Antiinflamatório para bursite é tendinite no ombro

Antiinflamatório para bursite é tendinite no ombro
A bursite também pode atingir os quadris Foto: Eduardo Svezia/SAÚDE é Vital

Publicidade

Publicidade

A bursite é uma inflamação das bursas – pequenas bolsas que ficam entre ossos, músculos e tendões. E não, ela não afeta só os ombros. Essa lesãopode atingir e incomodar quadril, joelhos, pés e cotovelos. E tem, como principais causas, o envelhecimento e o uso repetitivo de determinadas articulações.

A seguir, você entende o passo a passo do surgimento da bursite, assim como as partes do corpo mais afetadas e o tratamento:

1. As bursas

Em todas as juntas do corpo, nas quais os tendões encontram os ossos e os músculos, existem as bursas, que têm a função de evitar o atrito entre essas estruturas. São cerca de 70 distribuídas por todo o organismo.

A bursa é uma espécie de almofada achatada composta de uma membrana recheada por líquido sinovial, lubrificante de aspecto viscoso, parecido com um óleo.

2. Inflamou, inchou, doeu…

Movimentos repetitivos com as articulações – imagine alguém que corre ou joga tênis – podem deixar a bursa inflamada. Aí o corpo passa a produzir mais líquido sinovial, menos viscoso, e aquela bolsinha aumenta de tamanho. Além do inchaço, a inflamação gera dore, às vezes, vermelhidão. O incômodo é mais intenso ao movimentar a junta ou mesmo ao apalpá-la.

3. Limitação de movimento

A bursite pode ser acompanhada de uma inflamação no tendão, o que costuma incitar um depósito de cálcio dentro de suas fibras. É o que se chama de tendinite calcária. Em algumas situações, o mineral se acumula também dentro da bursa. Esses depósitos de cálcio, mais comuns nos ombros e no quadril, podem, com o tempo, enrijecer a região e limitar movimentos.

As áreas que mais sofrem com a bursite

Ombros: estão entre os locais mais afetados. Costumam sofrer com a bursite ali pintores, nadadores, tenistas, entre outros atletas.

Cotovelos: não é raro que a bursite aqui venha com inchaço e vermelhidão. Tenistas e golfistas penam bastante.

Continua após a publicidade

Quadril: a inflamação nessa parte do corpo geralmente vem acompanhada de tendinite. Comum entre corredores.

Joelhos: movimentos repetidos, falta de alongamento e tempo demais ajoelhado abrem alas à encrenca. Mais frequente em atletas.

Medidas e tratamentos contra o problema

Repouso: tem que parar com a atividade que está provocando a bursite.

Gelo: compressas em baixa temperatura ajudam a reduzir o inchaço e a dor.

Anti-inflamatórios: aceleram o controle dos sintomas, sobretudo quando gelo e repouso não resolvem.

Fisioterapia: fortalece os músculos da região para não sobrecarregar as estruturas lesadas.

Aspiração: parte do líquido acumulado na bursa é extraída com uma seringa.

Cirurgia: a remoção da bursa via bisturi é a última e rara opção terapêutica.

Fontes: Alessandra Masi, ortopedista e professora do Centro Universitário São Camilo (SP); Antonio Alexandre Faria, ortopedista da Clínica Cotesp Medicina Esportiva (SP); Marcus Yu Bin Pai, especialista em dor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Continua após a publicidade

  • Doenças das articulações
  • Dores
  • Envelhecimento
  • Esportes e Atividades Físicas
  • Lesões

Informação confiável salva vidas. Assine Veja Saúde e continue lendo.

Sintomas das dores no ombro

As características das dores no ombro variam, dependendo da causa do problema e podem ser sentidas de diferentes formas.

Podem ocorrer dores nos ombros constantemente ou apenas mediante movimento, e a dor pode ser temporária ou contínua (exigindo diagnóstico médico e tratamento).

Com tendinite (inflamação dos tendões) e bursite (acumulação de fluidos na bolsa de líquido - denominada bursa - que amortece as articulações do ombro) pode ocorrer um surgimento lento de desconforto dificuldades em dormir apoiado no ombro afetado.

O “ombro congelado” pode provocar dor, rigidez e limitação de movimento do ombro.

Como as dores no ombro podem lhe afetá-lo?

Os seus ombros proporcionam flexibilidade para que podem ocorrer elevar e mover braços livremente. Ao sentir dores no ombro, podem ocorrer dificuldades ao realizar atividades cotidianas, como pentear o cabelo ou se vestir. As dores nos ombros também podem fazer com que praticar esportes, levantar caixas pesadas ou alcançar objetos acima da cabeça se tornem desconfortáveis.

Saiba mais

Você sabia?

O manguito rotador é um grupo de músculos e tendões no ombro que liga o braço (úmero) à omoplata (escápula). Os tendões mantêm o ombro estável, enquanto os músculos permitem a rotação do ombro.*

72% das pessoas com dor sentem dores no ombro.**

*Manguito Rotador (Anatomia Humana): Imagem, Função, Localização. 2016. *Manguito Rotador (Anatomia Humana): Imagem, Função, Localização. [ONLINE] Disponível em: http://www.webmd.com/pain-management/picture-of-the-rotator-cuff.
**GSK Global Pain Index 2014

Por que sentimos dores no ombro?

Podem existir muitas razões para sentirmos dores no ombro. Por exemplo, a dor pode ser causada por inflamação dos tendões (bursite, tendinite), causada por um rompimento no ligamento ou por osteoartrite, o que pode dar origem a dor e ao desconforto no ombro.

Antiinflamatório para bursite é tendinite no ombro

Bursite, tendinite e rompimentos

As dores nos ombros podem ser provocadas por bursite (inflamação do "amortecimento" (bursa) entre os ossos e o tecido mole sobrejacente) ou tendinite (desgaste do tendão que ocorre lentamente ao longo do tempo devido ao uso excessivo). A dor pode estar presente quando há um rompimento de tendão devido a uma lesão ou a uso excessivo a longo prazo; torna-se mais comum à medida que envelhecemos e os nossos tendões enfraquecem com a idade.

Antiinflamatório para bursite é tendinite no ombro

Condições de fortes dores no ombro

A síndrome de impacto no ombro – situação em que os tendões no músculo ficam presos e raspam repetidamente contra o osso acima – pode provocar dor. Algumas pessoas também sofrem de "ombro congelado", uma condição de rigidez dolorosa que ocorre quando o tecido flexível que envolve a articulação do ombro fica inflamado.

Tratamento especializado

Para aliviar a dor no ombro, consulte seu médico para que ele indique o melhor tratamento para seu caso. Também é possível utilizar compressas quentes ou frias para ajudar a aliviar a dor. Caso sinta dor intensa ou uma dor gradualmente mais forte, é recomendável que consulte um especialista para realização de um exame físico, assim como verificar a amplitude de movimentos e a força do seu ombro. Além disso, o especialista poderá solicitar exames, e recomendar medicamentos. De modo a ajudar na sua recuperação, seu especialista pode sugerir exercícios suaves de alongamento e fisioterapia.

Antiinflamatório para bursite é tendinite no ombro

Alongue seus ombros

Este alongamento simples ajuda a aliviar a dor e a prevenir futuros sintomas:

Explore o nosso portifólio

Saiba como os nossos produtos podem ajudar

Conheça o portfólio de produtos para saber qual produto é mais adequado para você.

Saiba mais

Antiinflamatório para bursite é tendinite no ombro

Saiba mais

A Osteoartrite

A osteoartrite é a forma mais comum de artrite. Saiba mais sobre a sua causa e sobre como aliviar a dor.

Saiba mais

Como aliviar a dor de bursite e tendinite no ombro?

Diagnóstico e tratamento para dor no ombro São diversas possibilidades, indo desde medicamentos, repouso e gelo, até a fisioterapia, realização de exercícios assistidos, podendo chegar a necessidade de infiltração ou até cirurgia em casos mais graves.

Qual o remédio mais indicado para bursite no ombro?

O tratamento para a bursite no ombro pode ser feito com o uso de anti-inflamatórios, como Diclofenaco, Tilatil e Celestone, por 7 a 14 dias. Mas, além disso, é importante dar repouso à articulação, mantendo-se longe do trabalho, se possível.

Qual o melhor Anti

A medicação ou remédio mais usualmente usados para o tratamento da bursite no ombro são os anti-inflamatórios. Os mais comuns são o ibuprofeno, diclofenac, naproxeno, entre outros. A sua toma tem como objetivo aliviar a dor e diminuir a inflamação sempre presente nestes quadros.

Qual o medicamento bom para bursite e tendinite?

Remédios para bursite A ingestão de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como Dipirona, Ibuprofeno, Nimesulida ou Diclofenaco, pode ser orientada pelo médico. As pomadas de diclofenaco, Cataflan ou Remon gel, por exemplo, são boas opções de medicamentos de uso tópico.