Como ocorre o desenvolvimento embrionário humano e suas principais fases?

O ovo, ou zigoto, é formado a partir da fecundação de espermatozoide e óvulo, sofrendo diversas mitoses até se tornar um indivíduo propriamente dito. Esses eventos de divisão celular são acompanhados, também, por diferenciações nessas estruturas, permitindo a formação de tecidos específicos e, a partir deles, órgãos e também sistemas.

De forma geral, existem três fases que compreendem esse processo: segmentação, gastrulação e organogênese.

Segmentação

Na segmentação há uma primeira etapa, chamada mórula, na qual há um aumento significativo de células, decorrente das mitoses. Nesta, o volume total do embrião não se aumenta de forma considerável, já que tais divisões, denominadas clivagens, ocorrem de forma bastante rápida. Assim, não permite que as células, agora chamadas de blastômeros, tenham tempo para se desenvolverem.

Na segunda etapa, blástula, o número de células aumenta ainda mais, formando internamente uma cavidade cheia de líquido denominada blastocele.

Vale ressaltar que a quantidade de vitelo presente altera a velocidade da segmentação: quanto mais vitelo, menor a taxa de divisões. Quando todo o zigoto sofre segmentação, denominamos esta como do tipo holoblástica. Quando não ocorre desta forma, temos a chamada segmentação meroblástica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gastrulação

Nesta etapa, há a diferenciação de blastômeros em folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma). Tal evento ocorre a partir da invaginação de blastômeros na região da blastocele, por meio de dobras e movimentos celulares. Há a delimitação de uma cavidade chamada arquêntero, que se comunica com o exterior por um orifício denominado blastóporo.

Arquêntero dará origem, mais tarde, ao tubo digestório; blastóporo ao ânus (animais deuterostômios) ou boca (animais protostômios); e os folhetos, em tecidos e órgãos.

Organogênese

Os folhetos embrionários, formados na fase anterior, se diferenciam em tecidos e órgãos. O ectoderma dá origem à epiderme e anexos, sistema nervoso e epitélios de revestimento das cavidades da boca, ânus e nariz; já o mesoderma, em derme, músculos, tecidos conjuntivos, tecido sanguíneo, tecido linfático e órgãos do sistema genital; além de delimitar o celoma. Finalmente, o endoderma, epitélios de revestimento do sistema digestório, fígado, pâncreas e sistema respiratório. A crista neural, formada a partir do ectoderma, migra pelo corpo, dando origem a diversos tipos celulares distintos, como células pigmentares e neurônios.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Na espécie humana, a fecundação do ovócito secundário (também chamado de óvulo) ocorre no interior do corpo feminino, mais precisamente na tuba uterina. É importante lembrar que o ovócito secundário se encontra estacionado na metáfase II da meiose, sendo que essa meiose se completará somente se o ovócito secundário for fecundado por um espermatozoide.

Se houver fecundação do ovócito secundário por um espermatozoide, a meiose se completará, originando um zigoto, que é levado até o útero pelas contrações musculares da tuba uterina. É importante lembrar que o desenvolvimento do zigoto se inicia durante o trajeto dele até o útero, que pode demorar de três a quatro dias.

A segmentação nos mamíferos, e consequentemente nos humanos, é holoblástica e igual, isto é, o zigoto se divide totalmente, formando blastômeros de tamanho aproximado. Antes de chegar ao útero, o zigoto sofre inúmeras divisões até se transformar em uma mórula com cerca de dezesseis blastômeros.

Por volta do quinto dia após a fecundação, o embrião já está em fase de blástula, que também pode ser chamada de blastocisto ou blastócito, e já se encontra implantado no útero em um processo chamado de nidação. Na fase de blástula podemos observar uma camada de células, chamada de trofoblasto, que produz enzimas que digerem os tecidos do útero, abrindo cavidades no endométrio, a fim de conseguir retirar nutrientes para o embrião que está implantado no útero. Como resposta a essa ação do trofoblasto, a parede do útero promove a proliferação de vasos sanguíneos naquela região, formando uma estrutura altamente vascularizada chamada de decídua uterina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desde o momento em que ocorreu a nidação do embrião no útero, a placenta já começou a se formar a partir da decídua uterina e das vilosidades do córion que estão mergulhadas nela.

Cerca de três semanas após a fecundação, os principais órgãos do sistema nervoso, digestório e circulatório já começam a ser formados e o coração começa a bater. Com cinco semanas, o embrião começa a desenvolver braços e pernas e a apresentar contrações musculares. Por volta da nona semana após a fecundação, o embrião mede cerca de 2,5 centímetros. Nessa fase há o surgimento das células ósseas (osteoblastos) nas cartilagens do embrião, iniciando o processo de ossificação. Nesse período, o embrião já tem aparência humana e passa a ser chamado de feto.

O crescimento e o desenvolvimento do feto continuam. No quinto mês de gestação, o feto mede cerca de 20 cm e pesa aproximadamente 500g. Após 40 semanas depois do primeiro dia da última menstruação, ocorre o nascimento do bebê.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Quais são as principais fases do desenvolvimento embrionário humano?

Esses eventos são denominados embriogênese, ou desenvolvimento embrionário, e suas etapas são: segmentação, gastrulação e organogênese.

Como ocorre o desenvolvimento embrionário do ser humano?

O desenvolvimento embrionário é um processo complexo e que passa por várias fases antes que o embrião esteja implantado no útero. Para que isso seja possível, homem e mulher precisam estar em condições adequadas de fertilidade, a começar pela produção de gametas.

O que acontece em cada fase do desenvolvimento embrionário?

Veja o que acontece em cada uma das fases do desenvolvimento embrionário: OVULAÇÃO: É a primeira etapa do desenvolvimento embrionário. A liberação do óvulo corresponde ao início do período fértil da mulher. FERTILIZAÇÃO: Durante o período fértil, os espermatozoides podem fecundar o óvulo.

O que é a fase embrionária?

O período embrionário, que corresponde às primeiras nove semanas a partir do dia da concepção, é aquele em que todos os órgãos e sistemas se formam (organogênese). Nessa fase o bebê é chamado de embrião. É um período de intensa proliferação de células.