Como alisar e pintar o cabelo no mesmo dia

Tintura e alisamento combinam? Descubra!

Tintura e alisamento combinam? Sim! Veja os cuidados que você precisa ter se quiser ter um cabelo colorido e alisado, sem danificar os fios.

All Things Hair | 26 de abril, 2016

Compartilhar

Como alisar e pintar o cabelo no mesmo dia

É possível fazer uma transformação completa no visual, mudando o formato e também a cor do cabelo? Se você respeitar alguns cuidados para não detonar seus fios, saiba que, juntas, tintura e alisamento combinam, sim!

Alisar os cabelos não é impedimento para a coloração e vice-versa. Como tintura e alisamento são dois procedimentos químicos, você vai precisar ter certas precauções e seguir algumas regrinhas básicas. Caso contrário, seus cabelos podem sofrer os efeitos, como ressecamento, quebra e até queda, na hora. Quer saber como combinar as duas técnicas? A gente ajuda!

Tintura e alisamento combinam realmente?

Depende. Se você já tiver feito um dos dois procedimentos, é preciso conversar com um cabeleireiro de confiança para saber como é possível fazer o outro. Isso porque alguns tipos de química são incompatíveis. Misturadas, podem alterar drástica e indesejadamente a cor do cabelo, causar quebra, deixar o fio fraco, opaco, quebradiço, irritar o couro cabeludo e até ocasionar graves quedas.

Quem ainda não fez deve expressar ao profissional o desejo da dupla transformação. Ele vai avaliar se os processos são recomendáveis para o seu tipo de cabelo e escolher as melhores técnicas.

Colorir ou alisar primeiro?

Vai depender do tipo de química utilizada, mas, em geral, o melhor é colorir primeiro. Isso porque alguns tipos de alisamento, principalmente aqueles à base de queratina, formam uma película em volta do fio. Isso dificulta a penetração da cor no córtex (parte interna do fio).

No entanto, as técnicas podem variar de acordo com o cabelo e os produtos. O seu cabeleireiro saberá indicar qual ordem vocês devem seguir.

Tempo de intervalo

De acordo com os produtos e as técnicas escolhidas é possível colorir e alisar no mesmo dia. No entanto, os especialistas costumam dar um intervalo para que o cabelo se adapte e se recupere de um procedimento antes de submetê-lo ao outro. Esse tempo de espera entre tintura e alisamento varia conforme os produtos usados. Em geral, os especialistas sugerem que se espere, no mínimo, uma semana entre uma e outra ida ao salão.

Teste da mecha

O teste da mecha é fundamental para qualquer tipo de procedimento químico a ser realizado nos cabelos. Você pode e deve exigir isso do profissional que escolheu para realizar as técnicas. Esse detalhe torna-se ainda mais importante quando se trata de uma mistura de produtos, como é o caso da tintura e do alisamento simultâneos.

O cabeleireiro deve pegar uma pequena mecha e fazer a aplicação ali, antes de mexer no cabelo inteiro de uma só vez. Assim, é possível obter uma amostra de como os fios vão reagir. Se, por acaso, por alguma razão, algo não sair como esperado, o prejuízo é mais fácil de reparar, certo?

Cuidados redobrados em casa

Ok, seu cabeleireiro já indicou quais procedimentos combinam entre si e com o seu tipo de cabelo e você, finalmente, está com os fios coloridos e alisados, do jeitinho que sonhou. Pensa que acaba por aí? Nada disso!

Para que os cabelos continuem lindos e saudáveis e para prolongar o efeito das mudanças nas quais você acabou de investir, é preciso intensificar os cuidados em casa. A palavra de ordem agora é manutenção. Lavar de duas a três vezes por semana (não mais que isso), usar filtro solar todos os dias (mesmo nos mais nublados), pentear devagar depois do banho com leave-in e, é claro, hidratar sem preguiça, de uma a duas vezes por semana em casa e uma vez por mês, com produtos profissionais, no salão.

Produtos específicos

Seu cabelo acaba de ser profundamente alterado. Isso quer dizer que ele acaba de passar pro procedimentos agressivos, que abriram as cutículas (parte mais externa do fio) e penetraram no córtex. Principalmente no caso dos fios crespos, que já são mais frágeis, isso pode significar uma grande perda de massa. O fio fica poroso e mais suscetível a quebras.

Para recuperar a massa, reconstituir a estrutura e selar as cutículas, prolongando a duração da química, é necessário usar linhas específicas para cabelos coloridos ou quimicamente tratados. Shampoos, condicionadores e cremes de tratamento formulados com essa finalidade contêm princípios ativos anti-oxidantes e reconstrutores, como a queratina, o chá-verde e a vitamina E. Monte seu arsenal!

Sugestão de produtos

Para tratar cabelo com química, é preciso investir em produtos que sejam especificamente para isso, assim seus fios continuam saudáveis e com uma boa aparência. Sugerimos começar com a Máscara de Tratamento Pré-Shampoo TRESemmé TRESplez Regeneração, que ajuda a fortalecer e a controlar o frizz.

Como alisar e pintar o cabelo no mesmo dia

Pré-Shampoo

Máscara de Tratamento Pré-Shampoo TRESemmé TRESplex Regeneração

Veja o produto

Complete o momento de lavar o cabelo com a dupla Shampoo TRESemmé TRESplex Regeneração e Condicionador TRESemmé TRESplex Regeneração, que foi feita especialmente para cabelos danificados por química e age no interior da fibra capilar, reforçando as proteínas que formam a estrutura dos fios, colaborando para cabelos mais fortes e resistentes.

Pode alisar o cabelo e depois pintar no mesmo dia?

Os cabelos submetidos a tratamentos com tioglicolato de amônio podem ser tingidos no mesmo dia, mas o ideal é buscar produtos semi-permanentes, ou seja, os tonalizantes sem amônia. Já as madeixas que utilizaram hidróxidos nos procedimentos de alisamento podem ter mais problemas ao serem coloridas.

O que acontece se alisar o cabelo e depois pintar?

A resposta é bem simples: como o alisamento tem substâncias químicas que podem acabar desbotando a coloração ou alterando suas nuances, o ideal é alisar os fios antes e deixar para mudar a cor depois! Caso contrário, você vai acabar aplicando o produto nos fios para nada, já que o resultado não será o esperado.

Quanto tempo depois de fazer alisamento pode pintar o cabelo?

É indicado aguardar 15 dias para pintar o cabelo depois de fazer escova progressiva. Esse tempo é essencial para que os fios se recuperem de possíveis danos causados pelo alisamento, que pode deixá-los sensíveis.

Qual alisamento é compatível com tinta?

“A forma correta é primeiro fazer o alisamento com produtos à base de amônia ou guanidina para depois colorir com um produto sem amônia, tipo tonalizante”, recomenda André de Leone, hairstylist de São Paulo.