A carga elementar do eletron é mesma do proton

Eletrostática

Toda a matéria que conhecemos é formada por moléculas. Esta, por sua vez, é formada de átomos, que são compostos por três tipos de partículas elementares: prótons, nêutrons e elétrons.

Os átomos são formados por um núcleo, onde ficam os prótons e nêutrons e uma eletrosfera, onde os elétrons permanecem, em órbita.

Os prótons e nêutrons têm massa praticamente igual, mas os elétrons têm massa milhares de vezes menor. Sendo m a massa dos prótons, podemos representar a massa dos elétrons como:

A carga elementar do eletron é mesma do proton

Ou seja, a massa dos elétrons é aproximadamente 2 mil vezes menor que a massa dos prótons.

Podemos representar um átomo, embora fora de escala, por:

A carga elementar do eletron é mesma do proton

Se pudéssemos separar os prótons, nêutrons e elétrons de um átomo, e lançá-los em direção à um imã, os prótons seriam desviados para uma direção, os elétrons a uma direção oposta a do desvio dos prótons e os nêutrons não seriam afetados.

Esta propriedade de cada uma das partículas é chamada carga elétrica. Os prótons são partículas com cargas positivas, os elétrons tem carga negativa e os nêutrons tem carga neutra.

Um próton e um elétron têm valores absolutos iguais, embora tenham sinais opostos. O valor da carga de um próton ou um elétron é chamado carga elétrica elementar e simbolizado por e.

A unidade de medida adotada internacionalmente para a medida de cargas elétricas é o coulomb (C).

A carga elétrica elementar é a menor quantidade de carga encontrada na natureza, comparando-se este valor com coulomb, têm-se a relação:

A carga elementar do eletron é mesma do proton

A unidade coulomb é definida partindo-se do conhecimento de densidades de corrente elétrica, medida em ampère (A), já que suas unidades são interdependentes.

Um coulomb é definido como a quantidade de carga elétrica que atravessa em um segundo, a secção transversal de um condutor percorrido por uma corrente igual a 1 ampère.

A carga elementar do eletron é mesma do proton

A carga elementar do eletron é mesma do proton

A carga elementar do eletron é mesma do proton

Como referenciar: "Cargas Elétricas" em Só Física. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 17/12/2022 às 17:35. Disponível na Internet em http://www.sofisica.com.br/conteudos/Eletromagnetismo/Eletrostatica/cargas.php

Carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares formadoras dos átomos, como por exemplo, dos prótons e dos elétrons. Apesar de ambos possuírem essa propriedade, a forma como a carga elétrica se manifesta difere para cada partícula.

Você lembra das aulas de Química  sobre o átomo? Agora é hora de mergulhar neste resumo sobre carga elétrica e como ela se manifesta em prótons e elétrons.

Carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares formadoras dos átomos, como por exemplo, dos prótons e dos elétrons. Apesar de ambos possuírem essa propriedade, a forma como a carga elétrica se manifesta difere para cada partícula.

Carga elétrica nos prótons, nêutrons e elétrons

  • Próton: tem carga positiva e está posicionado no centro do átomo.
  • Nêutron: é uma partícula neutra e encontra-se também no centro do átomo.
  • Elétron: tem carga negativa e está posicionado na eletrosfera.

A carga elementar do eletron é mesma do proton

Introdução à Carga Elétrica

Confira agora com o professor Otávio Seco, do canal do Curso Enem Gratuito, o básico que você precisa para gabaritar nas questões de Carga Elétrica nas provas do Enem. E todo ano tem. Veja:

As dicas do professor Seco:

  1. Carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares formadoras dos átomos, como por exemplo, dos prótons e dos elétrons.
  2. Apesar de ambos possuírem essa propriedade, a forma como a carga se manifesta difere para cada partícula.
  3. Próton: tem carga positiva e está posicionado no centro do átomo.
  4. Nêutron: é uma partícula neutra e encontra-se também no centro do átomo.
  5. Elétron: tem carga negativa e está posicionado na eletrosfera.
  6. Neste resumo acima o professor Otávio Seco te ensina o que é  e como calcular a quantidade de carga elétrica, o valor da carga elétrica fundamental e as fórmulas importantes desse conteúdo. Confira no vídeo 😉

Relações entre prótons e elétrons

Estabelece-se a seguinte condição: partículas de sinais opostos se atraem, e partículas de sinais iguais se repelem.

A carga elementar do eletron é mesma do proton

Em resumo, podemos estabelecer que:

  • Cargas positivas (+) repelem cargas positivas (+);
  • Cargas negativas (-) repelem cargas negativas (-);
  • Cargas positivas (+) atraem cargas negativas (-);
  • Cargas negativas (-) atraem cargas positivas (+).

Ao responder questões sobre carga, fique atento para não cair em pegadinhas. Você pode facilmente confundir uma afirmação quando se deparar com o termo “corpos positivamente carregados“. É normal que associemos essa expressão a um ganho de prótons, e, portanto, deixando de ser neutro, o corpo ficou com mais cargas positivas do que negativas.

No entanto, estar carregado positivamente representa uma perda de elétrons. Ou seja, ficou com menos cargas negativas, logo, ‘’mais positivo’’. Isso acontece porque a Física estudada para as provas do Enem e dos outros vestibulares abrange apenas o movimento de elétrons, sem mudanças nas partículas intranucleares (prótons e nêutrons).

Portanto, lembre-se de que corpos com números iguais de prótons e elétrons são neutros. Já corpos com números diferentes de prótons e elétrons são carregados positivamente na falta de elétrons e carregados negativamente no excesso de elétrons.

Lei de Coulomb

A Lei de Coulomb é uma fórmula que permite calcular a força de atração entre as partículas. Charles Augustin de Coulomb foi o grande responsável por desenvolver estudos que comprovassem a força exercida entre partículas. A ele, além da unidade de cargas elétricas, também foi atribuída a chamada Lei de Coulomb. Veja a fórmula abaixo:

A carga elementar do eletron é mesma do proton

Na Lei de Coulomb, temos:

  • F = força, em Newton (N)
  • K = constante eletrostática, que equivale a 9 . 109
  • Q1 e Q2 = cargas 1 e 2
  • d = distância, em metros (m)

Carga elétrica elementar

Prótons e elétrons têm praticamente a mesma massa. Chamando-a de m, quando comparamos com a massa do elétron, tem-se que o elétron é duas mil vezes mais leve que as partículas do núcleo.

A carga elementar do eletron é mesma do proton

Apesar da diferença de massa, prótons e elétrons têm valores absolutos e iguais, ao qual chamaremos de carga elétrica elementar, representado por e. No Sistema Internacional de Unidades, a carga elétrica elementar é medida em Coulomb (C) e tem o seguinte valor:

e = 1,6 x 10-19C

A Estrutura do Átomo

Relembre a estrutura atômica com o vídeo abaixo, com o professor Felipe Sobis, do Curso Enem Gratuito

.

Exercício resolvido sobre carga elétrica

Para terminar o resumo, veja um exercício resolvido sobre carga elétrica para ver como esse tema cai em questões.

(UEG) Duas cargas elétricas puntiformes positivas Q1 e Q2, no vácuo interagem mutuamente através de uma força cuja intensidade varia com a distância entre elas, segundo o diagrama abaixo. A carga Q2  é o quádruplo de Q1.

A carga elementar do eletron é mesma do proton

O valor de Q2 é

a) 1,5 μC
b) 2,25 μC
c) 2,5 μC
d) 4,5 μC
e) 6,0 μC

Resolução:

A carga elementar do eletron é mesma do proton

Gabarito: E.

Qual a carga elétrica do elétron é do próton?

O próton e o elétron possuem a mesma quantidade de carga elétrica: O valor 1,6 . 10-19-C é chamado de carga elementar “e”. Um corpo fica eletrizado com carga negativa quando ele ganha elétrons.

Quem tem carga maior o elétron ou o próton?

Resumo sobre próton Possui mesma intensidade de carga que o elétron, porém com uma massa 1836 vezes maior aproximadamente. Um elemento químico é identificado pelo seu número de prótons no núcleo, o chamado número atômico.

Como a carga de um elétron difere da de um próton?

Enquanto prótons e elétrons se atraem, um próton não atrai outro próton e um elétron não atrai outro elétron. Essa propriedade foi denominada carga elétrica e convenciona-se denominar a carga de um próton como sendo positiva, enquanto que a carga de um elétron é negativa.

Qual o valor do elétron prótons é da carga elementar?

A carga elementar Seu valor é igual a 1,6 . 10-19 C e é atribuído à carga do elétron (com sinal negativo) e à do próton (com sinal positivo).