Cabelos secos e ressecados como tratar

Você sabia que existe uma diferença entre os cabelos secos e ressecados? Enquanto os fios secos são naturalmente sem umidade, os ressecados, por sua vez, assumem essa condição devido à ação de fatores externos, como a aplicação de químicas e os danos causados por radicais livres, por exemplo.

Porém, apesar dessa diferença, ambos os cabelos apresentam uma necessidade em comum, que é considerada a principal entre eles: a reposição de água e nutrientes. Por terem esse gap hídrico e nutritivo, esses fios tornam-se mais propensos aos quadros de ressecamento e porosidade.

Frente a esse cenário, fica muito clara a urgência por uma rotina de cuidados capaz de neutralizar esses possíveis danos. Neste post, separamos tudo o que você precisa saber sobre como cuidar de cabelos secos e ressecados. Por isso, se os seus fios apresentam essa condição, fique bem atento ao que vem a seguir!

Alterne os dias de lavagem!

A primeira dica para potencializar a rotina de cuidados dos cabelos secos e ressecados é começar alternando os dias de lavagem. O shampoo e até mesmo a água do chuveiro são capazes de desestabilizar o manto hidrolipídico dos fios, evidenciando os quadros de ressecamento e porosidade.

Para evitar que esse tipo de problema aconteça e manter uma frequência de lavagens mais saudável, é ideal lavar os cabelos dia sim, dia não, e optar sempre pelas duchas de água fria ou morna, que não interferem no equilíbrio das cutículas.

Capriche nas hidratações!

A hidratação é essencial na vida dos cabelos secos e ressecados. O tratamento é capaz de repor a umidade perdida pela fibra capilar, regenerar o manto hidrolipídico e suavizar os principais sinais de ressecamento do fio, como a opacidade, a aspereza, o frizze as pontas duplas.

Inclusive, apostar em uma linha de hidratação é o melhor investimento que você pode fazer pelos cabelos secos e ressecados. A Prohall Cosmetic oferece a linha Biomask em sua gama de tratamentos.

Composta por Shampoo, Condicionador e Máscara, a linha é enriquecida com tudo o que o fio precisa para recuperar os nutrientes perdidos e assumir um semblante mais macio e luminoso!

Aposte nas finalizações capilares!

E por falar em sedosidade, uma das melhores formas de prolongar o aspecto saudável dos cabelos é apostar nas finalizações capilares!

Aplicados após o banho e/ou ao longo do dia, os finalizadores, de modo geral, são desenvolvidos com ativos responsáveis por alinhar, proteger e, principalmente, potencializar os tratamentos de hidratação.

A Prohall Cosmetic conta com dois ótimos finalizadores para o tratamento dos fios secos e ressecados: a Absolut One e o Absolut Oil.

Enquanto a Absolut One repara os danos superficiais e realça a sedosidade dos cabelos, o Absolut Oil, por sua vez, auxilia na retenção de nutrientes e protege os fios contra os agentes externos. Vale a pena experimentar!

Monte um cronograma capilar!

Por fim, organize um cronograma capilar que atenda às necessidades dos cabelos secos e ressecados. Dividida em três etapas principais (hidratação, nutrição e reconstrução), a agenda de cuidados visa reequilibrar as estruturas do fio e prolongar o aspecto saudável das madeixas.

Enquanto a hidratação e a nutrição são encarregadas de, respectivamente, repor a umidade perdida e regenerar o manto hidrolipídico, a reconstrução, por sua vez, reabastece os níveis de queratina e proporciona mais força aos cabelos.

Para a etapa de reconstrução, a Prohall disponibiliza a Queratina Líquida Pro.K, que repõe a massa da fibra capilar e, a partir disso, contém os quadros de enfraquecimento e quebra, tornando os fios mais resistentes aos danos encontrados na rotina.

Gostou de saber como cuidar dos cabelos secos e ressecados? Se você deseja adquirir mais dicas como essa ou quer saber mais informações sobre os produtos citados no texto, acesse o site da Prohall Cosmetic!

Lá você encontra tudo o que o seu fio precisa para se manter saudável. Te esperamos!

A hidratação do cabelo ressecado pode ser feita através de um creme ou máscara de hidratação, um sérum capilar ou até mesmo lavando o cabelo com água fria. Essas técnicas ajudam a reter a água dentro do fio, evitam que as cutículas do cabelo fiquem abertas e fornecem nutrientes para manter o cabelo saudável e hidratado. 

A hidratação é fundamental para todos os tipos de cabelo, principalmente quando submetidos a química, como tinturas ou alisamentos, por exemplo, ou quando estão expostos constantemente à poluição, água com cloro ou radiação solar, pois são fatores que podem deixar os fios mais ressecados e quebradiços.

Além da hidratação, é indicado secar, delicadamente, os fios com uma toalha, sem friccionar o cabelo e sempre usar protetor térmico antes de usar o secador ou a chapinha, para prolongar o efeito da hidratação.

As principais formas de hidratar o cabelo ressecado são:

1. Aplicar uma máscara de hidratação

Usar uma máscara de hidratação nos cabelos é fundamental, pois ajuda a repor a água que os fios perdem ao longo do tempo, reduzindo o ressecamento e o efeito frizz. É recomendado realizar a hidratação dos cabelos, pelo menos, 1 vez na semana, principalmente se há exposição ao calor, como o uso do secador ou chapinha, se o cabelo permanece constantemente preso ou se tem contato com radiação solar constante e sujeira, por exemplo.

Antes de aplicar a máscara de hidratação, deve-se lavar o cabelo com shampoo, para abrir as cutículas do fio e melhorar a ação da máscara e, em seguida, retirar o excesso de água usando uma toalha.

Depois, deve-se desembaraçar o cabelo suavemente, com uma escova ou pente de dentes largos, separar o cabelo em mechas menores e  aplicar a máscara (mecha por mecha) de cima para baixo, evitando passar o produto muito próximo à raiz. Deve-se deixar a máscara atuando por 20 minutos ou de acordo com as instruções da máscara utilizada.

Para potencializar o efeito da máscara, pode-se optar por enrolar uma toalha na cabeça ou usar uma touca térmica. Por fim, deve-se enxaguar bem a cabeça e usar o condicionador para selar os fios.

O creme de hidratação pode ser comprado numa loja, mas também pode ser preparado em casa com ingredientes naturais como óleo de coco, mel ou abacate. Veja como preparar opções caseiras de creme hidratante para o cabelo ressecado.

2. Usar um sérum capilar

O sérum para cabelo é um concentrado de óleos e vitaminas que tem como objetivo recuperar o fio, selar as cutículas, manter a hidratação e evitar a quebra e as pontas duplas. Além disso, o sérum protege o cabelo dos efeitos do calor, dos raios solares, da sujeira e da poluição, que podem deixar o cabelo ainda mais ressecado.

Existem diversos tipos de sérum para todos os tipos de cabelo, podendo ser utilizados com os cabelos secos ou molhados, antes ou depois de fazer a chapinha, por exemplo.

Além disso, alguns tipos de sérum podem potencializar o efeito das máscaras hidratantes para o cabelo, podendo ser aplicados após a realização da hidratação.

3. Fazer massagem com óleos naturais

Fazer uma massagem no couro cabeludo e na extensão dos fios com óleos naturais, como o óleo de coco, óleo de amêndoas, óleo de argan ou óleo de jojoba, ajuda a aumentar a hidratação dos fios ressecados. Isso porque os óleos fornecem nutrientes para manter o cabelo saudável, aumentam a circulação sanguínea no couro cabeludo, fortalecem a raiz e promovem o crescimento do cabelo. Conheça outras dicas para ajudar no crescimento do cabelo.

A massagem com óleos, feita regularmente, ajuda a reverter os efeitos prejudiciais de tratamentos químicos, como tinturas ou alisamentos, por exemplo, poluição ou água com cloro, que podem causar danos nos cabelos, deixando-o mais seco, desidratado e porosos.

Para fazer a massagem deve-se aplicar o óleo mecha por mecha, da raiz até a ponta dos fios, deslizando os dedos por cerca de 3 minutos em cada mecha. Pode-se massagear também o couro cabeludo, fazendo movimentos circulares e leves por cerca de 10 minutos, deixando agir por 30 minutos, e em seguida, lavar o cabelo com shampoo e condicionador para cabelos secos.

Já ao pentear o cabelo, é recomendado utilizar escovas ou pentes com cerdas macias e pentear os cabelos quando ainda estiverem úmidos.

4. Lavar o cabelo com água fria ou morna

Lavar o cabelo com água fria ajuda a reter a oleosidade natural dos fios, fechar os poros e selar as cutículas, deixando o cabelo mais macio, suave e hidratado. Além disso, com os poros dos fios fechados, o cabelo fica menos exposto aos efeitos prejudiciais da poluição e do suor, por exemplo, que podem ressecar o cabelo.

Como lavar o cabelo com água fria pode ser desconfortável para algumas pessoas, nesses casos, deve-se dar preferência por lavar o cabelo com água morna, mas nunca quente, pois a água quente desidrata os fios e pode piorar o ressecamento do cabelo. 

Além disso, é recomendado lavar com água morna especialmente antes de aplicar cremes hidratantes, pois promove a abertura das cutículas dos fios, facilitando a penetração dos nutrientes da máscara e uma melhor hidratação do cabelo.

5. Usar um leave-in com proteção solar

Usar um leave-in ou creme sem enxágue com proteção solar, é uma boa forma de manter a hidratação do cabelo no dia-a-dia, pois age como uma barreira que evita os danos causados pela radiação ultravioleta do sol, que podem provocar abertura das cutículas dos fios e a perda de nutrientes e umidade, deixando o cabelo ressecado.

O leave-in com protetor solar deve ser aplicado após lavar o cabelo, sendo recomendado reaplicar sempre que se molhar o cabelo, após usar a piscina ou entrar no mar, por exemplo.

6. Aplicar um protetor térmico

A aplicação de um protetor térmico ajuda a proteger o fio contra o calor, formando uma camada que permite reter a água dentro do fio, mantendo a umidade do cabelo, reduzindo o risco de formação de frizz e os efeitos prejudiciais da chapinha, secador de cabelo ou babyliss.

Os protetores térmicos podem ser encontrados na forma de spray, sérum ou cremes, e podem ser aplicados nos cabelos molhados, mas sem excesso de água, espalhando por todo comprimento do fio até as pontas, de forma suave. Em seguida, deve-se deixar os cabelos secarem naturalmente ou secar com o secador antes de usar a chapinha ou babyliss.

O que fazer quando o cabelo está muito ressecado?

As principais formas de hidratar o cabelo ressecado são:.
Aplicar uma máscara de hidratação. ... .
Usar um sérum capilar. ... .
Fazer massagem com óleos naturais. ... .
Lavar o cabelo com água fria ou morna. ... .
Usar um leave-in com proteção solar. ... .
Aplicar um protetor térmico..

O que é bom para hidratar o cabelo seco?

7 dicas de hidratação para cabelos secos.
Atente-se à temperatura da água. ... .
Use shampoo em pouca quantidade. ... .
Aplique cremes e máscaras de hidratação. ... .
Utilize séruns. ... .
Faça uma selagem capilar. ... .
Realize um botox capilar. ... .
Mantenha a frequência nas hidratações..

Como tirar o ressecamento do cabelo imediato?

Resumindo: O que fazer quando o cabelo está muito ressecado.
Fazer pré shampoo antes de todas as lavagens com shampoo..
Usar shampoo hidratante..
Fazer umectação noturna uma vez por semana..
Fazer hidratação pelo menos duas vezes por semana..
Usar glicerina bi-destilada nas hidratações caseiras..

O que é bom para tirar o ressecamento do cabelo caseiro?

Algumas opções de tratamentos naturais para cabelos secos são:.
Óleo de coco. Um ótimo tratamento natural para cabelo seco é o óleo de coco, pois ele tem gordura, vitamina E e óleos essenciais que hidratam e conferem brilho ao cabelo, fortalecendo-o. ... .
Óleo de Argan. ... .
Suco de uva. ... .
Máscara caseira de abacate..

O que causa o ressecamento do cabelo?

Enquanto o cabelo seco é decorrente da baixa produção de óleo das glândulas sebáceas do couro cabeludo, o cabelo ressecado é consequência de fatores externos que agridem os fios, tais como procedimentos químicos, tinturas, excesso de chapinha, secador, uso de produtos inadequados, ambientes com excesso de poluição, sol ...