Como saber se meu celular foi clonado ou hackeado

Mas, como seu celular é hackeado?

Os hackers criminosos podem obter acesso de várias maneiras, mas quase todas exigem uma ação de sua parte. Por exemplo, seu celular é hackeado por você mesmo!

Seu celular está quente

Além da carga diminuir mais rapidamente, um dispositivo quente mesmo quando não está em uso é um possível sinal de que os dados da internet estão sendo consumidos anormalmente. 

É o uso de dados maior do que o normal. Há muitos motivos para o alto uso de dados. Por exemplo, maior uso de um novo aplicativo. Mas se o comportamento do seu celular permaneceu o mesmo e o uso de dados disparou, é hora de investigar.

Desempenho geral ruim

O seu celular está carregando páginas de repente muito mais devagar ou travando o tempo todo. Primeiro, tente desligá-lo, e observe o que acontece a seguir. Celulares que foram hackeados, muitas vezes, não desligam corretamente ou nunca desligam.

Pop-ups estranhos ou inadequados, como anúncios piscantes ou até conteúdo impróprio para menores, aparecem em seu celular, podem indicar malware. São sinais de um smartphone comprometido, o surgimento destes pop-ups, spams ou até protetores de tela estranhos. Seu telefone foi infectado com uma forma de malware chamado adware, que força os dispositivos a visualizar sites específicos que conduzem receita por meio de cliques.

Mensagens indevidas

Você também pode notar chamadas e mensagens de texto que não enviou para números em sua lista de contatos. Certifique-se de monitorar esta atividade de perto, já que alguns deles podem ser números importantes que o malware está forçando seu telefone a entrar em contato. 

Se você notar mensagens de texto ou chamadas de seu telefone que não foram feitas, seu telefone pode ter sido hackeado também.

Novos aplicativos

Cuidado com os novos aplicativos que aparecem na tela ou nas configurações do celular. Sempre verifique quais aplicativos estão em execução e, se algo parecer desagradável, verifique se um aplicativo que está descarregando a bateria contém malware ou outras explorações.

Lembre-se de que os novos celulares geralmente vêm com aplicativos “pré-baixados”. Mas se você notar que novos aplicativos surgem depois que você já os possui, pode haver malware envolvido. 

Bateria descarregando rapidamente

Se os seus hábitos de uso permaneceram os mesmos, mas a bateria está se esgotando mais do que o normal, preste atenção. Não importa o quanto você carregue, isso pode ser um sinal de que seu iPhone ou Android foi hackeado. O spyware está ativo o tempo todo, então ele usa muita energia e esgota a bateria no processo.

Atividade incomum em suas contas

Comportamento estranho no seu Gmail ou iCloud é um sinal muito comum de um hack malicioso e apresenta um risco muito sério para os seus dados. Ambos os serviços mantêm muitas informações sobre você, como senhas, fotos, sua localização atual, mensagens e chamadas. 

Os cibercriminosos retêm suas fotos para resgate, e seu endereço de e-mail é provavelmente o backup de todas as contas online que você possui. Com informações suficientes em seu e-mail, seria fácil roubar sua identidade.

Se você acha que foi vítima de um ataque de portabilidade de número, deve ligar imediatamente para a polícia e avisar que seu número de celular foi hackeado e que você foi vítima de roubo de identidade. 

Agora que você sabe como saber se seu celular foi hackeado, provavelmente está se perguntando como isso pode acontecer. Existem vários pontos de entrada aos quais os usuários desavisados são suscetíveis. 

Phishing é um golpe em que um usuário é enganado e revela informações confidenciais. Pode ser um texto afirmando ser de sua mãe, amigo ou alguém que você conhece pedindo para você abrir um arquivo pdf ou uma foto. 

Depois de aberto, um trojan incorporado ao arquivo corrompe todo o seu sistema e você concede a ele acesso para roubar seus arquivos.

Para se proteger contra esse tipo de ataque, nunca clique em um link ou anexo suspeito, a menos que tenha certeza de que veio de uma fonte confiável. Em caso de dúvida, exclua-o. 

Wi-fi público

Quando você estiver longe de casa, evite usar a porta USB e apenas a porta de carregamento CA para recarregar seu telefone. Os hackers conseguem ocultar malwares dentro de carregadores públicos e até mesmo de cabos USB públicos. 

Além disso, o WiFi gratuito e desprotegido em sua cafeteria local é conveniente para você, e para hackers. Infelizmente, é fácil para alguém espionar tudo o que você faz lá. Se você vai usar WiFi não seguro, a melhor maneira de fazer isso é usar uma VPN (rede privada virtual) para manter sua conexão segura. 

Deixar o celular sem supervisão em público

Nunca deixe seu dispositivo sem vigilância, em público. Embora existam muitas ameaças online, você ainda precisa estar ciente das ameaças do mundo real, como alguém pegando seu dispositivo quando você não está olhando. 

Mantenha seu smartphone com você, ou à vista, enquanto estiver em público. Se você tiver uma opção de ‘visibilidade’, desative-a. Esta configuração permite que dispositivos próximos vejam seu telefone e troquem dados com ele. 

Você tem sido preguiçoso com senhas

Se a conta iCloud de alguém for hackeada, o hacker poderá ver onde estão todos os seus dispositivos, ver todos os seus dados armazenados, bloquear seus dispositivos por meio de recursos antifurto, etc. 

Esse tipo de coisa geralmente acontece quando uma pessoa reutiliza uma senha em vários sites e um desses sites está comprometido. A melhor maneira de evitar isso é usar senhas exclusivas em cada site, que são armazenadas em um gerenciador de senhas, e habilitar a autenticação de dois eventos em todas as contas possíveis. 

Mas, o que fazer se seu celular foi hackeado?

Se você suspeita que seu celular foi hackeado, não entre em pânico. Nem tudo está perdido e existem medidas que você deve tomar imediatamente para evitar danos extensos. A seguir, recomendamos seguir estas etapas:

  • Altere senhas importantes
  • Ative a autenticação multifator. 
  • No iPhone, se você estiver usando iOS 10.3 ou posterior, habilite 2FA
  • Restaure o seu dispositivo
  • Alerte os bancos para bloquear sua conta
  • Exclua aplicativos suspeitos
  • Execute software anti-malware
  • Reinicie o seu celular
  • Desligue o Bluetooth quando não estiver usando. 
  • Bloqueie aplicativos individuais. 
  • Monitore regularmente seu telefone em busca de sinais de atividade incomum

Portanto, a perspectiva de um telefone hackeado é certamente assustadora, mas a boa notícia é que você pode tomar medidas para prevenir o hackeamento. 

Assim, monitorando a atividade com frequência, fique esperto sobre o que você clica, baixa e armazena.

Gostou destas dicas sobre ataques a celulares? Que tal conhecer mais sobre nossos cursos online de proteção de dados e privacidade na internet?

Tem como saber se um celular foi hackeado?

Ou um dia, de repente, ele começa a desligar e ligar novamente. Talvez esteja muito quente, tão quente que quase queima suas mãos. Da mesma forma, você pode encontrar algumas chamadas que não fez ou estranhos picos no seu uso de dados. Sinais como esses podem significar que seu smartphone foi hackeado..

Qual o número para saber se o celular está sendo hackeado?

1. *#21# Primeiramente, esse código permite descobrir se as ligações, mensagens e demais dados estão sendo encaminhados a outro número. Além disso, aponta o número para o qual essas informações estão sendo desviadas.

Quais os código para saber se o celular está grampeado?

Como descobrir se o celular está sendo rastreado.
*#21# Este código vai te retornar os dados, casos existam, do numero pelo qual está sendo encaminhados as suas ligações..
*#62# Sabe quando te ligam e não conseguem falar? ... .
*#06# ... .
##002#.