A b c tem a mesma formula molecular c4h8o

Isômeros são compostos químicos que apresentam a mesma fórmula molecular e diferentes fórmulas estruturais.


Para os compostos de fórmula C4H8O, existem cetonas, álcoois, aldeídos e éteres. No caso dos éteres (com o grupo funcional C-O-C), estão apresentados cinco exemplos abaixo.


Dessa forma, a fórmula C4H8O pode corresponder a vários compostos de diferentes grupos funcionais. Nos exemplos, os éteres podem ser de cadeia aberta ou fechada.

Isômeros são compostos químicos que apresentam a mesma fórmula molecular e diferentes fórmulas estruturais.


Para os compostos de fórmula C4H8O, existem cetonas, álcoois, aldeídos e éteres. No caso dos éteres (com o grupo funcional C-O-C), estão apresentados cinco exemplos abaixo.


Dessa forma, a fórmula C4H8O pode corresponder a vários compostos de diferentes grupos funcionais. Nos exemplos, os éteres podem ser de cadeia aberta ou fechada.

1 APOSTILAS (ENEM) VOLUME COMPLETO Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) 4 VOLUMES APOSTILAS IMPRESSAS E DIGITAIS...

www.pconcursos.com

APOSTILAS (ENEM) VOLUME COMPLETO

Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) 4 VOLUMES APOSTILAS IMPRESSAS E DIGITAIS

Questão 1 (UFPE) Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) As aminas primárias alifáticas são mais básicas que as aromáticas. b) O fenóis são mais ácidos do que os álcoois. c) O álcool etílico tem ponto de ebulição mais elevado que o éter dimetílico. d) A reação característica dos alcenos é de eliminação. e) O ácido cloroacético apresenta menor acidez que o ácido acético.

www.pconcursos.com

Questão 2 (UFPE) É correto afirmar: Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) As aminas são bases orgânicas b) O etanol é um solvente mais polar que a água c) O naftaleno é um hidrocarboneto aromático d) Um éster é obtido a partir de um ácido e um álcool e) A ozonólise de um alceno é uma reação de oxidação.

Questão 3 (UFPE) O antibiótico Tetraciclina tem a estrutura: Apresenta grupos que caracterizam as funções:

Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) Amina b) Fenol c) Imina

www.pconcursos.com d) Aldeído e) Cetona

Questão 4 (UFPE) Um composto A reage com um composto B, produzindo um composto C. Sabendo-se que o composto A pode ser obtido pela hidratação do eteno e o B, pela oxidação enérgica de A. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) O composto C é o acetato de etila. b) O composto A é o aldeído acético. c) O composto B é o ácido acético. d) O composto A é o álcool etílico. e) O composto B é o aldeído acético.

Questão 5 (UNICAP) Assinale as funções que apresentam em suas estruturas o grupo acilo. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) Éter b) Amida c) Álcool d) Cloreto de ácido

www.pconcursos.com e) Anidrido.

Questão 6 (UNICAP) Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) O diodometano é o líquido de maior densidade na Química Orgânica. Sua molécula é apolar. b) Nos compostos de Grignard, todas as ligações são covalentes. c) A iperita (Cl - CH2 - CH2 - S - CH2 - CH2 - Cl) é conhecida como gás mustarda, que é uma arma química. Esse composto, na verdade, é um tio-éter. d) O composto (CH3 (CH2 )2 )2 NH é uma amina de nome di-n-propilamina. e) As amidas possuem elevado ponto de fusão e ebulição, por causa das possibilidades de formar várias pontes de hidrogênio entre si.

Questão 7 (UNICAP) Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) O metanol é solúvel em água e gasolina, porque, na sua cadeia, existe uma parte polar, referente ao -OH, e uma parte apolar, referente à cadeia carbônica. b) O caráter ácido dos álcoois é tão fraco que estes não reagem com as bases. c) Os aldeídos alifáticos são mais reativos que os aromáticos. d) As cetonas alifáticas são menos reativas que as aromáticas.

www.pconcursos.com e) Os ácidos carboxílicos são compostos muito polares, por isso apresentam pontos de fusão e ebulição mais altos que os álcoois de peso molecular próximos.

Questão 8 (UFPE) No que se refere aos hidrocarbonetos, que constituem uma ampla classe de compostos orgânicos de largo uso pela sociedade contemporânea. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) O petróleo e o gás natural são suas principais fontes. b) Os pontos de ebulição de uma séria homóloga diminuem com o momento do peso molecular. c) O ciclohexano é uma molécula plana. d) O cis-2 buteno possui um momento de dipolo igual a zero. e) Nos alcenos, todos os carbonos possuem hibridização do tipo sp2.

Questão 9 (UFPE) O odor de peixes se deve em parte à presença de aminas voláteis. O uso de limão ou vinagre na lavagem de peixes permite reduzir este odor. Considerando-se a estrutura de uma amina antes ( I ) e após ( II ) a lavagem com limão, onde R e A- representam um grupamento orgânico e um ânion, respectivamente. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas.

www.pconcursos.com a) A conversão da amina em seu sal pode ser realizada por tratamento com uma solução aquosa de NaCI. b) A amina deve ser mais solúvel em água que o seu sal. c) O ponto de ebulição da amina deve ser maior que o de seu sal. d) A amina é uma base orgânica. e) Ao se tratar (II) com uma solução aquosa de NaOH pode se obter (I).

Questão 10 (UNICAP) Em um recipiente de volume X, encontramos 0,5g de He(g) e 0,4g de CH4 (g), a uma temperatura w. M.A. : H = !; He = 4 e C = 12 Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) O número de moléculas de He e CH4 são iguais; b) A pressão exercida pelo He é igual à exercida pelo CH4; c) A pressão total no recipiente é a soma das pressões de He e CH4; d) Se o gás He for retirado do recipiente, a pressão final se reduzirá à metade; e) Se W for 0OC e a pressão total 1 atm, o volume x será 5,6 litros.

Questão 11

www.pconcursos.com (UFPE) O ar é uma solução gasosa contendo 20%, aproximadamente, de oxigênio. Em um recipiente com 5 atmosferas de ar, qual a pressão parcial do oxigênio? a) 0,2 b) 0,8 c) 1 d) 2 e) 5

Questão 12 (UFPE) Em qual das cidades, indicadas abaixo, é mais demorado o cozimento de uma feijoada em panela de barro? a) Rio de Janeiro b) São Paulo c) Recife d) La Paz e) Brasília

Questão 13 (UFF) Um gás ideal ocupa 1,28 L a 25oC. Aumentando-se a temperatura para 50oC, à pressão constante, o volume ocupado pelo gás á: a) 1,28 L

www.pconcursos.com b) 2,56 L c) 1,39 L d) 0,64 L e) 1,92 L

Questão 14 (UNB) A FIGURA I mostra um tubo de vidro onde se coloca, simultaneamente, na extremidade A um algodão embebido em amônia, e na extremidade B, um algodão embebido em ácido clorídrico, vedando-se, imediatamente o sistema. Decorrido um certo tempo, observa-se o aparecimento de um sólido branco (FIGURA II). Analise o experimento e julgue os itens abaixo.

a) Esta experiência ilustra o fenômeno conhecido como difusão gasosa. b) A reação que representa a formação do sólido branco é: . c) As moléculas dos gases se movem ao longo do tubo com velocidades iguais. d) Quanto maior a massa molecular de um gás maior será a sua velocidade ao longo do tubo.

www.pconcursos.com

Questão 15 (UNB) Considere uma certa massa de um gás contida em um recipiente munido de um pistão, que permite variar o volume, e de um manômetro (M) que registra a pressão em atmosfera (atm). Foram efetuadas quatro variações de volume, correspondentes aos estados I, II, III e IV, ilustrados no esquema abaixo e mostrados no diagrama pV (p = pressão e V = volume., julgue os itens abaixo.

a) A curva obtida pela união dos pontos correspondentes aos estados I, II, III e IV recebe o nome de isoterma de Boyle. b) Em todos os estados (I, II, III e IV) o produto pV é igual a 10 atm I. c) A curva do diagrama pV define a lei de Boyle. d) Nos pontos correspondentes aos estados I, II, III e IV, as temperaturas são diferentes.

Questão 16 (UNB) julgue os itens seguintes.

www.pconcursos.com a) Pela hipótese de Avogadro, 1 litro de gás oxigênio e 1 litro de gás hidrogênio, ambos sob as mesmas condições de pressão e temperatura, contém igual número de moléculas. b) A lei dos gases ideais fornece a relação entre pressão, volume, massa, massa molar e temperatura de tais gases. c) A constante dos gases (R) é adimensional. d) Todos os gases, a pressões próximas ao vácuo, apresentam distanciamento entre suas moléculas que, por este motivo, podem ser consideradas como pontos de massa inertes. Sob tais condições, é correto afirmar que os gases obedecem à lei dos gases ideais.

Questão 17 (UNB) Considere o seguinte sistema sob temperatura constante.

A solubilidade do gás CO2 em água pode ser representada pelos seguintes processos:

Julgue os itens seguintes. a) O aumento de pressão produz um aumento da quantidade de CO2 dissolvido na água provocando, com isto, a redução do pH.

www.pconcursos.com b) Os refrigerantes contêm gás carbônico em solução aquosa. Nas fábricas, o CO 2(g) é dissolvido em bebidas refrigerantes, a alta pressão. c) O aumento de temperatura aumenta a solubilidade de CO2 na água. d) A influência da pressão no estudo da solubilidade de gases em líquidos é estabelecida pela lei de Henry.

Questão 18 (FESP) Um recipiente de 24,60L de capacidade contém uma mistura de propano e metano a 27oC e 2 atm de pressão. Essa mistura foi submetida a combustão com excesso de oxigênio, liberando 792,80 kcal. Qual a composição volumétrica da mistura? Dados: R = 0,082L.atm/mol.k Calor de combustão do propano = - 520kcal/mol Calor de combustão do metano = - 211 kcal/mol a) 30% de propano e 70% de metano; b) 40% de metano e 60% de propano; c) 50% de metano e 50% de propano; d) 80% de propano e 20% de metano; e) 25% de propano e 75% de metano.

Questão 19 (FESP) Colocando-se um mol de COCI2 em um recipiente de 1L a uma data temperatura, 50% do mesmo se dissocia conforme a equação química abaixo:

www.pconcursos.com

Quantos mols de COCI2(g) devemos colocar em 1L para que na mesma temperatura anterior a dissociação do COCI 2 seja de 25%? a) 2,0 mols; b) 9,0 mols; c) 12,0 mols; d) 6,0 mols; e) 16 mols.

Questão 20

(FESP) Considere a reação: . Admita que os três gases acima estão em equilíbrio em um dado recipiente. O que acontecerá se aumentarmos o volume do recipiente? a) As quantidades dos gases permanecem inalteradas, pois se assim não fosse, a constante de equilíbrio assumiria outro valor. b) O equilíbrio irá se deslocar no sentido de formação do C6H12, de acordo com o princípio de "Le Chatelier". c) Ocorrerá uma diminuição na fração molar do C6H12. d) O equilíbrio deixa de existir e não pode ser restabelecido, pois a variação de pressão que ocorre altera substancialmente o valor numérico de constante de equilíbrio. e) Ocorrerá apenas uma diminuição de pressão interna, mas não haverá variação nos números de mols dos gases participantes do equilíbrio.

www.pconcursos.com

Questão 21 (UFPE) É comum se ouvir a seguinte afirmativa: "enfiando-se o cabo de uma colher e equilibrando-se a mesma na boca de uma garrafa de refrigerante, o gás não escapa". Com relação a esta afirmativa, qual das alternativas abaixo é correta? a) O gás não escapa porque a colher obstrui parcialmente o gargalo da garrafa. b) As moléculas do gás são atraídas e retidas pelo metal da colher e depois retornam ao líquido. c) A pressão de vapor do líquido diminui com a presença do metal e o gás não escapa. d) A pressão do ar entre a superfície do líquido e a boca da garrafa aumenta e o gás não escapa. e) A afirmativa não é verdadeira, pois não há razão para o gás não escapar.

Questão 22 (UNICAP) Assinale as afirmativas verdadeiras e as falsas. a) Num recipiente fechado, contendo um gás, poderemos aumentar a pressão, introduzindo mais moléculas desse gás. b) Todos os gases apresentam a mesma velocidade de efusão, desde que estejam à mesma temperatura. c) Uma solução só poderá ser diluída se a ela adicionarmos água. d) A massa de ácido acético existente no vinagre pode ser determinada por titulação. e) Algumas moedas são feitas de bronze. Este material é formado por cobre e estanho.

www.pconcursos.com

Questão 23 (UFPE) Um gás ideal é aquele que não apresenta interações entre suas partículas (átomos ou moléculas) e cujas partículas possuem dimensões desprezíveis. Esta idealidade pode ser atingida somente sob certas condições experimentais. Assinale as afirmativas verdadeiras e as falsas. a) A temperatura ambiente, o oxigênio gasoso a 0,01 atm de pressão se comporta menos idealmente que a 10 atm de pressão. b) Nas mesmas condições de temperatura e pressão o hidrogênio deve se comportar mais idealmente que o cloro. c) Numa mesma pressão, um mesmo gás deve ser mais ideal quanto maior for a sua temperatura. d) Moléculas polares devem se comportar mais idealmente do que moléculas apolares. e) Moléculas de água devem se comportar menos idealmente que moléculas de dióxido de carbono.

Questão 24 (PUC-MG) A água oxigenada, usada para desinfecção e para clarear cabelos, decompõe-se segundo a equação:

Considerando a decomposição completa de 100 mL de gás oxigênio produzido, nas CNTP, é: a) 1,12 L b) 2,24 L c) 11,2 L

, o volume de

www.pconcursos.com d) 22,4 L e) 112,0 L

Questão 25 (UFF) Um meteorito de 4,5 bilhões de anos, que caiu numa cidadezinha do Texas, trouxe uma surpresa para os cientistas: "vestígio de água" (transcrito de "O Globo" 30/08/99). Na investigação sobre a vida em outros planetas, procura-se verificar a existência ou não de água, pois, esta é elemento essencial à vida, nos moldes até agora conhecidos. Considere a reação completa de 1,5 m3 de H2(g) com O2 à temperatura de 27 oC e pressão de 8,2 atm. Nestas condições, a massa de água produzida e o volume de O2 consumido são, respectivamente: a) 1,80 kg e 15,00 m3 b) 4,50 kg e 3,00 m3 c) 9,00 kg e 0,75 m3 d) 18,00 kg e 1,50 m3 e) 45,00 kg e 30,00 m3

Questão 26 (UFRN) Certa massa de gás ideal pode ser representada pela relação PV / T = constante, sendo P(pressão), V(volume), T(temperatura).

www.pconcursos.com Pode-se afirmar que a pressão do gás aumenta quando a) V aumenta e T diminui. b) V não varia e T diminui. c) T não varia e V aumenta. d) T aumenta e V não varia.

Questão 27 (UFCE) As pesquisas sobre materiais utilizados em equipamentos esportivos são direcionadas em função dos mais diversos fatores. No ciclismo, por exemplo, é sempre desejável minimizar o peso das bicicletas, para que se alcance o melhor desempenho do ciclista. Dentre muitas, uma das alternativas a ser utilizada seria inflar os pneus das bicicletas com o gás hélio, He , por ser bastante leve e inerte à combustão. A massa de hélio, necessária para inflar um pneu de 0,4 L de volume, com a pressão correspondente a 6,11 atm, a 25o C, seria: Constante universal dos gases: R = 0,082 L.atm.mol-1.K-1

a) 0,4 g b) 0,1 g c) 2,4 g d) 3,2 g e) 4,0 g

www.pconcursos.com

Questão 28 (PUC-MG) Sob condições apropriadas, gás acetileno (C2H2) e ácido clorídrico reagem para formar cloreto de vinila, C2H3Cl . Essa substância é usada para produzir policloreto de vinila (P.V.C) plástico e foi considerada recentemente carcinogênica. A reação na formação do C2H3Cl pode ser representada pela equação: C2H2 + HCl

C2H3Cl

Quando se obtêm 2 mols de cloreto de vinila, o volume de gás acetileno consumido, nas CNTP, é igual a: a) 11,2 L b) 22,4 L c) 33,6 L d) 44,8 L e) 89,2 L

Questão 29 (PUC-RJ) A camada de ozônio (O3) que envolve a Terra nos protege da radiação ultravioleta emitida pelo sol. Dentre os gases listados abaixo, assinale aquele que mais contribui para a destruição da camada de ozônio. a) CO2 b) N2 c) O2

www.pconcursos.com d) NO e) Ar

Questão 30 (UFCE) a presença de materiais indesejáveis no ar altera a composição da atmosfera terrestre, tornando-a praticamente irrespirável. Em São Paulo, foi realizado um rigoroso programa de racionamento do tráfego de veículos automotores, com o objetivo de diminuir os índices de poluição. Com relação a esse problema, escolha a alternativa correta: a) o ar ideal para se respirar deve ser constituído somente de Oxigênio; b) o ar ideal para se respirar deve ser constituído mais de Oxigênio do que de Nitrogênio; c) o ar não poluído e adequado ao ser humano deve ser constituído de Nitrogênio, Oxigênio e Hidrogênio em partes iguais; d) a atmosfera terrestre não poluída é constituída mais de Nitrogênio do que de Oxigênio; e) a atmosfera ideal é uma mistura heterogênea formada de vapor d’água e Oxigênio.

Questão 31 (UFCE) O gráfico abaixo representa um processo cíclico (ciclo) submetido a um gás ideal:

www.pconcursos.com

Analise-o. A opção em que aparece a correspondência das etapas numeradas (1 e 3 1), com suas respectivas denominações, é:

2, 2

3

a) Isobárica, Adiabática e Isotérmica; b) Isovolumétrica, Isobárica e Isotérmica; c) Isovolumétrica, Isotérmica e Isobárica; d) Isotérmica, Isobárica e Isovolumétrica; e) Isovolumétrica, Isobárica e Adiabática.

Questão 32 (PUC-RS) Um dos efeitos da chamada "chuva ácida" causada pelo SO 2(g) lançado na atmosfera é a transformação do mármore, CaCO3(s), em gesso, CaSO4(s), que pode ser representado pelas seguintes equações: 2SO2(g) + O2(g) SO3(g) + H2O ( l )

2SO3(g) H2SO4(aq)

H2SO4(aq) + CaCO3(s)

CaSO4(s) + H2O ( l ) + CO2(g)

A quantidade de gesso que pode ser formada, no máximo, pela reação de 44,8 litros de SO2 (g) lançado na atmosfera, nas CNTP, é a) 34g

www.pconcursos.com b) 68g c) 136g d) 272g e) 340g

Questão 33 (UFPE) Uma cabine está cheia de ar em condições ambiente ao nível do mar. No interior da cabine encontram-se cinco balões, cada um contendo, nas mesmas condições de temperatura e pressão, um dos seguintes gases: hidrogênio, oxigênio, neônio, argônio e gás carbônico. O balão que sobe para o topo da cabine é aquele contendo: a) hidrogênio b) oxigênio c) neônio d) argônio e) gás carbônico

Questão 34 (UFPB) As mudanças de estado de uma massa fixa de gás ideal, mantida a volume constante, estão representadas corretamente em:

www.pconcursos.com

a)

b)

c)

d)

e)

Questão 35 (UFRN) Na figura abaixo, tem-se um gráfico de p.V (p=pressão; V=volume), no eixo das ordenadas, versus T, no eixo das abcissas, para 0,01 mol de um gás ideal.

www.pconcursos.com

A inclinação dessa reta permite o cálculo da a) densidade absoluta do gás. b) constante universal dos gases. c) pressão atmosférica d) massa molar do gás.

Questão 36 (UFRRJ) Tem-se 6L de um gás à pressão de 2,4 atmosferas. A pressão da mesma quantidade deste gás, quando seu volume for reduzido a 1/3, numa transformação isotérmica, será igual a a) 7,2 atm. b) 7,0 atm. c) 2,7 atm. d) 6,8 atm. e) 8,6 atm.

www.pconcursos.com

Questão 37 (UFRRJ) Um balão de oxigênio contendo 3,01x1026 átomos foi completamente utilizado por uma equipe médica durante uma cirurgia. Admitindo-se que havia apenas gás oxigênio neste balão, a massa utilizada do referido gás foi equivalente a a) 8,0 kg. b) 4,0 kg. c) 12,0 kg. d) 16,0 kg. e) 10,0 kg.

Questão 38 (ABC-SP) Na molécula do 1,2-butadieno (CH2 = C = CH - CH3) têm-se átomos de carbono: a) somente com hibridação sp2; b) somente com hibridação sp e sp2; c) somente com hibridação sp e sp3; d) somente com hibridação sp2 e sp3; e) com hibridação sp, sp2 e sp3.

www.pconcursos.com

Questão 39 (MACKENZIE) O número de pares de elétrons que fazem ligação pi no fenantreno de fórmula estrutural é:

a) 9; b) 8; c) 7; d) 6; e) 3.

Questão 40 (PUC-MG) A estrutura

a) ângulo de 180º entre os carbonos 1 e 2 ; b) 1 carbono hibridizado sp3; c) 2 radicais metil ligados à cadeia principal; d) 3 ligações do tipo s-sp2;

www.pconcursos.com e) 8 ligações sigma e 1 pi.

Questão 41 (UFPA) No composto abaixo, os átomos de carbono a, b, c e d apresentam, respectivamente, hibridização:

a) sp3, sp2, sp2 e sp2; b) sp2, sp2, sp e sp; c) sp, sp2, sp2 e sp3; d) sp3, sp2, sp e sp2; e) sp2, sp, sp e sp3.

Questão 42 (UNICAP) Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) No orbital sp3, encontramos no máximo 3 elétrons. b) No hidróxido de boro [B (OH)3], temos o átomo central com hibridação sp. c) A parafina (C40 H82) é sólida não só devido à força acusada pela polarização mas também pela natureza gravitacional da molécula. d) No íon hidrônio (H3 O+), o oxigênio está hibridizado em sp2. e) O para-cloro-fenol forma, preferencialmente, pontes de hidrogênio intermoleculares.

www.pconcursos.com Dados: Z : H = 1; B = 5 e O = 8

Questão 43 (UNICAP) Decida sobre o arranjo geométrico dos orbitais híbridos. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) sp - Linear b) sp2 - Triangular c) sp3 - Tetraédrica d) sp3 d2 - Bipirâmide pentagonal e) sp3 d3 - Octaedro

Questão 44 (UFC) Detergentes são agentes tensoativos, que são constituídos por moléculas contendo uma parte orgânica apolar e um grupo polar. Os primeiros destes detergentes foram sintetizados na década de 50 e eram os alquilbenzeno-sulfonatos lineares de fórmula típica representada abaixo:

Considerando a fórmula acima, marque a afirmativa correta: a) existem somente 5 átomos de carbono com hibridação do tipo sp 3;

www.pconcursos.com b) o átomo de enxofre se encontra com hibridação do tipo sp; c) existem somente 6 átomos de carbono com hibridação do tipo sp 2; d) o carbono e o sódio têm percentualmente pesos iguais; e) o alquilbenzeno-sulfonato é insolúvel em água.

Questão 45 (ITA) Todas as afirmações desta questão estão relacionadas ao fenômeno da isomeria dos compostos orgânicos: I - São dois isômeros de posição do di-cloropropano; II - Existem os isômeros cis e trans para o composto: CH3 - C(CH3) = C(Br) - CH3; III - Eteno e ciclobutano possuem a mesma fórmula mínima, mas não a mesma fórmula molecular; IV - Propanona e propanal possuem as mesmas fórmulas mínima e molecular; V - Ácido butanóico e acetato de etila possuem a mesma fórmula molecular, mas não a mesma fórmula estrutural; VI - Existem dois isômeros com atividade óptica para o composto: CH3 - CH(Br) - CH2 - CH3. São falsas apenas as afirmações: a) I e II; b) II e III; c) III e IV; d) IV e V; e) V e VI.

www.pconcursos.com

Questão 46 (CESGRANRIO) O propanal e a propanona são isômeros: a) ópticos; b) funcionais; c) de posição; d) de compensação; e) de cadeia;

Questão 47 (PUC-RS) A fórmula C4H8O pode representar dois isômeros funcionais como: a) butanona e butanal; b) 1-butanol e butanal; c) 2-butanol e butanona; d) 1-butanol e 2-butanol; e) etoxietano e butanal.

Questão 48 (PUC-SP) Determine a seqüência correta para o número de isômeros opticamente ativos dos compostos abaixo relacionados:

www.pconcursos.com 1. CH3 - CH2 - CHOH - CH3; 2. CHCI2 - CHCH3 - CHOH - CH3; 3. CH3 - CHNH2 - CHCH3 - CHCIOH; 4. CH3 - CH2 - CHCI - CH3; 5. CH3 - CHOH - CHCI - CH3. a) 2, 4, 4, 2, 8; b) 2, 6, 4, 4, 2; c) 4, 2 , 8 2, 4; d) 4, 2, 4, 2, 8; e) 2, 4, 8, 2, 4.

Questão 49 (UFPA) O composto 3-cloro-2-butanol apresenta: a) 2 isômeros opticamente ativos; b) 4 isômeros opticamente ativos; c) 8 isômeros opticamente ativos; d) 16 isômeros opticamente ativos; e) não apresenta isomeria óptica.

Questão 50

www.pconcursos.com (CESGRANRIO) Assinale o ácido monocarboxílico de fórmula C5H10O2 que é opticamente ativo. a) ácido 2-metilbutanóico; b) ácido 2-metilpentanóico; c) ácido 3-metilbutanóico; d) ácido pentanóico; e) ácido pentanodióico.

Questão 51 (CESGRANRIO) Considere a seqüência de reação abaixo, onde Q, R e T são compostos orgânicos:

Destas reações conclui-se que R e T são isômeros: a) de cadeia; b) de função; c) de posição; d) de compensação; e) ópticos.

www.pconcursos.com

Questão 52 (PUC-RS) Os hidrocarbonetos podem apresentar isomeria dos tipos: a) função e posição; b) posição e cadeia; c) metameria e função; d) tautomeria e cadeia; e) metameria e posição.

Questão 53 (CARLOS CHAGAS-SP) Dentre os seguintes pares de estruturas:

www.pconcursos.com representam compostos isômeros, apenas: a) I; b) II; c) III; d) I e II; e) II e III.

Questão 54 (CESGRANRIO) A substituição de quatro átomos de H do benzeno por quatro átomos de cloro fornece um número de isômeros, de posição igual a: a) 2; b) 3; c) 4; d) 5; e) 6.

Questão 55 (UFPR) Numere os pares de fórmulas da segunda coluna, de acordo com a numeração do tipo de isomeria que as respectivas substâncias de cada par guardam entre si. Assinale a alternativa correspondente à seqüência obtida, entre as opções ofertadas:

www.pconcursos.com

a) 4 - 2 - 3 - 1; b) 1 - 2 - 3 - 4; c) 1 - 3 - 2 - 4; d) 2 - 3 - 4 - 1; e) 4 - 1 - 2 - 3;

Questão 56 (UFRGS) O butanol-1 pode apresentar isômeros de posição, de cadeia e de função. A série que apresenta, respectivamente, estes três isômeros é: a) álcool secbutílico metilpropanol - 1 matano-oxi-propano b) propanol - 2

ciclobutanol

butenal

c) butanol - 2

álcool butílico

butanóico

d) metilpropanol - 1 álcool ter-butílico éter metiletílico e) álcool amílico

metilpropanol - 2 epoxibutano

www.pconcursos.com

Questão 57 (ABC-SP) Um químico determina, experimentalmente, os seguintes fatos relativos a três substâncias isômeras X, Y e Z. I) A substância X tem composição e massa molecular correspondente a C6H12 e, por oxidação, fornece metil-etil-cetona e ácido acético. II) A substância Y produz, com tratamento semelhante, dióxido de carbono e ácido 3-metilbutanóico. III) A oxidação de Z fornece apenas a propanona. Com base nos fatos acima, pode-se afirmar que a cadeia principal contém, no caso de: a) X, 6 carbonos; b) Y, 4 carbonos; c) Z, 5 carbonos; d) X e Y, 5 carbonos; e) Y e Z, 4 carbonos.

Questão 58 (FESP) Os seguintes compostos: I - buteno-2; II - penteno - 1; III - 1,2 - dimetil-ciclopropano; IV - ciclobutano. Demonstram a possibilidade de apresentar isomeria cis-trans. Este tipo de isomeria aparece nos compostos:

www.pconcursos.com a) I e III; b) I e II; c) I e IV; d) II e III; e) III e IV.

Questão 59 (UFPA) O composto 3-metil-1-penteno apresenta: a) apenas isomeria óptica e de cadeia; b) apenas isomeria cis-trans e de cadeia; c) apenas isomeria cis-trans; d) apenas isomeria de cadeia; e) isomeria óptica, cis-trans e de cadeia.

Questão 60 (OBJETIVO-SP) Com a fórmula C4H9OH quantos álcoois isômeros existem? a) 3; b) 4; c) 5; d) 6;

www.pconcursos.com e) 7.

Questão 61 (UFU) O alqueno mais simples que apresenta, ao mesmo tempo, isomeria óptica e geométrica é o: a) 4-metil 2-hexeno; b) 2-hexeno; c) 3-metil 2-hexeno; d) 3,4 dimetil 2-hexeno; e) 3,4 dimetil 3-hexeno.

Questão 62 (UFPE) Sobre isomeria, pode-se afirmar: Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) Os aldeídos são isômeros funcionais dos ácidos carboxílicos correspondentes; b) O buteno-2 apresenta isomeria geométrica; c) A isomeria ótica decorre de uma assimetria molecular; d) As aminas são isômeros funcionais das amidas correspondentes; e) A mistura, em quantidades iguais, de um par de mantiômeros é denominada mistura racêmica.

www.pconcursos.com

Questão 63 (UNICAP) Esta questão referem-se aos seguintes compostos: A) Fenol B) Ácido acético C) Etanol D) 2-metilpentanona-3 E) Acetamida F) Acetato de etila G) Propeno Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) Apenas o composto D possui atividade ótica. b) O composto C apresenta isomeria geométrica. c) O composto C possui 8 ligações sigma e uma ligação pi. d) O composto A reage com o composto B, produzindo acetato de fenila. e) O composto A reage com E, produzindo acetato de fenila.

Questão 64 (UNICAP) Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) Os hidrocarbonetos são encontrados no petróleo. Estes compostos apresentam na sua estrutura C, H e O. b) O grupamento característicos dos aldeídos é o formila. c) Os álcoois e fenóis são compostos orgânicos hidroxilados, por isso mesmo são bases.

www.pconcursos.com d) Numa cadeia de um ácido carboxílico, deve-se começar a numeração de cadeia principal a partir da extremidade mais próxima à carboxila. e) As cetonas e aldeídos são compostos carbonilados.

Questão 65 (UNICAP) Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) O 2-metil butano é um composto aberto, ramificado, homogêneo e saturado. b) Ciclopropano e propeno são isômeros de cadeia. c) Com o ácido 2-cloro propanóico, encontramos 3 isômeros ópticos ativos. d) O composto 3-cloro penteno-2 não apresenta isomeria CIS-TRANS. e) Para um composto orgânico apresentar isomeria óptica, é necessário apresentar obrigatoriamente um carbono assimétrico.

Questão 66 (UNICAP) Questão sobre isomeria. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) Buteno-1 e buteno-2 são isômeros de compensação. b) n-butilamina e dietilamina são isômeros de cadeia. c) O metil-buteno-2 apresenta isomeria CIS-TRANS. d) O butadieno-1,3 não apresenta isomeria geométrica. e) Todo isômero geométrico obrigatoriamente apresenta carbono assimétrico.

www.pconcursos.com

Questão 67 (UFPE) Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) O ácido Acético é isômero de função de Álcool etílico. b) O buteno-2 apresenta isomeria geométrica. c) O butanol-2 é um composto opticamente ativo. d) Todos os Alcenos apresentam isomeria geométrica. e) O propanol-2 é isômero de posição do propanol-1.

Questão 68 (FESP) Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) Os compostos metroxipropano e etoxietano apresentam isomeria de função; b) Aldeídos e cetonas, ambos reagem com o reativo de Tollens, produzindo um "espelho de prata"; c) Buteno-2 é o hidrocarboneto acíclico mais simples que apresenta isomeria cis-trans; d) O principal tipo de reação que encontramos nos aromáticos é de condensação;

e) Quando se oxidam alcenos de fórmula geral de modo a haver ruptura da dupla ligação, formando-se ácidos carboxílicos e aldeídos.

www.pconcursos.com

Questão 69 (UNICAP) Isomeria. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) Buteno-1 e ciclobuteno são isômeros de função. b) Etóxi-etano e metóxi-propano são metâmeros. c) Proponoato de metila e etanoato de etila são isômeros de posição. d) O CIS-buteno-2 e o TRANS-buteno-2 são isômeros geométricos cuja diferença está apenas nas propriedades químicas. Todas as propriedades físicas são iguais. e) Na isomeria óptica, existe um isômero inativo por compensação interna. A esse isômero damos o nome de meso.

Questão 70 (UFPE) Complexos de coordenação ocorrem largamente na natureza e desempenha papéis biológicos importantes (ex.: fotossíntese, transporte de oxigênio etc.). De um modo bem simples trata-se de espécies em que um átomo tem disponível um ou mais pares de elétrons para realizar uma ligação coordenada (ou dativa) com uma outra espécie que possui orbitais de valência vazios. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) íons CU+2 possuem orbitais 3d semipreenchidos e poderiam formar complexos de coordenação com uma espécie apropriada. b) A amônia pode formar complexos de coordenação através do par de elétrons livres do nitrogênio. c) O boro, na molécula de BF3, não possui orbitais vazios na segunda camada e portanto não pode realizar ligações coordenadas. d) A molécula de água pode formar complexo de coordenação com Ni+2. e) Tanto a amônia quanto a água podem formar ligação coordenada com o íon H +.

www.pconcursos.com

Questão 71 (UFPE) A cortisona é um esteróide que possui efeito anti-anflamatório e é importante no tratamento da asma e de artrite.

A partir de sua estrutura. Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) Possui 6 carbonos assimétricos. b) Possui uma função de álcool primário e outra de álcool secundário. c) Possui três funções de cetona. d) Apresenta atividade ótica devido apenas aos carbonos que possuem grupamentos metílicos. e) Pode apresentar tautomeria.

Questão 72 (UNICAP) Esta questão refere-se aos compostos abaixo: A - ácido benzóico B - metilciclopentano

www.pconcursos.com C - butanol -2 D - benzeno E - hexeno -2 F - ácido fórmico G - butanodiol -1,2 H - etilisopropilamina Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas. a) O composto F é um ácido mais forte que o composto A. b) Os compostos A e B são isômeros de cadeia. c) O composto que apresenta um isômeros opticamente inativo por compensação interna é o G. d) O composto de maior pH é o H. e) O único composto que apresenta isomeria geométrica é E.

Questão 73 (UFPE) Os amino-ácidos que constituem as proteínas têm fórmula geral

onde R representa qualquer dos vinte diferentes resíduos possíveis. Com qual dos resíduos relacionados abaixo o amino-ácido não apresenta atividade ótica? a) CH3 b) H2C0H c) HC(CH3)2 d) H2CC00H

www.pconcursos.com e) H

Questão 74 (FESP) Duas substâncias orgânicas, representadas pela fórmula C4H80 (PM = 72), correspondem aos seguintes isômeros funcionais... a) 1 - butanol e butanal b) 2 - butanol e butanona c) 1 - butanol e 2 - butanal d) butanona e butanal e) etoxietano e butanal

Questão 75 (FESP) Qual dentre os seguintes ácidos monocarboxílicos, de fórmula C5 H10 O2 apresenta isomeria óptica? a) Ácido 2 - metilbutanóico b) Ácido 3 - metilbutanóico c) Ácido pentanóico d) Ácido 2 - metilpentanóico e) Ácido pentanodióico

www.pconcursos.com

Questão 76 (PUC-MG) Um alcano cuja fórmula contém 82,75% de carbono, apresenta isômeros em número de: a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6

Questão 77 (PUC-MG) Ocorre isomeria funcional entre compostos que apresentam as seguintes fórmulas gerais: a) RCOR e ROR b) ROH e RCOH c) RCOOH e RCOOR d) RCOH e ROR e) ROH e RCOR

www.pconcursos.com

Questão 78 (PUC-MG) Leia com atenção as seguintes informações: ÁCIDOS ORGÂNICOS NO VINHO "Os principais são os ácidos tartárico, cítrico e málico, existentes na uva, e os ácidos lático, succínico e acético provenientes de fermentação. A acidez do vinho é proveniente, basicamente, dos ácidos tartárico, málico, lático, succínico e cítrico, enquanto a acidez volátil provém de ácidos voláteis, sendo o acético o principal." (Texto parcial do artigo técnico: Aspectos Microbiológicos e Bioquímicos da Elaboração de Vinhos. Revista do Vinho, 5(26), set./out. de 1991) Considere os seguintes ácidos: I. HOOCCHOHCHOHCOOH ( tartárico ) II. HOOCCHOHCH2COOH ( málico )

III. IV. HOOCCH2CH2COOH ( succínico ) V. H3CCHOHCOOH ( lático ) Apresentam carbonos assimétricos: a) I, II, V b) I, II, III c) II, III, IV d) III, IV, V e) I, III, V

www.pconcursos.com

Questão 79 (PUC-MG) Um alqueno que possui massa 56 g/mol apresenta isômeros em número de: a) 2 b) 4 c) 5 d) 6 e) 7

Questão 80 (PUC-PR) Um dos antibióticos mais famosos é o cloranfenicol, cuja estrutura química é:

A respeito desse antibiótico, podemos afirmar: a) Apresenta 1 carbono assimétrico e, portanto, 2 isômeros ativos. b) Apresenta 2 carbonos assimétricos e, portanto, 4 isômeros ativos. c) Apresenta 3 carbonos assimétricos e, portanto, 6 isômeros ativos. d) Apresenta 2 carbonos assimétricos e, portanto, 3 isômeros inativos. e) Não apresenta carbono assimétrico.

www.pconcursos.com

Questão 81 (PUC-RJ) A 2-pentanona é isômera do(a): a) 2-metil-butanóico. b) 2,2-dimetil-butanol. c) 3-metil-2-butanona. d) 2-metil-propanol. e) 2-metil-2-butanona.

Questão 82 (PUC-RS) A substituição de um hidrogênio por uma etila no carbono secundário do butano resulta em um isômero de cadeia do a) 2-metil-butano. b) 2-metil-pentano. c) 3-metil-pentano. d) pentano. e) hexano.

Questão 83

www.pconcursos.com (UFRN) Considere as estruturas:

Elas representam isômeros a) de cadeia. b) de posição. c) funcionais. d) geométricos.

Questão 84 (UFCE) Diversos tipos de compostos orgânicos podem ser oxidados a ácidos carboxílicos por ação de vários reagentes tais como KMnO4, HNO3, etc. D-xilose, D-arabinose, Dribose e D-lixose, por exemplo, são compostos naturais que possuem grupos funcionais que podem ser oxidados a ácidos dicarboxílicos com fórmula molecular C 5H8O7. Os compostos naturais, abaixo indicados de maneira simplificada através de fórmulas planas, possuem estruturas assimétricas com carbonos assimétricos.

D-Xilose ----------- D- Arabinose ------- D-Ribose -------- D-Lixose Com relação a estes compostos, assinale a alternativa que indica corretamente aqueles que fornecem, após oxidação, ácidos dicarboxílicos com estruturas simétricas, ou seja, que possuam plano de simetria (forma meso: inativo por compensação interna).

www.pconcursos.com a) D-xilose e D-arabinose; b) D-xilose e D-ribose; c) D-arabinose e D-ribose; d) D-arabinose e D-lixose; e) D-xilose e D-lixose.

Questão 85 (UFCE) O aroma dos perfumes, geralmente, resulta de misturas de compostos químicos. Moléculas com estruturas químicas semelhantes não possuem necessariamente aromas similares. Nerol e geraniol, por exemplo, cujas estruturas são representadas abaixo, são constituintes naturais de perfumes e exalam diferentes aromas.

Com relação às moléculas acima representadas, é correto afirmar que nerol e geraniol são isômeros: a) óticos. b) de posição. c) de compensação. d) geométricos. e) de função.

www.pconcursos.com

Questão 86 (PUC-MG) Em relação aos compostos

todas as afirmativas são corretas, EXCETO: a) têm mesma massa molar. b) têm mesma fórmula mínima. c) são álcoois saturados. d) são isômeros de posição. e) são isômeros de cadeia.

Questão 87 (PUC-MG) Todas as afirmações são corretas, EXCETO: a) Os isômeros ópticos apresentam regiões de assimetria. b) tautomeria ocorre entre aldeído e cetona. c) Todo carbono quiral é tetraédrico.

www.pconcursos.com d) A mesma fórmula molecular pode apresentar fórmulas estruturais diferentes. e) O ácido 2 - hidroxi - propanóico apresenta três isômeros ópticos.

Questão 88 (PUC-MG) Considere os seguintes pares de compostos: 1) propanal e propanona. 2) 1- buteno e 2- buteno. 3) metoxi- metano e etanol. 4) n- pentano e neopentano. 5) metil- n- propilamina e di- etilamina. São, respectivamente, isômeros de função e cadeia: a) 1 e 2 b) 2 e 3 c) 3 e 4 d) 4 e 5 e) 5 e 2

Questão 89 (PUC-MG) Todas as afirmações em relação às ligações químicas estão corretas, EXCETO:

www.pconcursos.com a) não-metal + hidrogênio à ligação covalente. b) não-metal + não-metal à ligação covalente. c) substância que apresenta ligações iônicas e covalentes é classificada como covalente. d) metal + metal à ligação metálica. e) metal + hidrogênio à ligação iônica.

Questão 90 (PUC-RS) O exame da equação a seguir

permite afirmar que a) representa a reação de hidratação de um alceno. b) a água é adicionada a um composto saturado. c) há formação de um enol e um ácido carboxílico. d) há formação de um composto de menor massa molecular. e) há formação de tautômeros.

Questão 91

www.pconcursos.com (PUC-RJ) O ciclopentano é isômero do: a) 1-penteno b) 3-metil-1-butino c) dimetil-propano d) 2-pentino e) nenhuma das alternativas anteriores

Questão 92 (UFMG) Considere os três compostos químicos diferentes com a fórmula molecular C2H2Cl2:

Em relação a esses três isômeros, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO a) Formam, por adição de H2, três compostos distintos. b) Apresentam o mesmo número de ligações químicas. c) Possuem estrutura plana. d) Possuem a mesma massa molar.

www.pconcursos.com

Questão 93 (PUC-PR) Dados os compostos: I - 2-buteno II - 1-penteno III - ciclopentano IV - 1,2-dicloro-ciclobutano apresentam isomeria geométrica: a) Apenas I e IV. b) Apenas I e II. c) Apenas II e III. d) Apenas I, II e III. e) I, II, III e IV.

Questão 94 (PUC-RS) Responder à questão analisando as fórmulas das substâncias apresentadas a seguir.

www.pconcursos.com

Pela análise, pode-se afirmar que a fórmula correspondente a um isômero do butano é a) I b) II c) III d) IV e) V

Questão 95 (PUC-RS) O propeno e o ciclopropano são representados, respectivamente, pelas fórmulas

Pela análise dessas substâncias pode-se afirmar que a) são polares.

www.pconcursos.com b) são isômeros de cadeia. c) apresentam diferentes massas moleculares. d) apresentam mesma classificação de átomos de carbono. e) apresentam diferentes tipos de ligação entre os átomos.

Questão 96 (UFPB) O composto que NÃO apresenta isomeria geométrica é

a)

b)

c)

d)

e)

www.pconcursos.com

Questão 97 (UERJ) A anfetamina representada abaixo por sua fórmula estrutural plana pode ser encontrada de duas formas espaciais diferentes, sendo que apenas uma delas possui atividade fisiológica.

Essas diferentes formas espaciais correspondem a isômeros denominados: a) geométricos b) de posição c) funcionais d) óticos

Questão 98 (UERJ) Isomeria é o fenômeno que se caracteriza pelo fato de uma mesma fórmula molecular representar diferentes estruturas. Considerando a isomeria estrutural plana para a fórmula molecular C 4H8 , podemos identificar os isômeros dos seguintes tipos: a) cadeia e posição b) cadeia e função c) função e compensação

www.pconcursos.com d) posição e compensação

Questão 99 (UFRRJ) A adrenalina, substância liberada na corrente sangüínea quando nos emocionamos, tem sua fórmula estrutural representada a seguir

Nessa estrutura, o número de carbonos assimétricos é igual a a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5.

Gabarito: 1-vvvff 2-vfvvv 3-vvffv 4-vfvvf 5-fvfvv 6-ffvvv 7-vvvfv 8-vffff 9-fffvv 10ffvff 11-c 12-d 13-b 14-vvff- 15-vvvf- 16-vvfv- 17-vvfv- 18-b 19-d 20-c 21-e 22-vffvv 23-fvvfv 24-a 25-c 26-d 27-a 28-d 29-d 30-e 31-c 32-d 33-a 34-b 35b 36-a 37-a 38-e 39-c 40-d 41-d 42-ffvfv 43-vvvff 44-c 45-a 46-b 47-a 48-e

www.pconcursos.com

49-b 50-a 51-d 52-b 53-b 54-b 55-a 56-a 57-d 58-a 59-a 60-b 61-a 62-fvvfv 63-vffvv 64-fvfvv 65-vvfff 66-fvfvf 67-fvvfv 68-ffvff 69-fvffv 70-vvvvv 71vfvfv 72-vffvv 73-e 74-d 75-a 76-a 77-c 78-a 79-e 80-b 81-c 82-e 83-d 84-b 85-d 86-e 87-b 88-c 89-c 90-e 91-a 92-a 93-a 94-b 95-b 96-c 97-d 98-a 99-a