Como podemos diferenciar os recursos renováveis dos recursos não renováveis

Para entender o que são recursos naturais renováveis e não renováveis, é preciso dar um passo atrás e, primeiro, falar sobre os recursos naturais. Essa expressão se refere a qualquer elemento da natureza que pode ser consumido ou usado para atividades humanas, como gerar energia ou nos alimentar.

A luz do sol, as florestas, os vegetais, o solo, os animais, o vento, o petróleo, o ouro: tudo isso e muito mais são exemplos de recursos naturais. Muitos, se renovam constantemente pela própria natureza e outros têm “estoque limitado” - e é aí que entra a diferença entre os recursos renováveis e não renováveis.

Entenda as particularidades dos recursos naturais renováveis 

Eles são aqueles inesgotáveis - como a luz do sol - ou que se recompõem de forma natural ou pela ação do homem. A água, por exemplo, é um recurso que se renova por meio das chuvas, sem que seja necessária nossa atuação. Já os vegetais, são impulsionados pelo cultivo. 

Apesar de serem recursos considerados inesgotáveis, é preciso lembrar que para que eles continuem desta forma, o ser humano deve respeitar os ciclos de regeneração naturais ou atuar diretamente contribuindo para sua recomposição. Caso isso não aconteça, a existência deles pode se tornar realmente rara ou até ser extinta. 

A água e os animais têm essa particularidade - e o consumo desenfreado e a poluição causados pelo homem são seus principais inimigos.

É preciso ter atenção com os recursos naturais não renováveis

As fontes não renováveis são aquelas que possuem uma reserva limitada em nosso planeta e que não se regeneram - ou que levam milhares de anos para isso. O petróleo talvez seja o exemplo mais conhecido, assim como os minérios e o gás natural. 

Por isso, neste caso, o consumo precisa ser consciente e apenas o necessário. Até porque, muita das vezes, a extração desses recursos é agressiva ao meio ambiente por emitir carbono em excesso - um dos principais causadores do efeito estufa.

O papel da TotalEnergies na transição energética

A população está em constante crescimento - e isso significa uma maior demanda energética. Daí, o desafio é, nesse contexto, conseguir aumentar a produção de forma sustentável, contribuindo para a redução das emissões de CO2 e os impactos ambientais.

Mas como isso é possível? A resposta está no uso de energias alternativas.

A TotalEnergies tem um papel importante nessa transição - não à toa, uma de suas maiores ambições é estar entre as principais empresas de energia responsável, garantindo um fornecimento mais confiável, acessível e limpo para o maior número de pessoas.
 

Por isso, ao longo dos anos, a TotalEnergies vem trabalhando com diversos parceiros pelo mundo para o avanço da eficiência energética com alternativas ao petróleo, como o gás natural, a energia eólica e solar e os biocombustíveis.

Isso está intimamente ligado ao esforço mundial de neutralizar as emissões de CO2 - um objetivo reforçado pela Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP26) em 2021. Como personagem importante no segmento, a TotalEnergies também firmou sua ambição de chegar a esse objetivo até 2050 em conjunto com a sociedade. Saiba mais sobre isso aqui.

Como podemos diferenciar os recursos renováveis dos recursos não renováveis

Leonardo Urdaneta

  • Técnico Automotivo e Engenheiro Mecânico
  • 15 anos de experiência na indústria automobilística
  • Apaixonado pelo mundo dos motores desde criança e gearhead convicto

Como diferenciar recursos renováveis e não renováveis?

A diferença entre as fontes de energia renováveis e não renováveis é que as renováveis utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza. Já as fontes de energia não renováveis utilizam recursos que se esgotam na natureza e, por isso, podem gerar diversos problemas para o meio ambiente.

Quais são as diferenças entre os tipos de recursos naturais?

Os recursos naturais são classificados em dois grupos distintos: os recursos naturais não renováveis e os recursos naturais renováveis. Os recursos naturais não renováveis abrangem todos os elementos que são usados nas atividades antrópicas, e que não têm capacidade de renovação.

Quais são os exemplos de recursos renováveis?

As principais fontes energéticas renováveis são o sol (energia solar), água dos rios (energia hídrica), ventos (energia eólica), matérias orgânicas (biomassa), ondas (energia ondomotriz), marés (energia maremotriz) e o calor do interior da Terra (energia geotérmica).

Quais são os exemplos de recursos não renováveis?

Os recursos naturais não renováveis, por sua vez, são aqueles com uma reserva finita em nosso planeta ou que possuem processos de renovação muito lentos, podendo levar milhares de anos. Um exemplo comum é o petróleo, que se formou durante um longo período geológico e, agora, é rapidamente extraído.