6 sinais de câncer no ovário

Silencioso. É assim que os médicos se referem ao câncer de ovário, cujos sintomas só aparecem quando a doença já está instalada, e ainda podem ser confundidos com os de outras enfermidades.

Não é a toa que a doença é o terceiro tipo de câncer ginecológico mais comum entre as mulheres, atrás apenas do de colo do útero e mama e a sétima maior causa de morte por câncer em mulheres.

Por não haver um método eficaz de rastreamento, o câncer de ovário é diagnosticado, na maioria dos casos, quando as mulheres apresentam sintomas que refletem a doença em estágio mais avançado. Em 80% dos casos, esse tipo de câncer é diagnosticado quando não está mais restrito ao ovário, tendo se disseminado para linfonodos, outros órgãos da região pélvica e abdominal ou até mesmo para órgãos como pulmão, osso e sistema nervoso central, mais raramente.

A alta taxa de diagnóstico tardio causa impacto no resultado do tratamento. Menos da metade das pacientes (48,6%) vive por mais de cinco anos após o diagnóstico.

6 sinais de câncer no ovário

Alertas do corpo

Diferentemente do que ocorre com os exames de Papanicolau, mamografia e colonoscopia, que funcionam como métodos de rastreamento, respectivamente, do câncer de colo do útero, mama e colorretal, com o câncer de ovário não há uma metodologia eficaz.

Outro complicador é o fato de que os sintomas que podem alertar para o surgimento de tumores de ovário também são comumente associados a outras doenças. Embora esses sinais de alerta sejam inespecíficos, a atenção a eles pode ser um caminho para o diagnóstico mais precoce. Os principais são aumento do abdômen, dificuldade para se alimentar, dor na região pélvica e/ou abdominal, sangramento vaginal anormal (principalmente pós-menopausa), mudança no hábito intestinal, fadiga extrema e perda de peso.

Possíveis sintomas

Dor abdominal ou pélvica

O câncer de ovário pode causar um acúmulo de líquido no abdômen chamado ascite. Esse fator pode causar dor na região.

6 sinais de câncer no ovário

Enjôo ou falta de apetite

Quando o câncer de ovário se espalha, ele pode afetar a maneira como o intestino funciona, também causando náuseas. O mesmo vale para sentir-se satisfeita antes do que o normal ou não conseguir comer tanto quanto antes. Se for esse o caso, seu estômago pode ter menos espaço do que o habitual por causa de um tumor crescente, ou você pode ter um acúmulo de líquido que também faz você se sentir satisfeito.

Inchaço e intestino preso

O câncer de ovário pode fazer você se sentir inchada, mais uma vez, por causa da função prejudicada do intestino.

Xixi em excesso

O tumor faz a bexiga parecer mais cheia e precisa ser esvaziada com mais frequência.

Menstruação irregular

Se você notar alguma grande mudança no ciclo, como períodos mais ou menos freqüentes ou a falta deles, é importante consultar o seu médico.Outra possibilidade: alguns tumores ovarianos produzem até mesmo seu próprio estrogênio e podem interferir no ciclo, imitando a menstruação. Isso pode acontecer mesmo depois de você ter passado pela menopausa, o que é outra bandeira vermelha.

Por fim, ao notar qualquer um desses sintomas, consulte seu médico imediatamente. Somente um profissional especializado será capaz de fazer o correto diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

Câncer de ovário | Sintomas

A maioria das mulheres com câncer de ovário não apresenta sintomas até a doença atingir estágio avançado. Isso acontece porque a localização e a mobilidade das glândulas no interior do abdômen permitem o crescimento de tumores com poucas manifestações clínicas. Ao mesmo tempo, a existência de dois ovários faz com que um compense os hormônios que o outro, doente, deixou de produzir.

Por essas razões, a maioria dos casos só é diagnosticada quando as células malignas já se disseminaram pelo peritônio (membrana da cavidade abdominal que envolve as alças de intestino), fase em que podem surgir os seguintes sintomas:

  • Acúmulo de líquido no peritônio (ascite)

A disseminação maligna que atinge o peritônio dificulta a passagem do líquido que normalmente circula em seu interior. O acúmulo de líquido provoca aumento do volume abdominal.

  • Sensação de peso no baixo ventre, flatulência, má digestão e aumento da frequência das micções.
  • Alterações menstruais e sangramento vaginal.
  • Sintomas gerais

Perda de apetite, cansaço e anemia.

  • Massa palpável na pelve

É o sinal mais característico no exame físico. Quando está associado ao aumento do volume abdominal e a alterações menstruais em mulheres jovens, pode ser confundido com gravidez.

  • Sintomas da doença metastática

A disseminação do câncer de ovário ocorre predominantemente pelo peritônio, estendendo-se para várias partes da cavidade abdominal, como a cápsula que envolve o fígado, a superfície do músculo que separa o abdômen do tórax (diafragma), os tecidos entre as alças intestinais e sua superfície externa, formando pequenos nódulos que às vezes dificultam o trânsito intestinal.

Em fases mais avançadas, a doença pode acometer as membranas que envolvem os pulmões (pleuras), provocando acúmulo de líquido nos pulmões (derrame pleural), dor no peito (dor torácica) e falta de ar. Metástases em outros órgãos podem ocorrer nessa fase.


Atualização: Dra. Ana Paula Garcia Cardoso – CRM: 116987
Oncologista Clínica no Hospital Israelita Albert Einstein
Apoio: Dra. Jéssica Ribeiro Gomes – CRM: 159784
Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Fevereiro 2022

Onde é a dor do câncer de ovário?

Na fase inicial, o câncer de ovário não causa sintomas específicos. À medida que o tumor cresce, pode causar pressão, dor ou inchaço no abdômen, pelve, costas ou pernas; náusea, indigestão, gases, prisão de ventre ou diarreia e cansaço constante.

Quando suspeitar de câncer de ovário?

Os sintomas mais comuns do câncer de ovário são dor ou inchaço na barriga, dificuldade para comer, dor nas costas, prisão de ventre, náusea, sangramento e problemas urinários. Se você tiver algum deles, não significa que tem a doença. Mas é importante procurar seu médico e saber quais exames podem ser feitos.

Qual o primeiro sinal de câncer no útero?

Os sintomas de câncer no colo do útero incluem sangramento vaginal, dores locais, corrimento vaginal e outros. Nesses casos, a presença de sintomas pode indicar casos já avançados, necessitando de auxílio profissional para avaliação e tratamento.

Como é o sangramento do câncer de ovário?

“O sangramento mais intenso do que o seu período normal ou irregular, é preocupante em alguns casos e pode precisar ser investigado”, diz Dra. AlHilli. A dor e o desconforto abdominal persistentes podem ser um sinal em potencial de câncer de ovário.