompimento se recuperaram mais rápido das tristezas do término.[6]

  3. Como saber se o relacionamento ainda tem volta?

    3

    Não procure a ex durante esse tempo. Isso significa não ligar, não enviar mensagens nem sair por aí perguntando sobre o que ela anda fazendo. Mais importante ainda: não pergunte a ela o motivo da separação ou se ela está namorando outra pessoa. Você corre o risco de parecer desesperado.[7].

    • Ao passo que é importante não procurá-la durante esse período, está tudo bem se você estiver pronto a responder caso ela procure você; em outras palavras, caso você receba uma ligação dela, não desligue nem se recuse a atender. Não é necessário enrolar ou se fazer de difícil — isso só a afastará de você (o oposto de seu objetivo a essa altura do campeonato).[8]
    • Digamos que, por um acaso do destino, você ouviu de um passarinho verde que sua ex está vendo outra pessoa. Tente não tirar conclusões precipitadas nem deixar os ciúmes tomarem conta; de forma alguma você deve tentar prejudicar o novo relacionamento dela. Dê tempo para que ela descubra se você é mesmo a pessoa certa — você não quer forçar uma pessoa a ficar com você pensando em outra, certo?

  4. Como saber se o relacionamento ainda tem volta?

    4

    Descubra se ele ainda tem interesse em você. Antes de tentar reconquistar o coração de seu ex, você precisa saber se ele ainda se importa. Essa é a pista mais importante de que as coisas possam ser consertadas.

    • Você não precisa saber disso imediatamente. Também não mande seus amigos descobrirem por você. Não vá atrás dele por ao menos um mês depois da separação; ao invés disso, procure por pistas sutis quando encontrá-lo no trabalho ou na escola, através de comentários em redes sociais ou comentários que seus amigos em comum fizerem sem você perguntar.
    • Tenha em mente que 1/3 dos casais "juntados" e 1/4 dos casados "de papel passado" já passaram por um rompimento em algum momento, portanto se o ex ainda estiver interessado, existe uma grande chance de vocês voltarem.[9]

  1. Como saber se o relacionamento ainda tem volta?

    1

    Trabalhe a autoestima. Sua autoestima pode estar abalada, principalmente se estiver se sentindo carente. Talvez você estivesse acostumada que o ex a fizesse se sentir melhor consigo mesma, mas só você pode fazer isso por si própria. Não baseie sua felicidade em outra pessoa, pois ela se sentirá culpada, forçada e, com o tempo, ressentida.

    • Ter autoestima é saber que você vale a pena e é legal de seu próprio jeito. Quando se trata de relacionamentos, é mais importante que você se sinta completa e satisfeita como indivíduo do que ficar procurando por alguém que a complete ou que faça sua vida valer a pena.[10]
    • Para melhorar sua autoestima, concentre suas forças em todas as áreas: emocional, social, habilidades, aparência e qualquer outra que seja importante para você. Por exemplo, você pode ter uma empatia natural com as outras pessoas, talento para cozinhar e cabelos incríveis. Dando atenção ao que é positivo e ignorando o que é negativo, você poderá se sentir uma pessoa útil e valiosa, principalmente se usar suas melhores características para ajudar os outros.[11] Caso se sinta inútil, mude isso! Use sua empatia natural e seu talento para cozinhar e asse alguns biscoitos para aqueles vizinhos idosos!

  2. Como saber se o relacionamento ainda tem volta?

    2

    Seja aquela pessoa pela qual sua ex se apaixonou. Tente se lembrar de vocês dois quando ficaram juntos pela primeira vez. Foram suas piadas sagazes ou seu visual incrível? O que quer que tenha sido, tente reavivar aquela chama da mesma forma que ela queimava antes.

    • Sua ex sentia atração por você porque se sentia bem em sua companhia e você preenchia as necessidades emocionais dela. Você mudou (se é que mudou)? Corrija maus hábitos e erros, se for necessário. Seja otimista em relação aos erros. Sorria, gargalhe, permaneça positivo para sentir-se bem consigo mesmo. Com certeza, você será atraente para outras pessoas também.

  3. Como saber se o relacionamento ainda tem volta?

    3

    Melhore sua aparência. Compre algumas roupas novas, mude o penteado, comece a malhar ou fazer as unhas. Destaque-se, renove o visual, fique diferente do que seu ex lembra.

    • Você não deve mudar seu jeito natural para reconquistar o ex, pois, com o tempo, ele vai deixá-la novamente, já que o eu verdadeiro aparecerá em algum momento. No entanto, é sempre bom dar o melhor de si. Afinal, se ele era atraído por você, é possível que sinta isso novamente.

  4. Como saber se o relacionamento ainda tem volta?

    4

    Passe tempo com outras pessoas. Você não precisa transar com todo mundo, mas passar algum tempo com outras pessoas fará seu ex perceber que a fila anda; se ele estiver interessado mesmo, deixe-o decidir que é hora de voltar e só então pare de ficar com outras pessoas.

    • Caso você não esteja interessada em ninguém romanticamente, encontre a turma para uma noitada de filmes ou passe algum tempo com um amigo do sexo masculino. Só de estar junto com outros solteiros pode ser o suficiente para fazer um ciuminho no ex.[12]

  5. Como saber se o relacionamento ainda tem volta?

    5

    Dê um rolê com a ex. Faça algo não tão íntimo, como tomar algo com os amigos, jogar sinuca etc. Façam algo que todos possam participar: amigos e candidatos a namorados. Escolha o que quiser e lembre-se de evitar os assuntos sérios por ora.

    • Todo relacionamento deve ser erguido em uma base sólida de amizade. Por isso, é importante que a amizade de vocês permaneça intacta antes de avançar por terrenos românticos.[13]
    • Mesmo se ela disser: "Não estou mais apaixonada por você", é possível recriar a experiência de se apaixonar restabelecendo a intimidade que um dia tiveram. Um pesquisador conduziu um estudo em que dois estranhos deveriam olhar nos olhos um do outro e responder perguntas pessoais (como "Qual seu maior medo?" e "Qual é a melhor memória de sua infância?"). Eles conseguiram criar um laço entre si, que evoluiu para atração e até para sentimentos românticos. Tente passar tempo conversando sobre assuntos profundos e olhando nos olhos dela. Talvez isso ajude a trazer a intimidade de volta.[14]

  1. Como saber se o relacionamento ainda tem volta?

    1

    Convide seu ex para conversar. Após passarem algum tempo juntos como amigos, é hora de ter uma conversa franca sobre a história de vocês e descobrir se um futuro romântico é viável ou não.[15]

    • Embora mensagens e conversas pelo computador sejam meios de comunicação comuns em um relacionamento, discussões íntimas devem acontecer pessoalmente. Convide seu ex para um jantar ou um café no lugar que você mais gosta.

  2. Como saber se o relacionamento ainda tem volta?

    2

    Use o passado a seu favor. Se o ex gostava de uma certa roupa sua, use-a novamente. Compartilhe uma lembrança gostosa e leve que vivenciaram juntos. Encontrem-se em um lugar especial para os dois.

    • Caso você tenha ganho uma joia ou bijuteria especial dele, pense em usá-la quando se encontrarem para conversar. Essa será uma mensagem clara de que você ainda tem sentimentos por ele.

  3. Como saber se o relacionamento ainda tem volta?

    3

    Prepare suas palavras. A primeira coisa a ser dita é extremamente importante. Usar as palavras erradas pode significar perder a chance de tê-la de volta. Entenda que, mesmo não estando mais juntos, ainda existe uma boa chance de que ela tenha fortes sentimentos por você.

    • Existem diversas formas de iniciar essa conversa, mas uma das mais seguras é dizer algo como: "Queria falar com você sobre nosso relacionamento e ver como você tem passado." Demonstre arrependimento pelas coisas não funcionarem entre vocês e pergunte se podem falar sobre isso agora, já que você ganhou um pouco de perspectiva.
    • Deixe a conversa fluir naturalmente. Caso a ex esteja bem e diga que está vendo outra pessoa, você pode decidir não perder seu tempo tentando convencê-la a voltar; no entanto, se ela ainda parece gostar de você, traga à tona a possibilidade de um recomeço.

  4. Como saber se o relacionamento ainda tem volta?

    4

    Desculpe-se. Reflita sobre tudo que você fez ou deixou de fazer, que tenha somado para o fim do relacionamento de alguma forma, e limpe esse quadro pedindo desculpas apropriadamente. Assuma total responsabilidade pelas ofensas sem culpá-la, sem dar desculpas nem esperar por um pedido de perdão em retorno. Pode até ser que a ex tenha contribuído para isso, mas não se pode pedir desculpas por ninguém além de si mesmo. Deixe-a fora disso, e provavelmente as desculpas serão recíprocas.

    • Evite usar a palavra "mas". "Me desculpe, mas..." significa "Eu não me arrependo". Também não diga: "Sinto muito por você se sentir assim" ou "Sinto muito se você se ofendeu." Isso faz parecer que você está jogando a culpa nela, ao invés de fazer um pedido sincero.[16]
    • Uma desculpa verdadeira é estruturada da seguinte forma: arrependimento, responsabilidade e remédio. O primeiro passo indica que você está arrependido pelo que fez; o segundo passo admite a responsabilidade por seus atos, sem desculpas e sem culpar o outro; o terceiro passo envolve se oferecer para fazer direito ou mudar seu comportamento no futuro.[17] Por exemplo: "Quero pedir desculpas por todas as vezes que você quis ficar comigo e eu a dispensei. Você deve ter se sentido negligenciada. No futuro, vou tentar prestar mais atenção nas pessoas que eu gosto para que isso não aconteça novamente. Obrigado por me fazer enxergar isso."

  1. Como saber se o relacionamento ainda tem volta?

    1

    Conversem. Já que os problemas de comunicação são número um em causar separações, vocês precisam de um esforço a mais como casal, para assegurar que seus canais de comunicação estejam sempre abertos. Quando estiverem juntos novamente, deem tempo para estabelecer as expectativas, principalmente em áreas que já eram problemáticas antes.

    • Faça um planejamento para lidar com situações desconhecidas. Por exemplo, digamos que você tenha terminado com sua namorada porque ela passa muito tempo com os amigos. Falem abertamente sobre quanto tempo é razoável e como vocês vão negociar um com o outro se ela precisar passar mais tempo com eles.[18]

  2. Como saber se o relacionamento ainda tem volta?

    2

    Lembre-se do que causou a separação. Relacionamentos que vão e voltam são voláteis e emocionalmente instáveis. Lembrar-se do que causou o rompimento original e lidar com esses problemas pode ajudá-lo a não falhar nos mesmos desafios.

    • Aborde delicadamente as fontes de discórdia entre vocês. Sejam quais forem as razões que levaram ao término, elas provavelmente ainda são sensíveis para ambos; se lutaram contra ciúmes, problemas familiares, problemas de controle ou outros assuntos particulares, entenda que eles continuarão lá quando a novidade do reencontro passar.

  3. Como saber se o relacionamento ainda tem volta?

    3

    Trate esse relacionamento como se fosse novo. Lembre-se de que a primeira vez de vocês juntos não foi um sucesso e terminou com ambos os corações partidos. Trate a segunda chance como um novo relacionamento, construindo novas regras para que funcione.

    • Vá com calma. Não ache que a relação continuará de onde parou. Por exemplo, não durmam juntos e digam "eu te amo" até que a confiança seja restabelecida primeiro.[19]
    • Conheçam-se novamente — principalmente se faz muito tempo desde que estiveram juntos, pois ambos mudaram individualmente nesse intervalo. Não vá achando que sabe tudo sobre ela. Passem algum tempo se conhecendo novamente.

  4. Como saber se o relacionamento ainda tem volta?

    4

    Considere terapia. Ainda mais se eram casados ou tinham um relacionamento bastante sério, pode ser que vocês precisem de uma terapia de casal para chegar à raiz dos problemas e garantir a resolução de todos eles.

    • Lembre-se de que os relacionamentos reciclados (aqueles que terminam e voltam) têm um índice maior de insatisfação, falta de confiança e, claro, término. Portanto, prepare-se para se esforçar ainda mais nesse novo relacionamento.[20]

  1. Como saber se o relacionamento ainda tem volta?

    1

    Procure sinais de que seu relacionamento não funciona mais. Embora você possa nutrir grandes sentimentos por uma pessoa, às vezes vocês dois são simplesmente incompatíveis. Em um relacionamento tóxico, é melhor seguir em frente, ao invés de tentar reatar. Alguns sinais de que seu relacionamento não tem solução incluem:

    • Qualquer tipo de abuso. Caso seu ex já a tenha agredido, coagido a fazer sexo ou outras coisas que você não estivesse a fim no momento, ele foi abusivo, e você não deveria tentar voltar pra ele.[21]
    • Falta de respeito de qualquer um dos lados. Se você e seu ex se xingam, menosprezam as conquistas um do outro ou dizem impropérios sobre familiares e amigos, não há mais respeito nesse relacionamento. Esses são elementos presentes em todas as relações emocionalmente abusivas.[22] Encontre alguém que lhe dê o respeito que você mereça e comprometa-se a tratá-lo da mesma forma.
    • Histórico de traições. Embora alguns relacionamentos possam resistir à infidelidade, a quebra de confiança é algo extremamente difícil de reparar. Mesmo que você possa reconstruir essa confiança, ela sempre será frágil. Um relacionamento marcado por traições precisará de mais apoio externo em forma de terapia para reconquistar a credibilidade perdida.[23]

  2. Como saber se o relacionamento ainda tem volta?

    2

    Ouça seus amigos e familiares. Você pode estar na defensiva, mas aqueles que o conhecem e amam podem oferecer um olhar mais assertivo sobre seu relacionamento. Quando alguém que você conhece e confia disser que tem um mal pressentimento sobre a relação, leve isso em conta.

    • Caso você saiba de um amigo ou parente em particular que não goste de sua ex, peça a ele que explique o motivo. Descubra se é pela forma como ela o tratava, se é por alguma coisa que essa pessoa sabe e você não etc.

  3. Como saber se o relacionamento ainda tem volta?

    3

    Aceite o fim e siga em frente. Se nenhum dos passos acima funcionou e/ou você avaliou a situação e decidiu que não seria saudável ou sábio continuar tentando, dê-se tempo para se recuperar emocionalmente do coração partido.

    • De acordo com algumas pesquisas, é importante se concentrar nas melhores partes do relacionamento, principalmente aquelas que o ajudaram a amadurecer, e se esquecer das partes negativas. Uma estratégia que pode ajudar é passar entre 15 e 30 minutos diários, por três dias seguidos, escrevendo sobre as vantagens do término.[24]
    • Após três dias, esqueça esse relacionamento. Permita-se ficar algum tempo sozinho e na companhia de familiares e amigos e fazendo coisas das quais você goste. Quando você estiver saudável novamente, poderá começar a procurar um novo amor.

Dicas

  • Não há dúvidas de que é difícil reconquistar um ex-namorado. Tenha em mente que talvez não dê certo e, caso isso aconteça, tente manter a calma e a dignidade.
  • Seja você mesma! Não se torne outra pessoa só para atraí-lo novamente; seu ex se apaixonou por você como é, e não como finge ser.
  • Alguns relacionamentos simplesmente não eram para ser. Não force a barra caso a pessoa não esteja interessada.
  • Saiba que isso leva tempo. Não perca a fé.
  • Voltar é sempre um risco. Você pode ter mudado muito e gostado da independência criada pela separação. Porém, se você deixar, seu ex pode colocá-la de volta no mesmo lugar.

Avisos

  • Evite comportamentos que possam ser confundidos com assédio ou qualquer ato ilegal ou antiético. Em muitos lugares do mundo, você pode receber uma medida cautelar e até ser preso se o comportamento cruzar a barreira entre romance e perseguição.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 374 311 vezes.

Como saber se um relacionamento tem volta ou não?

Mas como saber se o seu relacionamento chegou ao fim ou tem volta?.
Vocês possuem sentimentos de raiva e se machucam um ao outro. ... .
Vocês vivem mau humorados um com o outro. ... .
Vocês ainda se ligam para marcar território. ... .
Ainda se atualizam um sobre a vida do outro..

Como saber se ele não vai voltar?

8 sinais de que o/a ex não quer voltar.
Te ignora..
Evita conversar com você.
Postura compassiva..
Novo romance..
Desconexão..
Informação seletiva..
Mudança radical..
Bloqueio das redes sociais..

Quais as chances de voltar um relacionamento?

Tenha em mente que 1/3 dos casais "juntados" e 1/4 dos casados "de papel passado" já passaram por um rompimento em algum momento, portanto se o ex ainda estiver interessado, existe uma grande chance de vocês voltarem.

Como saber se o relacionamento acabou de vez?

6 sinais de que o relacionamento acabou.
Falta de expectativas no casal. ... .
Você não tem paciência com seu(sua) companheiro(a) ... .
Muitos momentos de silêncio incômodo em seus encontros. ... .
Vocês discutem muito. ... .
Existe uma falta de interesse. ... .
Falta de apetite sexual. ... .
Você pensa que ficaria melhor sozinho(a).