Tranças afros para cabelos curtos

Imagine uma combinação entre ancestralidade e muito estilo, essas são as palavras que melhor definem o estilo das tranças afros! Elas representam muito na cultura negra, tanto que a comunidade criou, baseado nas tranças clássicas africanas, versões mais modernas do visual.

As tranças afro são uma opção de estilização para mulheres negras que querem variar o estilo ou mesmo investir em penteados protetores para preservarem os fios naturais. Por isso, te contamos quais cuidados devem ser tomados, além de mostrar diversas fotos de inspirações de penteados com tranças.

  • Quais são os tipos de tranças afro?
  • Onde fazer tranças afro?
  • É possível fazer tranças afro em casa?
  • Como fazer tranças afro em casa?
  • Como preparar o cabelo antes de fazer trança afro?
  • Tranças afro estragam o cabelo?
  • Como cuidar das suas tranças afro?
  • Penteados com tranças afro

*Foto: Reprodução | Instagram @afroboxblack. Clique de @guilhermeportesfotografia.

Quais são os tipos de tranças afro?

Existem três tipos de tranças afro que são mais utilizados atualmente, as box braids, trança raiz — também conhecida como nagô, e as tranças twists.

Além de escolher um estilo diferente, também é possível variar o comprimento, o material utilizado, o acabamento da ponta e a espessura. Conheça alguns nomes de tranças afros!

Box braids

As box braids (também conhecidas como tranças rastafári ou tranças soltas) são as mais pedidas nos salões e podem ser feitas com cabelo natural, sintético ou até lã.

Tranças afros para cabelos curtos

Recentemente, uma variação do estilo das box braids virou tendência entre as fashionistas, ela é conhecida como goddess braids. Essas tranças são super lindas e modernas, vale a pena deixar no radar para conhecer mais sobre.

Trança na raiz ou nagô

Outra opção popular é a trança raiz ou nagô, que é feita rente ao couro cabeludo, como se fossem pequenas tranças embutidas que podem seguir paralelas umas às outras ou até formar desenhos na cabeça.

Esse tipo de trança também conta com subtipos, variações do estilo, chamadas ghana e fulani braids.

Tranças afros para cabelos curtos

Foto: Reprodução | Instagram @freshlengths

Trança twists

Assim como as box braids, as tranças twists são soltas, entretanto, esse tipo de trança apresenta um visual bem diferente. A principal diferença está na forma de fazer, porque enquanto a trança comum é feita com três partes de cabelo, o twist é feito com duas.

Tranças afros para cabelos curtos
Foto: Pexels

Onde fazer tranças afro?

O ideal é que as tranças sejam feitas em salões de beleza especializados em cabelo crespo e cacheado e, que ofereçam o serviço de uma trancista.

Aqui temos algumas dicas de salões especializados em cabelo cacheado, em diferentes regiões do país.
<h2id=”fazer-casa”>É possível fazer as tranças afro em casa?

Até é, mas, dependendo do tipo de trança, esse processo pode ser bastante cansativo: considere que você precisará ficar várias horas com os braços para cima trançando — uma verdadeira prova de resistência!

Além disso, se não tiver bastante habilidade, o resultado final pode ser bem diferente do desejado. Considere também que a falta de prática pode causar muito atrito e tração nos fios e danificar seus cabelos, ou seja, procurar um profissional especializado pode ser a melhor escolha!

Como fazer tranças afro em casa?

Se você faz parte do time que deseja quer tentar em casa fazer algum tipo de trança em cabelo afro, te ensinamos um passo a passo:

  1. Umedeça o cabelo com água e penteie.
  2. Com o pente, divida a parte que você deseja começar a trançar e deixe o restante do cabelo preso.
  3. Pegue a primeira mecha e divida em três partes bem finas.
  4. Comece a trançá-la do jeito tradicional, mas pegue aos poucos as partes debaixo da primeira mecha, juntando com ela.
  5. Continue a trançar enquanto adiciona um pouco de cabelo à primeira mecha, até chegar na parte de trás da cabeça.
  6. Chegou na nuca? Continue a trançar como uma trança comum de três mechas.
  7. Prenda a ponta com um elástico e repita o processo no restante do cabelo. Verifique sempre se as trancinhas estão com a mesma espessura, combinado?

Como preparar o cabelo antes de fazer a trança afro?

É importante que o cabelo esteja saudável antes de fazer as tranças. Portanto, converse com um cabeleireiro de sua confiança e realize todos os tratamentos necessários para garantir que os fios estejam fortes. Geralmente, é indicado realizar ao menos uma reconstrução capilar. Em casa, sua aliada pode ser a Máscara Capilar Seda Boom Restaura, com queratina e arginina.

Tranças afros para cabelos curtos

Além disso, os fios devem ter, no mínimo, seis centímetros para que possam ser trançados. Já no dia de fazer o penteado, as fibras capilares devem estar bem limpas, livres de qualquer resíduo.

Ou seja: você não pode aplicar gel, creme para pentear, pomada, nem mesmo condicionador ou máscara. Lave apenas com shampoo neutro ou de limpeza profunda, como o Shampoo Clear Antibac.

Tranças afros para cabelos curtos

Tranças afro estragam o cabelo?

Não! Além de toda a representatividade da cultura negra e de serem lindas, as tranças afro podem ser uma opção de quem quer preservar o cabelo natural, principalmente mulheres em transição capilar.

Com o cabelo trançado, os fios ficam mais protegidos dos danos do dia a dia, inclusive, é possível esperar que eles cresçam mais saudáveis e fortalecidos para poder usá-los com a sua textura natural.

Como cuidar das suas tranças afro?

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, cuidar dos cabelos com tranças afro em casa não é tão complicado. A lavagem das tranças pode ser feita duas vezes por semana, aplicando o shampoo diluído em um pouco d’água no couro cabeludo e massageando bem a raiz para evitar a formação de caspa e seborreia.

Não é indicado usar condicionador ou máscara na raiz e comprimento, pois os resíduos tendem a se acumular nas e são difíceis de remover, podendo gerar problemas no couro cabeludo ou prejudicar os fios naturais.

Já a parte de secagem, a liberação do uso do secador vai depender do material escolhido, afinal, algumas fibras sintéticas não resistem ao calor. O mais seguro é usar uma toalha para ajudar a enxugar as tranças.

Qual é o intervalo de tempo entre as manutenções das tranças afro?

A trança raiz precisa ser refeita a cada quinze dias, pois o crescimento do cabelo fica muito evidente. Já a solta, pode durar até três meses.

Em nenhum dos casos de tranças afro é possível fazer apenas um retoque: elas precisam ser totalmente desfeitas e feitas novamente.

Penteados com tranças afros

Separamos três modelos de penteados simples, e alguns estilos diferentes de trança, para você se inspirar e variar o visual no dia a dia — ou na próxima manutenção. Veja as fotos.

Coque

O coque nas tranças afro é uma opção bastante prática para o dia a dia – além de deixar a nuca fresquinha para encarar os dias quentes!

Tranças afros para cabelos curtos

Rabo de cavalo
O rabo de cavalo é um penteado básico, mas as tranças coloridas deixam ele ainda mais interessante!

Tranças afros para cabelos curtos
Foto: Reprodução | Instagram @trancanago

Semipreso

Não quer investir em penteados com as tranças soltas nem totalmente presas? Este é o seu look! Se você curte um volumão no topo da cabeça, aposte sem medo.

Tranças afros para cabelos curtos
Foto: Reprodução | Instagram @euluvilaça

Tranças afro curtas

Quem não gosta de cabelo comprido, pode investir na versão mais curta das tranças afro. O visual chanel fica moderno e cheio de estilo.

Tranças afros para cabelos curtos
Foto: Reprodução | Instagram @vemvivi

Tranças afro soltas e finas

A variação de espessura também é uma possibilidade. Quem gosta de uma versão mais delicada, pode investir nas tranças fininhas. O resultado fica lindo!

Tranças afros para cabelos curtos
Foto: Reprodução | Instagram @alissa.ashley

Tranças afro coloridas

As tranças afro coloridas são normalmente feitas com jumbo, material sintético usado para tranças junto com o cabelo. Assim, é possível escolher a cor que você mais gosta ou até mais de uma.

Tranças afros para cabelos curtos
Foto: Reprodução | Instagram @tamiinaj

Sugestão de produtos

Procure fazer uma limpeza caprichada no couro cabeludo porque as tranças podem deixar seus cabelos oleosos. Nossa dica é usar o shampoo e condicionador Dove Ritual Detox, que são formulados com matchá e leite de arroz (ingredientes naturais e desintoxicantes) para eliminar o excesso de oleosidade dos fios sem ressecá-los.

Tranças afros para cabelos curtos

Tranças afros para cabelos curtos

Quando desfizer as tranças, seu cabelo certamente precisará ser hidratado. Nossa dica é apostar no Creme de Pentear Seda Crespo Force by Gabi Oliveira, que hidrata, define, dá brilho e garante um volumão de arrasar!

Tranças afros para cabelos curtos

Qual a melhor trança para cabelo curto?

Também conhecida como trança de raiz, a trança nagô é feita rente ao couro cabeludo, por isso, é ideal para quem tem cabelo curtinho.

Qual é a trança que está na moda?

A trança dupla, apelidada de "stacked braid", é uma das que está fazendo mais sucesso no momento. Ela conta com um efeito de trança volumosa com uma outra mais fina ao centro, como se fossem tranças "empilhadas" uma na outra.

Quais os tipos de tranças afros?

Tipos de trança afro.
Tranças box braids ponta amarrada. ... .
Tranças box braids com ponta fina. ... .
Tranças chanel de bico. ... .
Tranças nagô com entrelaçamento. ... .
Tranças box braids com rabinho. ... .
Tranças crochet braids. ... .
Tranças twist..