Cardiovascular e vascular é a mesma coisa

Especialidade é a única habilitada para diagnóstico e tratamento de doenças vasculares 

No dia 15 de agosto é comemorado o Dia do Cirurgião Vascular. Esse profissional é o responsável por cuidar de problemas arteriais, venosos e linfáticos, ou seja, de todo o sistema circulatório, um dos mais importantes do corpo humano. Apesar disso, trata-se de uma especialidade pouco lembrada, quando se trata de medicina preventiva e acompanhamento médico.

Problemas vasculares, em suas diversas gravidades, são bastante prevalentes no País. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, aproximadamente 38% dos brasileiros têm varizes e, quanto mais idoso, maior a prevalência, que chega a 70% na população acima dos 70 anos de idade. Mas, é bastante comum que as pessoas busquem a especialidade somente quando os sintomas são agravados e a dor torna-se frequente.

O cirurgião vascular e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), Dr. Bruno Naves, explica que inchaços e dores nas pernas, no geral, são os primeiros sinais de que é necessário procurar um especialista. Entretanto, os problemas vasculares não atingem apenas os membros inferiores. “Podem acontecer em qualquer parte do corpo, pois temos vasos em todas as regiões. Esses são os mais comuns, mas, pode haver dor no abdômen e nas mãos. Além disso, em um estágio mais tardio, pode-se notar aparecimento de varizes, escurecimento da pele, queda de pelos e até mesmo mudanças de temperatura”, esclarece.

De acordo com o Dr. Naves, é necessário buscar a especialidade de forma preventiva se houver histórico de doenças vasculares na família, para evitar complicações. “Na história familiar, por exemplo, se diversas pessoas têm varizes, o melhor é ir ao vascular antes delas aparecerem, pois no início, com os cuidados corretos e boa orientação, podemos cuidar bem das nossas tendências e evitar que problemas apareçam”, afirma.

É comum que, por falta de conhecimento, muitas pessoas com problemas vasculares aparentes, como as varizes e os vasinhos, acabam não procurando um profissional. Porém, as causas dessas doenças devem ser investigadas, para que sejam encontradas as melhores soluções para o problema. O cirurgião vascular é o único especialista que detém o conhecimento sobre todas as técnicas e, em conjunto com o paciente, define a melhor forma de tratamento para as doenças.

Para saber sobre as doenças vasculares e para encontrar um médico associado à SBACV, acesse: www.sbacv.com.br.

A SBACV  

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) é uma associação sem fins lucrativos, que visa a defender os direitos de seus profissionais, médicos e residentes, especialistas em saúde vascular. Além disso, tem como objetivo incentivá-los à produção científica, aprofundando as pesquisas nas áreas de Angiologia, Cirurgia Vascular e Endovascular, Angiorradiologia e outras modalidades.

A entidade trabalha com uma política alinhada aos valores da AMB (Associação Médica Brasileira) e do CFM (Conselho Federal de Medicina) a fim de conduzir a instituição de maneira ética, sempre valorizando as especialidades médicas em questão. Atualmente, conta com 23 associações regionais espalhadas por todo o Brasil.

Informações à Imprensa – Way Comunicações

Bete Faria Nicastro
Telefones (11) 3862-1586 / 3862-0483
E-mail: [email protected]

Elenice Cóstola 
Whatsapp (19) 99601-5900
E-mail: [email protected] 

Por que marcar uma consulta com cirurgião vascular?

A cirurgia vascular é a especialidade médica responsável por cuidar de tudo que envolve os vasos linfáticos e vasos sanguíneos (artérias e veias). O cirurgião vascular, profissional especializado nessa área, está apto a realizar cirurgias quando necessário para tratar as enfermidades que atingem essas partes do corpo.

Qual a diferença entre cirurgiões vasculares e angiologistas?

Na hora de procurar um médico para solucionar os sintomas e entender o que está causando, muitas pessoas não sabem qual desses dois especialistas procurar. É muito comum de ocorrer essa situação tendo em vista que antigamente essas áreas eram uma só.

O cirurgião vascular é o médico que utiliza métodos mais invasivos, quando as doenças vasculares precisam de intervenção cirúrgica. Já o angiologista é especialista em prevenir e tratar as enfermidades que atingem o sistema circulatório também, porém, através de tratamento clínico, como medicamentos, mudanças de hábitos e exercícios físicos.

Apesar das diferenças, os dois profissionais podem trabalhar juntos. Ou seja, um complementa a atuação do outro. Quando uma enfermidade não pode ser resolvida clinicamente, é nesse momento que entra a cirurgia vascular.

Quando procurar pelo atendimento desse especialista?

Existem diversas manifestações que podem indicar a necessidade da procura por esse médico. Muitas vezes as manifestações podem parecer inofensivas, mas é preciso ficar atento e marcar uma consulta assim que notar.

Os primeiros sintomas a serem notados são as dores, inchaço, mudança de temperatura, dificuldade para caminhar e formigamento. O especialista fará um exame clínico e caso seja necessário solicitará exames para complementar o diagnóstico. Os principais são:

  • Angiotomografia
  • Ultrassonografia com Doppler Colorido
  • Angiografia
  • Angiorressonância

Quais são as enfermidades que podem se transformar em casos de cirurgia?

As cirurgias vasculares costumam ser feitas quando o problema não pode ser resolvido clinicamente. Esse método só é utilizado quando os resultados podem ser superiores aos alcançados através de medicamentos.

Há algumas doenças que geralmente podem ser casos de cirurgias. As principais delas são:

  • Aneurisma
  • Trombose
  • Varizes
  • Aterosclerose
  • Obstrução das artérias

Onde encontrar consulta com esse médico por preços acessíveis?

O adiamento da consulta pode causar problemas graves na saúde, por isso é necessário procurar pelo especialista assim que notar os sintomas. Sabemos que a saúde pública do país possui diversos problemas e que os valores dos planos de saúde estão cada vez mais altos. Então, para prevenir e tratar as doenças vasculares, surgiram as clínicas populares.

Se você ainda não sabe em qual clínica popular realizar a sua consulta com cirurgião vascular, por preços acessíveis e médicos de confiança, então venha conhecer a Kompa. Para maiores informações entre em contato com a nossa equipe e aproveite para agendar a sua consulta.

Qual a diferença entre médico vascular e cardiovascular?

A diferença entre a cirurgia vascular e a cardiovascular está em quais partes o cirurgião opera. Enquanto o cirurgião cardiovascular trata apenas das doenças que acometem o coração e os vasos da base, o cirurgião vascular cuida das demais artérias e veias e também dos vasos linfáticos.

Quando se deve procurar um vascular?

Mas afinal, quando procurar um cirurgião vascular? Diante de sintomas como dor e inchaço nos membros, alterações na temperatura corporal, formigamento e dificuldade para caminhar, o profissional deve ser consultado. O primeiro passo é avaliar a origem dos sintomas e, a partir daí, alcançar um diagnóstico assertivo.

O que é um médico cardiovascular?

Esse profissional é o responsável por cuidar de problemas arteriais, venosos e linfáticos, ou seja, de todo o sistema circulatório, um dos mais importantes do corpo humano. Apesar disso, trata-se de uma especialidade pouco lembrada, quando se trata de medicina preventiva e acompanhamento médico.

Qual a diferença de Cardiologia e cardiovascular?

O Cardiologista é aquele que cuida da saúde do coração. Assim, os médicos que atuam nessa área são responsáveis pela consulta, diagnóstico, tratamento de doenças e disfunções ligadas ao sistema cardiovascular.