Como as práticas pedagógicas podem melhorar a aprendizagem?

No atual cenário de constante desenvolvimento tecnológico e da Indústria 4.0 inovar tornou-se algo fundamental para quem quer se manter no mercado. No contexto da educação isso não é diferente. Vivemos em um mundo globalizado, em que todos têm acesso às informações em tempo real. Portanto, o alcance da aprendizagem foi expandido e novas práticas pedagógicas, disciplinas e metodologias têm se tornado essenciais.

Estamos na era digital e isso significa que a escola também deve se adaptar. No atual modelo, muitas instituições têm tido dificuldades para formar indivíduos com as competências que lhe permitam ter sucesso nesse novo ambiente e no futuro. Então, encontrar práticas que possam ajudar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e que envolvam conhecimentos tecnológicos e a criatividade podem ajudar e transformar sua escola em um ambiente inovador.

Pensando nisso, no post de hoje, separamos 7 práticas pedagógicas inovadoras que podem transformar o dia a dia da sua escola e te ajudar a formar os cidadãos do futuro. Está interessado? Então, boa leitura!

Como as práticas pedagógicas podem melhorar a aprendizagem?

.

Atualmente os alunos possuem as informações na palma da mãos. Tudo está apenas à distância de um clique. Como utilizar as tecnologias e esse novo cenário na sala de aula de forma que o aluno sinta que está em um ambiente que realmente pode acrescentar conteúdo e trazer ensinamentos relevantes para a sua vida?

Não basta apenas levar computadores e outros dispositivos eletrônicos. Inovar nas práticas pedagógicas vai além disso. É preciso buscar novas formas de incluir a tecnologia na educação, ampliar a visão sobre as necessidades dos estudantes e trazer conteúdos que possam ser aprendidos com a mão na massa e traduzidos para a vida cotidiana.

.

1. Protagonismo do aluno

Como as práticas pedagógicas podem melhorar a aprendizagem?

Colocar o estudante como um parceiro de aprendizagem do professor, fazendo com que ele não seja apenas alguém que receberá e acumulará aquele conhecimento. Portanto, colocar o aluno como protagonista significa trazer atividades educativas que o envolvam e o coloquem como construtor e condutor do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.

É investir na aprendizagem por meio da autoria, trabalhando os componentes do currículo por meio de projetos que sejam construídos pelos próprios alunos.

O canal Futura, em fevereiro de 2019, publicou uma reportagem bem interessante e completa sobre as práticas pedagógicas que colocam o protagonismo em jogo. Dê uma olhada:

.

2. Uso de tecnologias na sala de aula

Como as práticas pedagógicas podem melhorar a aprendizagem?

Trazer as tecnologias para serem utilizadas como recursos pedagógicos dentro da sala de aula pode incentivar práticas inovadoras. Nesse sentido, elas servem como ferramentas de estímulo ao engajamento, à aprendizagem e à colaboração entre os alunos, podendo ser utilizadas de forma lúdica e criativa.

Vale destacar que a tecnologia deve ser utilizada na escola de forma a incentivar o pensamento crítico e a resolução de problemas, trabalhar a comunicação, trazer uma formação mais tecnológica e informacional, além de desenvolver competências sociais.

É importante também conversar com os alunos sobre seus desejos e os formatos que a tecnologia pode ser utilizada na escola, de forma a ampliar não apenas o seu entendimento, mas também o repertório dos professores sobre o seu uso na educação. 

.

3. Aprendizagem compartilhada

Como as práticas pedagógicas podem melhorar a aprendizagem?

Outra interessante prática pedagógica é o estímulo ao trabalho em equipe, atuar entre pares, criando momentos diversos para que os alunos possam ensinar algo para seus colegas. Trazer a socialização, valorizando atividades educativas que gerem a interação, a colaboração e a criatividade em equipe.

Ao invés de incentivar o trabalho individual, promover espaços compartilhados pode ser uma boa ideia nesse caso. Isso porque permite também o envolvimento do professor, fortalecendo os vínculos e apoiando o trabalho do educador.

.

4. Aprendizagem ativa

Como as práticas pedagógicas podem melhorar a aprendizagem?

É o famoso colocar a mão na massa. Aqui o importante é focar na possibilidade de os alunos desenvolverem projetos, resolverem problemas reais, criarem e testarem soluções concretas e, por meio delas, ganharem conhecimento.

Por isso, promova atividades educativas que estimulem a experimentação, a inovação, a criatividade, o exercício da cidadania e, mais que isso, o desenvolvimento integral de todos os alunos. É uma forma de estimular a aprendizagem por meio da ação.

Uma matéria da revista Educação conta sobre o quanto as práticas ativas podem interferir no aprendizado do aluno. 

.

5. Interdisciplinaridade

Como as práticas pedagógicas podem melhorar a aprendizagem?

Uma boa prática pedagógica é o incentivo à realização de projetos que envolvam diferentes áreas do conhecimento. Nesse sentido, vale construir planejamentos interdisciplinares ou por área, que considere e correlacione os objetivos de aprendizagem dos componentes curriculares. 

O ideal aqui é incentivar que os alunos construam pontes entre os saberes e entendam qual a relação entre eles. Com isso, eles conseguem desenvolver uma perspectiva mais amplas sobre seu aprendizado e, consequentemente, desenvolvem o pensamento crítico.

.

6. Gamificação

Como as práticas pedagógicas podem melhorar a aprendizagem?

Uma das grandes apostas de escolas inovadoras no Brasil, a gamificação incentiva o uso de jogos na aprendizagem. Isso permite planejar práticas pedagógicas que envolvam a utilização da lógica dos games e incorpore elementos como aventura, competição e premiação.

Além de engajar o aluno, essa técnica permite aumentar a participação, despertar o interesse do estudante e ainda incentiva a criatividade, a resolução de problemas e a autonomia.

Para entender um pouco mais, dê uma olhada nesse vídeo do canal Espresso 3 sobre a “Gamification” na educação:  

.

7. Aplicação de aprendizados na vida cotidiana

Também chamada de contextualização, essa prática tem o objetivo de valorizar os conhecimentos que os alunos já trazem consigo, além de possibilitar o entendimento e a aplicação daquilo que é visto em sala de aula em seu dia a dia.

É uma maneira de permitir aos alunos o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo.

.

Quer inovar a educação na sua escola?

A Mind Makers é pioneira no desenvolvimento do Pensamento Computacional e do Empreendedorismo Criativo, disciplinas que preparam crianças e jovens para os desafios do presente e do futuro.

Juntos, os conteúdos abordam todas as práticas pedagógicas citadas, gerando uma metodologia única e inovadora!

Se sua escola busca um grande diferencial competitivo, entre em contato e saiba como implantar as disciplinas.

Como as práticas pedagógicas podem melhorar a aprendizagem?

Como as práticas pedagógicas podem oportunizar a melhoria da aprendizagem?

As práticas pedagógicas são instrumentos que podem ajudar as escolas a concretizarem seus objetivos de aprendizagem. Por exemplo, por meio delas, é possível manter alunos nativos digitais engajados com a escola ou para estabelecer uma dinâmica de sala de aula mais participativa e inclusiva.

O que fazer para melhorar a prática pedagógica na educação?

O que fazer para melhorar a prática pedagógica?.
Adote uma proposta colaborativa. Todo mundo sabe que a rotina de um professor não é nada fácil. ... .
Faça jogos ou outras práticas lúdicas. ... .
Coloque os alunos para resolver situações-problema. ... .
Entenda o perfil da turma. ... .
Capacite-se com cursos e leituras..

O que pode ser feito para melhorar a aprendizagem?

Aprendizagem dos alunos em 4 passos.
1 – Use tecnologias educacionais inovadoras. A escola deve possuir metodologias educacionais ambiciosas e inovadoras para dar ao aluno modelos mais estimulantes de educação. ... .
2 – Mude o método de ensino! ... .
3 – Invista na formação dos professores. ... .
4 – Desenvolva uma boa parceria com os pais..

O que é uma boa prática pedagógica?

Será prática pedagógica quando incorporar a reflexão contínua e coletiva, de forma a assegurar que a intencionalidade proposta é disponibilizada a todos; será pedagógica à medida que buscar a construção de práticas que garantam que os encaminhamentos propostos pelas intencionalidades possam ser realizados.