Brasil de pelotas globo esporte

Tudo o que você precisa saber sobre o jogo válido pela 19ª rodada da Série C do Brasileiro

Ficha Vitória x Brasil de Pelotas — Foto: Infografia

Vitória e Brasil de Pelotas se enfrentam neste sábado, pela 19ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. As equipes entram em campo às 17h (horário de Brasília), no Estádio Barradão, e o ge acompanha em Tempo Real (clique aqui para seguir).

O ge transmite ao vivo pré-jogo a partir das 16h25 deste sábado. Após o apito final, você assiste ao pós-jogo e toda a repercussão da partida.

Invicto há sete jogos, o Vitória chega confiante para a decisão deste sábado, depois de vencer o líder Mirassol fora de casa. Com 26 pontos, o Rubro-Negro é o 10º colocado da tabela, mas vê num triunfo por bom saldo de gols a chave para seguir na competição. Remo e Aparecidense, 8º e 9º, respectivamente, têm o mesmo número de pontos, vitórias, empates, derrotas e ainda saldo de gols. A ideia do time de João Burse, então, é conquistar um placar elástico para definir os critérios de desempate.

Já o Brasil de Pelotas evitou o rebaixamento por antecedência na última rodada, ao vencer o Confiança no Bento Freitas, mas ainda precisa de um "milagre" para se salvar da queda para a Série D. Com 17 pontos, o Xavante ocupa a 18ª posição, três pontos atrás do Floresta, o primeiro time fora do Z-4. Além de vencer o Vitória no Barradão, é preciso contar com derrota do Floresta para o Paysandu, em Belém.

Tempo Real: você acompanha todos os lances no ge (clique aqui).
Transmissão: o canal DAZN transmite o jogo.

Vitória – Técnico: João Burse

O treinador terá ausências importantes neste sábado, já que o goleiro Dalton e o volante Léo Gomes, que vinham em boa fase, estão suspensos, e Lazaroni sofreu um edema na coxa. Jovem cria da base, Yuri Sena será o responsável pela meta rubro-negra, enquanto João Pedro deve assumir a vaga no meio; na lateral, Sanchez será o titular. Por outro lado, Burse terá o retorno de Eduardo, que cumpriu suspensão diante do Mirassol.

Um provável Vitória tem: Yuri; Alemão, Alan Santos, Marco Antônio e Sanchez; João Pedro, Dionísio e Eduardo; Luidy, Rafinha e Tréllez.

  • Quem está fora: Dalton, Dinei e Léo Gomes (suspensos); Lazaroni, Vicente e Lucas Arcanjo (lesão);
  • Pendurados: Lucas Arcanjo, Mateus Moraes, Marco Antônio, Alan Pedro e Dionísio.

Provável escalação do Vitória para enfrentar o Brasil-RS — Foto: ge

Brasil de Pelotas - Técnico: Thiago Gomes

O Xavante não conta com o lateral-esquerdo Jhonnathan, por lesão. Na mesma posição, Gabriel Araújo voltou a treinar durante a semana, recuperado de lesão muscular, mas não está confirmado para iniciar a partida em Salvador. O atacante Thiago Santos lida com um problema crônico no púbis, mas deve estar em campo. Já os zagueiros Gilberto Alemão e Helerson pediram dispensa por problemas pessoais e não fazem mais parte do elenco.

O provável Brasil-PEL tem: Otávio Passos, Marcelinho, Rafael Castro, Gabriel Peres e Gabriel Araújo (Gabriel Gomes); Sabino, Karl, Biel (Mateusinho) e Rafael Carvalheira; Wilson Júnior e Thiago Santos.

Provável Brasil de Pelotas contra o Vitória — Foto: ge

  • Quem está fora: Jhonnathan (departamento médico).
  • Pendurados: Vini Peixoto, Gabriel Araújo, Karl, Macaé, Wilson Júnior e Jonatha Carlos.

Douglas Marques das Flores (SP) apita a partida, auxiliado por Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Evandro de Melo Lima (SP).

  • Vitória

Em menos de dois anos, a realidade do Brasil de Pelotas sofreu uma brusca mudança dentro do cenário nacional. Considerado a terceira força do futebol gaúcho entre 2015 e 2021, o Xavante vive um período para ser esquecido e despencou da Série B para a D em dois anos.

O clube amargou o segundo rebaixamento em sequência e terá que disputar a quarta divisão na próxima temporada. O feito negativo registrado dentro das quatro linhas passou por diversos fatores como salários atrasados, problemas no elenco e instabilidade administrativa.

Brasil de Pelotas — Foto: Julio Costa

De forma cruel, a queda do time de Pelotas foi confirmada apenas na última rodada da Série C ao soar do apito do árbitro na derrota para o Vitória por 3 a 0, no Estádio Barradão. Essa realidade, no entanto, vinha escrita a cada partida disputada na competição nacional. Aliás, nos dois últimos anos.

Somadas as partidas de Série B e C de 2021 e 2022, respectivamente, são apenas oito vitórias, quatro em cada ano, em 57 jogos disputados.

Depois da queda em 2021, o clube gaúcho iniciou o ano dando esperança aos seus torcedores com a chegada na semifinal do estadual. O sonho de, pelo menos, permanecer na Terceira Divisão se mostrou distante já no início da caminhada, que culminou na 18ª colocação.

Campanha do Brasil de Pelotas na Série C

  • Jogos: 19
  • Vitórias: 4
  • Empates: 5
  • Derrotas: 10
  • Gols Marcados: 19
  • Gols Sofridos: 29

Atraso salarial

Na tentativa de garantir a manutenção na Série C do Brasileiro, o Brasil de Pelotas foi impactado pelas dificuldades financeiras. Os jogadores do Xavante relataram dificuldades por estarem com vários meses de salário atrasados. Isso acarretou falta de dinheiro para questões simples do dia a dia.

Em comunicado à imprensa, os atletas revelaram atrasos nos vencimentos e em premiações. A dívida, de acordo com a nota divulgada, chegava até cinco folhas atrasadas.

- O atraso nos pagamentos de nossa remuneração nos traz diversos prejuízos. Nós não somos da cidade, e, para aqui trabalharmos, tivemos que alugar imóveis, transferir escola de nossos filhos, custear nossa família aqui. Sem receber, não conseguimos pagar aluguéis, contas de luz, contas de água, alimentação básica. Há atletas sofrendo com ordem de despejo. Isso é justo? - dizia o texto.

Brasil de pelotas globo esporte

Na lanterna da Série C, Brasil de Pelotas vive crise com atraso de salários e premiações

Em pronunciamento realizado na semana seguinte ao rebaixamento para a Série D, o presidente do Conselho Deliberativo do Brasil de Pelotas, Evânio Tavares, discorreu sobre os principais problemas vividos pelo clube.

O dirigente creditou a eliminação na Copa do Brasil para o Glória como determinante para as dificuldades encontradas para honrar os pagamentos mensais dos jogadores.

- Todo mundo sabe que o Campeonato Gaúcho ocorreu de forma muito tranquila, pois executamos tudo dentro do planejamento que tínhamos traçado. Até o bendito jogo contra o Glória, na Copa do Brasil, onde não tivemos o êxito e não tivemos o agregado dessa verba conforme era planejado. Era visualizado que teríamos problemas para honrar os vencimentos dos jogadores. Realmente, houve falta de pagamento, mas não haveria a necessidade desta carta Expôs o clube e eles também - afirmou Evânio Tavares.

Elenco desqualificado e mudanças técnicas

O reflexo do rebaixamento tem relação com a queda que o clube amargou na temporada anterior. De acordo com levantamento realizado pelo Diário Popular, de Pelotas, o Brasil utilizou 83 jogadores e teve cinco técnicos em dois anos, fato que evidencia os erros sucessivos cometidos na formação do elenco e também na escolha da comissão técnica.

Com o rebaixamento encaminhado para a Terceira Divisão, Jerson Testoni, responsável pela ascensão do Brusque, chegou em agosto para iniciar uma reestruturação para a temporada de 2022. Apesar da evolução da equipe, foram apenas duas vitórias, um empate e nove derrotas nas rodadas finais da Série B. Jerson foi mantido e teve participação na formação do grupo. Em relação ao elenco, apenas os goleiros Marcelo e Vitor Luiz permaneceram.

Após a chegada na semifinal do Gauchão deste ano, a direção xavante optou pela saída de Testoni na derrota para o ABC na 8ª rodada. Thiago Gomes, ex-Grêmio, chegou e conseguiu um aproveitamento superior com três vitórias, dois empates e cinco derrotas. Mas não foi suficiente para evitar a queda. Em todo este período, 39 jogadores foram relacionados em 19 rodadas e com poucos acertos de avaliação.

Para Evânio, o clube demorou na procura por um técnico com o perfil traçado como ideal. Dentro disso, o mandatário acredita que se a chegada de Thiago tivesse ocorrido com duas ou três rodadas de antecedência, a permanência na Série C seria possível.

Falta de estrutura

Apesar de conquistar uma ascensão meteórica deixando a Divisão de Acesso para figurar na Série B no passado recente, o Brasil nunca conseguiu investir na melhoria da estrutura do Estádio Bento Freitas, apesar da reforma nas arquibancadas. A construção de um Centro de Treinamento também foi citada. Além disso, o Xavante não possui categoria de base.

- Quando eu assumi a gestão, a gente vem batendo que o Brasil precisa se estruturar. O Brasil subiu e não se estruturou. Se o clube estivesse se estruturado não tinha caído. Estávamos realmente vivendo um sonho. O Brasil de Pelotas não tem estrutura e dessa forma, como vai sustentar o futebol? O clube não tem um refeitório, um alojamento próprio e outras questões. Eu comecei a comparar com os adversários e percebi que o Brasil não tem nada. Temos que ter um centro de treinamento e um melhor gramado, por exemplo - afirmou o presidente do Conselho, Evânio Tavares.

Estádio Bento de Freitas — Foto: Manaus FC

Série de problemas na diretoria

A falta de gestão no futebol está atrelada à saída de um dos principais responsáveis pela montagem do grupo que permaneceu na Série B em 2020, o executivo Felipe Gil. O profissional foi procurado pelo Paraná e, após não receber contraproposta do Xavante, deixou o Bento Freitas. A partir de então, os sucessores escolhidos não repetiram o bom trabalho.

Sob o comando do mandatário Nilton Pinheiro, o Brasil iniciou a temporada de 2021 com Fernando Leite na lacuna deixada por Gil. Porém, com discordâncias e conflitos nos bastidores, a direção do Brasil começou a se desintegrar.

Já no mês de agosto, diversos integrantes renunciaram ou foram desligados. Como, por exemplo, o próprio Fernando, o vice de futebol Cláudio Montanelli, Marcelo Menegotto e o presidente Nilton Pinheiro. Com o cenário de rebaixamento confirmado, até com rodadas de antecedência na Série B, a gestão passou a ser responsabilidade de Evânio Tavares, Arthur Lannes e Fernando Caldas.

O trio permaneceu no comando nesta temporada com a figura de Hélio Vieira como coordenador de futebol. No entanto, não conseguiu manter o mesmo nível de atuações e de resultados na Série C, após atingir a semifinal do Campeonato Gaúcho. Já com a segunda queda seguida, o vice-presidente de futebol Arthur Lannes se afastou da função.

Para o ano que vem, a definição dos novos comandantes ocorrerá após a eleição marcada para o mês de setembro. O Brasil terá Gauchão e Série D como principais competições em 2022.