Como é definido o desenvolvimento econômico?

Dala Linha

Dala Linha

Consultor Económico e Professor

Publicado em 14 de fev. de 2017

Não há desenvolvimento sem crescimento económico.

O crescimento económico traduz o aspecto quantitativo de uma economia e corresponde ao aumento da produção total de um país durante um certo período de tempo, normalmente um ano. Esse crescimento é usualmente avaliado e quantificado pela taxa de crescimento anual do produto nacional bruto (PNB) e/ou do produto interno bruto (PIB) per capita. O crescimento económico depende dos seguintes factores: (1) dimensão dos mercados – aumento da dimensão do mercado (crescimento populacional e aumento do poder de compra), o que se traduz no aumento das procuras interna e externa e do PIB. (2) investimento – a aplicação da poupança na formação bruta de capital fixo e na formação e qualificação profissional. (3) progresso técnico – a introdução de novas técnicas, novos processos produtivos e novas máquinas origina um crescimento económico sustentado. Hodiernamente, o crescimento económico está associado à inovação tecnológica, à diversificação da produção, à alteração da estrutura da actividade económica, ao aumento da produtividade e à melhoria do nível de vida. O crescimento económico deve ser entendido como um meio para se atingir o bem-estar  e para reduzir a pobreza. Os países com maior taxa de crescimento económico per capita registaram os melhores resultados no combate à pobreza. Embora mais crescimento económico signifique mais rendimento, não implica forçosamente a redução da pobreza, embora seja uma condição necessária. O crescimento económico é uma condição necessária e não suficiente para que haja desenvolvimento económico. Pode haver crescimento económico sem desenvolvimento económico.

O desenvolvimento económico é definido pela capacidade de uma sociedade satisfazer as suas necessidades e atingir determinado nível de bem-estar. Haverá desenvolvimento económico quando o crescimento económico se traduzir no aspecto qualitativo, ou seja, quando se estender às várias regiões de um país, contribuir para a reducção das assimetrias da repartição pessoal do rendimento, respeitar os cidadãos, independentemente da sua raça, sexo e classe social, e promover o bem-estar social. Não basta verificarem-se aumentos quantitativos do PNB e do PIB, se esses aumentos não reverterem a favor dos mais pobres, continuando a haver assimetrias pessoais e regionais e degradação do ambiente.

Na realidade, o desvio de recursos para manter a qualidade de vida (desenvolvimento económico) reduz a quantidade a produzir (crescimento económico); mas, por sua vez, a redução de desigualdades entre regiões, o aumento do nível de vida de um modo geral e a educação para todos (desenvolvimento económico) são factores favoráveis ao crescimento económico. O objectivo final de qualquer país é, na realidade, o desenvolvimento económico, e o crescimento económico é um meio para o alcançar.

Em relação à Angola, enquanto o modelo de crescimento for petróleo-intensivo e/ou petróleo-dependente, o país até poderá continuar a crescer, mas mal, ou seja, o crescimento não vai resultar em desenvolvimento económico.

Outros também visualizaram

Como é definido o desenvolvimento econômico?

Como podemos definir o desenvolvimento econômico?

Desenvolvimento econômico é o processo pelo qual ocorre uma variação positiva das "variáveis qualitativas" (crescimento econômico: aumento da capacidade produtiva de uma economia medida por variáveis tais como produto interno bruto, produto nacional bruto), acompanhado de variações positivas das "variáveis qualitativas ...

Como podemos definir o desenvolvimento econômico escolha uma opção?

O desenvolvimento econômico é a combinação de diversos fatores, tanto da econômicos quanto sociais. ... Portanto, o desenvolvimento econômico é definido como o crescimento econômico associado ao aumento da qualidade de vida da população.

Como podemos definir desenvolvimento e crescimento econômico?

Enquanto o crescimento econômico significa que durante um ou vários períodos, ocorreu um aumento sustentado de uma unidade econômica, o desenvolvimento econômico vai além, impactando diretamente a qualidade de vida das pessoas e a sociedade em geral.

Como podemos definir o que é desenvolvimento?

Desenvolvimento é toda ação ou efeito relacionado com o processo de crescimento, evolução de um objeto, pessoa ou situação em uma determinada condição. O ato de se desenvolver resulta na ação de estar apto para o próximo passo, direção, indicação ou etapa superior a que se encontra na fase atual.

O que precisamos saber sobre crescimento e desenvolvimento?

Crescimento físico é aumento no tamanho. Desenvolvimento é crescimento da capacidade funcional. Os dois processos são altamente dependentes de fatores genéticos, nutricionais e ambientais. A medida que as crianças desenvolvem-se física e emocionalmente, é útil definir certos grupos baseados na idade.

Como é definido o desenvolvimento econômico?

  • Desenvolvimento econômico é definido como a melhora do bem-estar geral da população, indicado pela elevação dos indicadores quantitativos da economia, tais como o PIB, é também esperado um avanço de indicadores qualitativos a respeito da qualidade de vida da população. Existe uma diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico.

Qual a teoria do desenvolvimento econômico?

  • A teoria do desenvolvimento econômico é uma das mais estudas pelos economistas. A sua base é discutida no campo da macroeconomia. O que é desenvolvimento econômico?

Qual o desenvolvimento econômico de cada país?

  • Em suma, podemos afirmar que desenvolvimento econômico é algo que combina crescimento com distribuição de renda. O Desenvolvimento de cada país depende de suas características próprias, tais como: situação geográfica, extensão territorial, passado histórico, cultura, população e riquezas naturais.

Como diferenciar crescimento econômico e Desenvolvimento Econômico?

  • Carlos Escóssia- Economista É de extrema importância sabermos diferenciar crescimento econômico de desenvolvimento econômico, pois é possível uma cidade, região ou país, crescer sem alcançar um estágio de desenvolvimento econômico. Em síntese, crescimento e desenvolvimento econômico são duas coisas ou situações distintas.

Como se dá o desenvolvimento econômico?

Desenvolvimento econômico é definido como a melhora do bem-estar geral da população, indicado pela elevação dos indicadores quantitativos da economia, tais como o PIB, é também esperado um avanço de indicadores qualitativos a respeito da qualidade de vida da população.

O que melhor define o conceito de desenvolvimento econômico?

O desenvolvimento econômico é o processo de sistemática acumulação de capital e de incorporação do progresso técnico ao trabalho e ao capital que leva ao aumento sustentado da produtividade ou da renda por habitante e, em conseqüência, dos salários e dos padrões de bem-estar de uma determinada sociedade.

Quais os principais fatores para o desenvolvimento econômico?

Atualmente, as principais fontes de crescimento econômico são capital físico, capital humano e tecnologia.

Quais as principais características do desenvolvimento econômico?

Essa classificação utiliza critérios como grau de riqueza, nível de industrialização e desenvolvimento, Produto Interno Bruto (PIB), renda per capita e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O desenvolvimento econômico é também um critério preponderante de classificação.