Como foi feita a classificação de relevo do Brasil ao longo do tempo?

1091 palavras 5 páginas

Ab'Saber e a classificação do relevo brasileiro
No final da década de 1950, o professor Ab'Saber aperfeiçoou a divisão do professor Aroldo de Azevedo, introduzindo critérios geomorfológicos, especialmente as noções de sedimentação e de erosão. As áreas nas quais o processo de erosão é mais intenso do que a sedimentação foram chamadas de planaltos. As áreas em que os processos de sedimentação superam o de erosão foram denominadas planícies. Nota-se, assim, que essa classificação não leva em conta as cotas altimetrias do relevo, mas os aspectos de sua modelagem, ou seja, a geomorfologia.
Azzis Ab'Saber em seu trabalho sobre a classificação do relevo brasileiro levou em consideração em estudo sobre o relevo apenas a atuação conjunta dos agentes internos e externos que atuam sobre a gêneses do modelado da superfície terrestre, ou seja, dos elementos da natureza como: clima, solo, hidrografia, vegetação etc. ) principalmente da ação do clima nos diferentes tipos de rochas. Juntamente com a influência interna representada pelo tectonismo. Segundo esse estudo o relevo brasileiro tem sua formação antiga e resulta principalmente da ação das forças internas da terra e da sucessão de ciclos climáticos. A alternância de climas quentes e úmidos com áridos ou semiáridos favoreceu o processo de erosão e explicam a formação do atual modelado do relevo brasileiro. Nessa perspectiva, Azzis Ab’Saber observou a evolução do clima (paleoclimas), para realizar a classificação do relevo brasileiro, isto é, as dramáticas alterações ocorridas ao longo do tempo geológico no território brasileiro. Portanto, a análise do relevo atual envolveu também o estudo dos chamados paleoclimas, ou seja, os fatores climáticos passados, que contribuem para explicar o modelado do presente. Com base no estudo dos processos fisiológicos que envolveram as rochas que compõem as estrutura geológica de brasileira Azzis Ab’Saber classificou o relevo brasileiro em dois tipos de macro unidades geomorfológicas:

Relacionados

  • Classificação dos relevos brasileiros segundo aroldo de azevedo jurandyr ross aziz absaber

    521 palavras | 3 páginas

    DE RELEVOS BRASILEIROS UTILIZANDO AS CLASSIFICAÇÕES DE AROLDO DE AZEVEDO, AZIZ AB’SABER, JURANDYR ROSS E IBGE Classificações O relevo do Brasil tem formação antiga e atualmente existem várias classificações para o mesmo. Entre elas, destacam-se as dos seguintes professores: * Aroldo de Azevedo - esta classificação data de 1940, sendo a mais tradicional. Ela considera principalmente o nível altimétrico para determinar o que é um planalto ou uma planície. * Aziz Nacib Ab'Saber - criada….

  • GEOGRAFIA 2014

    610 palavras | 3 páginas

    ....................................................................8 1 INTRODUÇÃO O relevo brasileiro costuma ser dividido por áreas em grandes unidades a partir de alguns critérios. A primeira classificação de relevo foi feita em 1940, pelo geógrafo Aroldo de Azevedo, aonde identificou vários tipos de relevo. E em 1958, Aziz Ab’Saber acrescentou mais 2 tipos que ele havia identificado. E a classificação mais atual é de Jurandyr Ross, que foi feita em 1995, através de radares extremamente avançados….

  • Geografia do brasil

    1111 palavras | 5 páginas

    João Almeida Classificação do Relevo Brasileiro Esperantinópolis 03/08/11 Centro de Ensino João Almeida Classificação do Relevo Brasileiro Alunas: Raquel Cardoso e Patrissandra Corrêa Esperantinópolis 03/08/11 A Geografia e o fruto da essência que predomina nesse perfeito universo. (Mariana Gueiros) Classificação do Relevo Brasileiro visão de Aroldo de Azevedo, Aziz ab’ Saber Jurandyr Ross. Uma das primeiras classificações feitas no Brasil sobre o relevo do país começou….

  • Análise do relevo

    672 palavras | 3 páginas

    Em qual das Grandes Divisões do Relevo Brasileiro, segundo a classificação de Aroldo de Azevedo, encontra-se a sua cidade? A cidade de Guarulhos, localizada no Estado de São Paulo, segundo a classificação de Aroldo de Azevedo, encontra-se no Planalto Atlântico. 3. Identifique a Unidade do Relevo da classificação de Aziz Ab’Saber onde situa-se a sua cidade. A cidade de Guarulhos, localizada no Estado de São Paulo, segundo a classificação de Aziz Ab’Saber, encontra-se no Planalto Atlântico….

  • ojion

    988 palavras | 4 páginas

    ç~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~O relevo do Brasil tem formação antiga e atualmente existem várias classificações para o mesmo. Entre elas, destacam-se as dos seguintes professores: Aroldo de Azevedo - esta classificação data de 1940, sendo a mais tradicional. Ela considera principalmente o nível altimétrico para determinar o que é um planalto ou uma planície. Aziz Nacib Ab'Saber - criada em 1958, esta classificação despreza o nível altimétrico, priorizando os processos….

  • Classificação do relevo brasileiro

    661 palavras | 3 páginas

    CLASSIFICAÇÕES DO RELEVO BRASILEIRO INTRODUÇÃO Este trabalho apresenta dados sobre as características e classificações da formação do relevo brasileiro. Os estudos, a partir da classificação de Aroldo de Azevedo, evoluíram, até chegar a ultima classificação, sendo esta feita por Jurandyr Ross. A primeira tentativa de classificação do relevo brasileiro ocorreu em meados do século XIX, mas as classificações eram confusas e sem definições concretas. Em 1949, foi criada uma classificação do relevo brasileiro….

  • Relevo Brasileiro - Segundo Aroldo Azevedo

    1783 palavras | 8 páginas

    RELEVO BRASILEIRO O relevo brasileiro possui uma grande variedade morfológica que podem ser classificadas em: planaltos, planícies, chapadas, depressões, que foram formados por fatores internos e externos. Os fatores internos (endógenos) são forças do interior da Terra como vulcanismo e tectonismo, atuam como agentes modeladores do relevo. Os fatores externos (exógenos) são agentes modeladores do relevo que advém dos fenômenos climáticos, ou naturais, ventos, rios e chuva. CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO….

  • Geomorfologia moderna

    1681 palavras | 7 páginas

    Geomorfologia Brasileira Aluna: Jordanna Melo Definição de Geomorfologia Geomorfologia é um ramo da Geografia que estuda as formas da superfície terrestre. Para isso, tende a identificar, descrever e analisar tais formas, entendidas aqui como relevos, assim como todos seus aspectos genéticos, cronológicos, morfológicos, morfométricos e dinâmicos, tanto pretéritos como atuais e naturais ou antropogênico. O termo vem do grego: Γηος, geos(Terra), μορφή, morfé (forma) e λόγος, logos (estudo, conhecimento)….

  • o modelado do relevo professor jurandyr ross

    3067 palavras | 13 páginas

    LEVO: Classificação do relevo brasileiro segundo Aroldo de Azevedo Objetivo da aula: NOÇÕES PRELIMINARES: O que é RELEVO??? . É bem simples, PESSOAL!!!! relevo correspondente aos diversos acidentes (saliências e depressões) encontrados sobre a superfície terrestre. E suas principais formas (saliências e depressões) são: - as montanhas; - os planaltos; - as planícies e - as depressões. Veja o esquema abaixo: Para cada uma dessas formas acima mencionada foram criados conceitos….

  • Estruturas geologia do brasil

    2824 palavras | 12 páginas

    1. Estrutura Geológica E O Relevo Do Brasil Chamamos de estrutura geológica as rochas que compõem um determinado local e podem ser dispostas em diferentes camadas, ser de diferentes tipos, idades e originadas por distintos processos naturais. A importância da estrutura geológica depende das riquezas minerais a ela associadas e do seu papel na constituição do relevo e do solo do local. O ponto de partida para compreender a estrutura geológica de um lugar é saber quais são os tipos de rochas….

Outros Trabalhos Populares

Quais são as três classificação do relevo brasileiro feito ao longo do tempo?

Tradicionalmente, as classificações do relevo brasileiro consideram como formas geomorfológicas presentes no país: planaltos, planícies e depressões.

Como é feita a classificação do relevo?

Tipos de relevo A partir da análise do modelado terrestre, é possível fazer a identificação de quatro formas principais. São elas: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

Quando foi criada a classificação do relevo brasileiro?

Classificações do relevo brasileiro A primeira classificação do relevo brasileiro foi proposta por Aroldo de Azevedo, em 1949, e tinha por critério a altitude, isto é, o nível altimétrico das estruturas. O relevo foi dividido em planalto e planície.

Como se deu a formação do relevo brasileiro?

O relevo brasileiro é caracterizado por formas recentes constituídas em um substrato rochoso de formação muito antiga. Foi formado principalmente por meio das forças exógenas, responsáveis pelos processos de intemperismo e erosão. Por isso, o relevo brasileiro apresenta altitudes modestas.