Como fazer omelete de ovo

Como fazer omelete de ovo
Baixe em PDF

Baixe em PDF

Como é a omelete ideal para você? A omelete é uma escolha rápida e saudável de café-da-manhã, servindo também como refeição para qualquer momento do dia. Todas as omeletes possuem ovos que são misturados e suavemente cozinhados, mas o método para fazer isso difere de acordo com a receita. Este artigo lhe dá instruções de fazer a omelete recheada clássica, uma omelete Francesa, uma omelete no vapor e uma omelete assada.

Ingredientes

  • 2-4 ovos;
  • Manteiga;
  • Recheios de omelete (opcionais);
    • Queijo, ralado;
    • Presunto, peru, frango, salsichas ou bacon;
    • Pimentas, tomates, cebolas e espinafre.
  • 2-3 ovos;
  • Manteiga;
  • Endro, orégano, e outras ervas finamente cortadas de sua escolha;
  • Sal e pimenta a gosto.
  • 2-4 ovos;
  • 1 colher-de-mesa de cenoura ralada;
  • 1/2 cebola finamente cortada;
  • 1 colher-de-chá de óleo de sésamo;
  • Sal e pimenta a gosto.
  • 10 ovos;
  • 2 copos de leite;
  • 1 copo de queijo Parmesão ralado;
  • 1 copo de presunto fatiado ou bacon, cozinhado;
  • 1/4 copo de salsinha finamente fatiada;
  • 1 colher-de-chá de sal;
  • Pimenta a gosto.

  1. Como fazer omelete de ovo

    1

    Prepare os ingredientes. Ovos cozinham rapidamente; portanto, é melhor selecionar e cortar todos os ingredientes antes de preparar a receita. Primeiro, reúna o número de ovos que serão cozinhados; a maioria das omeletes possuem 2-4 ovos. Em seguida, fatie o recheio em pedaços pequenos e rale um pouco de queijo.

    • Alguns aditivos comuns nas omeletes incluem cebolas, presuntos, pimentas, cebolas verdes, espinafres, salsichas, olivas, tomates fatiados e cogumelos. Use alguns ou todos os ingredientes e combine-os como achar melhor.

      Como fazer omelete de ovo

    • Você pode usar queijo cheddar, queijo suíço, queijo feta, queijo de cabra ou qualquer outro tipo de queijo que desejar.

      Como fazer omelete de ovo

  2. 2

    Quebre os ovos. Rache cada um dos ovos numa tigela. Após quebrar os ovos, certifique-se de lavar as mãos para evitar salmonela.

  3. 3

    Bata os ovos até as gemas e as claras se misturarem completamente. Você pode usar um garfo ou uma batedeira para fazer isso. Nesse estágio, você pode adicionar sal, pimenta e outras ervas e temperos à omelete.

  4. 4

    Comece a cozinhar os ovos. Aqueça um pouco de manteiga em uma frigideira em calor médio. Despeje os ovos, espalhando-os uniformemente com a espátula. Adicione um pouco de leite ou água para produzir uma omelete mais fofinha.

  5. 5

    Adicione os recheios. Enquanto os ovos se firmarem no fundo da frigideira, mas continuarem um pouco moles no topo, espalhe todos os recheios com exceção do queijo. Continue a cozinhar a omelete até os ovos borbulharem no topo.

  6. Como fazer omelete de ovo

    6

    Vire a omelete. Use uma espátula para virar gentilmente a omelete para o outro lado. Continue cozinhando por mais um ou dois minutos até a omelete perder sua liquidez.

  7. 7

    Adicione o queijo e dobre a omelete. Espalhe o queijo no centro da omelete. Em seguida, use a espátula para dobrar a omelete pela metade. Role sua omelete para o prato.

  8. Como fazer omelete de ovo

    8

    Espalhe mais queijo na omelete.

    Publicidade

  1. Como fazer omelete de ovo

    1

    Aqueça um quadrado de manteiga em uma frigideira de metal. Coloque a frigideira no fogão e ligue-o em temperatura média-alta. Permita que a manteiga derreta completamente e mantenha a frigideira quente.

    • Não use uma frigideira antiaderente para fazer uma omelete usando essa técnica. O calor alto pode prejudicar a superfície antiaderente da frigideira.

      Como fazer omelete de ovo

    • Esse método funciona melhor com apenas 2 ovos, mas você pode adicionar um terceiro caso esteja com muita fome.

      Como fazer omelete de ovo

  2. 2

    Bata e tempere os ovos. Enquanto a manteiga derrete, coloque 2 ou 3 ovos numa tigela e bata-os com até combinar as gemas e as claras. Usar mais ovos criaria uma omelete grossa demais para essa técnica; a mistura de ovos deve se espalhar finalmente pela frigideira usada. Tempere os ovos com um pouco de sal e pimenta e espalhe as cebolinhas, o orégano, o endro e as outras ervas a gosto. 1/2 colher-de-chá de cada erva tempera muito bem a omelete.

  3. Como fazer omelete de ovo

    3

    Despeje os ovos na frigideira. A manteiga deve estar crepitando. Assim que os ovos atingirem a frigideira, eles começarão a borbulhar e cozinhar. Fique por perto, já que os ovos cozinharão muito rapidamente com esta técnica. Cozinhe o primeiro lado por 30 segundos. [1]

  4. 4

    Vire a omelete. Pegue a frigideira e mova rapidamente o pulso em um movimento circular para virar a omelete para o outro lado. Tome cuidado para não permitir que a omelete caia da panela; use um movimento controlado para que a omelete permaneça sempre ao centro.

    • Essa técnica pode exigir um pouco de prática. A frigideira deve ter manteiga o suficiente para que a omelete deslize facilmente por sua superfície e gire.
    • Use uma espátula para virar a omelete caso prefira não se arriscar.

  5. Como fazer omelete de ovo

    5

    Deslize a omelete para o prato. Após o segundo lado cozinhar por 20 segundos, deslize a omelete no prato e use a ponta da frigideira para dobrá-la. Essa técnica rápida cria omeletes simples, saborosas e perfeitamente cozinhadas.

    Publicidade

  1. 1

    Misture os ingredientes. Bata os ovos e misture cenoura, cebolas, óleo de sésamo, sal e pimenta. Mexa bem a mistura.

  2. 2

    Despeje os ovos na panela de vapor. Caso tenha uma panela de vapor de bambu, use-a para preparar a omelete. Caso não possua uma panela de vapor, crie uma usando duas panelas – uma grande e uma menor que caiba dentro da primeira. Despeje um pouco de água na panela maior e coloque a menor dentro dela. Coloque as panelas no forno e ative-o em temperatura média. Despeje os ovos na panela menor e coloque uma tampa no topo dela.

  3. 3

    Cozinhe os ovos até eles estarem preparados. Permita que o vapor cozinhe os ovos por 10 minutos ou até o topo parecer preparado. Quando você mexer a panela, os ovos se moverão ligeiramente, mas não devem parecer úmidos.

  4. Como fazer omelete de ovo

    4

    Remova a omelete do calor e corte-a em fatias. Sirva imediatamente.

    Publicidade

  1. Como fazer omelete de ovo

    1

    Pré-aqueça seu forno em 350 graus. Certifique-se de que ele esteja completamente quente antes de cozinhar a omelete.

  2. 2

    Misture os ingredientes. Bata os ovos numa tigela. Em seguida, misture o leite, o queijo, o presunto, a salsinha, o sal e a pimenta.

  3. Como fazer omelete de ovo

    3

    Despeje a mistura em uma assadeira untada. Ovos assados tendem a grudar; portanto, use manteiga, óleo ou spray de cozinha para untar a assadeira usada. Despeje a mistura de ovos na assadeira. [2]

  4. Como fazer omelete de ovo

    4

    Asse a omelete. Coloque a assadeira no forno e asse o omelete até o topo estar pronto – processo que deve durar 45 minutos. Ao mover a assadeira, os ovos devem se mexer ligeiramente, mas não devem parecer úmidos.

  5. Como fazer omelete de ovo

    5

    Remova a omelete do forno e sirva. Corte a omelete assada em fatias individuais para quem irá comer. Essa omelete assada fica deliciosa com torradas ou biscoitos.

    Publicidade

Dicas

  • Você pode usar queijo ralado.
  • Todas as adições devem ser pré-cozinhadas. Isso é especialmente verdadeiro em se tratando de carnes.
  • Não tenha medo de ser criativo. Muitas pessoas gostam de omeletes com ingredientes incomuns (como com abacate e camarão, ou bacon e abacaxi). Alguns gostam de pizza. Omeletes fornecem uma boa variedade culinário-artística.
  • Para uma omelete menos fofinha, não use o leite e use uma superfície de preparo maior. Isso produzirá uma omelete de estilo mais curto para aqueles que a preferem assim.
  • Para dar maciez à omelete, bata as claras e as gemas separadamente. Misture-as apenas na hora de preparar a omelete.
  • Planeje-se antecipadamente. Para omeletes super-rápidas, tenha em mãos seus recheios favoritos. Cortar vegetais e carnes ou ralar o queijo é algo mais demorado do que o próprio preparo da omelete.
  • Em vez de usar leite, você também pode usar uma pequena quantidade (uma colher-de-mesa) de creme de leite.

Publicidade

Avisos

  • Cozinhe completamente a omelete. A salmonela, uma bactéria que causa intoxicação alimentar, é comum em ovos. Cozinhar bem a omelete numa temperatura alta matará a bactéria.

Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 132 375 vezes.

Qual a finalidade da omelete?

Além disso, as omeletes são rápidas e fáceis de fazer e possuem diversos benefícios para a saúde. Um desses benefícios é a sensação de saciedade que o alimento proporciona, resultado da grande quantidade de proteína presente nos ovos. Além de nos satisfazer mais rápido, a omelete também auxilia na queima de calorias.

Quantas calorias tem um omelete simples?

Omelete. Um omelete simples tem 154 calorias. Se adicionar queijo, presunto e outras especiarias, o valor calórico aumentará.

Como fazer um omelete diet?

Uma omelete simples preparada com apenas um ovo grande tem aproximadamente 6,5 gramas de proteína. Assim, incluir mais que um ovo na sua omelete e incrementar sua receita com outras boas fontes de proteínas ajuda a bater a meta de proteínas e a perder mais peso.