Cara e inhame é a mesma coisa

Cara e inhame é a mesma coisa
Comparamos os dois tubérculos para facilitar a sua escolha Foto: Dulla/SAÚDE é Vital

Publicidade

Publicidade

É comum encontrar quem fale em cará e inhame como se fossem o mesmo alimento. Dá para entender: eles são parecidíssimos. “O inhame pertence à família Dioscoreácea, que tem nove gêneros e cerca de mil espécies. E o cará é uma delas”, ensina a nutricionista Rachel Faria, do Rio de Janeiro.

Pois é, embora sejam espécies diferentes, eles são primos. As similaridades, aliás, vão além das raízes. Os dois tubérculos fornecem bastante energia por serem ricos em carboidratos. “Mas eles são do tipo complexo, que não causa picos de glicose e insulina no sangue”, esclarece Rachel.

Mesmo assim, pelo bem da cintura, não é indicado consumi-los com outras fontes do nutriente, como arroz, batata e macarrão. Por falar em barriga, o cará vence no quesito fibras, que geram saciedade. “Elas ainda regulam a absorção de açúcar e colesterol“, diz Rachel.

O inhame, por sua vez, tem mais que o dobro de potássio, mineral que breca a subida da pressão. Convém prestigiar a família e revezá-los à mesa. Compare, abaixo, os valores nutricionais de cada um deles.

Energia

Cará – 96 cal

Inhame – 97 cal

Proteínas

Cará – 2,3 g

Inhame – 2,1 g

Carboidratos

Cará – 23 g

Continua após a publicidade

Inhame – 23,2 g

Fibras

Cará – 7,3 g

Inhame – 1,7 g

Potássio

Inhame – 568 mg

Cará – 212 mg

Fósforo

Inhame – 65 mg

Cará – 35 mg

Placar Saúde

Cará 4 x 2 Inhame

(Os valores se referem a 100 gramas do alimento cru)

Fonte: tabela brasileira de composição de alimentos (taco/unicamp)

Continua após a publicidade

  • Alimentação
  • Alimentação - cuidados
  • Benefícios dos alimentos
  • Nutrição

Informação confiável salva vidas. Assine Veja Saúde e continue lendo.

Qual é a diferença do inhame para o cara?

Se você não quer correr o risco de comprar um legume no lugar do outro, é importante se ater às diferenças que eles têm: o cará costuma ser mais comprido, fino e possui menos pelinhos em volta. Já o inhame possui um formato mais arredondado e uma quantidade maior de pelinhos.

Qual é melhor cara ou inhame?

Por falar em barriga, o cará vence no quesito fibras, que geram saciedade. “Elas ainda regulam a absorção de açúcar e colesterol“, diz Rachel. O inhame, por sua vez, tem mais que o dobro de potássio, mineral que breca a subida da pressão.

Quais os benefícios do inhame é do cara?

É uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, como vitamina B6, vitamina B1, riboflavina, ácido fólico e niacina. Ele também contém uma boa quantidade de antioxidantes e vitamina C. Já em relação aos minerais, o inhame possui cobre, potássio, ferro, magnésio, cálcio e fósforo.

O que é o cara?

O cará é um tubérculo cujo nome científico é Dioscorea Alata. É um alimento que pode ser encontrado na maioria das feiras e mercados, geralmente nas barraca em que também se vende batata-inglesa e inhame. A casca do cará não tem “pelos” e parece-se com a da mandioca, com a diferença que é marrom e mais arredondada.