A filosofia pré-socrática até aos sofistas foi dominada pelo problema

Índice

Introdução

O período da filosofia chamado de pré-socrático é aquele no qual surgem os primeiros filósofos e os primeiros trabalhos de filosofia, entre os séculos IX e VI a.C.

Embora muitos filósofos tenham vivido e produzido no período anterior a Sócrates, a escola pré-socrática define também uma tendência de pensamento que circulou entre pensadores que viveram no mesmo período que Sócrates.

Qual é o objeto de estudo da filosofia pré-socrática?

Os filósofos desse período buscavam compreender os aspectos naturais do mundo, chamados de physis. Buscavam identificar e entender quais são os elementos primeiros, que deram origem a todas as outras coisas existentes no mundo. A ligação entre a natureza e os elementos naturais eram os fatores mais importantes e marcantes dentro das obras pré-socráticas.

Com o surgimento da Filosofia, as explicações passaram a ser cada vez mais racionais, ou seja, baseadas na razão, em detrimento de explicações que não fossem fantásticas ou mitológicas.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Quem foi Sócrates?

Sócrates foi um filósofo ateniense que viveu no século IV a.C., considerado um dos fundadores do modelo filosófico ocidental. Existem poucas informações históricas sobre a sua vida e carreira. As principais são conhecidas a partir dos relatos de seus alunos: por meio dos conhecidos diálogos de Platão e Xenofonte, e por meio de peças teatrais de Aristófanes.

Xenofonte descreve Sócrates como dedicado ao que considerava o método filosófico mais importante: a maiêutica. A maiêutica é um método que entende que a verdade faz parte de todo ser humano e é desenvolvida em todo indivíduo a partir do momento que este responde uma série de de questionamentos, aparentemente simples, mas de extrema importância para o autoconhecimento e a concepção da verdade.

Segundo os relatos, Sócrates é o criador da técnica de ensino chamada de método socrático. O método tem como princípio a construção do conhecimento de cada indivíduo. Para o filósofo, o conhecimento dos discípulos era construído a partir da troca de experiências, do diálogo. De acordo com Sócrates, por meio do diálogo, era possível refletir mais profundamente sobre as próprias afirmações e conclusões.

O método de transmissão de conhecimento, muito utilizado por uma série de filósofos, não permitia que os discípulos construíssem seus próprios conhecimentos, apenas que propagassem as ideias de seus tutores.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Quais foram as correntes ou escolas pré-socráticas?

O período pré-socrático é dividido em algumas importantes correntes de pensamento. Embora algumas questões e levantamentos sejam diferentes e específicos, todas as correntes apresentam como característica principal a busca pela compreensão dos fatos, acontecimentos e elementos a partir das questões naturais, ou seja, todo conhecimento era voltado para a explicação natural dos fenômenos. As principais escolas de pensamento do período são:

  • Escola jônica: os pensadores dessa escola consideravam o universo estático e  buscavam as explicações para o surgimento do mundo e de todas as matérias a partir de um único elemento fundamental e essencial, chamado arché. Nem sempre os filósofos dessa escola consideravam o mesmo elemento como formador de todas as coisas.
  • Escola itálica: escola desenvolvida no sul da Itália. Seus pensadores entendiam que a matemática e os números eram os elementos responsáveis pela essência das coisas.
  • Escola atomística: os seus pensadores desenvolveram a ideia de que a junção de vários elementos, os átomos, é que formam os objetos.
  • Escola eleática: o principal pensamento desenvolvido é a ideia da unidade, da imutabilidade. Uma coisa existe, ela não pode vir a ser, apenas existe. A unidade está ligada à religião, a ideia de que Deus é único, imortal e imutável.

Quais são os principais filósofos pré-socráticos?

Cada escola pré-socrática conta com alguns filósofos de destaque, com maior divulgação de suas ideias, obras e pensamentos.

Escola jônica

Os principais nomes dessa escola são: Tales de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Anaximandro de Mileto e Heráclito de Éfeso. Todos pensavam em elementos naturais como sendo fundamentais para a formação de todas as coisas, mas não concordam sobre qual seria tal elemento.

Para Tales, o elemento seria a água. De acordo com Anaximandro, seria o ápeiron, elemento que permite a união e separação dos corpos. Segundo Anaxímenes, o elemento seria o ar, enquanto para Heráclito, o elemento seria o fogo. Heráclito afirmava, também, que nada no mundo é estático, tudo está em constante mudança.

Escola itálica

O principal filósofo é Pitágoras de Samos, que afirmava que os números, a física e a matemática, unidas a elementos místicos, são responsáveis pela formação dos elementos.

Escola atomística

A ideia do átomo, como partícula indivisível e formadora dos elementos, foi desenvolvida por Leucipo e trabalhada profundamente por Demócrito.

Escola eleática

Os principais nomes dessa escola são: Xenófanes de Cólofon, Parmênides e Zenão de Eleia. Xenófanes desenvolveu a ideia da unidade voltada à religião. Para ele, o mundo foi formado por um Deus único, eterno e que não se modifica com o passar do tempo. Essa ideia foi desenvolvida posteriormente por Parmênides. Zenão, por sua vez, desenvolveu a ideia de que todo movimento é uma ilusão.

🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯

Exercício de fixação

UEL/2003

“Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio é a água. Essa proposta é importantíssima… podendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta filosófica daquilo que se costuma chamar civilização ocidental.”

(REALE, Giovanni. História da filosofia: Antigüidade e Idade Média. São Paulo: Paulus, 1990. p. 29.)

A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram os chamados pré-socráticos. De acordo com o texto, assinale a alternativa que expressa o principal problema por eles investigado.

A A ética, enquanto investigação racional do agir humano.

B A estética, enquanto estudo sobre o belo na arte.

C A epistemologia, como avaliação dos procedimentos científicos.

D A cosmologia, como investigação acerca da origem e da ordem do mundo.

E A filosofia política, enquanto análise do Estado e sua legislação.

Qual e o principal problema investigado pelos pré

O foco dos filósofos pré-socráticos estava em investigar “o universo”, a origem e o funcionamento das coisas. Tales de Mileto defendia que a origem do mundo teria se dado através da água, num processo evolutivo.

Como surgiu a filosofia Pré

Os primeiros traços da Filosofia grega pré-socrática surgem com Tales de Mileto, um comerciante e estudioso habitante da região da Jônia, conjunto de ilhas gregas situadas no atual território turco. Diz a História que Tales era um exímio matemático, astrônomo e estrategista.

O que e pré

os sofistas entendem que a linguagem representa a realidade e os pré-socráticos buscam as regras da linguagem. 3. os sofistas especulam sobre a origem de todas as coisas e os pré-socráticos admitem a possibilidade da verdade.

Qual era o principal objetivo dos pré

Filósofos pré-socráticos: principais ideias Os filósofos pré-socráticos nutriam esse mesmo objetivo: encontrar o princípio gerador ou a matéria primordial de todo o Universo. Por isso, as suas ideias são bem parecidas.