Como é o diploma da complementação pedagógica?

Fique por dentro das principais notícias sobre Educação, Enem, Universidades, Prouni, Sisu e Fies com o Educa Mais Brasil! Nesta página reunimos informações sobre editais, processos seletivos, matérias sobre cursos superiores e profissões, além de darmos dicas que podem contribuir com o seu desenvolvimento acadêmico e profissional. Acompanhe o E+B Educação e se mantenha atualizado!

Complementação pedagógica, formação pedagógica para não-licenciados ou licenciatura de curta duração, são alguns nomes atribuídos a cursos muito semelhantes. Na prática, a complementação pedagógica é uma formação que prepara graduados para atuarem como professores no ensino fundamental, médio, na educação de jovens e adultos (EJA) e no ensino profissionalizante.

Complementação pedagógica, formação pedagógica para não-licenciados ou licenciatura de curta duração, são alguns nomes atribuídos a cursos muito semelhantes. Na prática, a complementação pedagógica é uma formação que prepara graduados para atuarem como professores no ensino fundamental, médio, na educação de jovens e adultos (EJA) e no ensino profissionalizante.

Portanto, se você concluiu um bacharelado, um curso superior tecnólogo ou uma licenciatura, sendo estes reconhecidos pelo MEC, poderá se beneficiar da oportunidade de se tornar um docente na mesma área de sua primeira formação ou em áreas correlatas. O curso de complementação pedagógica pode ampliar o leque de atuação de profissionais que já contam com um diploma preparando-os para lecionar.

A complementação pedagógica, a princípio teve a intenção de formar professores em caráter emergencial. Contudo, desde sua criação (Resolução CNE/CEB 02/97) auxilia muitos alunos a realizarem o sonho de ingressarem na docência.
A carga horária do curso pode variar entre 1.000 e 1.400 horas. Isto pode mudar de acordo com a formação de origem e a formação pedagógica pretendida.

Como todo mundo gosta mesmo é de exemplos, vamos te contar como isso funciona. Neste post você saberá porque deve dar início a uma complementação, como dar este passo e quais as oportunidades te aguardam nesta nova carreira. Bora saber de tudo?

O que você verá neste artigo:

  • Por que fazer uma complementação pedagógica?
  • Como dar início em uma formação pedagógica?
  • Como é o curso?
    • Complementação pedagógica na modalidade EAD
    • Custos acessíveis
  • Quais as possibilidades de carreira para aqueles que optam por uma licenciatura?

Por que fazer uma complementação pedagógica?

Muitos profissionais buscam por mais oportunidades de atuação. Isto acontece porque alguns estão insatisfeitos com seus empregos atuais e desejam dar uma virada em suas carreiras. Para outros, o desejo de ensinar pode ser um sonho adormecido, uma vocação que não foi exercida. Logo, independentemente das motivações de cada um, existe um grande mercado para licenciados no Brasil, um déficit de professores. Por esta razão, por meio da Resolução CNE/CP 02/2015, o MEC propôs e autorizou a realização dos cursos de Formação pedagógica (R2). Sendo assim, a complementação é direcionada para aqueles que já concluíram um curso de nível superior com titulação em bacharelado ou tecnólogo e que desejam atuar no Magistério do Ensino Fundamental nas séries finais e no Ensino Médio.

No que se refere a empregabilidade, as áreas de licenciatura tem mercado garantido no Brasil. Mas, além de atuar como professores, existe ainda a oportunidade de trabalhar na administração e gestão escolar, planejando e coordenando atividades pedagógicas ou ainda preparando materiais didáticos. Então, quer saber como fazer esta transformação e começar a lecionar? Siga conosco que te contamos tudo no próximo tópico. Veja!

Como dar início em uma formação pedagógica?

A facilidade de ter acesso a uma complementação pedagógica poderá surpreender você. Aqueles que desejam ingressar na modalidade não precisão realizar nenhum tipo de vestibular ou exame para darem início ao curso. Isto é possível porque o que é avaliado pelas instituições de ensino superiores são o histórico escolar e o diploma dos candidatos a formação.

As faculdades analisam a compatibilidade das disciplinas cursadas durante a graduação e a complementação almejada. Ou seja, observam se o aluno que deseja cursar a formação pedagógica já tem os conhecimentos necessários para, após cursar a complementação, se tornar um professor na área pretendida.

Uma pessoa que cursou o Bacharelado em Linguística, por exemplo, poderá optar por fazer uma Formação pedagógica para graduados não licenciados em Língua Portuguesa. Sendo assim, este profissional estará apto a dar aulas de português em instituições de ensino de todo o país. Contudo, as opções são as mais diversas.  Outra possibilidade é o curso de Formação Pedagógica em Ciências Biológicas, que pode ser uma excelente escolha para bacharéis em Biologia que desejam se habilitar e atuar na docência, na educação básica.

Como é o curso?

Para concluir uma formação pedagógica, o aluno levará em média de 1 ano a 1 ano e meio. O curso rápido é elaborado e focado nas práticas de ensino. Disciplinas de didática, psicologia educacional, administração escolar, são comuns nas diversas formações. Como o aluno já tem um conhecimento robusto da área em que cursa a licenciatura, a formação é bem direcionada a rotina que ele encontrará na sala de aula.

Por esta razão, o estágio curricular supervisionado é uma necessidade da formação. Os futuros professores devem se familiarizar com as demandas educacionais e com o dia a dia de um docente. Você será preparado para assumir esta responsabilidade com segurança e muito conhecimento!

Complementação pedagógica na modalidade EAD

O público de uma formação pedagógica, em sua maioria, trabalha e tem uma vida corrida. Muitos já tem anos de experiência em sua profissão e buscam a mudança para darem início na nova profissão. Sendo assim, o ensino a distância é uma opção muito interessante para este público. Desta forma, é possível encarar mais este desafio na carreira sem negligenciar a vida profissional e pessoal. Estudar no conforto de casa, com horários flexíveis facilita muito a realização deste curso.

Custos acessíveis

Além de rápida, uma complementação pedagógica não exige do aluno um alto investimento financeiro. É possível começar a transformar a sua vida com parcelas que não ultrapassam R$200,00 mensais. Mas algumas instituições oferecem parcelas ainda mais baixas. Uma dica é ficar de olho na qualidade das faculdades e no reconhecimento dos cursos. Conheça algumas oportunidades clicando aqui.

Quais as possibilidades de carreira para aqueles que optam por uma licenciatura?

Aqueles que optam pela complementação pedagógica podem participar de concursos públicos, em pé de igualdade com qualquer outro candidato, já que a formação é reconhecida pelo MEC como equivalente à licenciatura plena devendo ser aceita como tal. Portanto, não há nenhum impedimento para ocupar vagas em escolas públicas ou privadas.

A carreira docente é muito prazerosa e recompensadora. Sabemos que os professores são decisivos na construção de uma nação mais justa. Esta profissão é muito importante e você pode estar a um passo de exercer sua vocação optando por uma complementação pedagógica.

Qual a diferença entre segunda licenciatura e formação pedagógica?

A principal diferença entre formação pedagógica e Licenciatura está no público-alvo, já que o objetivo é oferecer a formação pedagógica para não licenciados. Como você já tem o conhecimento técnico da área, o curso prepara o profissional para lidar com as questões educacionais e didáticas.

Como funciona a formação pedagógica?

A formação pedagógica é um curso feito pensando em quem já possui outros tipos de graduação, como bacharelado e curso tecnológicos, e desejam ter habilitação para dar aulas. Por isso, ele é voltado a educar o aluno a desenvolver habilidades de ensino que geralmente não são ensinadas nesses cursos mais específicos.

Quando o aluno concluiu a graduação em Pedagogia e se torna licenciado ou seja professor?

4º, dispõe: “O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas ...

Qual melhor complementação pedagógica?

A vantagem da complementação pedagógica EAD, além de toda a versatilidade para estudar, é a curta duração desse curso. É uma formação que leva 1 ano ou 1 ano e meio, possibilitando valorizar seu currículo ao ampliar suas áreas de atuação no mercado.