Com relação às propriedades periódicas, e correto afirmar que, num mesmo período

Alternativa “e”.

Distribuição eletrônica em cada caso:

  • Mg (Z = 12) = 2 – 8 - 2
  • Mg2+ = 2 - 8
  • O (Z = 8) = 2- 6
  • O2- = 2 - 8

O Mg2+ tem o raio atômico menor porque o raio atômico sempre diminui quando o átomo se transforma em um cátion, pois ele perde elétrons e sua carga nuclear efetiva (Zef) aumenta e também aumenta a atração do núcleo pelos elétrons.

O “O” é o segundo menor, pois ele possui apenas duas camadas eletrônicas como o Mg2+, porém, com menos elétrons e, por isso, tem menos atração do núcleo pelos elétrons.

O O2- é o segundo maior porque quando o elemento se transforma em um ânion, o seu núcleo acaba sendo parcialmente blindado, provocando a expansão do nível. A repulsão elétrica aumenta e os elétrons se afastam, ocupando um espaço maior e resultando em um raio atômico maior.

O Mg é o que possui maior raio atômico porque ele possui três camadas eletrônicas.

Voltar a questão

Qual à relação as propriedades periódicas e correto afirmar que em uma mesma família os átomos dos menores períodos possuem?

Alternativa “b”. Com relação às propriedades periódicas, é correto afirmar que, em uma mesma família, os átomos dos menores períodos possuem: a) menor raio atômico.

E correto afirmar que num mesmo período os não metais quando comparados aos metais?

05. Com relação às propriedades periódicas, é correto afirmar que, num mesmo período, os não metais, quando comparados aos metais: a) São menos eletronegativos e têm menores raios atômicos. b) São menos eletronegativos e têm iguais raios atômicos.

O que diz as propriedades periódicas?

As principais propriedades periódicas são: Raio atômico, Energia de Ionização, Afinidade eletrônica e Eletronegatividade.

Como ocorre as propriedades periódicas?

As propriedades periódicas dos elementos químicos são aquelas propriedades que variam periodicamente de acordo com os números atômicos. A Tabela Periódica organiza os elementos químicos até então conhecidos em uma ordem crescente de número atômico (Z – quantidade de prótons no núcleo do átomo).